sábado, 10 de dezembro de 2016

PAPA FRANCISCO À ICRA: RECURSO PARA A POBREZA E A ESCASSEZ DA ALIMENTAÇÃO



Cidade do Vaticano (RV) – Em sua série de audiências, o Santo Padre recebeu, na manhã deste sábado (10/12), na Sala do Consistório, 60 participantes da Reunião da Associação Internacional Rural Católica (I.C.R.A.).
 
O Papa expressou sua satisfação aos participantes, que, no encontro, se dedicaram aos problemas do mundo rural e, sobretudo, à realidade dos que trabalham diariamente na lavoura:
“Um trabalho, às vezes, muito cansativo, realizado com a consciência de fazer alguma coisa para os outros; o cultivo da terra, para garantir os frutos, segundo os ciclos das estações do ano; as dificuldades enfrentadas por causa das mudanças climáticas, muitas vezes agravadas pela negligência humana”.
Desta forma, disse Francisco, vocês “cultivam e cuidam do jardim do mundo”, dando continuidade à ação criadora de Deus e protegendo a nossa Casa comum.
Em algumas regiões, constatou o Pontífice, o desenvolvimento agrícola é o principal recurso para a pobreza e a escassez da alimentação:
“A história da “Associação Internacional Rural Católica” demonstra que é possível conjugar “ser cristãos” com “agir como cristãos” na realidade do mundo agrícola, onde o significado da pessoa humana, a dimensão familiar e social, o sentido da solidariedade são valores essenciais nas situações de maior subdesenvolvimento e pobreza”.
O Santo Padre concluiu seu discurso dizendo que “o papel de uma Organização não Governamental (ONG), firmemente ancorada na Doutrina Social da Igreja, é o de construir pontes”. Por isso, Francisco exortou os presentes a “propor um estilo de vida sóbrio e uma cultura do trabalho agrícola, que se fundam na centralidade da pessoa, na disponibilidade ao outro e na gratuidade”. (MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: