domingo, 31 de agosto de 2014

JOVENS, CRIANÇAS E ADULTOS PARTICIPARAM DO I FESTIVAL JUVENIL VOCACIONAL



A Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, realizou, durante o fim da tarde e noite de ontem, dia 30, o seu I Festival Juvenil Vocacional, na Praça da Capela de Santa Luzia,que contou com uma presença significativa de jovens não só paroquianos como de outras paróquias e comunidades católicas da Renovação Carismática, como a Face de Cristo e a Nova Evangelização. Entre os participantes estiveram  presentes, também, as Equipes de Nossa Senhora e uma representação das Irmãs da Purificação de Maria.

O festival foi iniciado com uma missa campal, presidida pelo padre Amado Vanegas, Superior dos Eudistas no Brasil,  auxiliado pelo padre Luís Gabriel Mendoza, pároco de São João Eudes,  também  animador da celebração eucarística.

As paróquias e as comunidades instalaram barracas na Praça e mostraram o que suas pastorais e movimentos, como o “Encontro de Casais com Cristo”, mais conhecido por ECC,  estão fazendo.
No meio da Praça da Capela Santa Luzia, a quadra de esportes para a prática de vôlei, basquetebol e futebol de salão para os jovens,  foi usada para acolher as crianças com brincadeiras e jogos sendo servido um lanche para elas. No mês de setembro próximo, a Capela iniciará  aos domingos, às 10 horas,a  Missa das Crianças, que será  celebrada pelo pároco padre Luís  Gabriel. 

A noitada do I Festival Juvenil Vocacional, que teve como tema “Lançai as Redes...” foi encerrada com uma adoração ao Santíssimo Sacramento.  

EVANGELHO, EUCARISTIA E ORAÇÃO: O CAMINHO PARA NÃO SERMOS CRISTÃOS SEM CONSISTÊNCIA



Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco, na oração dominical do Angelus deste domingo (31), lembrou o Evangelho de Mateus, no ponto crucial em que Jesus, depois de ter verificado que Pedro e os outros 11 tinham acreditado nEle como Messias e Filho de Deus, “começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse muito..., que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (16,21).
Sobre esse ponto, tanto o Santo Padre como a liturgia deste domingo (31), insistem que “também o apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Roma, diz a eles: ‘Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus’” (Rm 12,2).
Papa Francisco: "De fato, nós, cristãos, vivemos em um mundo totalmente integrado na realidade social e cultural do nosso tempo, e é certo assim; mas isso traz o risco de nos transformarmos em ‘mundanos’, que ‘o sal perca o sabor’, come diria Jesus (Mt 5,13), isto é, que o cristão se ‘modere’, perca a carga da novidade que lhe vem do Senhor e do Espírito Santo. Entretanto, deveria ser o contrário: quando nos cristãos permanece viva a força do Evangelho, ela pode transformar “os critérios de juízo, os valores determinantes, os puntos de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida” (Paolo VI, Esort. ap. Evangelli nuntiandi, 19)."
Papa Francisco usou a imagem do vinho e da água para ilustrar os cristãos e as pessoas mundanas.
Papa Francisco: "Por isso, é necessário se renovar continuamente, atingindo a seiva do Evangelho. E, como se pode fazer isso na prática? Antes de mais nada, lendo e meditando o Evangelho todos os dias, para que a palavra de Jesus esteja sempre presente na nossa vida; além disso, participando da missa dominical, onde encontramos o Senhor na comunidade, escutando a sua Palavra e recebendo a Eucaristia que nos une a Ele e entre nós; e, ainda, são muito importantes para a renovação espiritual, os dias de retiro e de exercícios espirituais."
O Santo Padre também nos chamou para a renovação constante com a Palavra de Deus:
Papa Francisco: "Evangelho, Eucaristia, oração: graças a esses dons do Senhor, podemos nos conformar não ao mundo, mas a Cristo, e segui-lo sobre sua estrada, a estrada do ‘perder a própria vida’ para reencontrá-la (v.25). ‘Perdê-la’ no sentido de doá-la, oferecê-la por amor e no amor – e isso, quer dizer, o sacrifício, a cruz – para recebê-la novamente purificada, livre do egoísmo e da dívida da morte, cheia de eternidade."
Em seguida à mensagem inicial, Papa Francisco concedeu a bênção apostólica a todos fiéis presentes na Praça São Pedro e a quem acompanhava a transmissão ao vivo mundo afora. Nas saudações finais, o Santo Padre lembrou a presença de peregrinos da Itália e do Chile, além de um grande grupo de motociclistas, e de parlamentares católicos reunidos para mais um Encontro Internacional. O Santo Padre ainda fez um último apelo:
Papa Francisco: "Hoje, na Itália, celebra-se o ‘Dia da Proteção da Criação’, promovido pela Conferência Episcopal. O tema deste ano é muito importante: ‘educar para a proteção da Criação, para a saúde de nossas comunidades e das nossas cidades’. Desejo que se reforce o compromisso de todos, instituições, associações e cidadãos, para que sejam protegidas a vida e a saúde das pessoas, também respeitando o ambiente e a natureza." (AC).
Fonte: Rádio Vaticano

MUITO TRISTE VER CRISTÃOS "DILUÍDOS", SAL QUE PERDEU O SABOR: ADVERTÊNCIA DO PAPA FRANCISCO AO ANGELUS


O cristão está chamado a viver bem inserido no mundo, mas sem ser “mundano”. O risco é que o sal perca o seu sabor, que percamos a carga de novidade que nos vem do Senhor e do Espírito Santo. - Recordou-o Papa Francisco neste domingo ao meio-dia, na Praça de São Pedro, comentando o Evangelho da liturgia dominical, em que Jesus repreende severamente o Apóstolo por ele “pensar segundo os homens, não segundo Deus” e, portanto, sem dar por ela, estar da parte de satanás, o Tentador.
Também São Paulo, na segunda leitura, exorta os cristãos de Roma a “não se conformarem com este mundo, mas a deixarem-se transformar, renovando o seu modo de pensar, para poderem discernir a vontade de Deus”.
De facto, nós cristãos vivemos no mundo, plenamente inseridos na realidade social e cultural do nosso tempo, e é justo que assim seja; mas isto comporta o risco de nos tornarmos mundanos, o risco de que “o sal perca o seu sabor”… que o cristão se dilua, perca a carga de novidade que lhe vem do Senhor e do Espírito Santo.
Ora deveria ser o contrário – prosseguiu o Papa, observando que “quando nos cristãos permanece viva a força do Evangelho, essa pode transformar (como dizia Paulo VI) “os critérios de juízo, os valores determinantes, os pontos de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras, os modelos de vida” (Evangelii nuntiandi).
Portanto é necessário renovarmo-nos continuamente, alimentando-nos da linfa do Evangelho.
Mas como conseguir isso, na prática? – interrogou-se o Papa, sugerindo, antes de mais, a leitura e a meditação quotidiana do Evangelho, de tal modo que a palavra de Jesus esteja sempre presente na nossa vida…
E também a participação na Missa dominical, para uma pessoa se encontrar com o Senhor na comunidade, escutando a sua Palavra e recebendo a Eucaristia que nos une a Ele e entre nós. Muito importantes também – lembrou Francisco – dias de retiro e os exercícios espirituais…
Evangelho, Eucaristia, oração: é graças a estes dons do Senhor que nos podemos conformar, não ao mundo, mas a Cristo, seguindo-o no seu caminho, a via do perder a própria vida para a encontrar. Perdê-la no sentido de doá-la, oferecê-la por amor e no amor…
Doar assim a vida – concluiu o Papa – comporta o sacrifício, a cruz, para a receber novamente - purificada, libertada do egoísmo e da hipoteca da morte, plena de eternidade.
Nas saudações conclusivas, já depois da recitação do Angelus, o Papa recordou que nesta segunda-feira se celebra, em Itália, a Jornada para a proteção da natureza criada, tendo desta vez como tema “Educar para a defesa da criação, para a saúde das nossas aldeias e das nossas cidades”…
Faço votos de que reforce o empenho de todos – instituições, associações e cidadãos – para que se salvaguarda a vida e a saúde das pessoas, respeitando também o ambiente e a natureza.
O Santo Padre saudou os parlamentares católicos, reunidos – disse - no seu quinto Encontro Internacional, encorajando-os a viver o delicado papel de representantes do povo, em conformidade com os valores do Evangelho.
A concluir, o Papa pediu, como sempre, que se reze por ele e a todos desejou bom domingo e… bom almoço…
Fonte: Rádio Vaticano

CORTEJO ABRE HOJE FESTA À "MÃE DAS DORES" EM JUAZEIRO DO NORTE


Devido ao ano eleitoral, estima-se aumento no fluxo de devotos por conta do transporte fornecido por políticos


Image-0-Artigo-1688951-1
Imagem da padroeira é apresentada pelas ruas da cidade, seguida por veículos enfeitados
Image-1-Artigo-1688951-1
A procissão a Nossa Senhora da Penha, no Crato, tem encerramento amanhã. A coroação será realizada com a presença de representante do Papa Francisco
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte. Será aberta oficialmente na noite de hoje, após cortejo da procissão das bandeiras, a festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira deste município, na terra do Padre Cícero. As comemorações são iniciadas com a programação religiosa na Basílica de Nossa Senhora das Dores. De frente à praça dos Romeiros, os fiéis se misturam ao colorido dos grupos de tradição, com os reisados e bandas cabaçais, que fazem reverência à santa. Já a romaria alusiva à Nossa Senhora das Dores começa no dia 10, com a chegada de grande parte dos romeiros. Em Crato, será encerrada amanhã, com grande procissão no final da tarde, a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha. A estimativa da Igreja é de que participem mais de 30 mil pessoas no enceramento.
Na manhã de hoje, filas quilométricas de veículos enfeitados com flores, cartazes e imagens da padroeira e do Padre Cícero seguirão por diversas ruas de bairros da cidade, anunciando o começo das comemorações.
A festa Mãe das Dores abre o calendário das grandes romarias em Juazeiro do Norte. A expectativa de público neste ano é de 400 mil romeiros, em virtude das eleições, em que milhares de romeiros de diversas partes do Nordeste acabam sendo beneficiados por candidatos para realizarem o trajeto de suas localidades até Juazeiro.
Uma das preocupações durante a carreata é a participação de veículos com propaganda política, por estar em pleno período eleitoral. Segundo o padre Joaquim Cláudio, pároco da basílica, a expectativa é que se possa contar com o bom senso dos candidatos para os festejos religiosos. "Mas, infelizmente, há aqueles que abusam", diz ele.
Paus de arara
Outra preocupação diz respeito à liberação dos caminhões paus-de-arara. Há uma luta, conforme o padre, junto ao governo e aos órgãos de trânsito, para que se libere os fiéis na vinda até o Juazeiro, por se tratar de motivo específico, relacionado à religiosidade. "O maior problema é que neste período há uma facilidade maior em se liberar os romeiros, mas alguns deles ficam sem poder dar continuidade à viagem, por serem barrados no trajeto.
A festa da Mãe das Dores acontece de 31 de agosto a 15 de novembro. O evento religioso é o mais longo e festejado da cidade. Cortejos em homenagem à santa são realizados como a procissão dos carroceiros, no dia 7, e também no dia 14, com a procissão dos carros, todos ornamentados com os motivos religiosos em homenagem à padroeira e Juazeiro.
É uma forma de agradecimentos dos romeiros, que se organizam com os seus carros a partir da Avenida Leão Sampaio, entre Juazeiro e Barbalha, e depois seguem em cortejo para o Centro, encerrando na basílica. Nos veículos, desde caminhões paus de arara, ônibus e carros de passeio, romeiros agradecem à população atirando bombons à população. As balas são disputadas nas ruas por crianças e adultos.
Mas neste ano, a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, afirma que será reforçada a segurança no acompanhamento do cortejo, já que muitas pessoas atiram pedras e chegam a agredir e até roubar romeiros. "Vamos acompanhar isso de forma mais efetiva, no intuito de evitar que situações desse nível aconteça aos nossos visitantes", diz ela. A abertura da programação religiosa conta com o hasteamento das bandeiras dos Estados, e a missa campal, em frente à igreja na praça dos Romeiros. Uma procissão com as bandeiras será realizada desde o Horto, às 17 horas. A missa acontece a partir das 19 horas.
N.S. Da Penha
Em Crato, a festa de Nossa Senhora da Penha termina amanhã, após 11 dias de festa. O evento foi aberto com celebração e show evangelizados do Padre Reginaldo Manzotti. A procissão com a imagem da padroeira, de 1745, acontece no final da tarde. Neste ano, os festejos serão realizados também dentro das comemorações dos cem anos da Diocese do Crato, já que a santa é também padroeira diocesana. A coroação será realizada com a presença do representante do Papa Francisco, o cardeal dom João Braz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano. Segundo o padre Edmilson Neves, pároco da Sé Catedral, em Crato, a coração será o ponto alto da festa.
Mais informações:
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro
Memorial Padre Cícero
Telefone (88) 8877-3402
Elizângela Santos
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

HORÁRIO DE MISSAS

Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30

Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza

* De segunda à sexta-feira: 7 horas.
* Domingo: às 8 e 18h30

 Paróquia São João Eudes:

Na Igreja  Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante

* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.

* Às  4ªs feiras, às 18h30, novena de Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, às 19 horas, missa e, às sextas-feiras, às 18h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento e, logo em seguida, missa.
* Domingo: às 9, 17 e 19 horas.

Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará

* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.

*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.

Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.

*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.

Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.

De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza

Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.     

Paróquia de Santa Luzia,  Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto

Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza

De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas.

Igreja Matriz de São José - Lagoa Redonda (Avenida Recreio, 1815)
- Sábado, 20 horas
- Domingo, 7 e 17h30

Capela de Santa Edwiges, Conjunto Curió Lagoa Redonda (Rua Isabel Ferreira, 1001)
- Domingo às 9 horas

Igreja dos Remédios – Benfica – na Avenida da Universidade
- Às segundas e quartas-feiras, às 6h30m.
- Às terças, quintas e sextas-feiras, às 17h30min.
- Aos sábados – 15h30min e 17 horas.
- Aos domingos, às 7, 17 e 19 horas.
- Domingos, ás 9horas, Missa com crianças (exceto no 1. domingo de cada mês, dia dos batizados)
- No primeiro sábado, missa pela saúde e todo o dia 13, às 12 horas, celebração em honra a Nossa Senhora. Mais informações pelo telefone (85) 3223.5644.

Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para o e-mailvaivém@secrel.com.br



REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

3l.08.2014 -  XXII domingo do Tempo Comum
Reflexão Pessoal – 1ª leitura 
– Jeremias 20, 7-9 – “seduzido pelo fogo abrasador”
  Deus exerce sobre o homem que é chamado por Ele para anunciar a Sua Palavra e profetizar, o fascínio e também o poder de perseverar, mesmo passando por experiências negativas que lhe são impostas pela missão de denunciar.  É uma luta desigual, porque quem fala em nome de Deus tem o dever de levantar a voz clamando contra a maldade e, no entanto, muitas vezes não é compreendido e sofre as consequências. Assim, a Palavra de Deus se torna para ele, em algumas ocasiões, “fonte de vergonha e de chacota”. No entanto, mesmo que não queira mais falar e pretenda desistir da sua missão o profeta que é chamado pelo Senhor sente dentro de si o fogo ardente do Espírito que não o deixa voltar atrás. O Espírito é o amor de Deus entranhado dentro de nós. Somos seduzidos (as) por esse fogo abrasador e mesmo passando por dificuldades, lutas e tribulações nós sabemos que vale a pena entregar-se a esse amor que nos dá o poder para abrir os lábios e anunciar a justiça de Deus denunciando o pecado dos homens. - Você já se sentiu alguma vez como Jeremias, lutando com Deus para não fazer a Sua vontade?  Quem foi o vencedor? – Você também tem a tentação de desistir da missão de denunciar o pecado e anunciar a justiça? – Você tem se calado diante das situações de pecado com medo de represália? – O que será que Deus acha disso? 

Salmo 62 – “A minha alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!”
Somos corpo, alma e espírito em busca de refúgio e proteção. Quando temos harmonia interior, todo o nosso ser anseia pela presença de Deus. Somos felizes quando desde a aurora da nossa vida nós compreendemos esta nossa carência. O templo do Senhor está edificado no nosso coração e é lá que Ele deseja nos encontrar nos abastecer com a água e o alimento de que nós precisamos.
2ª. Leitura – Romanos 12, 1-2 – “– “Não vos conformeis com o mundo”.
  O grande segredo para que tenhamos uma vida em conformidade com a vontade de Deus é saber distinguir o que Lhe é agradável.  Em princípio todos nós já temos consciência de que quem agrada a Deus não agrada ao mundo. Já sabemos também, que agradamos a Deus quando entregamos a nossa vida em suas mãos, confiamos nos seus planos e vivenciamos a Sua Palavra. Conformar-se com o mundo é adaptar-se às regras que pregam as pessoas que têm uma mentalidade oposta à Lei de Deus e aos Seus ensinamentos. Portanto, precisamos estar abertos (as) para mudanças na nossa maneira de pensar e de julgar, a fim de que possamos abalizar o que é bom e agradável ao Senhor. O nosso culto espiritual será assim, a nossa oferta sincera dos nossos desejos, dos nossos planos e ainda mais, da nossa vontade e do nosso querer ao Senhor, que tudo sabe e tem poder de nos tornar pessoas renovadas. - Como você tem optado para viver: de acordo com o pensamento de Deus ou do mundo? - O mundo prega: eu em primeiro lugar. Deus ensina: “suportai-vos uns aos outros”. E você, o que acha?

Evangelho – Mateus 16, 21-27 –  “ pedra de tropeço”
  Neste Evangelho Jesus refuta as palavras de Pedro e o acusa de ser pedra de tropeço, por causa dos seus pensamentos em relação ao sofrimento que teriam de passar, no Seu seguimento. Somos pedra de tropeço quando não admitimos abraçar o que faz parte da nossa própria existência e missão. Dessa maneira o Senhor também nos dá instrução para que possamos ser seus seguidores: renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Isto significa, abdicar dos nossos planos  humanos, assumir os encargos de nossa responsabilidade e não tentar escapar das dificuldades para facilitar a experiência em uma “boa vida”. Em nenhum momento na Sua Palavra, Jesus nos promete uma existência sem aflições nem dores.  Pelo contrário, apesar da nossa natureza humana recusar o sofrimento e a dificuldade como foi o caso de São Pedro, Jesus nos adverte de que qualquer pensamento contrário vem do maligno, somente com o intuito, de nos enganar e iludirDeus é maior que todos os nossos problemas. Quem pretende à força, pela sua própria capacidade, salvar a sua vida fugindo das ocasiões de aprendizado, terá uma existência apagada e medíocre e nunca provará do sabor de uma vitória. Quando perdemos a nossa “vida cômoda”, para seguir  a Jesus e ao Seu Evangelho, aí sim, é que a encontraremos e veremos realizados todos os nossos anseios interiores.   - Reflita sobre isso hoje, para que, quando chegar a dificuldade você esteja,  mais confiante e submisso (a) à vontade de Deus. - Diante do que Jesus fala, quem poderá se dizer cristão, hoje? Você pode?- Como os homens estão vivendo hoje na sua maioria? - O que significa “ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Você já pensou nisso?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 16, 21-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.Palavra da Salvação

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO

Mateus 16, 21-27

Vigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum


No Evangelho de hoje (Mateus 16: 21-27), percebemos três partes, nas quais Jesus: a) anuncia a seus discípulos sua paixão, morte e ressurreição com a consequente reação negativa de Pedro; b) expõe as condições do seguimento; c) prediz a vinda gloriosa do Filho do homem.
Neste Evangelho, vemos claramente que Jesus rechaça energicamente a insinuação de Pedro: “afaste-se de mim, Satanás! Você esta sendo uma pedra de tropeço no meu caminho, porque seu modo de pensar não é o de Deus, mas o dos homens”. E acrescenta: se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, carregue a cruz e me siga. Aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim, há de encontra-la. Estas são as condições de Jesus para quem quer ser seu discípulo. Tais exigências requerem uma opção totalizante pelo Reino de Deus, como fez o próprio Cristo, e, antes dele, os profetas, e como haverá de repeti-la o seguidor de Jesus.
Jesus aponta as condições para o seguir. Tomar a cruz é seguir o caminho que Jesus procura dar à vida pelos nossos ideais, enfrentar, se necessário for, até a perseguição e a morte para permanecer fiel ao Evangelho. Deus atrai-nos, seduz-nos para seu seguimento, mas não como promessas falsas. Ele exige o sofrimento de fidelidade, a cruz do amor oferecida pelos irmãos. O homem moderno, qual criança mimada no capricho e na abundância, não aprecia valores do espirito como renúncia e ascese. Mas assume a cruz e pratica a abnegação, como condições de seguimento de Jesus, que não é atentado à personalidade, mas libertação do nosso eu egoísta e mesquinho para abrir-se ao autodomínio e à entrega aos ouros. Isto nos possibilita uma maior maturidade e plenitude humana.
No Evangelho refletido hoje, Jesus usa a dialética da vida temporal e da vida eterna. O ideal cristão não defende a separação de uma e de outra. Somos chamados a viver os compromissos humanos sem esquecer a sua relação com Deus. Somos conscientes de que, ao partir deste mundo, só levaremos a riqueza espiritual que tivemos conquistado pela perseverança no amor e pela prática generosa do bem. Não é correto fazer o bem para acumular merecimentos e ganhar em troca a vida eterna. O certo é fazer o bem e amar, motivados unicamente pelo amor a Deus. Vivamos em harmonia coma vontade divina, motivados sempre pelo amor que deve ser a força que ajuda a percorrer o caminho do Senhor. Lutemos, trabalhemos para ter os bens necessários para nossa vida, mas coloquemos em primeiro lugar a conquista dos bens espirituais que Deus põe ao nosso alcance. Os bens materiais devem ser um meio pra conquistar os bens espirituais.
Neste domingo do seguimento a Jesus, peçamos ao Senhor para que sejamos sempre fiéis ao seu amor, ao seu ensinamento e ao anúncio de sua boa nova. Um feliz domingo a todos!


Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente


SANTO DO DIA - SÃO RAIMUNDO NONATO

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta).
São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo.
Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho. Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha.
São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro. O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.
São Raimundo Nonato, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova Notícias

sábado, 30 de agosto de 2014

PAPA TELEFONA AO SACERDOTE IRAQUIANO QUE LHE ESCREVEU UMA CARTA DRAMÁTICA


 Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco telefonou ao sacerdote iraquiano, Pe. Behnam Benoka, em resposta a uma carta dramática. O vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Ciro Benedettini, informou que a ligação aconteceu logo depois que o Santo Padre voltou da sua Viagem Apostólica à Coréia, na manhã do dia 19. O sacerdote vive em Bartella, uma pequena cidade cristã perto de Mosul, no norte do Iraque.
No telefonema, o Santo Padre manifestou profunda comoção pela carta recebida do vice-reitor do Seminário católico de Ankawa. O Papa também expressou gratidão aos voluntários que trabalham nos campos de refugiados e deu pleno apoio, participação espiritual, solidariedade e proximidade aos cristãos perseguidos. O Santo Padre prometeu, ainda, que continuará a fazer o melhor possível para proporcionar alívio aos seus sofrimentos.
O telefonema foi finalizado com uma Bênção Apostólica concedida pelo Papa ao sacerdote e a sua comunidade iraquiana, pedindo ao Senhor para que lhes dê o dom da perseverança na fé.
A carta do sacerdote era intitulada: “Uma carta de lágrimas". No texto, o sacerdote explicou ao Santo Padre a trágica situação de centenas de milhares de cristãos: "Santidade, a situação das suas ovelhas é miserável. Eles morrem e têm fome. Seus pequenos têm medo e não aguentam mais. Nós, sacerdotes, religiosos e religiosas, somos poucos e tememos não conseguir responder às exigências físicas e psíquicas dos filhos deles, que também são nossos".
O sacerdote expressou ainda seus temores e pediu bênçãos: "Escrevo com as minhas lágrimas, porque estamos em um vale escuro no meio de uma grande alcateia de lobos ferozes. Santidade, tenho medo de perder os seus pequenos, em especial os recém-nascidos que, a cada dia, se cansam e se debilitam mais; temo que a morte leve embora alguns deles. Mande-nos a sua bênção para termos a força de seguir em frente e, quem sabe, resistir ainda mais ". (MT e AC). Fonte: Rádio Vaticano

TERMINOU ONTEM, NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA, NO JARDIM DAS OLIVEIRAS, A FORMAÇÃO DO MESC DA REGIÃO


Com a presença de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc)  terminou, na noite passada,  com pregações de representantes paroquiais, a formação do Mesc da Região Nossa Senhora da Conceição, com uma pregação sobre o tema "O ministério da Visitação e a sua Espiritualidade". Antes, a representante da Paróquia São João Eudes sobre a vida do padroeiro, devoto de Nossa Senhora, motivando aos presentes a rezarem uma oração daquele santo. 

Primeiramente, foi proclamado o Evangelho do dia "Marcos 6,17-29", que relata o "Martírio de São João Batista, que só se calou depois que Herodes, para atender ao pedido de uma dançarina, filha de Herodiades,  mandou decapitá-lo "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 

PAROQUIAS E ÁREAS PÁSTORAIS

Todas as noites, de segunda à sexta-feira estiveram presentes representantes das áreas pastorais  Nossa Senhora do Brasil (Seminário Seráfico, em Messejana e São José do Passaré, e das paróquias  Mãe Santíssima, Nossa Senhora da Conceição, de Messejana, Nossa Senhora da Glória, da Cidade dos Funcionários; Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Alto Alegre; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Monbubim; Nossa Senhora do Sagrado Coração, da Aerolândia; Nossa Senhora Mãe dos Pobres, do Tancredo Neves; Nossa Senhora Coração de Jesus e Santa Luzia, Santíssima Trindade, Santo Antônio de Pádua, Sant’Ana e São Joaquim, São Diogo, de Cajazeiras; São Francisco de Assis, do Conjunto Palmeiras; São Francisco, do Dias Macedo, São João Eudes, do Luciano Cavalcante, São José, da Lagoa Redonda e São José das Seis Bocas. A maior  representação foi da Paróquia da Sagrado Coração, da Aerolândia. 

No final, o padre Toinho, pároco de Nossa Senhora Aparecida, do Jardim das Oliveiras, abençoou os  alimentos e os presentes.