sábado, 15 de julho de 2017

SÃO BOAVENTURA


No dia 15 de julho a Igreja Católica celebra a festa de São Boaventura. O santo nasceu em Bagnoregio em 1217, recebendo no batismo o nome de Juan de Fidanza. A lenda vincula o nome dele ao São Francisco de Assis que o curou de uma gravíssima doença quando era uma pequena criança. Aos vinte anos Boaventura resolveu ingressar na Ordem Franciscana. O fundador da Ordem tinha morrido em 1226 aos 44 anos. Porém, a primeira geração viveu numa simplicidade evangélica e um zelo apostólico impressionante.
Ele fez seus estudos em Paris com o mestre Alexandre de Hales. Recebeu o Bacharel em Teologia em 1248. Ordenado sacerdote, teve o dom da eloquência além do ardor da fé os quais o tornaram extremamente comunicativo. Aos vinte e nove anos foi nomeado professor de teologia na Universidade de Sorbonne em Paris e colega de Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.
Foi dito que São Boaventura, Santo Alberto e Santo Tomás formavam a tríade perfeita da cultura eclesiástica naquele tempo. Sua carreira viu-se alterada pelas lutas de clérigos seculares e religiosos que se opunham à presença das ordens mendicantes nas universidades. A obra espiritual de Boaventura enfatizou a humanidade de Cristo e o amor ardente Dele para à humanidade. Aos 36 anos foi leito ministro geral da Ordem Franciscana. Durante vinte anos Boaventura percorreu toda a Europa, a fim de visitar os religiosos e coordenar as atividades da ordem. Ao completar 52 anos o Papa o nomeou arcebispo de Albano e Cardeal da Igreja.
Morreu durante o Segundo Concílio de Lyon em 1274 gravemente doente pelas fadigas das viagens e dos trabalhos administrativos e pastorais. Ele tinha 56 anos de idade. A obra teológica de Boaventura contribuiu para fundamentar uma corrente mística, que constitui uma das características da piedade cristã durante a Idade Média. É chamado Doutor Seráfico, quer pelas suas múltiplas atividades pastoral, quer pelo seu exemplo de vida, cujo lema era “contemplar e transmitir aos outros o fruto da contemplação”.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista

Nenhum comentário: