quarta-feira, 12 de julho de 2017

VOZ DO ARCEBISPO


 “Caminhamos com Maria, no Ano Nacional Mariano.”



Tema: “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”Lema: “Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (cf. Lc 1, 43.)
Estamos vivendo o Ano Nacional Mariano. Nele comemoramos os Jubileus Centenários das manifestações de Nossa Senhora: 100 anos de sua aparição aos pastorinhos em Fátima – Portugal e 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada Aparecida no Brasil.
De modo especial neste ano gostaríamos de motivar a nossa “Caminhada com Maria” realizada na celebração de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, nossa Mãe, Mãe da Igreja, na mesma celebração jubilar.
Há quize anos estamos, Igreja de Deus em Fortaleza, realizando esta manifestação pública de caminho com Maria, a Mãe de Jesus dada a nós no momento redentor da cruz (cf. Jo 19, 25-27). Verdadeira discípula do Senhor, ela nos ensina com seu seguimento de Jesus o nosso próprio seguimento de discípulos. De fato, Jesus nos disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida…(Jo 14,6a). E do próprio testemunho da Palavra de Deus vemos Maria no seguimento perfeito deste Caminho em todos os seus passos: do nascimento e infância, pela vida pública no anúncio do Evangelho, na paixão e morte de cruz até a glória da ressurreição.
“Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”.  Este é o tema da Caminhada com Maria 2017.
Não há outro caminho para o Pai, como afirmou o próprio Jesus: “ …ninguém vai ao Pai se não por mim.” (Jo 14,16b). Por Jesus que é o Caminho se faz estrada, por Ele que é a Verdade se tem a luz para se ver e escolher a realidade na qual viver. E é Ele mesmo a Vida Verdadeira, Eterna, Plena.
Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, foi a primeira a conhecer e a se lançar por este Caminho, assim como todos somos chamados a tomar esta mesma direção. E podemos dizer que ela caminha conosco e nos precede no seguimento de Jesus, seu filho e nosso Senhor.
De Maria se aprende a direção, a realização da vontade de Deus expressa em Seu Filho e acolhemos a Vida Eterna, a nova vida que Jesus veio trazer a toda a humanidade.
O Santo Rosário, esta contemplação da Verdade no Caminho que é Jesus, propõe maior conhecimento dos mistérios de nossa redenção: desde o acolhimento da Palavra de Deus que em nós desperta a firmeza da Fé, pelo caminho no seguimento de Jesus que dá a alegria da Esperança, até a solidariedade na Caridade que nos faz viver a Vida de Deus.
Com meditações colhidas da Palavra de Deus, do Ensinamento da Igreja, na contemplação e oração, nos fazemos abertos à ação do Espírito Santo. Como em Maria, quer se encarnar Jesus em nós, fazendo-nos na misericórdia um com Ele e entre nós – seu Corpo, sua Igreja.
“Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (cf. Lc 1, 43.)
Desde o início de seu caminho na Vontade de Deus, Maria se faz visitadora para anunciar a Boa Nova que nela se encarnou e para servir com amor. Assim visita Isabel para proclamar a misericórdia de Deus que se estende de geração em geração e que agora vem na humildade de sua serva para fazer as maravilhas do Seu Reino entre os homens.
Esta atitude de visita, de ir ao encontro com amor, Maria a viverá sempre: no cumprimento dos mandamentos do Senhor, na solicitude pelo bem dos que carecem de alegria e felicidade – assim nas bodas de Caná da Galileia – percebendo as necessidades e intercedendo pelos carentes e necessitados, encaminhando-os a fazer tudo o que o Senhor, que é seu filho, disser. Maria seria a contínua visitadora até aos pés da cruz do filho sacrificando pela redenção da humanidade, e acompanhará a comunidade dos discípulos que se regozijam com a ressurreição de Jesus, com a efusão do Seu Espírito Santo e na missão do Evangelho por todo o mundo. Mãe da Igreja nascente a acompanhará em seus primeiros passos rumo à humanidade inteira.
E na História da Salvação que continua na vida da Igreja de Jesus, será ela mesma ainda, por graça divina, a visitar de tantas maneiras os filhos por toda a terra, para reconduzi-los a Jesus e Seu Evangelho de amor. Será sempre a Mãe que une e reúne a família em suas vicissitudes no caminhar da vida. Ela recolhe os pedaços do que foi disperso, ela anima os enfraquecidos, ela reconduz à unidade os filhos contrapostos entre si.
Esta missão mariana a comemoramos nos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas encruzilhas do Brasil ainda colônia; nos 100 anos de suas aparições em Fátima nos inícios do século XX, ferido de morte por guerras mundiais que dividiam irmãos e dizimavam multidões. A Mãe quer estar com os filhos para reconduzi-los ao Pai e reconciliá-los entre si.
Como ainda hoje necessitamos deste carinho e desvelo materno! Por isso clamamos para que Maria, a Mãe de Jesus e da humanidade resgatada nEle, esteja conosco neste vale de lágrimas destinado a ser paraíso de Deus.
Desejamos que todos possam melhor colher os frutos de nossa redenção que o Senhor disponibiliza aos que se abrem ao Seu Amor.
“Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (cf. Lc 1, 43.)
Que esta admirável exclamação nos faça acolher de coração Aquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida.”
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário: