terça-feira, 27 de junho de 2017

"DEUS NOS SURPREENDE SEMPRE E O PAPA FRANCISCO TAMBÉM", DISSE O PRESIDENTE DA CNBB REFERINDO-SE À BRINCADEIRA DO PAPA




“Deus nos surpreende sempre e o Papa Francisco também”, disse presidente da CNBB referindo-se à brincadeira do papa
O papa Francisco presidiu hoje, 27 de junho, na capela Paulina, no Vaticano, missa em ação de graças pelos seus 25 anos de ordenação episcopal. Entre os concelebrantes estava o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha.
Durante a homilia, o pontífice refletiu sobre três imperativos inseridos no diálogo entre Deus e Abraão: levantar-se, olhar e esperar. Expressões que marcam não só o caminho que Abraão deve percorrer, mas também a sua atitude interior.
O Papa acrescentou ainda que o Senhor pede aos avôs da Igreja que tenham a vitalidade para dar aos jovens, sem se fechar, para oferecer à juventude o melhor, para levar avante a profecia e o trabalho. “Peço ao Senhor que dê a todos nós esta graça, também para quem ainda não é avô, como o presidente do Brasil (referindo-se ao presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha), que é um jovenzinho, mas você chegará lá. A graça de ser avô, a graça de sonhar e dar esse sonho aos nossos jovens, eles precisam disso”, disse.
O presidente da CNBB, cardeal dom Sergio Rocha, se disse surpreso com a referência do pontífice. “Deus nos surpreende sempre e o Papa Francisco também”, afirmou. Após a celebração, o cardeal dom Sergio, disse que, além de agradecer a ele e transmitir as orações e o abraço carinhoso dos brasileiros, falou ao santo padre que um cardeal considerado mais jovem tem muito mais a aprender com os que são avós. “Espero poder continuar a aprender com o Papa Francisco”, ressaltou.
Segundo o cardeal, os 25 anos de episcopado do papa são motivo de esperança e louvor a Deus. “O Papa Francisco tem nos ensinado muito através de suas palavras e, de modo especial, por gestos concretos de simplicidade e misericórdia, dentre tantos outros”, disse.
O presidente da CNBB está em Roma para participar do Consistório para a criação de novos cardeais, na tarde do dia 28 e também para a missa da entrega do pálio aos arcebispos nomeados no último ano, que será na manhã do dia 29, celebração de São Pedro e São Paulo.“Como presidente da CNBB, vim também para uma breve visita ao Pontificio Colégio Pio Brasileiro. Apesar das muitas atividades, é uma visita breve. Estar em Roma nos faz sentir ainda mais unidos ao Papa Francisco e a Igreja no mundo inteiro”, disse.
O papa chamou a atenção para como são tratados os idosos na Igreja. “Quem não nos quer bem, diz: ‘somos a gerontocracia da Igreja’. É uma zombaria, não sabe o que diz. Não somos gerontes, somos avôs. E se não sentimos isso, devemos pedir a graça de senti-lo. Avôs para quais os netos olham e esperam de nós a experiência sobre o sentido da vida. Avôs não fechados. Somos avôs chamados a sonhar e dar o nosso sonho à juventude de hoje, que necessita disso, porque tirarão dos nossos sonhos a força para profetizar e levar avante a sua missão”, disse.

Nenhum comentário: