segunda-feira, 15 de maio de 2017

A DIOCESE DE LIMOEIRO DO NORTE (CE) AGUARDA NOVO BISPO


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã de quarta-feira, 10 de maio, a decisão do papa Francisco em nomear três novos bispos. Um deles é o padre André Vital Felix da Silva, que substituirá dom José Haring, na diocese de Limoeiro do Norte (CE).

A Diocese de Limoeiro do Norte é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Fortaleza e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Fortaleza.

A Diocese de Limoeiro do Norte foi erigida canonicamente pelo Papa Pio XI, por meio da Constituição Apostólica Fortalexiensis, de 7 de maio de 1938, também denominada bula Ad dominicum cuiusvis.

Até então, a diocese já contou com o pastoreio de cinco bispos. O primeiro foi dom Aureliano de Matos, de 1940 a 1967; O segundo dom José Freire Falcão, de 1967 a 1971; Seguido por dom Pompeu Bezerra, de 1973 a 1994; o quarto foi dom Manuel Edmilson da Cruz, de 1994 a 1998; Dom frei José Haring, na foto à esquerda, estava presidindo a diocese até então.

A diocese localiza-se no Vale do Jaguaribe, no nordeste do estado do Ceará, Brasil. Faz limite com o Oceano Atlântico, Arquidiocese de Fortaleza, Diocese de Iguatu, Diocese de Mossoró e Diocese de Quixadá.

O território da diocese tem uma superfície de 17.802,4 km2, todo incluído na Mesorregião do Jaguaribe. Sua população é de 509.020 habitantes (IBGE 2007), com densidade demográfica de 28,6 hab/km2. Possui 25 paróquias.

A diocese abrange as seguintes microrregiões e municípios: a) Microrregião do Baixo Jaguaribe: Alto Santo, Ibicuitinga, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova (parcial), Palhano, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte; b) Microrregião do Litoral de Aracati: Aracati, Fortim. Icapuí, Itaiçaba,; c) Microrregião do Médio Jaguaribe: Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Feiticeiro; e d) Microrregião da Serra do Pereiro: Ererê, Iracema, Pereiro e Potiretama.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: