quinta-feira, 3 de setembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

03/09/2015 – 5ª. Feira XXII semana comum

 Colossenses 1, 9-14 - “a herança dos santos”

A Luz de Deus é a herança dos santos, por isso todos nós que caminhamos com Fé em Jesus Cristo, possuímos a Luz do Espírito Santo que nos liberta do poder das trevas. Iluminados, pois, pelo Espírito Santo, todos nós temos a capacidade de conhecer plenamente a vontade de Deus para nossa vida. O Senhor deseja que levemos uma vida digna Dele, para que lhe sejamos agradáveis em tudo e produzamos bons frutos em toda obra que praticarmos. Na mesma medida em que crescemos no conhecimento da vontade de Deus seremos também animados de muita força, paciência e constância. Somos passageiros aqui na terra, e a graça que recebemos no nosso Batismo é como que um bilhete de primeira classe para fazermos o percurso da nossa viagem terrena. Contudo, quando não temos consciência dessa realidade, nós peregrinamos como viajantes da última classe e as trevas nos impedem de enxergar o que Deus tem nos preparado. Pelo Batismo nós nos tornamos participantes da Luz e as trevas não têm mais poder sobre nós, por isso, temos em nós o sinal indelével de filhos amados e, por conseguinte, dos santos. Precisamos tomar consciência da nossa situação privilegiada para que caminhemos peregrinando em busca do céu. - Como você tem viajado? Como passageiro da primeira ou da última classe? - O que você está esperando para se apropriar do lugar que Deus lhe reservou?- Você se considera uma pessoa “iluminada” pela Luz de Deus?


Salmo 97 – “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações”

A salvação é oferecida a todos os homens e mulheres da terra. O poder de Deus se manifesta na vida de cada um por meio da sua justiça e do Seu amor fiel. Todos nós podemos contemplar desde já a salvação que Deus providenciou para nós, quando reconhecemos que Jesus Cristo é o nosso Salvador e O aclamamos como o nosso Senhor e Rei.

Evangelho – Lucas 5, 1-11 – “ a pesca da nossa vida”

Ancorados nas Palavras de Jesus, Pedro e os outros discípulos, depois de uma noite de pesca infrutífera, tiveram a coragem para voltar a pescar naquele dia. “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.” A Palavra se
cumpriu e eles reconheceram o poder do ressuscitado. Esta mesma Palavra nos anima hoje a avançar na pesca da nossa vida, que é a luta em busca de paz, de felicidade e de plenitude. Ter consciência de que Jesus está perto e que na pesca da nossa vida Ele nos orienta e nos ilumina com o Seu Espírito Santo é a garantia que temos para nunca perder a esperança e continuar lançando a rede do amor de Deus. Mesmo que já tenhamos também, trabalhado a noite inteira e não consigamos pescar nada ou que já se tenha exaurido a nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa de que necessitamos, “em atenção à palavra de Jesus”, devemos prosseguir lançando as redes. Além de nos orientar e providenciar o peixe para nós, Jesus também necessita das nossas redes na vivência do Seu amor a fim de pescar para Ele as almas necessitadas de salvação. Criado por Deus o homem tem como objetivo viver a harmonia com Ele e com o próximo, porém isto só lhe será possível quando ele se atirar nos braços do amor misericordioso de Deus. Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens! As águas mais profundas são hoje o conhecimento de Deus e da Sua Lei, ensinamentos e decretos. Quanto mais mergulharmos no Evangelho e nas Escrituras, mais iremos encontrar respostas para os nossos questionamentos, para e angústias. Que a nossa pesca seja profícua e não se restrinja tão somente ao nosso circulo de amizade. Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor misericordioso que nos perdoa e nos motiva a também perdoar. - Com que objetivo você trabalha e luta na vida? - No final, de quem será todo o resultado do seu trabalho? Para que servirá? - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: