sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FIÉIS CELEBRAM APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA



A Igreja de Fátima reuniu devotos da Santa em 11 missas celebradas durante todo o dia
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.1633841&d=/2.187/2.188/2.759/2.806

A procissão saiu da Igreja do Carmo, no Centro, e chegou à noite à Igreja de Fátima, que estava repleta de fiéis ( Foto: Kid Junior )
Nesta quinta (13), os devotos de nossa Senhora de Fátima seguiram a imagem da Santa em procissão. Após as 11 missas do dia, com a participação de 14 padres, o padre Ivan, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, encerrou a procissão com a última celebração eucarística do dia, que teve início às 20h.
A médica Laura Morais marca presença todo dia 13. “É imperdível, eu venho sempre”, garante. Ela conta que é devota de Nossa Senhora de Fátima desde 2004, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e pediu que não tivesse sequelas. Ao se recuperar totalmente teve sua crença fortalecida. “Eu tenho muita fé em nossa Senhora de Fátima”.
Laura seguiu a procissão com a amiga Sônia Mesquita, que é devota desde criança. “Minha família é toda católica e nós amamos Nossa Senhora”. Apesar de não estar presente todo dia 13, Sônia tenta ir sempre que consegue. Quando não está presente, tenta recompensar com orações. “Rezo o terço pelo menos uma vez por semana com a família”.
Procissão
O casal Jucilene e Fernando Faris sempre está presente nas celebrações dedicadas à Santa. “Todo dia 13 a gente assiste a missa, mas quando tem a procissão a gente acompanha e fica pra missa”. Jucilene confessa que o marido é o mais fervoroso e que admira Nossa Senhora desde criança. Fernando estudou 8 anos no colégio Santo Tomas de Aquino, próximo da paróquia, e conta que só saiu porque não tinha mais séries para continuar, “Minha vida foi aqui nesse colégio”, disse. O devoto conta que geralmente ia aos domingo com os pais e desde então sempre frequentou a Igreja.
O casal, que mora próximo a Avenida Domingos Olímpio, ainda contou que cumpre uma espécie de promessa. “A gente deixa os filhos em casa, vem, assiste a missa e volta a pé”.
Louvores
Não é apenas para louvar que os devotos vão à procissão. A vendedora ambulante Rita Regina aproveita a devoção e vende água e refrigerante para ganhar uma renda extra. “Eu não venho só vender, eu sou devota de Nossa Senhora também”.
Durante a semana Rita é costureira, mas sempre frequenta eventos religiosos como vendedora ambulante. “Hoje eu cheguei às 10 horas, mas geralmente a gente chega bem mais cedo”, conta a vendedora que tenta vender tudo antes da última missa para conseguir assistir pelo menos a uma celebração. “Como tem muitas missas durante o dia, eu escolho uma pra assistir e participar”, garante. Rita, que vende apenas em eventos religiosos, disse que fatura bem em um dia de evento como esse. Ela calcula que consegue apurar cerca de R$250. 
Existem os que vem pedir, os que vem louvar, mas também tem quem vem agradecer. É o caso de Dona Célia Maria, devota da santa desde o berço. “Eu vim pra agradecer muitas graças que já alcancei por causa de Nossa Senhora”. A devota conta que a admiração veio desde criança, da mãe. Dona Célia conta que a graça recebida mais recente foi uma operação que o neto fez. “Meu neto se operou recentemente e deu tudo certo, graças à Ela", acredita.
Ao final da missa, o Padre Ivan agradeceu à todos os envolvidos no evento. “Obrigado à Deus, a nossa Senhora de Fátima, todas as comissões, todos os grupos, todas as pessoas, à todos os paroquianos, às pastorais, os grupos, os movimentos, as associações eclesiásticas que participaram, todas as pessoas que de boa vontade ajudaram, os funcionários, toda a equipe de coordenação da festa”. (Colaborou Allan de França)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: