quarta-feira, 23 de agosto de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23/08/2017 4ª. feira – Santa Rosa de Lima

- 2 Coríntios 10,17 - 11,2 “ é aprovado somente aquele que é recomendado pelo Senhor”.

Não somos donos de nada, pois, tudo o que possuímos nos foi concedido por Deus, assim sendo, à Deus nós devemos a vida e os dons. É Ele quem nos concede o Espírito Santo para que possamos manifestar ao mundo a Sua glória por meio dos dons, virtudes, e frutos que produzimos a cada momento. Recebemos esse Espírito, sem medidas, para que possamos ser aprovados nas nossas ações e realizações, diante do Pai. Por isso, apesar de nos sentirmos em estado de graça, nunca poderemos nos recomendar a outros pelas nossas boas obras, pois somente é aprovado aquele que é recomendado pelo Senhor. Por isso, São Paulo nos recomenda a não nos apropriarmos desta glória que pertence somente a Deus, mas nos deixemos ser glorificados pelo Seu amor ciumento que nos mantêm intocáveis e nos desposa ao Seu Filho Jesus Cristo. Podemos nos gloriar não dos nossos feitos, mas da obra do Senhor em nós. São Paulo nos ensina também a sermos responsáveis e zelosos por aquelas pessoas para quem nós somos instrumentos de Deus, a fim de levá-las a Jesus Cristo. Devemos ter por elas um zelo que chega até ser “um amor ciumento”, pois somos nós aqui na terra aqueles (as) a quem Deus escolheu para acompanhá-las, não deixando que se afastem da verdade que é Jesus Cristo. Quantas vezes nós somos instrumentos de Deus para as pessoas e depois nos descuidamos delas, não cultivamos este amor que Deus quer que tenhamos e as abandonamos e por isso, elas voltam para a mesma vida de antes. – Com você tem acontecido isso? – Onde estão aquelas pessoas a quem você falou de Jesus, fazendo com que elas também viessem conhecê-Lo? – Elas ainda estão firmes na fé ou já se extraviaram como uma ovelha sem pastor? - Você sabia que é a glória de Deus no mundo? Como você irradia essa glória? Com ações, com palavras, com gestos, com testemunho?



Salmo 148 – “Vós, jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!”

Todos nós somos chamados a louvar o Senhor, pois fomos criados para isto. Ninguém pode ficar de fora, até as criancinhas têm o seu papel no meio do povo que é convocado para exaltar a majestade de Deus. Os reis da terra, os príncipes, os ricos, os pobres, só estarão em paz quando cumprirem o seu papel de criatura que louva o seu Criador.


Evangelho – Mateus 13, 44-46 – “somos o campo que contém o tesouro valioso”

O reino de Deus, aqui representado pelo tesouro e pela pérola da parábola, é a presença real de Jesus entre nós e a Sua absoluta e amorosa soberania na nossa vida. O reino dos céus não se resume a uma experiência somente espiritual, mas age também na totalidade do mundo material e humano. Com efeito, nós podemos afirmar que encontramos o tesouro e a pérola quando deixamos que a palavra de Jesus se realize em nós nos mínimos detalhes e em todas as circunstâncias do nosso dia a dia. A descoberta do reino de Deus é como o descobrimento da felicidade que nós tanto almejamos. Por isso, o nosso coração se alegra e nós abdicamos de tudo o que nos escraviza para que nos apossemos desta nova realidade de vida. Precisamos ter consciência de que somos o campo que contém o tesouro valioso! Portanto, é dentro de nós que devemos procurar e buscar o reino dos céus. Quando temos a experiência com Deus nós sentimos que a nossa natureza humana vai dando lugar a um modo de ser divino e logo percebemos que este tesouro é maior do que tudo quanto nós possuímos fora de nós mesmos. Aos poucos, nós nos desvencilhamos das nossas ideias próprias, dos nossos projetos pessoais e interesseiros, dos ideais que só tendem à glória terrena, para nos apoderar dos bens espirituais que o Evangelho nos propõe, os quais influenciarão também na nossa vivência humana. Só conseguiremos possuir esse tesouro quando nos despojarmos dos bens e valores momentâneos que nos escravizam. Esse é um processo de conversão que vai até os últimos dias da nossa vida. Os sinais da presença do reino em nós são a alegria e a paz, mesmo nos momentos de dificuldades, a vontade de ajudar ao próximo, a fraternidade nos relacionamentos e a esperança que provém da fé. - Qual é a sua percepção do reino dos céus em você? – Você permite que Jesus seja o Rei da sua vida? - Você ainda vive em busca de pérolas preciosas? – Como você demonstra ao mundo que o reino de Deus está dentro do seu coração? – Você tem alegria e paz interior?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: