quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CÁRITAS INTERNACIONAL VISITA CENTRO PARA REFUGIADOS EM SÃO PAULO

Neste ano, o Centro atendeu cerca de cinco mil pessoas.

O Centro de Referência para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) recebeu na terça-feira, dia 8 de novembro, a visita do secretário geral da Cáritas Internacional, Michel Roy. O encontro contou também com as presenças do arcebispo coadjutor de Aracaju (SE) e presidente da Cáritas Brasileira, dom João José Costa; do assessor eclesiástico da Confederação Cáritas, monsenhor Pierre Cibambo, e do referencial para a América Latina na Confederação, José Magalhães de Souza.

Michel Roy elogiou o trabalho da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e destacou o profissionalismo dos atendimentos. “Vejo que este centro é muito organizado, sobretudo as atividades divididas em diferentes campos. (...) Sou francês e em Paris existe um centro assim, que atende pessoas que solicitam refúgio. Há aspectos muito semelhantes entre o trabalho de vocês e o que é feito na França”, disse o secretário-geral.

Outro aspecto observado por Michel Roy é que o público atendido não é tratado como um número em uma estatística, mas como pessoas que são portadoras de direitos. Para ele, nesta perspectiva, é muito importante trabalhar para que elas tenham, de fato, acesso aos seus direitos. “Essa é uma característica do trabalho da Cáritas: abrir os braços para quem tem sofrido muito”, concluiu.

Roy e monsenhor Pierre estão no Brasil para participar do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, que se inicia nesta quarta, dia 9, e prossegue até o próximo domingo, dia 13, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida (SP).

Durante a visita, o diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, padre Marcelo Monge, e a coordenadora do Centro de Referência para Refugiados da CASP, Maria Cristina Morelli, apresentaram aos visitantes o trabalho realizado pelos quatro programas do Centro de Referência: Assistência, Integração, Proteção e Saúde Mental.

Entre janeiro e outubro de 2016, o Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo atendeu 5.033 pessoas, sendo que, deste total, 2.851 estavam na condição de novos ingressos no país.
Com informações da Cáritas.

Fonte: CNBB


Nenhum comentário: