sábado, 31 de maio de 2014

NOVENA DO ESPÍRITO SANTO - 2º DIA




Novena #2Estamos nos preparando para a Festa de Pentecostes. Reze conosco a Novena em Honra ao Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, “Alma da Igreja” e realizador da obra de conversão nos corações dos homens e mulheres de todos os tempos e de todos os lugares.

Novena em honra ao Espírito Santo, composta pela Beata Elena Guerra
2º dia
Oração inicial
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo Senhor Nosso. Amém!
Oração antes da meditação
Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!
Meditações
O Espírito Santo habita em nós
É esta uma consoladora verdade expressa no Evangelho (Cf. Mt 10, 20), e confirmada pelo Apóstolo Paulo quando escreve aos Coríntios: “Não sabeis que o Espírito Santo habita em vós? E não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?” É também por isso que a Igreja Católica se alegra em chamar o Divino Espírito de “Doce Hóspede da Alma”. Hóspede que reveste da graça santificante, que irriga da divina luz, que a faz capaz de obras merecedoras da vida eterna.
Segundo São Tomás, o Espírito Santo é para nossa alma o que a alma mesma é para o nosso corpo. E assim, como um corpo não pode viver sem a alma, uma alma privada do Espírito Santo é morta, morta para a graça, morta ao santo amor, e incapaz de conquistar méritos para o Céu. Ai de quem expulsa com o próprio pecado o Doce Hóspede da Alma, porque expulsa o amor, a graça e perde a própria vida.
Sim, ó Cristão, o Espírito habita em ti. E se tens fé, deves estar convicto sempre desta verdade: Nunca te encontrarás sozinho. Está contigo o Doce Hóspede da Alma. Está contigo de dia e de noite, na fadiga e no repouso, na deficiência e na prosperidade. Contigo estará (e mais o do que nunca) na oração e na tribulação. Ah, se tu soubesses te valer da presença de um amigo tão bom e poderoso!
Se nas tentações, nos perigos e nas angústias te recordasses que possuis o Espírito Santo dentro de ti! E se a Ele recorresses prontamente quando preocupasses teu pequeno coração!
Pare o teu pensamento algumas vezes durante o dia na consideração desta dulcíssima verdade: O Espírito Santo habita em mim! Se pensares assim, não terás apenas alegrias, mas também novas forças para avançar nos caminhos da virtude.
Momento para meditação pessoal
Oração
Ó Altíssimo Deus, que em tudo sempre sois Admirável e grande, mas ainda mais nas obras de amor, elegestes a alma cristã para Vosso Tabernáculo e não só lhe conferistes Vossos bens, mas doastes a Vós mesmo.
Ah! Se a Vossa bondade fosse ao menos apreciada por algumas almas, e se Vós não fosses tão contristado e ofendido por essas almas que deveriam amar-Vos tanto!
Arrependo-me ó Sumo Amor de ter tantas vezes, também eu, Vos contristado com a minha frieza, esquecimento e ingratidão. Arrependo-me também de ter vos expulsado do meu coração e dado lugar ao Vosso eterno inimigo, o pecado, e com esse, o demônio. Mas sei que uma sincera lágrima de arrependimento servirá para chamar-Vos. Sei que Sois mais amoroso que uma doce mãe. Sois sempre pronto a perdoar. Por isso, com confiança, Vos digo: Vem ó Espírito Santo; Vem a esta alma que não quer mais contristar-Vos, nem ofender-Vos jamais.
Oração Final
Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; Sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.
Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Rezar as seguintes orações:
Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai
Canto do Espiríto Santo
Nesta Novena, a Beata recomenda que seja cantando o Veni Creator (Acesse aqui o hino).
Que o Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

A COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA PROGRAMA A FESTA DO PADROEIRO

A Comunidade São João Batista, da Paróquia de Nossa Senhora de Salete, no Bairro Bela Vista, em Fortaleza, realizará  sua Festa no Período de 15 a 24 de Junho de 2014.

O início dos ocorrerá na celebração das 17h30min horas do dia 15 de junho (sábado) com o envio da Imagem de São João Batista para começar o novenário nas residências dos paroquianos. O novenário será realizado no período de 15 a 23 de junho sempre às 19 horas.  A Festa do Padroeiro acontecerá no dia 24 de junho, às 19 horas ao lado do Mercado Público da Bela Vista, com a Celebração Eucarística e a tradicional festa com barracas e quadrilha junina improvisada organizada pelos paroquianos. Informações 3046 0548 na Secretaria Paroquial.


CAMINHADA FARÁ MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO TRÁFICO DE PESSOAS



A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com a CNBB e outras entidades, promove no dia 11 de junho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), a caminhada “Jogue a favor da vida – denuncie o tráfico de pessoas”. O evento, que terá início às 19 horas, tem como objetivo fazer memória das vítimas do tráfico de pessoas e da escravidão moderna.
 A caminhada é uma das ações da campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, lançada na sede da CRB, em Brasília, no último dia 14, e no Vaticano, no dia 20. A Rede um Grito pela Vida, da CRB Nacional, é responsável pela iniciativa, que busca alertar a sociedade dos riscos de crescimento da exploração sexual, do tráfico de pessoas e da escravidão moderna durante a Copa do Mundo.
Além da CNBB, também fazem parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil na organização da caminhada, a arquidiocese de Brasília (DF), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM), a Comunidade de Vida Cristã (CVX), a Cáritas Brasileira, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Ação Episcopal Alemã Adveniat e outras entidades.
São esperados religiosos, religiosas, sacerdotes, fiéis católicos e de outras igrejas cristãs, agentes de pastorais e movimentos, além dos bispos que estarão participando da reunião do Conselho Permanente da CNBB.
Fonte: CNBB

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA CIDADE DOIS MIL




divida-espirito-santoA Paróquia Divino Espírito Santo, na Cidade Dois Mil, deu início no dia 30 de maio e prossegue até 8 de junho, às 19h a festa do seu padroeiro. Diariamente estão acontecendo Missa e Novena. Dia 8 de junho o encerramento será marcado com Procissão, às 17h, seguido Missa presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza finalizando com a parte social.
Informações pelo telefone (85) 3249 3486 na Secretaria Paroquial.

NOVA PRESIDENTE PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS RELIGIOSOS DO BRASSIL



crb300A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil terá, a partir de junho, nova presidente. Trata-se de Irmã Maria Inês Ribeiro, da Congregaçao das Mensageiras do Amor Divino, então vice-presidente da Conferência, eleita na última Assembleia Geral Eletiva de 2013. Foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012.
Irmã Maria Inês assume o cargo de presidente como substituta de Irmão Paulo Petry, eleito conselheiro geral para a Região Latinoamericana e Caribenha da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas). A eleição ocorreu durante o 45º Capítulo Geral da Congregação que acontece até meados de junho de 2014, em Roma. Irmão Paulo passa a residir, a partir de junho, na cidade de Medellín, Colômbia.
“Minha gratidão aos Religiosos e Religiosas do Brasil que na última AGE me elegeram, depositando sua confiança em mim. Gratidão a todos/as que assumiram e assumem a missão da CRB. Gratidão às Congregações que liberam alguns de seus membros para integrar as equipes, os serviços e setores que transformam as palavras e anseios da AGE em ações, obras e vida da CRB” disse Irmão Paulo, em mensagem enviada de Roma.
Por CRB Nacional, Irmã Rosa Silva.
Fonte Site da Arquidiocese e Fortaleza

EVANGELHO DO DIA


Lucas 1,39-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31/05/2014 - Visitação de N. Senhora 

-  Sofonias 3, 14-18 – “Um Rei Poderoso veio nos libertar!”
No meio das dificuldades que enfrentamos na vida a mensagem do profeta
Sofonias é um alento, principalmente na hora em que achamos que nunca
sairemos delas e não teremos saída para as nossas aflições. É como uma
injeção de ânimo para nos reabilitar e nos fazer ter esperança naquilo que
ainda não vemos, mas que virá, com certeza. Há momentos na nossa vida em
que ficamos presos no pecado, na culpa e não percebemos que para nós,
também, a sentença foi revogada pelo Senhor que nos deu um Rei Poderoso
que veio nos libertar. Portanto, ele também diz para nós:  “Não temas, não
te deixes levar pelo desânimo”; “o Senhor está contigo! É este o motivo
pelo qual  precisamos ter um coração sempre alegre e agradecido. O Senhor
é o nosso valente guerreiro e conquistou para nós a vitória. Ele está no
meio de nós!  Somos hoje a Cidade de Sião, Jerusalém, povo de Israel a
quem Deus revogou a sentença que pesava contra ele. Apesar dos transtornos
que o pecado nos acarreta, temos consciência de que somos mais que
vencedores em Jesus Cristo. Ele veio para nos libertar por isso, não
precisamos mais temer o mal. O Senhor nos livrará afastando de nós a
desgraça para que ela nunca mais nos cause humilhação. Por isso, como
Maria, somos chamados a cantar de alegria e exultar de todo o coração.    
Jesus já veio, e já nos libertou dos nossos inimigos e, por isso, não
precisamos temer nem desanimar. Este é, portanto,  o motivo da nossa
alegria.  – Você se considera hoje essa pessoa, alegre e liberta do mal? –
O que essa Palavra fala no seu coração? – Você se considera como a cidade
de Sião, eleita pelo Senhor para ser feliz? – Em que consiste a sua
felicidade?


Salmo Isaias 12 – “O Santo de Isral é grande entre vós”
Se nós somos como a cidade de Sião, todo o nosso ser deve se rejubilar
pelas maravilhas que acontecem dentro de nós. No nosso interior há um
universo de sentimentos, de pensamentos, de desejos, de motivações, de
interesses que às vezes se confundem. Porém, quando o nosso ser como um
todo elege a Deus Criador como o seu Senhor, aí então nós podemos ter
harmonia interior e manifestar entre os povos a Sua glória. Então podemos
exercitar a prática do louvor e do reconhecimento à grandeza de Deus, e
assim, automaticamente nós nos apoderamos do Seu poder e da Sua grandeza.
Desse modo nós nos tornamos homens e mulheres cheios de coragem e
destemor, pois o Senhor é força, é poder e salvação


 Evangelho – Lucas 1, 39-56 – “Maria, a  bem-aventurada ”
Maria foi a primeira evangelizadora! Cheia do Espírito Santo, levando
Jesus no seu ventre ela foi ao encontro da sua prima Isabel. Apenas com a
sua saudação Isabel ficou cheia do Espírito Santo quando Maria a visitou!
Aprendemos, então, com a Mãe de Jesus que quando levamos Jesus para as
pessoas, elas também ficam cheias do Espírito, por isso, se alegram com a
nossa chegada. Entretanto, mesmo que nos procurem, todos nós devemos ter
consciência de que somos meros canais da graça do Senhor. O Espírito Santo
é quem realiza a Sua obra   no nosso coração e é quem nos faz sair de nós
mesmos (as) e ir à procura dos que estão necessitados. Sem mesmo perceber
nós somos instrumentos de Deus na vida dos nossos irmãos para que se
cumpram os Seus desígnios e os Seus planos se realizem. Basta que nos
ponhamos atentos e disponíveis, o Senhor nos usa para levar  consolo,
abrigo, alegria e solidariedade. Maria soube distinguir isto e não perdeu
tempo, pôs-se a caminho das montanhas esquecendo a glória de ser mãe de
Deus se fez serva, auxiliadora, anunciadora e canal da graça do Espírito
Santo. Assim, ela foi a primeira a levar a alegria de Jesus ao mundo!
Maria mesma se auto proclamou a bem-aventurada, feliz, cheia de graças!
Somos também bem aventurados (as) se acreditamos nas promessas do Senhor. 
O Espírito Santo é quem nos ensina a louvar a Deus e a manifestar gratidão
pelos Seus grandes feitos na nossa vida, por isso, também somos felizes.
Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista, o poder do
Espírito, Maria hoje, também nos visita e traz para nós o Seu Menino
Jesus, cheio do Espírito Santo que nos ensina a cantar, a louvar, a
bendizer a Deus com os nossos lábios.      – Reze com Maria, hoje: “Minha
alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu
Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me
proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim
maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!”- Você também se
considera bem aventurado (a)? Você se sente comprometido (a) com Deus? -
Você tem usado o Espírito Santo que mora em você para ir à busca daqueles
que precisam ser amados e ajudados?- Imagine-se como Maria visitando hoje
alguém que você sabe que está precisando de amor!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - VIRGEM MARIA, MÃE DA VISITAÇÃO


Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta – Santa Isabel – já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem – no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, – quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou oMagnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.
“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!
Fonte: Canção nova Notícias

sexta-feira, 30 de maio de 2014

NOVENA EM HONRA AO ESPÍRITO SANTO - 1º DIA


Novena #12Hoje a Igreja começa a se preparar mais intensamente para a Festa de Pentecostes, que neste ano acontecerá no domingo, 8 de junho. Faltam 9 dias para Pentecostes. Reze conosco a Novena em Honra ao Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, “Alma da Igreja” e realizador da obra de conversão nos corações dos homens e mulheres de todos os tempos e de todos os lugares.

Novena em honra ao Espírito Santo, composta pela Beata Elena Guerra
1º dia
Oração Inicial
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!
Oração antes da meditação
Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!
Meditações
As ações do Espírito Santo em nossas almas
Essa belíssima e nobre criatura que é a alma humana, criada pela paterna Mão de Deus, foi pelo Eterno Amor enriquecida das mais eleitas virtudes; que nela produz seus frutos, graças à ação vivificante do mesmo Amor que é o Espírito Santo.
As ações deste Divino Espírito nas almas são admiráveis, e quanto mais as contemplamos, tanto mais nos enchemos de maravilha e de consolação. Inacessível por sua natureza, o Espírito Santo se torna acessível por sua infinita bondade, sobretudo para as almas que O desejam, e a elas se comunica de modo inexplicável. Ele as enche de Si, e as faz sentir Sua presença com luzes, inspirações, confortos graças de todas as maneiras. E por mais que seja simples na sua essência, é variado e múltiplo nos seus efeitos. E na obra da santificação das almas, pode-se afirmar que o Espírito Santo é tudo em todos.
Este dogma da inefável operação do Espírito Santo na alma do cristão mostra claramente uma verdade que eleva a uma dignidade incompreensível: Eis uma expressão desta verdade. “Um Deus se ocupa de mim. Um Deus se preocupa em me fazer o bem. O desejo pela minha perfeição é a sua predileta ocupação! Ele trabalha em mim, pensa sempre em mim, não cessa de trabalhar por mim!”. E por que tudo isso? Porque me ama e me ama infinitamente! Por quê? Porque eu sou uma feliz criatura dos eternos e amorosos cuidados de Deus!
Se esta verdade fosse por ti bem considerada e bem entendida, que mais te importaria, ó alma cristã, das coisas da terra? Tu, tão amada por Deus, como poderia não aproveitar Seus afetos, desperdiçando-os pelos bens desta terra? Ah, se conhecesses a ti mesma e Aquele que opera em ti, estarias morta para o mundo e o mundo estaria morto para ti, e viverias desde agora toda em Deus!
Momento para meditação pessoal
Oração
Ó Espírito Santo, Eterno Amor, esta pobre alma não encontra palavras para exprimir a doce maravilha e o reconhecimento que experimenta pensando em Vós, ó Altíssimo Deus, que Vos dignastes Vos ocupar desta mesquinha criatura e de fazer-lhe continuamente o bem. Agradeço-Vos de coração; mas ao mesmo tempo, sinto necessidade de pedir-Vos perdão por ter apreciado tão pouco e correspondido tão mal até agora ao Vosso amoroso “operar” na minha alma. Vós, que me encheis de favores e favores tão grandes que não consigo nem mesmo compreendê-los, acrescentai-me um outro favor: aquele de fazer-me apreciar, ó Divino Espírito, os benefícios do Vosso Amor, e de ajudar-me a corresponder-Vos fielmente.
Abri ó Espírito Santo, com aquela luz da qual sois origem e fonte, os olhos da minha mente, e fazendo-me melhor conhecer os efeitos do infinito amor que me trazeis, movei ó Espírito Santo, o meu coração à verdadeira e constante correspondência.
Oração Final
Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.
Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Rezar as seguintes orações:
Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai
Canto do Espiríto Santo
Nesta Novena, a Beata recomenda que seja cantando o Veni Creator (Acesse aqui o hino).
Que o Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna! Amém!

Fonte: Site da Comunidade Shalom

PADRE GEOVANE LANÇA LIVRO SOBRE O PAPA FRANCISCO



livro640Nos dias 31 de maio e 1º de junho o pároco  de Santo Afonso, na Parquelândia, laçará o livro Francisco: Um sinal para o mundo. O prefácio do livro é da Dra. Gilmaíse Mendes
Informações [85] 3223.8785
 Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

48º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS É CELEBRADO NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA



comunicação600O 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado em 1º de junho, no domingo da Festa da Ascensão do Senhor. A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB oferece subsídio com a mensagem do papa Francisco cujo tema é “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” e com roteiros para celebrar o Dia das Comunicações, sugestões para mídias sociais, além de motivações para missas e celebração da Palavra.
Na mensagem deste ano, o papa Francisco fala do uso das novas tecnologias para o diálogo e aproximação entre as pessoas. “Neste mundo, os meios de comunicação podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para com a vida mais digna para todos”, disse o papa.
48-MUNDIAL-DAS-COMUNICACOES500
Comunicar Cristo
Na apresentação do subsídio, a Comissão para a Comunicação da CNBB sugere que a mensagem do papa seja estudada e refletida nas dioceses, regionais e comunidades, incentivando, assim, a organização de outras iniciativas que marcam a data.
O subsídio está disponível no link 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Em Fortaleza
Na Arquidiocese de Fortaleza O Dia Mundial das Comunicações será celebrado na MISSA DA TV CEARÁ, CANAL 5, ÁS 8 HORAS, DOMINGO DIA 1º DE JUNHO DE 2014 (veja convite anexo) com a presença de profissionais de Comunicação e agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Nas Regiões Episcopais haverá as seguintes programações:
A Região Nossa Senhora da Assunção celebrará esse dia com todos os membros de PASCOM da região, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Carlito Pamplona, às 19 horas. Padre Josemar, padre referencial das PASCOM na Região, presidirá o ato religioso.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

CRESCE O NÚMERO DE CATÓLICOS NO MUNDO



O Anuário Estatístico da Santa Sé revela que no período 2005-2012 houve um crescimento de católicos no mundo de 10,2%
pessoasO sangue dos mártires, dizia Tertuliano, é a semente de novos cristãos. Intuição muito certeira, a do célebre apologista que viveu entre o II e o III século. A história dos últimos dois mil anos, além do mais, é uma constante repetição das ferozes perseguições contra os discípulos de Cristo, os quais, no entanto, em vez de desaparecerem, aumentam.
O triste fenômeno na contemporaneidade é ainda mais grave. Em muitas partes do mundo existem perseguições sistemáticas, de forte intensidade e repletas de ideologia. De acordo com a Comissão episcopal da União europeia, os cristãos oprimidos no mundo são cerca de 200 milhões. No Ocidente, onde, aparentemente, os cristãos são livres para professar livremente a própria fé, muitas vezes, há formas diversas de perseguições, nas quais os valores próprios do cristianismo são constantemente julgados em nome de um, não melhor, laicismo.
História magistra vitae, afirmavam os contemporâneos de Tertuliano. E então, aos perseguidores de hoje seria suficiente dar uma olhada ao passado para compreender a inutilidade das suas ações. Significativo que, mesmo nesta época marcada por uma escalada de violência anti-cristã, o número de batizados continua a aumentar. De 2005 a 2012, os fiéis católicos aumentaram passando de 1.115 a 1.229 bilhões, um aumento de 10,2 por cento.
O dado foi publicado pelo Anuário Estatístico da Santa Sé nestes dias. A área com o maior número de católicos continua a ser a Europa (23% do total), enquanto o crescimento tem sido menos dinâmico do que em outras áreas do planeta. É precisamente na África – martirizada por atentados que atingem com muita crueldade as comunidades na Nigéria , República Centro Africano, no Quênia, Somália – onde se confirma o maior crescimento: aqui os fieis passaram de 13,8% em 2005 ao 16,2% em 2012.
Com 11% de católicos, a outra área que registra uma crescimento constante de batizados é a Ásia, depois do “continente negro” a segunda em perseguições. Apesar da difusão capilar das seitas evangélicas, se consolida depois a posição da América com o 49% dos católicos batizados no mundo. Estável também a incidência na Oceania.
Fala-se muito das vocações em declínio. Não se especifica, porém, que esta tendência negativa refere-se somente ao catolicomundo ocidental. De 2005 a 2012, na verdade, o número total de sacerdotes aumentou em dois pontos percentuais. Passou-se dos 406.411 sacerdotes divididos em 269.762 diocesanos e 136.649 religiosos, aos 414.313, dos quais 279.561 membros do clero diocesano e 134.752 membros do clero religioso.
O crescimento é maior entre os seminaristas. Se em 2005 havia 114.439, em 2012 haviam 120.051, registrando um aumento de 4,9%. Liderando a classificação, neste caso, é a Ásia, com um crescimento de 18%, seguida da África, com o 17,6%, e da Oceania com 14,2%. Ligeira a diminuição na América (-2,8%), enquanto é consistente o declínio na Europa, onde de 2005 ao 2012 o número de jovens que entram no seminário sofreu um declínio de 13,2%. Uma análise detalhada dos dados relativos às vocações sacerdotais no mundo foi realizado por Vittorio Formenti e Enrico Nenna, do Departamento central de estatísticas da Santa Sé.

Fonte: ZENIT

PAPA FRANCISCO: A VIDA CRISTÃ NÃO É FESTA, MAS "ALEGRIA EM ESPERANÇA






Cidade do Vaticano (RV) - “A tristeza de vocês se converterá em alegria”. A promessa de Jesus aos seus discípulos esteva no centro da Missa desta manhã do Papa Francisco na Casa Santa Marta. Em sua homilia, o Pontífice fez quase um hino à alegria cristã, que, observou, não se pode comprar, mas só receber como dom do Senhor. A alegria dos cristãos, disse ainda, é a “alegria em esperança”:
São Paulo “era muito corajoso”, “porque ele tinha a força no Senhor”. O Papa Francisco desenvolveu a partir desta constatação a sua homilia, toda focalizada na alegria do cristão. Certamente, observou, às vezes até mesmo o Apóstolo dos gentios tinha medo. “Isso acontece com todos nós na vida ter um pouco de medo”, acrescentou. E se faz a pergunta se “não seria melhor abaixar um pouco o nível e ser um pouco não tanto cristão e buscar um compromisso com o mundo”. Paulo, no entanto, sabia que o que ele fazia não era apreciado nem pelos judeus, nem pelos pagãos”, mas ele não pára e, por isso, deve suportar dificuldades e perseguições. Isso, acrescentou, “nos faz pensar em nossos medos, nos nossos temores”. Também Jesus no Getsêmani teve medo, angústia. E em seu discurso de despedida, recordou o Papa, aos seus discípulos, diz claramente que “o mundo se alegrará”, pelos seus sofrimentos, como irá acontecer com os primeiros mártires do Coliseu:
E devemos dizer a verdade: não toda a vida cristã é uma festa. Não toda ela! Choramos..., tantas vezes se chora. Quando você está doente; quando tem um problema em família com o filho, com a filha, a esposa, o marido; quando você vê que o salário não chega ao final do mês e você tem um filho doente; quando você vê que não pode pagar a hipoteca da casa e dever deixar a casa... Tantos problemas, tantos que nós temos. Mas Jesus nos diz: ‘Não tenham medo!’. ‘Sim, você vai ficar triste, vai chorar e até mesmo as pessoas se alegrarão com isso, as pessoas que estão contra você’.
“Mas também – prosseguiu Francisco – há outra tristeza: a tristeza que nos vem quando enveredamos por um caminho que não é bom”. Quando “compramos a alegria, aquela do mundo, a do pecado, e por fim há um vazio dentro de nós”. Uma tristeza que é alegria ruim. Ao invés, o cristão é “alegre em esperança”:
Mas, no momento da dificuldade, nós não a vemos. É uma alegria que é purificada pelas provações, inclusive de todos os dias. A tristeza se transformará em alegria. Mas é difícil quando visitamos um doente, que tanto sofre, dizer: ‘Coragem! Coragem! Amanhã haverá alegria!’. Não se pode dizer isso! Devemos fazê-lo sentir como fez Jesus. Também nós, quando estamos na escuridão, que não vemos nada: ‘Eu sei, Senhor, que esta tristeza se transformará em alegria. Não sei como, mas eu sei!’. Um ato de fé no Senhor. Um ato de fé!
Para entender a tristeza que se transforma em alegria, disse ainda o Papa, Jesus cita como exemplo a mulher que dá à luz: “É verdade, no parto a mulher sofre tanto – afirmou Francisco –, mas depois, quando está com a criança, se esquece”. O que permanece, portanto, é “a alegria de Jesus, uma alegria purificada”. Uma alegria, reconheceu, “escondida em alguns momentos da vida, que não se sente nos momentos ruins, mas que vem depois: uma alegria em esperança”. Portanto, esta é a “mensagem da Igreja de hoje: não ter medo!”:
Ser corajoso no sofrimento e pensar que depois vem o Senhor, a alegria, chega o sol depois da escuridão. Que o Senhor dê a todos nós esta alegria em esperança. E o sinal de que nós temos esta alegria em esperança é a paz. Quantos doentes, que estão no fim da vida, com as dores, têm aquela paz na alma … Esta é a semente da alegria, esta é a alegria em esperança, a paz. Se você tem paz, então tem a semente da alegria que virá depois. Que o Senhor nos faça entender essas coisas.(SP/BF)
Fonte: Rádio Vaticano


OBRA CARITATIVA NA SÍRIA "EXPRESSÃO FIE DO AMOR DE DEUS", DIZ O PAPA FRANCISCO AO ENTREGAR MENSAGEM


Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco entregou, nesta sexta-feira, antes de se dirigir à Basílica Vaticana para a celebração da ordenação episcopal, uma mensagem aos participantes no encontro com os agentes da caridade para a Síria, promovido pelo Pontifício Conselho “Cor Unum”.
O Papa agradece a contribuição que os organismos da caridade católicos estão dando à Síria e aos países vizinhos, para ajudar as populações atingidas por aquele terrível conflito; agradece também a todos aqueles participantes que vieram do Oriente Médio.
Há um ano, recordou o Bispo de Roma, os agentes da caridade se reuniram para redobrar os esforços da Igreja nesta crise e para relançar seu apelo de paz na Síria. E, com esta nova mensagem, voltam a renovar seu desejo de prosseguir nesta linha, com formas de colaboração mais estreitas.
No entanto, o Pontífice frisa que, infelizmente, a crise síria ainda continua insolúvel. Aliás, corre-se o risco de se acostumar com esta dolorosa situação, que causa sofrimentos indizíveis, milhares de refugiados, entre os quais crianças e idosos, que até morrem de fome e de doenças causadas pelo conflito, que nos levam a correr risco de cair na “globalização da indiferença”.
A ação de paz e a obra de assistência humanitária que os organismos caritativos católicos desempenham no contexto sírio, afirmou o Papa, são expressão fiel do amor de Deus para com seus filhos, que se encontram na opressão e na angústia. Deus ouve o seu grito, conhece seus sofrimentos e quer libertá-los.
Neste sentido, Francisco exorta os agentes da caridade a atuarem em comunhão com seus pastores e as comunidades locais. E este encontro em Roma é uma ocasião propícia para individuar oportunas formas de colaboração estável e diálogo, com a finalidade de organizar sempre mais seus esforços para sustentar as Igrejas locais e todas as vítimas da guerra, sem distinção étnica, religiosa ou social.
A mensagem termina por reiterar o apelo às consciências dos protagonistas do conflito sírio, das instituições mundiais e da opinião pública. "Sabemos que o futuro da humanidade se constrói com a paz e não com a guerra. A guerra só destrói, mata e empobrece povos e nações", escreveu Francisco
O Papa pede, por fim, a todas as partes envolvidas que, em prol do bem comum, permitam imediatamente a obra de assistência humanitária e façam calar as armas, mediante negociações, colocando, em primeiro lugar, o bem da Síria e de todos os seus habitantes, até daqueles que, infelizmente, foram obrigados a se refugiar em outros países, para que voltem o quanto antes às sua terra de origem. (MT). 

Fonte: Rádio Vaticano

HOJE, LANÇAMENTO DO NOVO HALLELLUYA


Halleluya2014_marca_face_02#NovoHalleluya
Marca, layout e interatividade são as principais mudanças no evento que acontecerá de 23 a 27 de julho de 2014.
A 17ª edição do Festival Halleluya, na cidade de Fortaleza, vem com muitas novidades para o público. Nova identidade visual, novo layout da arena, mais interatividade com o público que ajudará a escolher uma atração do evento são algumas das principais inovações.
As principais mudanças do evento serão apresentadas nesta sexta-feira, dia 30, com exclusividade na Rádio Shalom 690 AM, a emissora oficial do Festival nos programas Clube 690 e Tempo de Viver, às 11h00 e 15h30, respectivamente. Os internautas podem acompanhar o lançamento pelo site www.shalom690.com .
Nestes 17 anos de existência, o “novo” faz parte da história do maior festival de artes integradas do país. “A criação do evento foi uma novidade para Fortaleza em 1997; a mudança de local, do Parque do Cocó para o Condomínio Espiritual Uirapuru, em 2003, representou uma das maiores mudanças na história do evento. Podemos citar também a criação dos espaços temáticos, sem esquecer a mudança fundamental que acontece na vida de quem participa do Halleluya”, destaca Tobias Cortez, responsável pela divulgação do Festival.
O Halleluya mudou, cresceu muito. A identidade visual precisava seguir esta evolução. “O trabalho foi feito em conjunto. Com várias mentes criativas pensando, o resultado não poderia ter sido melhor”, afirma Marcel Pinheiro da Delantero Comunicação, agência que desenvolveu a nova logo.
Novidade também na interatividade. Nesta edição, o público poderá escolher uma das atrações que se apresentará no palco do evento. No lançamento será explicado como o internauta deve proceder.
Mais informações: 3295.458
Fonte: Site da Comunidade Shalom

8 DE JUNHO NO VATICANO: ENCONTRO DE ORAÇÃO PELA PAZ NO ORIENTE MÉDIO



Cidade do Vaticano (RV) - A Sala de Imprensa da Santa Sé informou no final da tarde desta quinta-feira, 29, que o encontro de oração pela paz, para o qual o Papa Francisco convidou os Presidentes de Israel, Shimon Peres e da Palestina, Mahmoud Abbas, terá lugar na tarde de domingo, 8 de junho, no Vaticano. A data foi aceita pelas duas partes.
O convite para rezar juntos pela paz no Oriente Médio foi feito pelo Santo Padre ao Presidente Palestino, Mahmoud Abbas, após a Missa celebrada na Praça da Manjedoura, em Belém, no domingo 25 de maio e repetido ao Presidente israelense, Shimon Peres, no dia seguinte, no encontro realizado na residência presidencial, em Jerusalém.
No vôo de volta de Tel Aviv, o Papa Francisco havia falado aos jornalistas sobre o significado de sua iniciativa: “Será um encontro de oração. Não será um encontro para fazer uma mediação ou buscar soluções, não! Nos reuniremos para rezar, somente. E depois, cada um volta para sua casa. Mas eu acredito que a oração seja importante, e rezar juntos sem fazer discussões de outro tipo, isto ajuda”.
Falando sobre a inspiração para este encontro, Francisco explicou que “ele era pensado para ser realizado lá, mas existiam tantos problemas logísticos, tantos, pois eles devem considerar o território onde se fazer e não é fácil. Por isto, se pensava a uma reunião....mas no final, saiu este convite, que espero, saia tudo bem”.
A iniciativa pretende relançar as negociações de paz, a partir da convergência das três religiões monoteístas: cristã, judaica e muçulmana. (JE). 

Fonte: Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA


João 16,20-23a
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


30/05/2014 - 6ª. Feira VI semana da Páscoa

 – Atos 18, 9-18 – “O socorro do Senhor vem na hora”

O exemplo de Paulo e dos apóstolos nos orienta para que a nossa fé na intervenção de Deus nunca esmoreça, quando nos dispusermos a cumprir com a nossa missão.  A certeza de que Ele está conosco, e que ninguém poderá nos fazer mal algum, é o que nos motiva a ir à procura do povo numeroso que ainda não O conhece e a quem Ele quer tocar por meio de nós. Jesus quer salvar o povo que a Ele pertence porque o Pai o deu a Ele e conta com todos nós que nos propomos a segui-Lo. Todavia, as nossas conveniências, os nossos melindres, os nossos medos nos  empurram para longe da vontade do Senhor, e muitas vezes nos atemorizamos querendo desistir. Nesses momentos se prestarmos atenção perceberemos que a Sua voz também clama no nosso pensamento: “não desista”, “estou aqui”, “continua, eu te fortaleço, eu te sustento”.   “Porque eu estou contigo”! Esta é, portanto, a garantia que o Senhor nos dá para que enfrentemos as dificuldades da nossa vida e da nossa caminhada espiritual. Muitas vezes ainda queremos parar de falar, não queremos mais nos importar com as coisas, pensamos em desistir, mas o Senhor não nos deixa desanimar: ”Ninguém te porá a mão para fazer mal”!    O socorro do Senhor, muitas vezes, vem na hora em que  nem estamos mais esperando e já nos sentimos derrotados. Tenhamos a certeza de que com confiança no Senhor todas as coisas se arrumarão no tempo certo!     – Você também já pensou em desistir diante das dificuldades da sua missão? – Você permanece calado (a), quando as pessoas a sua volta zombam das coisas de Deus? – Os comentários o (a) faz ficar mais fraco (a) ou mais firme na fé

Salmo 46 – “O Senhor é o grande rei de toda a terra”

 “O Senhor é o grande rei de toda a terra”. É Ele quem sustenta o universo, a Sua presença envolve o céu e a terra. Não estamos sós!  A nossa herança é a glória do Senhor que domina toda a terra. Ao toque da trombeta o Senhor subiu aos céus, no entanto, continua habitando no meio dos nossos louvores. E a Ele prestamos culto entre louvores e cânticos de  júbilo. Aclamemos, pois o Senhor Deus com alegria!


Evangelho – João 16, 20-23 – “A tristeza de hoje transformar-se-á em alegria, amanhã”

Há realidades que extrapolam a nossa limitação física e até mesmo a nossa percepção do sobrenatural. Há coisas que afligem o nosso coração e que nunca conseguiremos entender, por mais que supliquemos a Deus.  Estamos todos (as) sujeitos (as) às instabilidades da nossa existência humana e, por isso, ficamos tristes quando alguém parte, ficamos confusos e perdidos quando não acontece o que prevíamos, gememos sob o peso dos nossos fardos e Jesus vem nos dizer que é preciso que tudo isto aconteça para que um dia nós entendamos tudo. Mesmo que não tenhamos conhecimento do que poderá nos acontecer Jesus nos conforta com a Sua Palavra e nos dá a garantia de que haveremos de vê-lo outra vez e que um dia não precisaremos perguntar nem questionar mais nada, pois tudo nos será muito claro e transparente. Este é mais um motivo para que tenhamos esperança na nossa ressurreição e na nossa participação da vida dos santos e dos anjos que já contemplam a Deus. Muitas coisas agora nos parecem sem propósito, sem sentido e ambíguas, no entanto, a fé em Jesus nos leva a crer que chegará para nós o dia da vida plena.   Formamos um único Corpo, por isso, uns membros sofrem pelos outros membros, pois estamos ligados ao mesmo organismo e sofremos as consequências boas e más daquilo que nos atinge. Mas a fidelidade ao Amor do Pai nos fará receber o galardão e a nossa herança. A tristeza de hoje transformar-se-á em alegria, amanhã e isto é motivo de esperança para nós.  - Você já experimentou a alegria depois da tristeza?  Recorde este dia e louve o Senhor por isso!  - As promessas do Senhor têm se realizado na sua vida? – O que você ainda espera e que ainda não aconteceu? - Você acredita que o amanhã será melhor do que hoje? -  Qual a sua perspectiva para a sua qualidade de vida em Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho9