segunda-feira, 1 de maio de 2017

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE SEDIA CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL EM 2020



Arquidiocese de Olinda e Recife sedia Congresso Eucarístico Nacional em 2020
A Arquidiocese de Olinda e Recife foi escolhida para sediar o Congresso Eucarístico Nacional de 2020. O anúncio foi feito hoje (29/04), durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que está acontecendo em Aparecida (SP).
Diante do unânime parecer dos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB em reunião realizada ontem na Assembleia, e das várias respostas antecipadas dos vicariatos e lideranças locais, dom Fernando Saburido apresentou a candidatura da Arquidiocese de Olinda e Recife, que foi aprovada por unanimidade pelos bispos de todo Brasil.
Para o arcebispo dom Fernando Saburido, “a aprovação unânime foi uma grande alegria, não somente para nossa arquidiocese, mas para todo o Regional NE 2”, comentou. “Trabalharemos juntos para realizar um, espiritualmente, rico Congresso Eucarístico Nacional para o bem da Igreja de Olinda e Recife e das demais Igrejas do nosso Regional”, concluiu dom Fernando.
Países com representatividade católica, no mundo inteiro, realizam seus Congressos Eucarísticos. A Conferência Episcopal de cada país escolhe, em sua assembleia geral, o local e o ano do Congresso. Apesar de já haver sido escolhida a arquidiocese anfitriã do Congresso de 2020 (Olinda e Recife), ainda não há data e tema para o evento, que promove uma semana intensa de atividades para a vivência profunda da Eucaristia, com missas, procissões, simpósios teológicos e jornadas pastorais.
O evento reunirá pessoas de todas as partes do Brasil e receberá também um legado pontifício, que é uma autoridade do clero, designada pelo Papa para participar dos trabalhos.
HISTÓRIA – O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a iniciativa. No Brasil, o primeiro aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último (17º Congresso Eucarístico Nacional) aconteceu em Belém do Pará, no ano passado.
Pascom AOR
Fonte; CNBB

Nenhum comentário: