quarta-feira, 26 de julho de 2017

SÃO JOAQUIM E SANT'ANA



Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista
No dia 26 deste mês de julho a Igreja Católica celebra a Festa de São Joaquim e Sant’Ana que a tradição identifica como pais de Nossa Senhora. Sobre os pais da Virgem Maria não temos na Bíblia dado algum. Contudo, existe um livro venerável do século ll do Cristianismo: o Protoevangelho de São Tiago, apócrifo, que nos oferece os dados de uma tradição. Nele narra o nascimento milagroso de Maria de pais estéreis. Era um casal justo e observante das leis judaicas. Apesar de suas idades avançadas continuavam rezando confiantes que Deus teria suscitado para eles uma descendência. Joaquim retirou-se ao deserto para rezar, onde permaneceu quarenta dias em jejum e oração. Um anjo adverte Joaquim no fim de seu jejum no deserto que sua oração fora ouvida, enquanto Ana o espera na Porta Dourada de Jerusalém. Vê-se que este relato está calcado sobre o texto da concepção de Samuel (l Sm l).
De Ana não temos nenhum dado histórico. Seu nome somente aparece no Protoevangelho apócrifo de São Tiago.  A tradição não dá notícia da morte do Joaquim e Ana. No entanto, o culto deles foi muito difundido na Igreja desde o século lV quando Justiniano levantou uma igreja em seu nome em Constantinopla. A partir do século X seu culto estendeu-se por toda a Europa. Sua festa aparece no Ocidente no Ocidente em 1522. A festa de ambos foi escolhida por Paulo Vl em 1969 para ser celebrada em 26 de julho. É importante lembrar que além de serem os pais da Virgem Maria eles foram os avós de Nosso Senhor Jesus. Maria Viveu até os doze anos com os pais e depois foi morar no Templo.
Pouco tempo depois Joaquim e Ana mudaram-se para Nazaré da Galileia. Joaquim com idade bastante avançada veio a falecer antes mesmo que Maria retornasse do Templo. Ana, ficando viúva, não tinha outra preocupação que não fosse sua filha. Maria então casou com José, era homem simples, honrado e estimado por todos, era conhecido como homem Justo.  Ana, por certo, acompanhou todos os momentos decisivos da História da Salvação, desde a Anunciação do Anjo, que foi em sua casa, o casamento de Maria com Jose, e facilmente podemos imaginar ela preparando os alimentos e agasalhos para a viagem de sua filha e seu gênero até Belém. Sem dúvida a influência  de Ana sobre seu sobrinho foi grande!
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE 1

Nenhum comentário: