terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MEMBROS DA COMUNIDADE "VÉU DE MARIA PARA JESUS COM OS DEZ MANDAMENTOS DE FORTALEZA PARTICIPAM DA AUDIÊNCIA GERAL COM O PAPA FRANCISCO




A Comunidade "Véu de Maria para Jesus com os Dez Mandamentos" de Fortaleza, representada pela fundadora Luiziene Alencar de Sousa Camurça e peos diretores espirituais Pe. Ari Alves dos Santos e Pe. João Jesuino Marques e demais missionários participaram da audiência geral com o Papa Francisco do dia 25/01/2017 tomam parte, amanhã, dia 01/02/2017, da segunda audiência que poderá ser acompanhada ao vivo pelos meios de comunicação: http://br.radiovaticana.va, TV Canção Nova ou Rede Vida no horário local 06:00 horas.

Link da entrevista na rádio do vaticano:





PAPA FRANCISCO: "NÃO TENHAMOS MEDO DE ENCONTRAR O OLHAR DE JESUS SOBRE NÓS"


Cidade do Vaticano (RV) - As leituras do dia nesta 4ª semana no Tempo Comum inspiraram o Papa Francisco na homilia da missa matutina de terça-feira (31/01), na Casa Santa Marta.
 
Dirigindo-se aos participantes, o Pontífice iniciou recordando que a Carta aos Hebreus nos exorta a correr na fé com “perseverança, mantendo o olhar fixo em Jesus”. Já no 5º capítulo Evangelho de Marcos, “é Jesus que nos olha e percebe que estamos ali. Ele nos está próximo, está sempre no meio da multidão”, explicou o Papa.
“Não está com os guardas que fazem escolta, para que ninguém o toque. Não, não! Ele fica ali, comprimido entre as pessoas. E toda vez que Jesus saia, tinha mais gente. Especialistas de estatísticas poderiam até ter noticiado: “Cai a popularidade do Rabí Jesus”... Mas ele procurava outra coisa: procurava as pessoas. E as pessoas o procuravam. O povo tinha os olhos presos Nele e Ele tinha os olhos presos nas pessoas. “Sim, sim, no povo, na multidão”, “Não, não, em cada um!” É esta a peculiaridade do olhar de Jesus. Jesus não massifica as pessoas; Ele olha para cada um”.
Pequenas alegrias
O Evangelho de Marcos narra dois milagres: Jesus cura uma mulher que tem hemorragias há 12 anos e que, no  meio da multidão, consegue tocar sua roupa. Ele percebe que foi tocado e depois, ressuscita a filha de 12 anos de Jairo, um dos chefes da Sinagoga. Ele observa que a menina está faminta e diz aos pais que lhe deem de comer:
“O olhar de Jesus passa do grande ao pequeno. Assim olha Jesus: olha para nós, todos, mas vê cada um de nós. Olha os nossos grandes problemas, percebe as nossas grandes alegrias e vê também as nossas pequenas coisas... porque está perto. Jesus não se assusta com as grandes coisas e leva em conta também as pequenas. Assim olha Jesus”.
Se corrermos “com perseverança, mantendo fixo o olhar em Jesus” – afirma o Papa Francisco – acontecerá conosco o que aconteceu com as pessoas depois da ressurreição da filha de Jairo, que ficaram todas admiradas:
“Vou, vejo Jesus, caminho avante, fixo o olhar em Jesus e o que vejo? Que Ele tem o olhar sobre mim! E isto me faz sentir um grande estupor: é a surpresa do encontro com Jesus. Mas não tenhamos medo! Não tenhamos medo, assim como não o teve aquela senhora que foi tocar o manto de Jesus. Não tenhamos medo! Corramos neste caminho, com o olhar sempre fixo em Jesus. E teremos esta bela surpresa, que nos encherá de estupor. O próprio Jesus com os olhos fixos em mim”. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

ATENTADO QUÉBEC: PAPA FRANCISCO CONDENA VIOLÊNCIA GERADORA DE SOFRIMENTO



Cidade do Vaticano (RV) – Ao menos seis pessoas morreram e oito ficaram feridas domingo (30/01) num atentado contra uma mesquita em Quebec, no Canadá. Dois  homens encapuzados atiraram contra frequentadores do templo islâmico horas depois de o premiê canadense declarar que vai receber refugiados rejeitados pelos EUA.
 
O Papa Francisco recebeu a notícia e enviou um telegrama à Arquidiocese de Québec, manifestando seu pesar.
“Sua Santidade confia à misericórdia de Deus as pessoas que perderam a vida e se associa à oração e à dor de seus entes queridos. Expressa sua profunda solidariedade aos feridos e seus familiares, assim como a todas as pessoas que contribuíram nas operações de socorro, pedindo ao Senhor que lhes conforte e console neste momento de provação. O Santo Padre condena firmemente a violência que gera tanto sofrimento e implora de Deus o dom do respeito mútuo e da paz, invocando sobre as famílias e todas as pessoas tocadas por este drama, assim como para todos os cidadãos da cidade, as bênçãos do Senhor” – diz o texto.
O Cardeal em visita a Roma
Enquanto o telegrama foi enviado à Arquidiocese, o Papa teve a oportunidade de saudar pessoalmente o arcebispo metropolita de Québec, Gérald Cyprien LaCroix que participou da missa matutina presidida na Capela Santa Marta.
Francisco ressaltou a importância de neste momento, permanecer todos unidos na oração, cristãos e muçulmanos.
Em visita a Roma, o Cardeal partiu imediatamente para o Canadá.
Entretanto, também o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso recebeu com tristeza e indignação a notícia do atentado contra os muçulmanos em oração em um local de culto e emitiu uma nota a respeito.
“Com este gesto insensato foram violados a sacralidade da vida humana e o respeito devido a uma comunidade em oração e ao lugar de culto que a acolhia. O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso condena firmemente este ato de excepcional violência e deseja que chegue aos muçulmanos do Canadá a sua plena solidariedade, assegurando sua fervorosa oração pelas vítimas e suas famílias”. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

CARDEAL PAROLIN EM MADAGÁSCAR: COLOCAR BEM-AVENTURANÇAS EM PRÁTICA



Antananarivo (RV) - Prossegue a visita do secretário de Estado vaticano, Cardeal Pietro Parolin, à República de Madagáscar por ocasião do 50º aniversário das Relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Estado insular africano situado no oceano Índico.
No sábado (28/01), o purpurado visitou a Universidade Católica, fundada em 1952 na capital Antananarivo. Encontravam-se presentes todos os bispos malgaxes. Em seguida, esteve na nova sede da Conferência episcopal, adjacente ao Campus Universitário, e visitou a residência para jovens universitários menos favorecidos.
O secretário de Estado vaticano saudou pessoalmente os 72 residentes, provenientes das 21 dioceses do país. Os jovens são preparados por uma equipe especializada mediante um projeto ambicioso denominado “Sesame”, que possibilita aos estudantes adquirir uma preparação mais idônea para seguir os cursos universitários e melhorar suas capacidades de aprofundamento.
Encontro com todos os bispos do país
Na parte da tarde, após o almoço oferecido pelos prelados malgaxes, na nova sede episcopal, houve um encontro com todos os bispos do país, com a participação também do bispo de Port Louis, República de Maurício, Cardeal Maurice Piat, representando a Conferência Episcopal do Oceano Índico. O Cardeal Parolin pôde assim ouvir os problemas pastorais e os desafios sociais que os prelados enfrentam todos os dias.
O purpurado evidenciou os âmbitos nos quais os bispos são chamados a testemunhar o Evangelho, num país onde a pobreza alcança cerca de 95% da população e a Igreja é chamada a defender os mais frágeis e marginalizados e a oferecer-lhes seus serviços em âmbito educacional, de saúde e social.
Reforçar diálogo inter-religioso
Na troca de opiniões que se seguiu, a difusão do Islã esteve entre os temas passados em resenha. O secretário de Estado vaticano sugeriu reforçar o diálogo inter-religioso no recíproco respeito.
No domingo (29/01), o Cardeal Parolin celebrou a santa missa no estádio “Mahamasina”, em Antananarivo, concelebrada pelo Cardeal Piat, o núncio apostólico Dom Paulo Gualtieri e todos os bispos de Madagáscar. A celebração teve a participação de cerca de 80 mil fiéis e contou com a presença do Presidente da República e das máximas autoridades do Estado e de representantes de outras religiões.
Na homilia, o Cardeal Parolin ressaltou que com Jesus a compaixão e a ternura de Deus se fazem presentes. O sermão das Bem-aventuranças, que Jesus dirige à multidão e a seus discípulos, supera as épocas históricas e os espaços dirigindo-se aos homens de todos os tempos.
Ação transformadora das Bem-aventuranças
O purpurado citou Santo Agostinho, que definia o Sermão das Bem-aventuranças o compêndio de todo o Evangelho: A Boa Nova para todos.
As Bem-aventuranças devem ser colocadas em prática para experimentar toda a sua ação transformadora, tanto a nível pessoal quanto espiritual e social, exortou. Por isso, o Papa Francisco convidou os jovens a refletir, para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, sobre as Bem-aventuranças.
Os compromissos, no domingo, do secretário de Estado vaticano em terras malgaxes concluíram-se com a visita ao mosteiro das religiosas Carmelitas. (RL)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA

Marcos 5,21-43

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.— Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31/01/2017 - 3ª. Feira – IV semana comum
-
 Hebreus 12, 1-4 – “assumindo os desafios na luta contra o pecado”

A luta contra o pecado é um combate que nos é proposto por Deus. Para que possamos nos empenhar nisto, nós precisamos mirar o exemplo de homens e mulheres da Bíblia. Jesus é quem começa e completa em nós a obra da fé, por esta razão devemos ter os nossos olhos fixos Nele, na certeza de que todo o nosso empenho não será em vão. Compete a cada um de nós, portanto, seguir os passos de Jesus na nossa caminhada de vida, com determinação, perseverança e alegria. Em vista da alegria que lhe foi proposta, para a Salvação da humanidade, Jesus não relutou e suportou a cruz tendo como recompensa a glória de sentar-se à direita do trono de Deus. Ele enfrentou a oposição por causa dos nossos pecados e conquistou para nós o galardão da vitória. Não podemos, pois, nos abater pelo desânimo por causa das nossas fraquezas, mas, prosseguir com perseverança seguindo os passos de Jesus e assumindo os nossos desafios. Toda a dificuldade que enfrentarmos na luta contra o pecado será para nós, também, um caminho em busca da alegria. Algumas vezes nós teremos que dar até o sangue para não cairmos nas tentações do inimigo, mas ao final de tudo teremos a segurança de que este é um caminho de glória e de ressurreição. – Você tem os olhos fixos em Jesus? – Você já resistiu até o sangue na luta contra o pecado. – Nos momentos de desânimo em virtude das tentações a quem você pede ajuda? – Você já sentiu a alegria do céu quando consegue resistir a alguma tentação aqui na terra?

Salmo 21 – “Todos aqueles que vos buscam hão de louvar-vos, ó Senhor!”

O homem e a mulher são objetos do amor de Deus, portanto buscá-Lo de todo o coração é cumprir com os votos no compromisso que têm em busca da felicidade. Os corações dos que procuram o Senhor têm a vida para sempre e suas almas entregues nas mãos de Deus dão testemunho do Seu amor, a todas as gerações. O louvor e a adoração saciam a busca daqueles que têm fome e sede de conversão. Que possamos hoje rezar com este salmo assumindo a voz do salmista e nos colocando como figura central desse cenário.

Evangelho Marcos 5, 21-43 – “seguir Jesus com Fé

O Evangelho de hoje nos conscientiza de que precisamos estar muito próximos de Jesus em todos os momentos e não apenas estar entre a multidão que O segue e O comprime. Por isso, o exemplo do chefe da Sinagoga e daquela mulher que se consumia havia doze anos, perdendo sangue, é uma motivação para que possamos seguir Jesus com fé, nos aproximando, tocando-o, caindo aos Seus pés, confiantes de que Ele tem poder para nos devolver a vida. Muitas vezes seguimos a Jesus, mas ficamos no meio da multidão, sem ter consciência do que buscamos, do que precisamos, e do que queremos. Não temos conhecimento da realidade da nossa vida e das nossas reais necessidades e pedimos coisas sem importância. Jairo, o chefe da sinagoga, aproximou-se de Jesus, caiu a seus pés e foi determinado e firme quando disse ao Mestre: “minha filhinha está nas últimas, vem e põe as mãos sobre ela!” Jesus deu ouvidos ao pedido daquele pai que rogou pela sua filha com fé e acompanhou-o até a sua casa reanimando a menina que apenas dormia. “Não tenhas medo. Basta ter fé”, disse-lhe Jesus. No caminho Jesus foi tocado por uma mulher já cansada de lutar com os meios humanos, pois já havia gasto tudo o que possuía para estancar uma hemorragia que lhe tirava a vida. Ela não tinha mais nada, mas acercou-se de Jesus, com muita fé e, apenas tocou-Lhe o manto, foi notada por Ele. Jesus precisa perceber que O buscamos e que O tocamos com os nossos pensamentos e nossos anseios, com fé como fez a hemorroisa que enfrentou a multidão para tocar em Jesus, sem mesmo esperar ser notada. Não se importou em expor a sua enfermidade que àquela época era considerada uma maldição. Jesus também conhece quando O procuramos de coração, quando não temos dúvidas em expor as nossas mazelas, quando passamos vexames porque todos estão descobrindo os nossos segredos, porque temos fé! Que a Fé, portanto, seja o nosso maior motivo para nos aproximar e tocar em Jesus. - Você já tentou aproximar-se de Jesus, com fé e tocar no seu manto com os seus pensamentos? – Você tem vergonha de expor diante da multidão as suas mazelas quando se aproxima de Jesus? – Você tem fé que Jesus pode curá-lo (a)dos vícios que carrega? – Qual é a sua enfermidade, hoje?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - SÃO JOÃO BOSCO


Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova Notícias

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

FALECE IRMÃ MARIA DA PAZ AOS 85 ANOS


Com pesar, comunicamos o falecimento de irmã Maria da Paz, carmelita que viveu por 65 anos a vida enclausurada. A religiosa acompanhou as mudanças do Concílio Vaticano II e foi uma das responsáveis pelas novas gerações de moças que aderiram à vida enclausurada. 


Falece irmã Maria da Paz aos 85 anos
"O segredo é o amor", costumava dizer a religiosa que viveu 65 enclausurada no Carmelo. 

Faleceu nesta segunda-feira, dia 30, irmã Maria da Paz dos Anjos, religiosa que dedicou sua vida à clausura no Carmelo por 65 anos, destes, a maioria na cidade de Fortaleza. O comunicado veio por meio de Madre Bernadete, superiora e sobrinha da religiosa que acompanhou todo o calvário da monja. 

O velório de  irmã Maria da Paz será na capela do Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus até  amanhã às 9 horas e seguirá para o cemitério São João Batista. Haverá  celebração da Santa Missa nesta terça-feira, dia  31, e encomendação do corpo às  7 horas. 

Dos 65 anos de clausura a maioria deles foi como superiora da Ordem, responsável pelas novas gerações de religiosas. "Fiz tudo com muito amor", disse carta vez a irmã. Pessoas de vários pontos da cidade visitavam com frequência o Carmelo para se aconselhar com a religiosa. "O segredo é o amor", dizia a religiosa que acompanhou no Carmelo as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II. 

Apaixonada pela vida simples  na clausura, a religiosa já havia passado por dez cirurgias, mas tudo vivido na ótica da esperança. "Eu olho e fico perguntando-me onde está o sofrimento", brincava irmã Maria da Paz em um vídeo. Em outra oportunidade falando sobre o sofrimento a religiosa ensinou que, "quando abraçamos a cruz metade do peso da cruz se vai". 

O Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus está localizado à Avenida Alberto Craveiro,1680, no Bairro Dias Macedo. 

Testemunho de irmã Maria da Paz: https://www.youtube.com/watch?v=4Ru8Tr0nXGI 


Com atenção, 

Vanderlúcio Souza
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza 

PAPA FRANCISCO: A MAIOR FORÇA DA IGREJA ESTÁ NAS PEQUENAS IGREJAS PERSEGUIDAS



Cidade do Vaticano (RV) – A maior força da Igreja hoje está nas pequenas Igrejas perseguidas. Foi o que disse o Papa na missa celebrada na manhã desta segunda-feira (30/01) na Casa Santa Marta. A homilia do Pontífice foi dedicada aos mártires.
 
“Sem memória não há esperança”, afirmou o Papa comentando a Carta aos Hebreus, na qual se exorta a recordar toda a história do povo do Senhor. Antes de tudo, uma “memória de docilidade”, “a memória da docilidade de tantas pessoas, começando por Abrãao que, obediente, saiu de sua terra sem saber onde ia. Em especial, no 11º capítulo da primeira leitura, se fala de outras duas memórias. A memoria dos grandes gestos do Senhor, realizado por Gedeão, Barac, Sansão, Davi “tantas pessoas – disse o Papa – que fizeram grandes gestos na história de Israel”.
A mídia não fala dos mártires de hoje
E depois há um terceiro grupo do qual fazer memória, a “memória dos mártires”: “os que sofreram e deram a vida como Jesus”, que “foram lapidados, torturados, mortos na espada”. De fato, a Igreja é “este povo de Deus”, “pecador, mas dócil”, “que faz grandes coisas e testemunha também Jesus Cristo até o martírio”:
“Os mártires são aqueles que levam avante a Igreja, são os que a amparam, que a ampararam no passado e a ampararam hoje. E hoje existem mais mártires do que nos primeiros séculos. A mídia não fala porque não faz notícia, mas muitos cristãos no mundo hoje são bem-aventurados porque perseguidos, insultados, presos. Há muitos nas prisões, somente por carregar uma cruz ou por confessar Jesus Cristo! Esta è a gloria da Igreja e o nosso amparo e também a nossa humilhação: nós que temos tudo, tudo parece fácil para nós e se nos falta alguma coisa reclamamos... Mas pensemos nesses irmãos e irmãs que hoje, num número maior do que nos primeiros séculos, sofrem o martírio!”. 
“Não me esqueço”, prosseguiu Francisco, “o testemunho daquele sacerdote e daquela religiosa na catedral de Tirana: anos e anos de prisão, trabalho forçado e humilhação”, para os quais não existiam os direitos humanos.
A força da Igreja são as pequenas Igrejas perseguidas
O Papa recordou que a maior força da Igreja hoje está nas “pequenas Igrejas perseguidas”:
“Também nós, é verdade e também justo, ficamos satisfeitos quando vemos uma ação eclesial grande, que teve muito sucesso, os cristãos que se manifestam. Isso é bonito! Esta é a força? Sim, é força, mas a força maior da Igreja hoje está nas pequenas Igrejas, pequeninas, com pouca gente, Igrejas perseguidas, com os seus bispos no cárcere. Esta é a nossa glória hoje. Esta é a nossa glória e a nossa força hoje.”
Sangue dos mártires é semente de cristãos
“Ousaria dizer: Uma Igreja sem mártires é uma Igreja sem Jesus”, afirmou e na conclusão o Papa convidou a rezar “pelos nossos mártires que sofrem muito”, “por aquelas Igrejas que não são livres de se expressar”. “Elas são a nossa esperança”. O Papa recordou que nos primeiros séculos da Igreja um antigo escritor dizia: “O sangue dos cristãos, o sangue dos mártires, é semente dos cristãos.”
“Eles com o seu martírio, o seu testemunho, com o seu sofrimento, doando a vida, oferecendo a vida, semeiam cristãos para o futuro e em outras Igrejas. Ofereçamos esta missa pelos nossos mártires, por aqueles que agora sofrem, pelas Igrejas que sofrem, que não têm liberdade, e agradeçamos ao Senhor por Ele estar presente com a força de seu Espírito nesses nossos irmãos e irmãs que hoje dão testemunho D'Ele.”(BF/MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

PORTUGAL: SEMANA DA VIDA CONSAGRADA A SERVIÇO DA VIDA


Lisboa (RV) - Está em andamento, em Portugal, a Semana da Vida Consagrada sobre o tema “Consagrados a serviço da vida”. 
No documento de apresentação do evento, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, promotora da iniciativa junto com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, e a Federação Nacional dos Institutos Seculares, pede para que a semana seja vivida nas dioceses e paróquias, nas comunidades cristãs e religiosas, e em todos os lugares eclesiásticos do país.
Segundo a Agência Sir, espera-se que a iniciativa seja fecunda e proporcione ocasiões de oração, encontros e reflexão, pessoal, familiar e comunitária, “valorizando e promovendo o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs a essa dimensão essencial da ação e missão da Igreja constituída pela vida consagrada”. 
O texto da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal convida todos os cristãos a “agradecerem a Deus por este dom, pela sua presença na Igreja e no mundo, sobretudo nas áreas de fronteira”. 
O ápice da Semana da Vida Consagrada está previsto para 2 de fevereiro próximo, com a comemoração do 21º Dia Mundial da Vida Consagrada. (MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA


Marcos 5,1-20
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. Palavra da Salvação.