sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PORTUGAL/MIGRAÇÕES: ACOLHER, PROTEGER, PROMOVER E INTEGRAR


Acolher, proteger, promover e integrar” são as prioridades da pastoral das migrações em Portugal que estão a animar a 45.ª Semana Nacional das Migrações que decorre até ao próximo domingo.
Uma iniciativa da Comissão Episcopal da Pastoral da Mobilidade Humana dinamizada pela Obra Católica das Migrações, este ano sob o tema ‘Acolher o futuro - Novas gerações migrantes são o amanhã da humanidade’.
A semana está a ser marcada por diversas iniciativas nas comunidades cristãs, mas o ponto alto vai ser neste fim de semana com a Peregrinação dos Migrantes e Refugiados a Fátima presidida pelo Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella.
Para a diretora deste secretariado português, é essencial ter em atenção “a questão das crianças desacompanhadas, as crianças que são forçadas a emigrar”. Eugénia Quaresma destaca os números da imigração em Portugal, cerca de 400 mil, e aponta as preocupações da igreja em relação à situação dos portugueses radicados na Venezuela, uma “situação inquietante”, de pessoas que estão a ser” forçadas a sair do país”.
Em entrevista ao nosso correspondente Domingos Pinto, a diretora da OCPM considera que é preciso “valorizar a população migrante, o seu papel para a nova evangelização” e “perceber como é que o acolhimento, a hospitalidade, é evangelização”.
 
(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: