sábado, 25 de outubro de 2014

ROMARIA: MILHARES DE FIÉIS FAZEM HOMENAGEM À MARTIR


Católicos lembram 73 anos de morte da Menina Benigna, cuja beatificação está em análise no Vaticano


Image-0-Artigo-1727885-1
Em clima de adoração e muita emoção, milhares de pessoas foram até Santana do Cariri para agradecer e pedir bênçãos
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Santana do Cariri. Cerca de 10 mil fiéis participaram ontem, em Santana do Cariri, da 11ª Romaria em louvor à menina Benigna Cardoso da Silva, popularmente conhecida como a Mártir da Castidade, cujo processo de beatificação está sob análise de um Tribunal determinado pela Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, em Roma.
O processo que poderá resultar na beatificação de Benigna foi encaminhado ao Vaticano pela Diocese de Crato, em março de 2013, tão logo houve a indicação do "Nihil Obstat", pela Santa Sé, aprovando o início dos estudos em torno da jovem, que foi assassinada aos 12 anos por defender sua castidade.
Ontem, 73 anos após a morte de Benigna, fiéis recordavam o sofrimento da menina enquanto realizavam o pagamento de promessas e faziam novos pedidos. No bairro de Inhumas, onde está o memorial em homenagem a ela, milhares de pessoas aguardavam o início da caminhada, num percurso de cerca de 7 Km, com encerramento na Matriz de Nossa Senhora Sant'Ana, onde houve celebração presidida pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, auxiliado por outros padres da Diocese daquele município.
Devoção
O clima entre os participantes era de fé, adoração e muita emoção. A dona de casa Ana Alencar Lima, do distrito de Mororó, em Nova Olinda, disse que todos os anos participa das festividades em prol da jovem Benigna, que para a maioria dos fiéis já é vista como santa do Cariri, a exemplo de Padre Cícero. "A maioria aqui já recebeu uma graça. Eu venho todos os anos agradecer pela bênção que ela me proporcionou", diz ela, garantindo que por muitos anos se sentiu incomodada por uma forte dor na perna esquerda e que, após rezar para a mártir, nunca mais voltou a sentir o incômodo.
A aposentada Zulene de Freitas, de Juazeiro do Norte, também afirma ter alcançado uma graça através do intermédio de Benigna. Segundo ela, a nora teria sido diagnosticada com problemas cardíacos ainda quando criança, tendo sido desenganada pelos médicos. "Eles diziam que ela não sobreviveria. Que iria morrer aos 11 anos", diz ela, comentando que a fé depositada na menina salvou a vida da nora. "Depois que a promessa foi feita nunca mais ela ficou doente".
Para dom Fernando Panico, a crescente manifestação de fé da população em torno da mártir poderá ser fator importante na análise do pedido de beatificação. "As possibilidades em torno da beatificação da Menina Benigna são, sim, muito verdadeiras", afirmou o bispo, sem saber, no entanto, informar um prazo para a decisão da Santa Sé.
Roberto Crispim
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: