quarta-feira, 23 de agosto de 2017

"QUE A VIOLÊNCIA CEGA DO TERRORISMO NÃO ENCONTRE LUGAR NO MUNDO", TUITOU PAPA FRANCISCO


“Que a violência cega do terrorismo não encontre lugar no mundo”, tuitou papa Francisco
O papa Francisco, sempre presente em seus perfis oficias nas redes sociais, se pronunciou no último sábado, 19, sobre a “violência cega do terrorismo”. Em seu tuíte, o pontífice reiterou que reza pelas vítimas dos atentados destes dias (referindo-se ao de Barcelona, na Espanha). Na ocasião, exortou ainda para que “a violência cega do terrorismo não encontre lugar no mundo!”.
Tuite do papa Francisco sobre o atentado em Barcelona
Não é a primeira vez que o papa se pronuncia sobre ataques terroristas ao redor do globo. Só neste ano, fora o atentado de Barcelona, ocorrido na última quinta, 17, o pontífice já havia se manifestado por ocasião de outros quatro: em Istambul, na Turquia; em Quebec, no Canadá; em Londres, na Inglaterra e em Maiduguru, na Nigéria.
Instambul
O atentado ocorrido em Instambul no início do ano deixou pelo menos 69 pessoas feridas e 39 vieram a óbito. O ataque ocorreu quando um homem vestido de ‘papai noel’ abriu fogo em uma casa noturna onde centenas de pessoas comemoravam a chegada do ano novo no país.
“Infelizmente, a violência também atingiu a noite passada de alegria e esperança”, disse o papa argentino diante de 50.000 fiéis reunidos na Praça de São Pedro durante o tradicional Ângelus.
“Com profunda dor, expresso a minha proximidade com o povo turco. Rezo pelas muitas vítimas fatais, pelos feridos e por toda a nação em luto”, completou o pontífice.
Quebec
Ao menos seis pessoas morreram e oito ficaram feridas no atentado contra uma mesquita em Quebec, no Canadá, em janeiro de 2017. Dois homens encapuzados atiraram contra frequentadores do templo islâmico. O papa Francisco recebeu a notícia e enviou um telegrama à arquidiocese de Quebec, manifestando seu pesar.
“Confia à misericórdia de Deus as pessoas que perderam a vida e se associa à oração e à dor de seus entes queridos. Expresso minha profunda solidariedade aos feridos e seus familiares, assim como a todas as pessoas que contribuíram nas operações de socorro, pedindo ao Senhor que lhes conforte e console neste momento de provação. Condeno firmemente a violência que gera tanto sofrimento e imploro de Deus o dom do respeito mútuo e da paz, invocando sobre as famílias e todas as pessoas tocadas por este drama, assim como para todos os cidadãos da cidade, as bênçãos do Senhor”, diz o texto.
Londres
Policial inglês coloca flores no local do atentado. Crédito: Reuters
Em março deste ano, um motorista atropelou pedestres na London Bridge, cartão-postal da cidade e, em sequência, pessoas foram esfaqueadas em um mercado, próximo a ponte. O ataque terrorista deixou 10 mortos e 48 feridos. Profundamente entristecido com o ocorrido, o papa Francisco expressou solidariedade a todos os atingidos por essa tragédia.
 “Profundamente entristecido pela perda de vidas humanas e pelos danos causados pelo ataque no centro de Londres, Sua Santidade o papa Francisco expressa sua solidariedade através da oração para com todas as pessoas atingidas por esta tragédia”. Foi o que escreveu o Secretário de Estado dom Pietro Parolin num telegrama enviado em nome do papa ao Cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales.
Nigéria
Pelo menos dez pessoas morreram em um atentado suicida em uma mesquita na cidade de Maiduguru, na Nigéria. O atentado foi realizado por uma mulher que se matou durante a hora da oração no centro religioso. Ao ser informado do ataque, o pontífice enviou mensagem de pesar ao bispo de Nnewi, dom Hilary Paul Odili Okeke.
“Entristecido pelo violento ataque à Igreja Saint Philip, de Ozubulu, Sua Santidade estende suas condolências a todos os fiéis da diocese de Nnewi, especialmente às famílias da vítimas e aos atingidos pela tragédia e invoca as bênçãos consoladoras para todos”.
Barcelona
No mais recente, ocorrido no último dia 19/08, em Barcelona, uma van  foi usada para atropelar várias pessoas no centro da cidade. O último balanço oficial apontou que houve 13 mortos e mais de 50 ficaram feridos. Diante da situação, o papa expressou “grande preocupação” pelo ataque terrorista.
“O papa reza pelas vítimas desse atentado e deseja exprimir sua proximidade a todo o povo espanhol, em particular aos feridos e às famílias das vítimas”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.
Fonte: CNBB 


Nenhum comentário: