sábado, 31 de outubro de 2015

PAPA FRANCISCO RECEBEU PRESIDENTE DA MACEDÔNIA E FALOU SOBRE CRISE DOS REFUGIADOS


Neste sábado dia 31 de março o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano, o Presidente da ex-Republica jugoslava da Macedônia, o senhor Gjorge Ivanov. Foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais e os votos de que o país consiga ingressar na União Europeia. Abordados também temas de política internacional, como as persistentes dificuldades econômicas e sociais e ainda a necessidade de um empenho compartilhado para oferecer assistência ao grande número de refugiados que têm chegado à região.
De acordo com a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi revelada a importância de favorecer sempre mais o diálogo e a convivência entre as várias realidades étnicas e religiosas do país. (RS/BF)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

PAPA AOS EMPRESÁRIOS: ORIENTAR A ECONOMIA PARA O BEM COMUM


Na manhã deste sábado dia 31 de outubro o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI a União Cristã dos Empresários e Dirigentes de Itália. Cerca de 7 mil os participantes neste encontro.
Nas palavras que lhes dirigiu o Santo Padre valorizou a importância dada por esta instituição à “formação”, nomeadamente, ao aprofundamento do “Magistério social da Igreja”, em particular, no ambiente empresarial.
Encorajando o testemunho dos empresários e dirigentes presentes, o Santo Padre falou da “missionariedade laical” e definiu o trabalho empresarial segundo a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”: “é um nobre trabalho, sempre que se deixe interrogar por um significado mais amplo da vida; este permite-lhe servir, verdadeiramente, o bem comum, com o seu esforço de multiplicar e tornar mais acessíveis para todos os bens deste mundo.”
Uma empresa pode ser lugar de santificação – continuou o Papa – onde se pode harmonizar trabalho e família. Contudo, é também esta chamada a ser solidária – disse o Santo Padre tendo salientado as numerosas obras que esta associação apoia em Itália.
Mas, tudo isto não chega – declarou o Papa Francisco afirmando que é necessário orientar a atividade econômica para o serviço e o bem comum:
“Mas não basta fazer assistência. É necessário orientar a atividade econômica em sentido evangélico, ou seja, ao serviço da pessoa e do bem comum. Nesta perspetiva sois chamados a cooperar a fazer crescer um espírito empresarial de subsidiariedade, para enfrentar em conjunto os desafios éticos e de mercado, antes de mais o desafio de criar boas oportunidades de trabalho. 
Na conclusão do seu discurso o Papa Francisco afirmou que a economia e a empresa têm necessidade de ética para o seu funcionamento. “Não de uma ética qualquer mas de uma ética que ponha no centro a pessoa e a comunidade”.
(RS)
(from Vatican Radio)

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES PARTICIPA DA SEMANA EUCARÍSTICA QUE PREPARA O ENCERRAMENTO DO JUBILEU DO CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA



O pároco Luís Gabriel, no final da celebração eucarística, que ocorre todas as sextas-feiras na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro  Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, convidou os participantes da Missa para a Semana Eucarística a nível de Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, em preparação ao encerramento do Jubileu do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, que acontecerá no próximo dia 6, na Igreja de Messejana, a partir das 15 horas, com a adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando com uma Missa às  19 horas.  Todos os padres da Região Episcopal comparecerão.

Devido a Semana Eucarística e as comemorações dos 100 anos da Arquidiocese, não haverá missa na Capela Nossa Senhora do Perpétuo nas próximas sextas-feiras, dia 6 e  dia 13, o mesmo ocorrendo na Igreja Matriz.

PARTICIPAÇÃO

A Paróquia São João Eudes participará  da abertura da semana eucarística  e do encerramento do centenário de nossa arquidiocese  com representações de suas cinco capelas: Menino Deus (Igreja Matriz), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Luzia, Divina Misericórdia e Nossa Senhora da Libertação.  

No dia 13 deste mês, sexta-feira, o encerramento dos  festejos do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza culminarão com uma Missa no Condomínio Espiritual Uirapuru, CEU, com uma concelebração, às 19 horas do dia 13, com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello (foto) e representações das demais dioceses do Estado, mas o início da programação está previsto para às 14 horas, de acordo com o que divulgou a Assessoria de Imprensa (Pascom) da Arquidiocese. O evento contará ainda com a presença da irmã Kelly Patrícia e do padre Reginaldo Manzotti. Ele esteve no início de outubro nesta Capital e levou para o Aterro da Praia de Iracema cerca de dois milhões de fiéis católicos, com a realização do “VIII Evangelizar é preciso”.

Na celebração eucarística jubilar, no dia 13 de novembro, toda a Igreja no Ceará estará reunida em Fortaleza, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU , expressão ele também dos frutos da graça de ser Igreja de Cristo, para exprimir a comunhão de toda a Igreja e relançar nova missão do Evangelho. “Firmes na Fé, alegres na Esperança e solícitos na Caridade” para “Nova evangelização em novos tempos”.

Mais informações podem ser obtidas com mais detalhes pelo telefone (85)3388.8703 – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

PADRE ANTÔNIO FURTADO CELEBRA MISSA DA ESPERANÇA, NO SHALOM


Evento será realizado no dia 2 de novembro, no Centro de Evangelização Shalom da Paz. Será ministrado pelo padre Antonio Furtadocreio
No dia em que a Igreja celebra a Festa dos Fiéis Defuntos, o evento “Eu Creio na Vida Eterna” ressalta a esperança na Ressurreição. A programação tem início às 15 horas com o terço da Misericórdia no Centro de Evangelização Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72). A entrada é gratuita.
A programação será ministrada pelo missionário da Comunidade Shalom, padre Antônio Furtado. Depois do terço, às 17 horas, será realizado o Ofício das Almas. Durante a tarde, também haverá um momento de adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento.
O ápice do evento é a Missa da Esperança com orações de cura das gerações. A Santa Missa será presidida pelo padre Antonio Furtado. O evento, já tradicional em Fortaleza, tem como objetivo promover um momento de oração e reflexão, para rezar pelos mortos e também refletir sobre a esperança da Igreja. Cremos que a morte não é o fim de tudo, mas é o começo da nossa vida em Jesus Cristo.
Serviço
Eu creio na Vida Eterna
Quando: Na segunda-feira (2 de novembro) às 15 horas
Onde: Centro de Evangelização Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72)
Entrada Gratuita
Por Teresa Fernandes – assessoria Shalom

padre antonio 1

A HISTÓRIA DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA



 Estamos nos aproximando da Grande Festa de Encerramento dos 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza no dia 13 de novembro, a partir das 14 até 22h30, no Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU.
 Segue um pouco da História de nossa Arquidiocese que saiu desde o ano passado no Boletim Informativo mensal feito por Miguel Arcanjo Fernandes Brandão do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.

Da Diocese do Ceará a Arquidiocese de Fortaleza (parte 1)

DA DIOCESE DO CEARÁ À ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

A Diocese do Ceará foi criada em 1853 por um decreto do Imperador Dom Pedro II, mas somente no ano seguinte, em 6 de junho de 1854, o papa Pio IX expediu a Bula Pro animarum salute, criando canonicamente a Diocese do Ceará, desmembrando-a da Diocese de Olinda, da qual era apenas uma Vigararia Forânea. Na época, as dioceses só podiam ser criadas pelo papa, após o decreto imperial. A bula papal só foi oficializada em 1860, depois de sete anos de conversas e debates entre o Vaticano e o Estado brasileiro. A Província do Ceará já estava emancipada da Província de Pernambuco desde 1799.

O território da Diocese do Ceará era quase o mesmo do atual Estado do Ceará. Faltavam apenas as paróquias de Crateús e Independência, ligadas a São Luís do Maranhão. A Diocese do Ceará, na época de sua criação, tinha aproximadamente 650.000 habitantes e era quase totalmente católica. Nessa época havia na Diocese 34 paróquias e um curato. O número de igrejas era de 78 e o de capelas 11, em toda a província do Ceará.
A Diocese do Ceará teve três bispos:
1 - Dom Luís Antônio dos Santos - de 1861 a 1881;
2 - Dom Joaquim José Vieira - de 1884 a 1912;
3 - Dom Manoel da Silva Gomes - de 1912 a 1915.

A Diocese do Ceará, com a criação das dioceses de Crato e Sobral, foi elevada a Arquidiocese de Fortaleza, em 10 de novembro de 1915, pela Bula “Catholicae Religionis Bonum” do Papa Bento XV.

O terceiro bispo do Ceará, Dom Manoel da Silva Gomes, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza e governou-a de 1915 a 1941.

As paróquias da Diocese do Ceará que passaram a fazer parte da nova Arquidiocese foram as seguintes, ordenadas abaixo segundo a data da criação, conforme está no Anuário Arquidiocesano de 1942:

Ano Paróquia Município Padroeiro

1700 Aquiraz Aquiraz São José de Ribamar
1755 Quixeramobim Quixeramobim Santo Antônio de Pádua
1762 Baturité Baturité N S da Palma
1791
São José (Curato da Sé) Fortaleza São José
1817
Canindé Canindé S. Francisco das Chagas
1832 Cascavel Cascavel Cascavel
1832
Maria Pereira (Mombaça) Maria Pereira (Mombaça) N S da Glória
1849 Maranguape Maranguape N S da Penha
1863 Boa Viagem Boa Viagem N S de Boa Viagem
1864
Cachoeira (Solonópole) Cachoeira (Solonópole) Senhor Bom Jesus
1864
S. Francisco de Uruburetama São Francisco (Itapajé) São Francisco de Assis
1868 Itapipoca Itapipoca N S das Mercês
1869
Redenção Redenção N S da Imaculada Conceição
1870 Pacatuba Pacatuba N S da Conceição
1870 Pentecostes Pentecostes N S da Conceição
1870 Quixadá Quixadá Jesus, Maria, José
1871 Soure Soure (Caucaia) N S dos Prazeres
1873 Guaramiranga Pacoti Imaculada Conceição
1873 Messejana Fortaleza N S da Conceição
1873 Pedra branca Pedra Branca São Sebastião
1874
São Bento (Amontada) Itapipoca N S da Conceição
1874 Trairi São Gonçalo N S do Livramento
1877
Porangaba (Parangaba) Fortaleza Bom Jesus dos Aflitos
1879 Patrocínio Fortaleza N S do Patrocínio
1884 Beberibe Cascavel Jesus, Maria, José
1884 Santos Dumont (Aratuba) Santos Dumont (Aratuba) São Francisco de Paula
1886 Pacoti Pacoti N S da Conceição
1886 São João do Arraial Uruburetama São João Batista
1895 Mulungu Pacoti São Sebastião
1914 Aracoiaba Aracoiaba N.S da Conceição
1915 Carmo Fortaleza N S do Carmo

Por Miguel Brandão - Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza

 Da Diocese do Ceará a Arquidiocese de Fortaleza (parte 2)

DA DIOCESE DO CEARÁ À ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

Em uma matéria por mim assinada no Boletim Informativo de novembro publiquei a relação das paróquias da Arquidiocese de Fortaleza, no ano de 1915. Cometi uma falha, por mim mesmo percebida, pouco dias depois. É que não incluí na relação as paróquias que, somente a partir de 1938, iriam compor a Diocese e Limoeiro do Norte. Isso se deu porque as nossas fontes eram os anuários da Arquidiocese a partir de 1942, quando tais paróquias já não integravam a Arquidiocese de Fortaleza. Pesquisei, então, no Anuário do CERIS e apresento agora a nova lista. Em boletins posteriores, apresentaremos as paróquias que foram sendo criadas em cada governo episcopal.

Ano Paróquia Município Diocese
1700 São José de Ribamar Aquiraz Fortaleza
1735 Nossa Senhora do Rosário São Bernardode Russas (Russas) Limoeiro
1755 Santo Antônio de Pádua Quixeramobim Quixadá
1762 Nossa Senhora da Palma Baturité Fortaleza
1780 Nossa Senhora do Rosário Aracati Fortaleza
1784 Nossa Senhora da Conceição Riacho do Sangue (Jaguaretama) Limoeiro
1791 São José (Curato da Sé) Fortaleza Fortaleza
1817 São Francisco das Chagas Canindé Fortaleza
1831 Santos Cosme e Damião Pereiro Limoeiro
1832 Nossa Senhora da Conceição Cascavel Fortaleza
1832 Nossa Senhora da Glória Maria Pereira (Mombaça) Iguatu
1849 Nossa Senhora da Penha Maranguape Fortaleza
1863 Nossa Senhora de Boa Viagem Boa Viagem Iguatu
1863 Senhora Santana União (Jaguaruana) Limoeiro
1863 Nossa Senhora da Imaculada Conceição Limoeiro do Norte Limoeiro
1864 Senhor Bom Jesus Cachoeira (Solonópole) Iguatu
1863 Nossa Senhora das Candeias Jaguaribe Limoeiro
1864 São Francisco de Assis São Francisco de Uruburetama (Itapajé) Itapipoca
1868 Nossa Senhora das Mercês Itapipoca Itapipoca
1869 Nossa Senhora da Imaculada Conceição Redenção Fortaleza
1870 Nossa Senhora da Conceição Pacatuba Fortaleza
1870 Nossa Senhora da Conceição Pentecostes Itapipoca
1870 Jesus, Maria, José Quixadá Quixadá
1871 Nossa Senhora dos Prazeres Soure (Caucaia) Fortaleza
1873 Imaculada Conceição Guaramiranga, em Pacoti Fortaleza
1873 Nossa Senhora da Conceição Messejana Fortaleza
1873 São Sebastião Pedra Branca Iguatu
1873 Divino Espírito Santo Morada Nova Limoeiro
1874 Nossa Senhora da Conceição São Bento (Amontada) em Itapipoca Itapipoca
1874 Nossa Senhora do Livramento Trairi, em São Gonçalo Itapipoca
1875 Nossa Senhora da Soledade Caiçara (Icapuí), em Aracati Limoeiro
1877 Bom Jesus dos Aflitos Porangaba (Parangaba) Fortaleza
1879 Nossa Senhora do Patrocínio Fortaleza Fortaleza
1884 Jesus, Maria, José Beberibe, em Cascavel Fortaleza
1884 São Francisco de Paula Santos Dumont(Aratuba) Fortaleza
1886 Nossa Senhora da Conceição Pacoti Fortaleza
1886 São João Batista São João do Arraial (Uruburetama) Itapipoca
1895 São Sebastião Mulungu, em Pacoti Fortaleza
1914 Nossa Senhora da Conceição Aracoiaba Fortaleza
1915 Nossa Senhora do Carmo Fortaleza Fortaleza

Na coluna Município os nomes que estão nos parênteses são os nomes atuais, que substituem os que estão fora dos parênteses.

São 40 paróquias. Destas, oito pertencem hoje à Diocese de Limoeiro do Norte; quatro à Diocese de Iguatu; duas à Diocese de Quixadá; seis à Diocese de Itapipoca; vinte à Arquidiocese de Fortaleza. Na cidade de Fortaleza havia apenas três paróquias: Sé, Patrocínio e Carmo. Messejana e Parangaba eram cidades até 1921, quando foram anexadas a Fortaleza, como distritos, pela lei nº 1913 de 31 de outubro1921.
Por Miguel Brandão - Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza

Pastoreio Episcopal de Dom José de Medeiros DelgadoJubileu Centenário da Arquidiocese
Continuando a relatar um pouco da história da Arquidiocese de Fortaleza, ao longo destes cem anos, publicamos neste Boletim Informativo de fevereiro o pastoreio episcopal de Dom José de Medeiros Delgado, fazendo sobressair apenas a criação das paróquias e as principais ações realizadas em seu pastoreios episcopal. As nossas fontes principais têm sido os anuários da Arquidiocese de Fortaleza, que não são muitos.
Paróquias criadas por Dom Delgado
(8/5/1963 a 26/3/1973).

Data Paróquia Município Diocese
20/09/1963 Nossa Senhora das Dores Otávio Bonfim, Fortaleza Fortaleza
20/09/1963 Coração Imaculado de Maria Henrique Jorge,Fortaleza Fortaleza
15/02/1966 Cristo Rei Aldeota, Fortaleza Fortaleza
02/06/1968 Sagrado Coração de Jesus1 Centro, Fortaleza Fortaleza
02/06/1968 Paróquia São Benedito Centro, Fortaleza Fortaleza
25/01/1969 Cristo Redentor Cristo Redentor, Fortaleza Fortaleza
08/12/1970 N Sra. do Sagrado Coração Aerolândia, Fortaleza Fortaleza
17/05/1970 São Pedro e São Paulo Quintino Cunha,Fortaleza Fortaleza
02/02/1971 São Pio X Panamericano,Fortaleza Fortaleza
05/02/1971 Santíssima Trindade José Walter, Fortaleza Fortaleza
25/03/1971 São Vicente de Paulo Dionísio Torres, Fortaleza Fortaleza
1 A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi extinta, alguns anos mais tarde, no pastoreio de Dom Aloísio.

Principais ações de Dom Delgado.
1. Mudou a direção do Seminário da Prainha, em janeiro de 1964. A formação dos seminaristas passa dos padres lazaristas para os padres diocesanos da Arquidiocese e das dioceses da Província do Ceará.
2. Constrói o Seminário Cardeal Frings, nome dado em gratidão ao arcebispo de Colônia, Alemanha, atual Seminário São José – Teologia, no bairro Dias Macedo, para abrigar os seminaristas do Seminário Menor, separando em duas casas distintas os seminários menor e maior.
3. Trouxe, em janeiro de 1964, Dom Gerald Milleville, 52 anos, arcebispo de Konakry, na Guiné Francesa, para ser o Vigário Geral das Comunidades Religiosas na Arquidiocese de Fortaleza. Havia sido expulso da Guiné, durante as lutas de emancipação.
4. Instalou a sede do recém criado Regional Nordeste I da CNBB (Ceará, Piauí e Maranhão), no Palácio Episcopal.Os bispos do Nordeste, reunidos em Roma, durante aúltima sessão do Concílio Vaticano II, decidiram dividir a Região Nordeste em três Regionais. Dessa forma o Regional Nordeste 1 da CNBB deve estar fazendo 50 anos de sua criação.
5. Realizou, em 1966, a primeira experiência de equipes de seminaristas morando fora do Seminário com um padre formador: uma na paróquia de Bela Vista e a outra, em um conjunto habitacional do Mucuripe.
6. Adquiriu e aparelhou o Centro de Treinamento Frederico Ponte, na serra da Aratanha, em Pacatuba, para encontros, retiros, assembleias arquidiocesanas e regionais que passaram a ser realizadas lá, mesmo com a deficiência de estradas.


7. Fechou o Seminário da Prainha em janeiro de 1967, transferindo os seminaristas de Filosofia e Teologia para outros seminários, sobretudo para São Paulo e Recife. Os de São Paulo ficaram morando na Paróquia de Tucuruvi e os de Recife, no Seminário de Camaragibe.
8. Fundou, em 1967, no Seminário da Prainha, o Instituto Superior de Ciências da Religião (ISCRE), que anos depois se transformou em ICRE, e nomeou uma equipe por ele constituída para levar adiante um projeto conjunto de formação de leigos e de vocacionados ao ministério presbiteral.
9. Apoiou os movimentos da ação católica: Juventude Agrária Católica (JAC), Juventude Estudantil Católica (JEC), Juventude Independente Católica (JIC), Juventude Operária Católica (JOC), Juventude Universitária Católica (JUC), Ação Católica Operária (ACO), inclusive com mensalidades pagas pela Arquidiocese para dirigentes leigos liberados. Apoiou também o Movimento de Educação de Base – MEB. As associações e obras pias continuavam. Ainda não haviam surgido as pastorais, nem se falava em agentes de pastoral. As CEBs estão começando.
10. Estruturou melhor a Caritas Arquidiocesana, com sede no Palácio Episcopal.
11. Criou a Fundação João XXIII.
12. Vendeu o Palácio Arquidiocesano à Prefeitura de Fortaleza. Preocupado com os padres que procuravam empregos nos colégios, nas universidades ou em repartições públicas, e, obediente ao pacto das Catacumbas, decidiu não morar mais no Palácio e resolveu vendê-lo. O rendimento seria destinado à manutenção do Clero. Esse objetivo falhou, porque a prefeitura demorou demais a pagar, a inflação explodiu e não havia ainda a correção monetária. Em 1970, Dom Delgado foi morar num quarto de hóspede do Seminário da Prainha, (no antigo sítio do Seminário, havia diversos quartos para hospedar os padres, quando vinham a Fortaleza) e só perto de sua renúncia começa a construir a casa para seu sucessor, no local do sítio. A cúria toda, o Secretariado Arquidiocesano e o Secretariado Regional Nordeste 1 vão para o Seminário da Prainha, ala da Monsenhor Tabosa.
13. Publicou alguns livros, entre eles, Igreja, Fé e Pastoral, e Pedaços de Mim Mesmo.
14. Conseguiu da Santa Sé a criação de duas novas dioceses, desmembradas da Arquidiocese de Fortaleza: Quixadá e Itapipoca.

Com informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

EQUIPE REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016


A Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza realizará, no dia 21 de novembro, sábado, das 8 às 16 horas, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade 2016. São convidados a participar dois representantes de cada Paróquia ou Área Pastoral, bem como das Pastorais Sociais, Ceb’s, Organismos e Movimentos.

A Campanha da Fraternidade 2016 ecumênica está se aproximando. Traz como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós, 5,24).

As Campanhas são momentos especiais de mobilização de grande parcela da população diante de uma questão relevante para a sociedade.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é organizada e coordenada, a nível nacional, pelo CONIC – Conselho nacional de Igrejas Cristãs. Deve ser tempo favorável para conhecermos mais e nos aproximarmos de outras Igrejas Cristãs, em vista de um objetivo maior que é a realização de condições de vida mais digna e justa, sobretudo para as pessoas mais prejudicadas em seus direitos, a partir da Campanha da Fraternidade Ecumênica. “... As Campanhas da Fraternidade, Missionária, da Evangelização e Emergenciais, são ocasiões precisas de educação para a solidariedade que brota da fé e da consciência cristã: solidariedade social para com os pobres e corresponsabilidade de todos na realização da missão evangelizadora da Igreja”. (Manual de Animação de Campanhas-Edições CNBB).

A Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza solicita a colaboração de R$ 15,00 por pessoa e a confirmação dos participantes, até o dia 16 de novembro, no Secretariado de Pastoral, pelos telefones: (85) 3388 8701; 3388 8723.

Com informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

EVANGELHO DO DIA

Lucas 14,1.7-11


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor. 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/10/2015 - sábado XXX semana comum

- Romanos 11, 1-2.11-12.25-29 - "nós somos os pagãos que usufruímos das bênçãos da libertação " 

Apesar de Jesus Cristo ter vindo primeiro, para o povo de Israel, são os pagãos, isto é, nós todos que não somos da descendência do povo judeu, que usufruímos primeiramente das bênçãos da libertação. “o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação”. Deus não desistiu do Seu povo, assim sendo, a nossa adesão ao projeto salvífico do Pai será como um caminho aberto para que o povo de Israel, finalmente, compreenda que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Nesta leitura São Paulo, apóstolo dos pagãos, nos dá uma noção de como o Plano de Deus para a nossa salvação se realiza, afirmando que Deus não rejeitou o seu povo, porém, na Sua sabedoria infinita aproveitou "o passo em falso" do povo de Israel e acolheu a todos os que aceitaram a Boa Nova da Salvação. Assim sendo, podemos perceber que o Senhor tudo faz para que a humanidade toda seja salva das garras do pecado, e tenha a vida em abundância que Ele reservou para nós, como Seus filhos e filhas. A mensagem central dessa Palavra para nós, hoje, é a de que não tenhamos preocupação com os "nossos queridos" que ainda não abriram os olhos para Jesus, porque, para esses também o Senhor tem uma metodologia especial. Não importa se uns vêm antes, outros, depois. Basta apenas, que continuemos dando testemunho de fé e de conversão nas nossas atitudes do dia a dia. Um dia, nós iremos entender tudo. Por enquanto façamos a nossa parte, sendo, santos no amor e continuemos caminhando na esperança de que no tempo certo Deus agirá. Que essa palavra inflame o nosso coração de zelo e ardor e, assim, prossigamos na nossa caminhada rumo a "nova terra" prometida por Deus a Abraão. - Você também se preocupa com a salvação e a conversão da sua família?- Você tem dado testemunho de fé no projeto de Deus para ela?- Você confia em que Jesus Cristo veio para salvar a toda a humanidade, portanto os "seus entes queridos", serão salvos?- Você sabia que o Senhor tem pressa em voltar e isto depende também de você?


Salmo 93 - " O Senhor não rejeita o seu povo!"

É muito bom saber que nunca seremos rejeitados (as) por Deus, mas muito pelo contrário, Ele fará tudo para que nós possamos acolher o Seu amor
misericordioso. O Senhor nos forma e educa nos caminhos da Sua lei e nos dá alívio na hora da angústia. O Seu grande amor nos sustenta e não nos deixa cair. Que sejamos retos para andar na justiça é a vontade do Senhor. Que possamos muitas vezes também afirmar como o salmista: "É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da lei"!


Evangelho - Lucas 14, 1.7-11 - " somos apenas os convidados "

Neste Evangelho nós percebemos que Jesus Cristo trouxe para nós a salvação de uma maneira muito abrangente. Ele não se restringiu a nos direcionar apenas para as "coisas do espírito", mas também veio nos formar como homens e mulheres que estão aqui na terra, e, portanto, precisam ser aperfeiçoados, humanamente falando, com o fim de vivenciar relacionamentos harmoniosos e fraternos. Ocupar o primeiro lugar nos dá uma ideia de presunção e de soberba. A mensagem evangélica nos leva a refletir que para Deus somos todos iguais, no entanto, nós próprios não podemos nos autopromover entendendo que somos "mais dignos" que os outros. Seremos reconhecidos (as) por Deus e pelo próximo na medida do nosso serviço e do amor que vivenciarmos. O reconhecimento da nossa verdade, isto é, da nossa capacidade e limitação é o que pode se chamar de humildade. Portanto, enquanto não formos distinguidos no meio dos outros, seremos apenas convidados à espera do lugar que nos foi destinado. No plano espiritual também, somos chamados por Deus, por isso mesmo, precisamos estar atentos (as) porque a cada um Ele reservou um "lugar muito especial". A humildade também requer paciência, esperança, compreensão e aceitação da vontade de Deus. A festa de casamento pode significar o Banquete da Salvação, quando o Noivo receberá Seus convidados e os assentará nos lugares designados pelo Seu Pai. O noivo é Jesus, nós somos apenas Seus convidados, assim sendo, precisamos somente preparar as nossas vestes e aguardar pelo que foi preparado para nós. - Você gosta dos primeiros lugares?- Qual o critério que você usa para escolher o seu lugar em uma festa, como convidado (a)?- Quando você escolhe o lugar você lembra que poderá ter alguém "mais especial" do que você?- O que você entende por humildade e presunção?- Você já está se preparando para a festa do céu?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


SANTO DO DIA - SANTO AFONSO RODRIGUES

Natural de Segóvia na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, infelizmente todos, com o tempo, faleceram.
Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão e depois do noviciado foi enviado para o colégio de formação. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes heróicas que conquistou na graça e querendo ser firme na fé, foi a obediência sua prova de verdadeira humildade.
Santo Afonso sabia ser simples Irmão pois aceitava com amor toda ordem e desejo dos superiores, como expressão da vontade de Deus. Tinha como regra: “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina”. Este santo encantador, com sua espiritualidade ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver quanto ao futuro apostolado na Colômbia.
Místico de muitos carismas, Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617.
Santo Afonso Rodrigues, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova Notícias

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SEMINARISTAS REALIZAM DEZ HORAS DE ORAÇÃO EM HONRA A TODOS OS SANTOS


A vigília acontecerá no Seminário Propedêutico, local onde serão expostas relíquias de santos como a de santa Teresinha do Menino Jesus.

Neste sábado, dia 31, os aspirantes ao sacerdócio do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza participam de vigília de oração em honra a todos os santos. A atividade começa às 22 horas, no Seminário Propedêutico, no Henrique Jorge, e se estenderá até às 8 horas do domingo, dia primeiro, perfazendo um total de 10 de horas de oração. 

"É um dia em que  na Igreja se celebra  em todo o mundo a Solenidade de todos os Santos, aqueles homens e mulheres que em vida ajudaram a transformar o mundo a partir de uma existência voltada para o amor a Deus e ao próximo", explica padre Rafhael Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico. 

Na ocasião serão expostas relíquias de primeiro grau, destaque para a da santa padroeira das missões e doutora da Igreja, santa Teresinha do Menino Jesus. "As relíquias são fragmentos do corpo ou de algo que pertenceu ao santo em vida como roupa e objetos de oração. Elas nos aproximam de Deus pois nos recorda o testemunho daquele santo", ensina o padre Reitor.

Com informações do seminarista Vanderlúcio Souza

REGIÃO EPISCOPAL SÃO JOSÉ REALIZA SEMANA MISSIONÁRIA

A Região Episcopal São José deu início no último dia 24 de outubro e prossegue até 1º de novembro de 2015 a Semana Missionária na Região. A mesma faz parte da programação do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, organizada por cada Região Episcopal. A missão conta com aproximadamente 150 missionários que se colocam a serviço do Reino segundo seus horários disponíveis.
A mesma está indo ao encontro do Povo de Deus nas comunidades que pertencem a paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe e Nossa Senhora Aparecida na Praia do Futuro. Está sendo um momento de graça do Senhor. Na abertura contaram com padres vindos de diversas paróquias da Região. Durante esses dias estão realizando também visitas aos enfermos nas comunidades, alguns padres de outras paróquias da Região tem ajudado bastante. Muita animação, entrosamento e participação estão marcando por demais os dias de missão.

A Região São José convida todo o Povo de Deus para o encerramento da Semana Missionária que acontecerá próximo domingo dia 1º de novembro, às 18h30, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde no Mucuripe. Forte abraço Missionário!
Por Maciel Neto – Secretário da Região São José
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

PAPA FRANCISCO RECORDA DOM ROMERO E OS MÁRTIRES DA ATUALIDADE


Cidade do Vaticano (RV) – Uma delegação de cerca de 500 pessoas guiada por representantes da Igreja e do Governo de El Salvador veio ao Vaticano para agradecer ao Papa Francisco a beatificação de Dom Oscar Arnulfo Romero.
Ao recebê-los na manhã desta sexta-feira (30/10), no Vaticano, o Pontífice falou do significado do martírio, recordando as palavras de Jesus contidas no Evangelho de S. João: “Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só”. “A Igreja sempre teve a convicção de que o sangue dos mártires é semente de cristãos. Sangue de um grande número de cristãos mártires que também hoje, de maneira dramática, segue sendo derramado no campo do mundo, com a esperança certa de que frutificará numa colheita abundante de santidade, de justiça, de reconciliação e de amor a Deus”, disse o Papa.
Francisco recordou, todavia, que não se nasce mártir, mas se trata de uma graça que o Senhor concede. Tampouco é uma imagem que ficou relegada ao passado: “Não, o mártir é um irmão, uma irmã que continua nos acompanhando no mistério da comunhão dos santos.” Além de Dom Romero, o Papa citou o martírio do Padre Rutilio Grande: “Todos esses irmãos são um tesouro e uma esperança para a Igreja e a para a sociedade salvadorenhas.”
Para o Pontífice, o povo de El Salvador ainda tem pela frente uma série de desafios, e segue necessitando do anúncio evangelizador. “Nesta ocasião, faço meus os sentimentos do Beato Romero, que ansiava ver a chegada do momento em que desapareceria de El Salvador a terrível tragédia do sofrimento de tantos irmãos por causa do ódio, da violência e da injustiça.”
“Que o Senhor converta El Salvador num país onde todos se sintam redimidos e irmãos, sem diferenças, porque todos somos uma só coisa em Cristo nosso Senhor”, pediu Francisco.
Língua: a pedra mais dura do mundo
Ao final, o Papa falou de improviso  para recordar que o martírio de Dom Romero não foi no momento de sua morte, mas seu sofrimento foi anterior e posterior. Uma vez morto - “eu era um jovem sacerdote e ouvi” – foi difamado e caluniado inclusive por seus irmãos no sacerdócio e no episcopado. “Ou seja, é lindo vê-lo assim também: um homem que segue sendo mártir. Depois de dar a sua vida, seguiu deixando-se açoitar por todas essas incompreensões e calúnias. Isso me dá força, só Deus sabe. Somente Deus conhece as histórias das pessoas, e quantas vezes as pessoas que deram sua vida continuam sendo lapidadas com a pedra mais dura que existe no mundo: a língua.”
Beatificação
A visita ao Vaticano foi anunciada em 11 de outubro, depois da missa dominical, pelo Arcebispo de San Salvador, Dom José Luís Escobar Alas. Integram a comitiva o Ministro das Relações Exteriores, Hugo Martínez, e o responsável pela segurança nacional, Hato Hásbun. O Arcebispo explicou que a finalidade da viagem é agradecer ao Pontífice pela beatificação de Dom Romero em 23 de maio passado, numa cerimônia na Praça “Salvador del Mundo” da capital salvadorenha.
El Salvador aguarda o Papa
Dom Escobar Alas acrescentou que a visita tem também outra motivação: “Esperamos receber em breve a visita de Sua Santidade ao nosso país e justamente para canonizar Romero”. O Arcebispo reiterou o amplo apoio do governo a esta visita do Papa, como demonstra a inclusão de alguns representantes do Estado na delegação. Também estão em Roma todos os bispos salvadorenhos, sacerdotes, religiosos e leigos engajados em diversas pastorais em todo o país. Dom Escobar Alas afirmou que, durante esta visita, a Igreja em El Salvador pedirá ao Papa também a beatificação do Padre Rutilio Grande – o sacerdote jesuíta assassinado em 1977, que foi o primeiro padre morto por um esquadrão da morte – pouco antes do início da guerra civil – enquanto celebrava a missa numa região pobre da cidade.(BF)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO À CONFERÊNCIA SOBRE O TRÁFICO DE SERES HUMANOS


Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre enviou uma Mensagem aos participantes da Conferência sobre o Tráfico de Seres Humanos, em Madri, promovida pelo Grupo Santa Marta.
O Grupo Santa Marta é composto por oficiais das forças da Ordem e de Bispos, representantes do mundo inteiro, que atuam com a sociedade civil para erradicar o tráfico de seres humanos, assegurar assistência pastoral às vítimas e buscar estratégias de prevenção e reintegração.
O Grupo Santa Marta foi assim denominado por tomar o nome da residência do Papa Francisco, no Vaticano, onde os membros deste grupo ficaram hospedados, em 2014, por ocasião da II Conferência Internacional do Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
O Grupo Santa Marta, constituído ao término desta Conferência, é guido pelo Cardeal Vincent Gerard Nichols, arcebispo metropolitano de Westminster, em Londres, e por Bernard Hogan-Howe, chefe da polícia da capital britânica.
Em sua Mensagem escrita em espanhol, enviada aos participantes do Grupo Santa Marta, reunidos no Mosteiro de São Lourenço de Escorial, em Madri, nesta sexta e sábado, 30 e 31 do corrente, o Santo Padre expressou sua satisfação por este jovem grupo ter já feito tanto no âmbito da erradicação das novas escravidões.
Neste sentido, Francisco recordou um trecho de seu discurso, pronunciado na sede das Nações Unidas em Nova Iorque: “O mundo espera de todos os governantes uma vontade decisiva, prática, constante de passos concretos e medidas para preservar e melhorar o meio ambiente e derrotar o fenômeno da exclusão social e econômica, com suas tristes consequências”.
Entre tais consequências, o Papa citou “o tráfico de seres humanos, comércio de órgãos e tecidos humanos, exploração sexual de menores, trabalho escravo, além da prostituição, do tráfico de drogas e armas, terrorismo e crime internacional organizado... Devemos zelar para que nossas instituições sejam realmente efetivas na luta contra todos estes flagelos”.
Hoje, concluiu o Pontífice, 193 Estados que aderem à ONU têm um novo imperativo moral para combater o tráfico de pessoas, verdadeiro crime contra a humanidade. Logo, a colaboração entre as autoridades civis e eclesiásticas são convidadas a estar ao lado das vítimas e acompanhá-las no caminho da dignidade e da liberdade.
Por fim, o Papa pediu a Deus para que os membros do Grupo Santa Marta possam levar adiante esta missão, tão delicada, humanitária e cristã, curando as feridas abertas e doloridas da humanidade, que representam as chagas de Cristo; possam libertar as vítimas das novas escravidões, reabilitar os prisioneiros e excluídos, desmascarar os traficantes e mercantes, para o bem comum e a promoção da dignidade humana. (MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

DETENTAS FAZEM FLASH MOB EM HOMENAGEM AO PAPA



Ala do presídio feminino de Rebibbia reuniu detentas de várias crenças no flash mob “O Papa é Pop”, uma forma de mostrar o carinho por Francisco
Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano
Flash mob no presídio de Rebibbia / Foto: Twitter Pope is Pop
Flash mob no presídio de Rebibbia / Foto: Twitter Pope is Pop
“O Papa é pop” é o nome de um flash mob improvisado nesta quinta-feira, 29, no presídio feminino de Rebibbia, na Itália, para homenagear o Papa Francisco. As detentas quiseram demonstrar seu afeto pelo Papa, cantando e dançando juntas para mostrar sua alegria com a mensagem de esperança que Francisco faz chegar também a quem está preso.
A apresentação envolveu 50 mulheres da seção feminina do presídio de Rebibbia. Detentas de fé e de cultura diferentes se uniram em uma única paixão: o Papa e a mensagem que ele transmite. A iniciativa partiu do italiano Igor Nogarotto.
“ ‘O Papa é pop’ nasce simplesmente do fato de que Francisco me fascinou. Eu não sou crente, mas me aproximei da Igreja graças a ele, graças ao seu carisma, ao seu modo de ser um pouco fora dos esquemas, mas sobretudo por ser ‘pop’, popular. Ou seja, a vontade de estar em meio ao povo, de estar próximo às pessoas que precisam”, contou Igor.
Esse foi o primeiro flash mob realizado em um presídio italiano. Segundo Igor, a prisão reúne detentas de vários lugares – Tanzânia, Nigéria, Canadá, Libéria – são mulheres que erraram, mas também para elas existe o perdão e a possibilidade de reabilitação.
“São pessoas que erraram, mas podemos dar a elas a possibilidade de serem reinseridas na sociedade, através do sacrifício, do trabalho, do estudo, mas também através de atividades artísticas. E essa é uma coisa que me parece que Francisco diz, estando próximo às pessoas. E mais, é incrível que mulheres católicas, muçulmanas e ortodoxas dancem juntas para o Papa Francisco”, acrescentou Igor.
Segundo a diretora da seção feminina do presídio, Ida Del Grosso, essas iniciativas têm uma particular importância e devem ser sempre acolhidas com fervor, pois possibilitam uma mensagem de unidade. “Elas superaram suas diferenças de idioma, de cultura, trabalharam juntas para a dança, mas para uma dança que tinha um significado grande, de dizer: ‘Papa, estás conosco; te agradecemos porque pensas sempre em nós: nós somos as últimas da sociedade”.
O presídio de Rebibbia já recebeu a visita de Francisco, mas na ala masculina. Ida recordou com emoção os momentos ao lado do Papa. “Viveram a experiência da Missa que o Papa celebrou com elas como se fossem pessoas livres. Puderam mostrar aos seus familiares como o presídio pode dar a elas possibilidades, como aquela de encontrar o Papa. Por que não?”.

MISSAS NO DIA DE FINADOS EM ALGUNS CEMITÉRIOS DE FORTALEZA


Dia 2 de novembro, Dia de Finados, é dia de lembrar todos aqueles que partilharam conosco a sua vida e que já faleceram. O Dia de todos os Santos, 1º de novembro, fez com que surgisse um dia dedicado à memória de todos os mortos. As duas festas tem como pretexto fatos transcendentes, mas na verdade celebram realidades desta vida. A Fundamentação Bíblica para o Dia de Finados é encontrada no Segundo Livro dos Macabeus capítulo doze versículo quatro (12, 4), onde se lê: “Rezou pelos Mortos”.
Hora de rezar, celebrar o dom vida e pedir a intercessão dos irmãos que partiram.finados

Programação de Missas no Dia de Finados em algunsCemitérios:

  • 1 – Cemitério Parque da Paz
Dia 2 de novembro – Dia de Finados – Às 10 horas, missa presidida pelo Padre do Shalom.
Informações: (85) 3295 2577 ou 3295- 5464, no Cemitério Parque da Paz.

  • 2 – Cemitério Bom Jardim
Dia 2 de novembro – Dia de Finados – às 8 horas, missa presidida pelo padre Watson Holanda, pároco da do Bom Jardim.
E às 15 horas, missa presidida pelo Padre Brandão.
O Cemitério do Bom Jardim fica na Est. do Jatobá, nº 2668, no Parque Santa Cecília. Informações pelo telefone (85) 3452 2465, no Cemitério do Bom Jardim.

  • 3 – Cemitério da Parangaba
Dia 2 de novembro – Dia de Finados – às 9 horas, missa presidida pelo Padre Mauri da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos da Parangaba.
Às 16 horas, missa presidida pelo Padre Ramos, Igreja Bom Jesus dos Aflitos da Parangaba.
O Cemitério da Parangaba fica próximo ao terminal da Parangaba. Informações pelo telefone (85) 3292 3090, no Cemitério da Parangaba.

  • 4 – Cemitério Jardim Metropolitano
Dia 2 de Novembro – Dia de Finados – Às 10 horas e às 16 horas, missa presidida pelo Padre Wagner.
O Cemitério Jardim Metropolitano fica na Rodovia Anel Viário nº 4261 – Eusébio. Informações pelo telefone (85) 3033 5555, Cemitério Jardim Metropolitano.

  • 5 – Cemitério São João Batista
Dia 30 de outubro, 10 horas, missa presidida pelo Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Dia 31 de outubro, às 10 horas, missa presidida pelo Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Dia 1º de novembro, às 10 horas, missa presidida pelo Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Dia 2 de novembro – Dia de Finados – às 7 horas, missa presidida pelo Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Às 8h30min, missa presidida pelo Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Às 10 horas, missa presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza e concelebrada com o Padre Targino – Capelão do Cemitério.
Às 12 horas, missa presidida pelo Padre Sá.
Às 14 horas, missa presidida pelo Padre Sá.
Às 16 horas, missa presidida Padre Moésio.
O Cemitério São João Batista fica na Rua Pe. Mororó, nº 487, no Centro, em Fortaleza. Informações pelo telefone (85) 3212 8415.

  • 6 – Cemitério de Messejana
Dia 2 de novembro – Dia de Finados – às 9 horas, missa presidida pelo Padre Emílio César Porto Cabral, pároco da Igreja de Messejana.
Às 16 horas, missa presidida pelo Padre Emílio César Porto Cabral, pároco da Igreja de Messejana.
O Cemitério de Messejana fica na Rua José Severiano, nº 290, em Messejana, em Fortaleza.
Informações na Paróquia de Messejana pelo telefone (85) 30450103 ou 3345 0102.

  • 7 – Cemitério São Vicente de Paula (Cemitério do Mucuripe)
Como o Cemitério do Mucuripe é de frente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe, as missas serão na Igreja Matriz nos seguintes horários:
Às 7 horas, missa presidida pelo Padre Alderi Leite de Araújo, pároco da Igreja do Mucuripe.
Às 8h45min, missa presidida pelo Padre Fernando Pontes.
Às 17 horas, missa presidida pelo Padre Ramalho.
Às 19 horas, missa presidida pelo Padre Manfredo Oliveira .
O Cemitério do Mucuripe fica na Av. Abolição, 3986, Mucuripe.
Informações na Paróquia do Mucuripe pelo telefone (85) 32631538.