sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PASTORAL DO TURISMO PROMOVE 3º ENCONTRO NACIONAL EM CALDAS NOVAS (go)



O tema é o cuidado com a casa comum, em resposta aos apelos do papa Francisco e da Igreja no Brasil para o mundo do turismo.

A Pastoral do Turismo (Pastur) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, de 9 até o dia 12 de novembro, o 3º Encontro Nacional, na cidade de Caldas Novas (GO). Durante 3 dias, o tema discutido será o "cuidado com a casa comum", em resposta aos apelos do papa Francisco e da igreja no Brasil para o mundo do turismo. Após a abertura, será a vez da coordenadora Latino Americana da Pastur, a panamenha Dênia Megellis, falar sobre “Ecologia Integral e Pastoral do Turismo à luz da Encíclica do papa Francisco Laudato Si'”.

Outros quatro momentos tratarão das linhas de ação prioritárias da Pastur, conforme o CELAM, que são o Turismo de Base Comunitária, o Turismo Religioso e Cultural, a Dimensão Profética e a relação com as outras Pastorais Sociais e formação de agentes.
O encontro ainda contará com partilhas de experiências e momentos de convivência e oração. Segundo o assessor da Pastoral, padre Manoel de Oliveira Filho, o encontro será uma oportunidade única de aprofundar a identidade e a missão. “É um momento muito importante para sedimentar a Pastoral do Turismo em todo o Brasil", considera. Participam do encontro, representantes de todas as regiões, 14 estados e a referencial da Pastur para a América Latina, Denia Megellis, do Panamá.

A expectativa é "atingir o maior número possível de pessoas que estão próximas ao mundo do turismo com esta mensagem de vida plena". O objetivo da Pastoral é evangelizar o mundo do turismo, repercutindo o objetivo mesmo da Igreja nesta realidade específica. "É mais um espaço da vida que está sendo atingido pela mensagem de Jesus Cristo. Tudo que é humano, toca o coração da Igreja. Com o mundo do turismo, do descanso, não poderia ser diferente”, afirma o coordenador. Neste ano, o encontro pretende motivar agentes e equipes com a possibilidade de interagir com pessoas envolvidas com o mundo do turismo, anunciando, com palavras e atitudes, o amor e a ternura de Deus. A atuação da Pastoral também envolve a denúncia de tudo que não condiz com a mensagem do Evangelho.
Histórico

O 1º encontro aconteceu em 2014, em Brasília (DF), e foi promovido pelo Setor Mobilidade Humana da CNBB como ponto de partida para a implantação da Pastur em todo país. Em 2015, já com a coordenação nacional, foi realizado o 2º encontro nacional, em Aparecida (SP), para aprofundar a identidade e missão da Pastoral. Deste encontro, saiu a incumbência de esclarecer nas dioceses e paróquias e nas comunidades cristã sobre o caminho de evangelização realizado, bem como a expansão da Pastur.
Com informações da Pastur


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: