quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PAPA FRANCISCO: OBRIGADO, SENHOR!

 

 
Cidade do Vaticano (RV) - Seguindo a tradição, neste último dia do ano o Papa Francisco presidirá, às 17 horas, na Basílica de São Pedro, à celebração das primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima, concluindo com o canto do Te Deum, em ação de graças pelo ano de 2014. A Rádio Vaticano transmite esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 16h50 (13h50 – horário de Brasília).
Vésperas
Este momento de oração final do ano está tradicionalmente ligada à Cidade de Roma, em que participam o Vigário para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, com todos os bispos auxiliares.
Na homilia do ano passado, Francisco nos convidou à reflexão com as seguintes palavras: “No momento em que termina o ano, recolhamos, como que num cesto, os dias, as semanas, os meses que vivemos, para oferecer tudo ao Senhor. E questionemo-nos corajosamente: como vivemos o tempo que Ele nos concedeu? Usamo-lo sobretudo para nós mesmos, para os nossos interesses, ou soubemos usá-lo também para os outros? Quanto tempo dedicamos a estar com Deus, na oração, no silêncio, na adoração?”
Assim como no ano passado, no final da cerimônia o Santo Padre vai à Praça de São Pedro, para uma oração diante do Presépio.
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus
Quinta-feira, primeiro de janeiro, às 10 horas locais, sempre na Basílica Vaticana, o Papa preside à Missa da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, naquele que é também o quadragésimo oitavo Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo VI.
A Rádio Vaticano transmitirá esta celebração eucarística ao vivo, com comentários em português, a partir das 6h50 (horário de Brasília).
Twitter
O último tuíte do ano do Papa Francisco é simples, mas significativo: Obrigado, Senhor!
(BF)(from Vatican Radio)

Fonte: Rádio Vaticano

ICÓ CONCLUI FESTA DO SENHOR DO BONFIM

                                               

                                                         


 
         


Image-0-Artigo-1769849-1
As celebrações ficarão encerradas hoje com a tradicional procissão que percorrerá as principais ruas do Centro histórico de Icó; a festa reúne milhares de fiéis da região Centro-Sul, de outras cidades e do vizinho estado da Paraíba
Icó Uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará ocorre na cidade de Icó, localizada na região Centro-Sul, distante 360 km de Fortaleza. Os católicos celebram, com fervor e devoção há 265 anos, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). O novenário, reunindo milhares de devotos em celebração campal em frente ao santuário, fica encerrado nesta quarta-feira (31/12).
As festividades em louvor ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 e vão além do novenário, pois no próximo dia 6 de janeiro, ocorre a recondução da imagem do santo ao altar mor. Entre o dia 1º e o dia 6 a imagem fica exposta para devoção dos católicos. Neste ano, o tema do novenário é "Unidos a Cristo Videira, o Senhor do Bonfim, produzimos frutos como verdadeiros discípulos".
As novenas têm celebração campal, ao lado do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico da Cidade. A participação dos fiéis é crescente e obteve um impulso desde 2010 a partir da chegada de frades carmelitas. Os religiosos realizam um trabalho permanente de catequese e missões que motivam os devotos, fazem peregrinação nos bairros e nas comunidades rurais.
Amanhã (dia 1º de janeiro) acontece a tradicional procissão pelas ruas do Centro histórico. A caminhada com a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, vinda de Portugal, começa às 17 horas e deve reunir cerca de 20 mil fiéis.
Durante a celebração do novenário, os devotos ocupam uma ampla área defronte ao santuário. Em dezembro de 2011, a igreja de Senhor do Bonfim foi elevada à categoria de Santuário. Os devotos espalham-se até o Teatro da Ribeira dos Icós. Homens e mulheres, jovens e idosos, cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com fervor e devoção. "A festa está organizada e muito participativa", disse o comerciário, Luís Souza.
A festa em louvor ao Senhor do Bonfim é uma das maiores celebrações religiosas do Ceará. A devoção ao santo é tradicional no Município. A participação dos devotos supera o número dos que comparecem à festa da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, realizada no período de 9 a 18 de dezembro.
Durante dez dias, os devotos homenageiam Jesus. A demonstração de fé começa cedo. Diariamente às 4h30 da madrugada os fiéis fazem caminhada para os bairros, conduzindo réplica da imagem. À noite, celebram novenas, cujos pregadores são padres locais e convidados da diocese de Iguatu.
Devotos
A procissão de Senhor do Bonfim é um acontecimento esperado a cada ano na região. Atrai devotos, pagadores de promessa do Ceará e de outros Estados. O andor com a imagem de Jesus Crucificado é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos. Depois de duas horas de caminhada, ocorre a esperada queima de fogos e rojões espalhados em fila dupla numa extensão de 500 metros no Largo do Thebérge, Centro histórico da Cidade.
Em seguida, há a bênção do Santíssimo Sacramento no altar e os ritos finais de celebração. A festa reúne milhares de devotos oriundos da região Centro-Sul e de outras cidades. Da vizinha Paraíba, há fiéis que participam dos festejos para pagar promessas ou renovar preces. (HB)

Fonte: Diário do Nordeste

CELEBRAÇÃO: RÉVEILLON DA PAZ ESPERA REUNIR 7 MIL PESSOAS



Image-0-Artigo-1770342-1
O evento terá entrada gratuita e está marcado para início às 22h, na barraca Sarah Beach
FOTO: BRUNO GOMES
Nesta virada de ano, a Comunidade Católica Shalom realiza, na Praia do Futuro, mais uma edição do Réveillon da Paz. A festa contará com cerca de sete horas de programação, dentre apresentações musicais e momentos de louvor e adoração. A expectativa da entidade é receber 7 mil pessoas.
A orla marítima foi novamente escolhida para abrigar a comemoração do Ano Novo. Entre os artistas confirmados estão a Banda E3, o cantor Naldo José, o paulista Gil Monteiro, a banda Missionário Shalom e a cantora Ana Gabriela. Próximo à meia-noite, o Padre Antônio Furtado comandará uma oração diante do Santíssimo Sacramento, onde o público será convidado a celebrar os feitos do ano.
O evento terá entrada gratuita e está marcado para às 22h, na Barraca Sarah Beach. O encerramento deve ocorrer às 5h. Além de Fortaleza, as cidades de Itapipoca e Sobral também recebem o Réveillon da Paz.

Fonte: Diário do Nordeste

PAPA FRANCISCO: GRANDE MENTIRA FAZER CRER QUE EXISTEM VIDAS INDIGNAS DE SER VIVIDAS

 


Cidade do Vaticano (RV) - É uma grande mentira fazer crer que certas vidas não são dignas de ser vividas: é o que escreve o Santo Padre na Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo, a ser celebrado em 11 de fevereiro de 2015 com o tema “Sapientia cordis”. “Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo”, extraído do Livro de Jó (29, 15).
“O tempo gasto junto do doente é um tempo santo. É louvor a Deus” – afirma o Papa Francisco –, “que nos configura à imagem do seu Filho”, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão” (Mt 20,28).
Abordando o tema em questão na perspectiva da sabedoria do coração, Francisco fala do “valor do acompanhamento”, muitas vezes silencioso, que nos leva a dedicar tempo aos enfermos que, “graças à nossa proximidade e ao nosso afeto, se sentem mais amados e confortados”.
Ao invés – exclama o Pontífice – “que grande mentira se esconde por trás de certas expressões que insistem muito sobre a ‘qualidade da vida’ para fazer crer que as vidas gravemente afetadas pela doença não mereceriam ser vividas!”
Às vezes – observa o Papa Francisco – o nosso mundo esquece o valor especial que tem o tempo gasto à cabeceira do doente, porque, obcecados pela rapidez, pelo frenesim do fazer e do produzir, “esquece-se a dimensão da gratuidade, do prestar cuidados, do encarregar-se do outro”. No fundo, pondera o Papa, “por trás desta atitude, há muitas vezes uma fé morna”, que esqueceu a palavra do Senhor que diz: “a Mim mesmo o fizeste” (Mt 25, 40).
Por isso, Francisco recorda mais uma vez “a absoluta prioridade da ‘saída de si próprio para o irmão’, como um dos dois mandamentos principais que fundamentam toda norma moral e como o sinal mais claro para discernir sobre o caminho de crescimento espiritual em resposta à doação absolutamente gratuita de Deus” (Exort. ap. Evangelii gaudium, 179).
A caridade precisa de tempo, prossegue a Mensagem. “Tempo para cuidar dos doentes e tempo para os visitar. Tempo para estar junto deles”. Mas é preciso não tornar-se como os amigos de Jó, que “escondiam dentro de si um juízo negativo acerca dele”: pensavam que a sua infelicidade fosse o castigo de Deus por alguma culpa dele.
Pelo contrário, continua o Papa, “a verdadeira caridade é partilha que não julga, que não tem a pretensão de converter o outro; está livre daquela falsa humildade que, fundamentalmente, busca aprovação e se compraz com o bem realizado”.
A experiência do sofrimento – escreve Francisco – “só encontra a sua resposta autêntica na Cruz de Jesus, ato supremo de solidariedade de Deus para conosco, totalmente gratuito, totalmente misericordioso. E esta resposta de amor ao drama do sofrimento humano, especialmente do sofrimento inocente, permanece para sempre gravada no corpo de Cristo ressuscitado, naquelas suas chagas gloriosas que são escândalo para a fé, mas também verificação da fé” (cf. Homilia na canonização de João XXIII e João Paulo II, 27 de abril de 2014).
Então – prossegue o Santo Padre – “também as pessoas imersas no mistério do sofrimento e da dor, se acolhido na fé, podem tornar-se testemunhas vivas duma fé que permite abraçar o próprio sofrimento, ainda que o homem não seja capaz, pela própria inteligência, de o compreender até ao fundo”.
O Papa Francisco recorda, portanto, os muitos cristãos que também hoje testemunham, não com palavras, mas com a sua vida radicada numa fé genuína, ser ‘olhos para o cego’ e ‘pés para o coxo’! Pessoas que estão próximas dos doentes que precisam de uma assistência contínua, de uma ajuda para lavar-se, para vestir-se, para alimentar-se.
Esse serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e enfadonho. É relativamente fácil servir por alguns dias, mas é difícil cuidar de uma pessoa durante meses ou até mesmo durante anos, inclusive quando esta não é mais capaz de agradecer. Todavia – afirma o Papa Francisco –, é um “grande caminho de santificação”. (RL)
(from Vatican Radio)
 
Fonte: Rádio Vaticano

TELEGRAMA DO PAPA FRANCISCO PELO ASSASSÍNIO DO PADRE GOROSTIETA NO MÉXICO

 

Num telegrama assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Papa exprime a sua tristeza a D. Maximino Miranda, aos fiéis da Diocese e aos familiares do malogrado, e reza pelo eterno descanso desse sacerdote em Cristo, vítima de uma injustificada violência.
O Papa colhe a ocasião para manifestar mais uma vez a sua firme reprovação de todo e qualquer atentado à vida humana e à dignidade das pessoas e exorta os sacerdotes e demais agentes de evangelização naquela Diocese a continuarem com ardor a sua missão eclesial apesar das dificuldades, seguindo o exemplo de Jesus, o Bom Pastor.
(from Vatican Radio)
 
Fonte: Rádio Vaticano

PAZ E CONSAGRADOS NAS INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA JANEIRO

 


Cidade do Vaticano (RV) - O ano de 2015 se abre com uma Intenção Universal de oração pela promoção da paz.
"Para que as pessoas de diferentes tradições religiosas e todos os homens de boa vontade colaborem na promoção da paz", diz o texto proposto pelo Papa ao Apostolado da Oração.
Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro de 2015, Francisco pede orações “a fim de que cessem as guerras, os conflitos e os inúmeros sofrimentos provocados quer pela mão do homem quer por velhas e novas epidemias e pelos efeitos devastadores das calamidades naturais. Rezo de modo particular para que, respondendo à nossa vocação comum de colaborar com Deus e com todas as pessoas de boa vontade para a promoção da concórdia e da paz no mundo, saibamos resistir à tentação de nos comportarmos de forma não digna da nossa humanidade”.
Ano da Vida Consagrada
Já a Intenção pela Evangelização é dedicada aos consagrados: "Para que, neste ano dedicado à vida consagrada, as consagradas e os consagrados descubram a alegria de seguir a Cristo e se dediquem zelosamente ao serviço dos pobres".
No dia 30 de novembro de 2014, foi dado início ao ano dedicado à Vida Consagrada, que só terminará em 2 de fevereiro de 2016. O Papa Francisco reconhece que a alegria do Evangelho caminha lado a lado com o serviço dos pobres, realizado por diversos corações generosos ao redor do mundo. Ele nos convida a rezar para a redescoberta dessa alegria, fruto do aprofundamento das raízes da vocação, e retornar ao primeiro chamado.(BF). (from Vatican Radio).

Fonte: Rádio Vaticano  

SANTO DO DIA - SÃO SILVESTRE

Este Papa do início da nossa Igreja era um homem piedoso e santo, mas de personalidade pouco marcada. São Silvestre I apagou-se ao lado de um Imperador culto e ousado como Constantino, o qual, mais que servi-lo se terá antes servido dele, da sua simplicidade e humanidade, agindo por vezes como verdadeiro Bispo da Igreja, sobretudo no Oriente, onde recebe o nome de Isapóstolo, isto é, igual aos apóstolos.
E na realidade, nos assuntos externos da Igreja, o Imperador considerava-se acima dos próprios Bispos, o Bispo dos Bispos, com inevitáveis intromissões nos próprios assuntos internos, uma vez que, com a sua mentalidade ainda pagã, não estava capacitado para entender e aceitar um poder espiritual diferente e acima do civil ou político.
E talvez São Silvestre, na sua simplicidade, tivesse sido o Papa ideal para a circunstância. Outro Papa mais exigente, mais cioso da sua autoridade, teria irritado a megalomania de Constantino, perdendo a sua proteção. Ainda estava muito viva a lembrança dos horrores por que passara a Igreja no reinado de Diocleciano, e São Silvestre, testemunha dessa perseguição que ameaçou subverter por completo a Igreja, terá preferido agradecer este dom inesperado da proteção imperial e agir com moderação e prudência.
Constantino terá certamente exorbitado. Mas isso ter-se-á devido ao desejo de manter a paz no Império, ameaçada por dissenções ideológicas da Igreja, como na questão do donatismo que, apesar de já condenado no pontificado anterior, se vê de novo discutido, em 316, por iniciativa sua.
Dois anos depois, gerou-se nova agitação doutrinária mais perigosa, com origem na pregação de Ario, sacerdote alexandrino que negava a divindade da segunda Pessoa e, consequentemente, o mistério da Santíssima Trindade. Constantino, inteirado da agitação doutrinária, manda mais uma vez convocar os Bispos do Império para dirimirem a questão. Sabemos pelo Liber Pontificalis, por Eusébio e Santo Atanásio, que o Papa dá o seu acordo, e envia, como representantes seus, Ósio, Bispo de Córdova, acompanhado por dois presbíteros.
Ele, como dignidade suprema, não se imiscuiria nas disputas, reservando-se a aprovação do veredito final. Além disso, não convinha parecer demasiado submisso ao Imperador.
Foi o primeiro Concílio Ecumênico (universal) que reuniu em Niceia, no ano 325, mais de 300 Bispos, com o próprio Imperador a presidir em lugar de honra. Os Padres conciliares não tiveram dificuldade em fazer prevalecer a doutrina recebida dos Apóstolos sobre a divindade de Cristo, proposta energicamente pelo Bispo de Alexandria, Santo Atanásio. A heresia de Ario foi condenada sem hesitação e a ortodoxia trinitária ficou exarada no chamado Símbolo Niceno ou Credo, ratificado por S. Silvestre.
Constantino, satisfeito com a união estabelecida, parte no ano seguinte para as margens do Bósforo onde, em 330, inaugura Constantinopla, a que seria a nova capital do Império, eixo nevrálgico entre o Oriente e o Ocidente, até à sua queda em poder dos turcos otomanos, em 1453.
Data dessa altura a chamada doação constantiniana, mediante a qual o Imperador entrega à Igreja, na pessoa de S. Silvestre, a Domus Faustae, Casa de Fausta, sua esposa, ou palácio imperial de Latrão (residência papal até Leão XI), junto ao qual se ergueria uma grandiosa basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador e mais tarde a S. João Batista e S. João Evangelista (futura e atual catedral episcopal de Roma, S. João de Latrão). Mais tarde, doaria igualmente a própria cidade.
Depois de um longo pontificado, cheio de acontecimentos e transformações profundas na vida da Igreja, morre S. Silvestre I no último dia do ano 335, dia em que a Igreja venera a sua memória. Sepultado no cemitério de Priscila, os seus restos mortais seriam transladados por Paulo I (757-767) para a igreja erguida em sua memória.

São Silvestre, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova Notícias

EVANGELHO DO DIA

João 1,1-18
 
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.Glória a vós, Senhor. 1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/12/2014 – 4ª.  Feira - Oitava de Natal

-  1 João 2, 18-21 – “aproveitemos o momento do agora”

Nesta leitura São João nos alerta sobre o tempo em que estamos vivendo e nos fala da última hora. A última hora para nós é sempre o momento do agora na nossa vida. É o tempo em que estamos vivendo e no qual podemos tomar decisões, voltar atrás nas nossas más inclinações e tentar caminhar conforme o desígnio que o Senhor nos reserva. Estamos sempre vivendo esta última hora. Precisamos também ter consciência de que muitas pessoas que hoje recebem conosco a mensagem do Evangelho não alcançam o entendimento e, amanhã, podem se afastar tornando-se, muitas vezes, um contra testemunho para o reino de Deus. São João, então, nos adverte sobre o anticristo e nos dá o entendimento de que todos os que fazem oposição ao projeto de amor de Deus são também considerados anticristo.    Quando vivemos desassociados da Palavra de Deus e seguimos as sugestões do nosso próprio querer estamos fazendo oposição ao projeto de amor de Deus. Quando cultivamos o nosso “Deus particular” e, com as nossas ações nos tornamos alguém completamente fora dos padrões de Jesus Cristo, estamos lutando contra a verdade.  “Nem todos são dos nossos”, diz São João.  Uns ficam, outros se afastam, mas os que permanecem recebem a unção de Deus e conhecem a Sua verdade. É fato que nos entristecemos com isto, mas a palavra é clara quando nos afirma que se fossem realmente dos nossos teriam permanecido conosco. Quando temos o entendimento da verdade, quando realmente nós experimentamos a unção do Santo, nós permanecemos firmes e nada nos afastará do nosso posto de espera. Portanto, aproveitemos o momento do agora para nos fortalecer na Palavra de Deus que nos garante a felicidade do céu, hoje. Esta é a última hora. Vivemos da esperança, o Senhor virá e não tardará!  - Você tem refletido sobre o seu momento presente? – Você pretende ficar firme no posto em que está hoje? – O que você espera do amanhã? – você é a favor do projeto de amor de Deus ou às vezes lhe faz oposição?

Salmo 95 – “O céu se rejubile e exulte a terra”

Somos filhos de Deus e herdeiros do céu, portanto temos em nós a semente da eternidade. Deus nos criou para que sejamos habitantes do céu e, desde já, Ele nos prepara para que possamos nos aclimatar na nossa futura morada. Cantamos o canto novo do amor que deixa o nosso coração expectante com a chegada do Senhor que vem. Ele sempre está vindo embora que às vezes não O reconheçamos. Mesmo assim, pela Fé, nós podemos anunciar já a salvação que Ele nos trouxe e cantar hinos de louvor.

Evangelho – João 1, 1-18 – “A Palavra de Deus é a Luz para nossos passos!”
Jesus é a Palavra, Jesus é a Luz!  Jesus é o personagem central da Bíblia. A Palavra de Deus foi quem criou o céu e a terra. Foi Ela quem nos fez filhos de Deus e nos trouxe a Sua graça. A Palavra de Deus está no meio de nós. A Palavra de Deus é a Luz!   Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. “Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”!  Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram através Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imprescindível que tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Por isso neste tempo em que ainda vivenciamos as alegrias do Natal precisamos refletir e meditar para observar como estamos acolhendo a Palavra e se, realmente nós a temos encarnada na nossa vida de maneira que Ela possa dirigir as nossas ações.  Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e nos dá a garantia das Suas promessas para nós. Ela é a Luz que nos tira das trevas da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos (as), de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. – A Palavra de Deus tem influenciado as suas ações? – Você tem sabido ouvi-La e vivê-La? – Você tem dado ao mundo testemunho da Luz de Cristo? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

EVANGELHO DO DIA

Lucas 2,36-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/12/2014 – 3ª.feira - Oitava de Natal 

-  1 João 2, 12-17 –  “o mundo passa ”      

Nesta leitura São João dirige palavras de esperança aos pais e aos filhos, encorajando os jovens a permanecerem firmes no conhecimento de Deus com o propósito de vencer o Maligno. O conhecimento de Deus e da Sua Palavra é o segredo para que possamos nos livrar das investidas do Príncipe das Trevas que é o inspirador da mentalidade do “mundo”. “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo”, nos diz São João!  As coisas do mundo significam tudo o que nos afasta da vivência dos mandamentos da Lei de Deus e desvirtuam a nossa alma e oferecem prazer, apenas ao nosso sensualismo.  São as concupiscências, isto é, os desejos da carne, dos olhos e a soberba da vida. São práticas que nos trazem alegria passageira e que deixam um vazio imenso no nosso coração. Por isso, quando nos dedicamos exageradamente ao exercício de comprar demais, beber e comer em demasia, ou quando destinamos muito tempo cuidando do nosso corpo, da beleza física, quando passamos horas em jogatinas e diversões abusivas, ou quando recebemos muitos elogios e vivemos cercados (as) de pessoas que nos enaltecem demais, nós percebemos que o nosso interior fica empobrecido e nos sentimos entediados (as). Muitas pessoas, porque não têm conhecimento de Deus, vivem nessa busca desenfreada e nada lhes preenche a alma. Quando nós caímos na tentação das concupiscências nós pecamos. O pecado é uma carga pesada que nos deixa com sentimentos de culpa e de infortúnio, por isso é que o apóstolo João nos apresenta a misericórdia e o amor do Pai como uma força poderosa para a nossa restauração. Na medida em que nos aprofundamos na ciência de Deus e descobrimos a Sua mensagem de amor manifestada na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo nós vamo-nos libertando dos atrativos do mundo e começamos a ser saciados (as) com o alimento do céu tornando-nos pessoas vitoriosas a qualquer momento e em todas as circunstâncias. – Você é uma pessoa muito dedicada às “coisas do mundo”? – Você dedica mais tempo a malhação e esquece a oração? – Qual o tempo que você tem dispensado a reflexão com a Palavra de Deus? – Você tem crescido no conhecimento do Pai? – Pense nisso e faça os seus propósitos para 2009.

Salmo95 – “O céu se rejubile e exulte a terra!”

O salmista nos convoca a praticarmos o que Deus deseja para nós; entrar em unidade com o céu para entoarmos o mesmo louvor e sermos participantes da alegria que reina lá. Por isso, ele convoca todas as famílias das nações, isto é, a família da terra a dar ao Senhor o poder e a glória que são devidas ao Seu nome. Quando nós oferecemos sacrifício de louvor, quando adoramos a Deus na Sua santidade nós nos tornamos pessoas que têm a marca da família do céu e conseguimos refletir a Sua glória no nosso rosto alegre.

Evangelho – Lucas 2, 36-40 – “Jesus  vem ao nosso encontro como criança”


Ana, mulher de idade já avançada cumprira a sua função de esposa e, quem sabe, de mãe, mas ainda esperava com confiança o Salvador que fora prometido por Deus nas escrituras. Por isso, “não saia do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações”.  Pela sua persistência e confiança na Palavra de Deus Ana foi agraciada e reconheceu em Jesus o Filho de Deus. Por isso não se cansava de falar a todos sobre o menino com palavras de esperança e louvor a Deus. Se nós também permanecermos firmes no “templo”, isto é, na oração, no serviço a Deus, na adoração, com a nossa mente e o nosso coração voltados para as revelações do céu, com certeza, nós enxergaremos a chegada de Jesus como uma criança pequeninha que vem de mansinho e nos torna pessoas serenas, amáveis e de palavras que expressam a nossa alegria interior. Jesus Cristo que nasce no nosso coração vem como criança, mas também cresce em nós em sabedoria e graça na medida em que perseveramos no Seu conhecimento e na Sua intimidade. Desse modo, a perseverança da profetiza Ana é para nós um exemplo a ser seguido, mesmo que já tenhamos esperado muito e nada ainda tenha acontecido. – Você também tem esperado a libertação do seu coração? – O que ainda o (a) tem deixado preso (a) ao mundo? – Você frequenta o “templo” com assiduidade? – Você é perseverante nas coisas de Deus ou desiste com facilidade?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ

Se o Natal tiver sido ao domingo; não tendo sido assim, a Sagrada Família celebrar-se-á no domingo dentro da Oitava do Natal.
Da alocução de Paulo VI, Papa, em Nazaré, 5.1.1964:
O exemplo de Nazaré:
Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho. Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a Jesus para Se revelar ao mundo. Aqui tudo fala, tudo tem sentido. Aqui, nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discípulos de Cristo. Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a esta humilde e sublime escola de Nazaré! Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas!
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo, nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito e tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor de uma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.
Uma lição de trabalho. Nazaré, a casa do Filho do carpinteiro! Aqui desejaríamos compreender e celebrar a lei, severa mas redentora, do trabalho humano; restabelecer a consciência da sua dignidade, de modo que todos a sentissem; recordar aqui, sob este teto, que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que a sua liberdade e dignidade se fundamentam não só em motivos econômicos, mas também naquelas realidades que o orientam para um fim mais nobre. Daqui, finalmente, queremos saudar os trabalhadores de todo o mundo e mostrar-lhes o seu grande Modelo, o seu Irmão divino, o Profeta de todas as causas justas que lhes dizem respeito, Cristo Nosso Senhor.
João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família, 1994, escreve:
A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do “evangelho da família”, mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja…
A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.
Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!
Fonte:Canção Nova Notícias

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

MENSAGEM DE DOM LEONARDO STEINER: 2014 - ANO DA GRAÇA DO SENHOR


O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, em mensagem intitulada2014: Ano da Graça do Senhor, agradece a Deus pelas bênçãos concedidas, o incentivo do papa Francisco e o apoio dos bispos, assessores e colaboradores da entidade. Leia, na íntegra, o texto: 
2014: ANO DA GRAÇA DO SENHOR
Chegamos ao final de mais um ano da graça do Senhor. Maior parte dos dias vivida, lado a lado, com colaboradoras, colaboradores, assessoras e assessores, nos Regionais/filiais ou na Matriz/sede nacional. 2014 passará para a história da CNBB, deixando também sua marca especial.
Quero, pois,neste tempo oportuno do Natal, realçar as bênçãos: a Misericórdia e a Providência de Deus, o Papa Francisco, o nosso trabalho. A Misericórdia de Deus perdoou nossos pecados e nos renovou na esperança; a Providência de Deus cuidou de nossa vida o tempo todo,com desvelos maternais. O papa Francisco nos encorajou com “a Alegria do Evangelho”,confirmando-nos na fé, dando-nos o exemplo. O nosso trabalho foi a oportunidade diária para servirmos nossos irmãos e irmãs.
Recordando as bênçãos, agradeço a Deus. Relembrando o incentivo e apoio dos bispos do Brasil, agradeço aos irmãos da Presidência, do Conselho Permanente e do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), instâncias que tornam presentes, em nosso trabalho diário, todas as forças vivas da Igreja e da sociedade, referenciadas nos Regionais e nas Comissões Episcopais Pastorais.
Às irmãs e aos irmãos que labutam diuturnamente “sob o peso do dia e do calor”, um agradecimento especial:
São mulheres e homens, mães e pais, profissionais que, com o fruto deste trabalho, sustentam suas famílias. Há os que deram sua colaboração e já não mais estão conosco, mas permanecem em nossa lembrança. Vieram novas irmãs e novos irmãos, “sangue novo nas veias da Igreja”.
São cristãs leigas, cristãos leigos, cristãs freiras e cristãos padres que, atendendo a uma convocação da Presidência da CNBB, sob a anuência de seu bispo ou superior(a) religioso(a), se dedicam, uns em tempo integral, a promover as “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, em cada cantinho desse nosso querido país. Muitos deixaram seu contributo e não mais se encontram aqui. Deles também nos lembramosagradecidos.
Aqui, peço licença para nominar e agradecer os que colaboraramconosco, mais recentemente, e que, a partir de 2015, estarão em novos campos de evangelização:Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro que foi assessor da Comissão para a Juventude, Pe. José Carlos Sala que foi assessor da Comissão para a Liturgia/Canto Pastoral, e o Prof. Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos que foi assessor da Comissão para o Laicato/CEBs.Deus os recompense pelo bem que semearam. Registro também nossa homenagem póstuma ao Sr. Antônio Bicarato,nosso revisor.
Por fim, aos que seguirão conosco, na Matriz, nos Regionais, e nas Comissões Episcopais até a 53ª Assembleia Geral, Deus lhes conceda a bênção da perseverança e da paciência, da humildade e da pobreza, para levarmos a término o bom propósito com que assumimos este serviço à Igreja e ao Brasil, pelo período de 2011 a 2015.
Senhora Aparecida, nossa Mãe, protegei-nos! A todos(as) um ANO DA PAZ!


+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

PAPA FRANCISCO VISITARÁ SANTUÁRIO DE POMPEIA EM 2015


Cidade do Vaticano (RV) – “É com imensa alegria e fazendo-me intérprete da já exultante ‘Cidade de Maria’, que posso anunciar que o Papa Francisco estará em visita à nossa Igreja local, no sábado, 21 de março de 2015, durante a próxima peregrinação à Campanha”. Com estas palavras o Arcebispo-Prelado e Delegado Pontifício de Pompéia, Dom Tommaso Caputo, anunciou à comunidade local que a visita do Papa Francisco à Nápoles começará pelo Santuário mariano, onde confiará seu pontificado a Virgem do Rosário. É a terceira viagem do Pontífice à esta região italiana.
“São diversos os motivos pelos quais a presença do Papa Francisco em Pompeia representa um evento de extraordinário significado eclesial – acrescentou Dom Tommaso. A filial e terna devoção mariana que o Papa continua a manifestar é também a raiz do forte compromisso da Igreja de Pompeia para com os últimos e os mais necessitados, compromisso que deu vida à existência da cidade mariana”.
“Hoje, mais do que nunca – prosseguiu - as motivações  de caridade, ligadas intimamente às exigências de justiça e respeito pela dignidade de cada pessoa, devem ter uma resposta. Esperamos que o Papa Francisco nos indique o caminho a ser percorrido para estarmos ainda mais próximos e solidários com a nossa gente”.
Também João Paulo II, em 21 de outubro de 1979, visitou Pompeia e Nápoles, iniciando a sua viagem juntamente pelo santuário mariano, onde retornou em 7 de outubro de 2003 para a conclusão do Ano do Rosário. Em 19 de outubro de 2008 foi a vez de Bento XVI visitar o santuário. (JE).(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano

PAPA FRANCISCO ENTRISTECIDO COM ASSASSINATO DE PADRE NO MÉXICO


Cidade do Vaticano (RV) – Em nome do Papa Francisco, o Cardeal Secretário de Estado do Vaticano enviou uma breve carta ao Bispo de Ciudad Altamirano (México, estado de Guerrero), Dom Maximino Martínez Miranda, expressando dor, participação e “firme condenação” pelo assassinato do Padre Gregorio López Gorostieta.
O Cardeal Pietro Parolin sublinha a tristeza do Pontífice e transmite seu pesar ao “clero, às comunidades religiosas e aos fiéis daquela amada Diocese”, assegurando também orações pelo eterno repouso de “um sacerdote de Cristo vítima de uma violência injustificável”. 
“Sua Santidade manifesta sua firme condenação de tudo o que atenta contra a vida e a dignidade das pessoas; e exorta os sacerdotes e os outros evangelizadores da Diocese a prosseguir com ardor a sua missão eclesial superando as dificuldades, imitando o exemplo de Jesus, Bom Pastor”.
Enfim, o Papa se diz próximo dos familiares do Padre López Gorostieta, concedendo-lhes uma especial “bênção apostólica, em sinal de esperança cristã no Senhor ressuscitado”. 
América perigosa
Com os últimos dois sacerdotes assassinados (Padre Alfonso Cómena Zevallos, morto em 24 de dezembro no Peru e Padre Gregorio López Gorostieta, assassinado entre os dias 25 e 26 no Mexico), o continente americano se confirma como a região mais perigosa para os missionários. Em 2014, os padres mortos de modo violento na América foram 13, em um total de 17 assassinados em todo o mundo. Em 2013, na América, 15 padres foram mortos.(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano

MAIS DE 5 MILHÕES NOS ENCONTROS COM O PAPA FRANCISCO NO VATICANO EM 2014


Cidade do Vaticano (RV) – A Prefeitura da Casa Pontifícia divulgou as estatísticas sobre a participação dos fiéis nos encontros com o Papa Francisco ao longo do ano de 2014, no Vaticano.
O número total de presenças chega a 5.916.800, assim distribuídas: Audiências Gerais 1.199.000, Audiências especiais  567.100, Celebrações Litúrgicas 1.110.700 e 3.040.000 no Angelus.
 O mês de março contou com o maior número de participações nas Audiências Gerais, 135 mil fiéis presentes. Nas audiências especiais, por sua vez,  o mês de maio teve a participação de 208.500 fiéis.
As Celebrações Litúrgicas com maior participação foram no mês de abril, período da Páscoa, com 730 mil presenças. Já o encontro com o Papa Francisco para a Oração do Angelus na Praça São Pedro, no mês de janeiro de 2014, reuniu 600 mil pessoas. (JE).(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano

CONSTRUIR A EUROPA E DAR ESPERANÇA TAMBÉM EM DEUS AOS JOVENS


Teve hoje início e prossegue até ao próximo dia 2 de Janeiro, em Praga, a 37ª edição do encontro de Taizé, etapa do programa geral de “Peregrinação de confiança na Terra” da homónima Comunidade. Cerca de 30 mil jovens da Europa Ocidental e Oriental (católicos, ortodoxos e protestantes)  tomam parte no encontro em cuja organização estão envolvidos uns dois mil voluntários. Os jovens são acolhidos em paróquias e famílias da cidade. Os italianos constituem o grupo mais numeroso depois dos polacos e ucranianos. O fio condutor do encontro são as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da Terra”.
Esta é a segunda vez que Praga acolhe o encontro. O primeiro tinha sido em 1990 depois da queda do muro de Berlim e da revolução checoslovaca.  
O Prior da Comunidade de Taizé, irmão Alois justifica esta escolha afirmando que hoje a situação é muito diferente de 1990, e que há que procurar razões que dão esperança à Europa e aos jovens, por forma a terem também confiança em Deus e viverem esta esperança. Os cristãos na República Checa são uma minoria e “talvez possamos compreender o que significa viver como uma minoria, mas como sal da terra” – disse o irmão Alois em entrevista à Rádio Vaticano.
Comentando o tema escolhido para este ano “Vós sois o Sal da Terra”, o irmão Alois disse ainda que isto quer dizer que não somos cristãos somente do ponto de vista estatístico, mas que podemos viver a força do Evangelho, empenhando-nos a favor da paz, da justiça, lá onde cada um de nós vive. “Em Taizé – continuou – não queremos criar um movimento organizado, mas sim reforçar esta consciência de estar dispersos pelo mundo, para o qual existe uma força de paz e de justiça”.
O programa do encontro conta com orações, reflexões, momentos de partilha com as paróquias e famílias que hospedam os jovens. Tudo culminando na noite de 31 com a vigília de oração para paz; isto porque todos sofremos com a falta de paz no Medio Oriente e na Ucrânia - frisou ainda o prior da Comunidade de Taizé - recordando que no encontro participa também um grupo de jovens do Líbano, país que acolheu muitos refugiados da Síria e do Iraque.
Recordando ao irmão Alois que durante a sua viagem à Turquia o Papa Francisco referiu-se aos jovens de Taizé, dizendo que os jovens pedem à Igreja para dar passos em frente em direcção à plena comunhão – a colega italiana Adriana Masotti perguntou ao prior de Taizé o que suscitou neles esta referência do Papa.
“Naturalmente que estas palavras do Papa constituíram uma grande alegria para nós, mas também um convite a  avançar realmente com os jovens. Aqui em Praga há católicos, mas também protestantes e ortodoxos, que vêm e vivem juntos a fé do Evangelho. Podemos avançar, podemos pormo-nos debaixo do mesmo “tecto” e antecipar assim a unidade pela qual ansiamos. “
***
Mensagem do Papa Francisco para o encontro ecuménico de Taizé
Por ocasião do 37° Encontro europeu organizado pela Comunidade de Taizé e que iniciou nesta segunda-feira em Praga (República Checa), o Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens de toda a Europa e outros continentes que participam no encontro, empenhados na busca de como ser sal da terra, através da oração e do diálogo recíproco. O Papa Francisco vos encoraja nesta busca, lê-se na mensagem, na qual descobrireis a surpreendente confiança que Cristo deposita em vós, convidando os jovens a não se deixarem impressionar pelas próprias limitações e pela pobreza pois Cristo lhes dá a força para serem sal da terra através do seu Espírito que neles habita. E o Papa encoraja os jovens a se voltarem  para Cristo para acolher aquilo que Ele pede,  Ele que vem para dar ao mundo o seu verdadeiro sabor através da descoberta da beleza da comunhão com Deus e entre irmãos e irmãs.
Neste momento em que a República Checa celebra o 25º aniversário do seu regresso à democracia, continua a mensagem, o Papa pede aos jovens para não esquecerem  nas suas orações os mártires e aqueles que manifestavam a sua fé, homens e mulheres de boa vontade, que permitiram, através do dom gratuito de si mesmos, por vezes à custa de grandes sofrimentos, que o seu país reencontrasse um caminho de liberdade. Também vós, diz o Papa,  sois convidados a abrir caminhos de liberdade dando-vos com a disponibilidade de Maria de Nazaré, quando acolheu dentro de si a vida do Filho de Deus.  Em seguida o Papa exprime a sua confiança na imaginação e criatividade dos jovens para que a alegria do Evangelho seja anunciada e escutada hoje, nos seus diferentes países e, citando, a Evangelii Gaudium, sublinha: "Como é bom que os jovens sejam ‘caminheiros da fé’, felizes por levar Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra.
E o Papa termina a mensagem com uma bênção aos jovens que participam no encontro, aos irmãos de Taizé, bem como aos pastores e a todas as pessoas que os acolhem, em Praga e arredores. O encontro termina na próxima sexta-feira, 2 de janeiro.(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano

PAZ E CONSAGRADOS NAS INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA JANEIRO


Cidade do Vaticano (RV) - O ano de 2015 se abre com uma Intenção Universal de oração pela promoção da paz.
"Para que as pessoas de diferentes tradições religiosas e todos os homens de boa vontade colaborem na promoção da paz", diz o texto proposto pelo Papa ao Apostolado da Oração.
Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro de 2015, Francisco pede orações “a fim de que cessem as guerras, os conflitos e os inúmeros sofrimentos provocados quer pela mão do homem quer por velhas e novas epidemias e pelos efeitos devastadores das calamidades naturais. Rezo de modo particular para que, respondendo à nossa vocação comum de colaborar com Deus e com todas as pessoas de boa vontade para a promoção da concórdia e da paz no mundo, saibamos resistir à tentação de nos comportarmos de forma não digna da nossa humanidade”.
Ano da Vida Consagrada
Já a Intenção pela Evangelização é dedicada aos consagrados: "Para que, neste ano dedicado à vida consagrada, as consagradas e os consagrados descubram a alegria de seguir a Cristo e se dediquem zelosamente ao serviço dos pobres".
No dia 30 de novembro de 2014, foi dado início ao ano dedicado à Vida Consagrada, que só terminará em 2 de fevereiro de 2016. O Papa Francisco reconhece que a alegria do Evangelho caminha lado a lado com o serviço dos pobres, realizado por diversos corações generosos ao redor do mundo. Ele nos convida a rezar para a redescoberta dessa alegria, fruto do aprofundamento das raízes da vocação, e retornar ao primeiro chamado.(BF)(from Vatican Radio).
Fonte: Rádio Vaticano