terça-feira, 16 de setembro de 2014

MÃE DAS DORES: MILHARES PARTICIPAM DE PROCISSÃO EM JUAZEIRO DO NORTE


Celebrações da Padroeira da cidade iniciam o ciclo de romarias, que segue até fevereiro


Procissão Mãe das Dores
O cortejo percorreu as principais vias do Centro da cidade, com a presença de pastorais, bandas, grupos tradicionais e soldados do Exército
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Juazeiro do Norte. Cerca de 100 mil devotos participaram ontem da procissão de encerramento dos festejos alusivos a Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro do Norte. O cortejo, que percorreu as principais ruas e avenidas do Centro da cidade, foi marcado pela fé e pela comoção dos fiéis. A Rua São Pedro, principal ponto comercial da cidade, ficou tomada por populares que, das calcadas, entoavam cânticos e oravam para a santa.
O cortejo marcou o momento de maior participação da população nas comemorações que foram iniciadas no último dia 31 de agosto. No período da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, pelo menos 400 mil romeiros, segundo cálculos da organização, estiveram presentes na cidade. Ontem, uma operação especial foi deflagrada pela Guarda Municipal e pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), resultando no bloqueio de diversas ruas no entorno da área onde o evento foi realizado.
A procissão contou com a presença de pastorais da Igreja, banda de música, grupos de tradição popular, fanfarras, e de soldados do Exercito Brasileiro, encarregados de manter certa distância entre o público participante e o andor onde era transportada a imagem da padroeira.
Maior evento
As comemorações alusivas a Mãe das Dores abrem o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte, que se estenderá até o mês de fevereiro do próximo ano. Para muitos fiéis da santa, este é o maior evento religioso realizado na cidade, maior, inclusive, do que a Romaria de Finados, realizada em novembro, e a das Candeias, em fevereiro.
"Eu nasci em Juazeiro do Norte há mais de 50 anos. Nunca vi, em tempo algum, nenhuma romaria maior que a de Nossa Senhora das Dores. Nem mesmo a de novembro. Essa romaria é a maior porque o povo católico de Juazeiro comemora a devoção que possui em torno da Padroeira da cidade. O amor do povo por ela é tão grande quanto o que é ofertado à padre Cícero", avalia a dona de casa Maria das Graças Sarmento.
Para a costureira Vânia do Espírito Santo, que há mais de dez anos participa da procissão de encerramento da romaria, a devoção à santa é ocasionada pelas graças alcançadas pelos fiéis através da interseção de Nossa Senhora das Dores.
"As graças são muitas. Quase todo mundo que participa da procissão já alcançou uma graça por intermédio da nossa santinha. Por isso que, a cada ano, cresce o número de pessoas que participam da festa", observou a devota.
Após percorrer as ruas do Centro, o cortejo retornou à Basílica Santuário, onde foi celebrada missa campal pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, auxiliado por outros padres da diocese. Após a celebração eucarística, houve a tradicional bênção dos chapéus e show pirotécnico. O momento também foi de emoção e louvor por parte dos devotos. A próxima romaria de Juazeiro do Norte acontecerá no mês que vem, quando será São Francisco será festejado.
Roberto Crispim
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: