quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"GLÓRIA ETERNA": LIVRO DO PADRE DUZA TRAZ MEMÓRIAS DE ABAIARA


Obra reúne histórias vividas pelo religioso enquanto prestava auxílio a pessoas enfermas


Image-1-Artigo-1701659-1
Ao longo dos últimos 5 anos, o sacerdote reuniu em livro as narrativas construídas em décadas de serviço à causa religiosa, em que confortava pessoas nos momentos finais de vida. Segundo o padre, o sofrimento tem a finalidade de limpar a alma
Fortaleza. Por meio das narrativas do padre José Leite Sampaio, popularmente conhecido como "Duza", o município de Abaiara ganhará registros de sua história. "Mártires a caminho da Glória Eterna" traz relatos de 76 pessoas da cidade, que passaram por sofrimentos nos momentos finais de vida e foram confortadas pelo religioso. O objetivo do livro, além de refletir sobre o aspecto teológico-filosófico que envolve a questão da morte, é contar como era o acesso da população à saúde em décadas anteriores, e de que maneira as autoridades públicas se posicionavam para solucionar as demandas da área.
A obra foi organizada pelo professor José Levi Furtado Sampaio, que faz parte do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (Leat), do Departamento de Geografia da UFC. O livro do padre Duza é o primeiro a ser lançado de uma coletânea de seis volumes, todos organizados pelo professor da UFC, que abordam a geohistória do município de Abaiara.
"Mártires a caminho da Glória Eterna" será lançado no próximo domingo, dois dias antes do padre completar 96 anos. O evento será na capela de São José, na qual o sacerdote celebra missas ainda hoje, localizada na comunidade de mesmo nome, naquela cidade.
"O padre Duza começou a refletir sobre os amigos do passado e as dificuldades que eles tiveram no fim da vida, principalmente, por causa das doenças. Essa fase de sofrimento foi denominada pelo padre como 'martírio': ao passar por tal situação, a pessoa se liberta e se salva", explica Levi Furtado, que também é nascido em Abaiara.
Segundo o professor, como o padre faz referência a pessoas conhecidas da sociedade, acaba contando a história da comunidade. "O livro fala da ausência do Estado, da carência de equipamentos, da dificuldade de acesso à saude. Para os próprios religiosos, o livro indica que há necessidade de os padres se aproximarem mais dos enfermos", complementa o professor.
Conforme conta o livro, no início do século passado havia poucos médicos nas cidades do Interior e, aqueles que disponibilizavam a atender, só o faziam para pessoas pertencentes à elite socioeconômica. Além disso, àquela época, os estudos da medicina em relação a diversas enfermidades ainda era incipiente.
Aproximação
O sacerdote de Abaiara sempre procurou estar próximo da comunidade em que vivia, mostrando-se solícito às pessoas que conhecia. "Como um pastor que procura conhecer suas ovelhas, Padre Duza aproximou-se da vida do paroquiano, esteve atento e acompanhou seu cotidiano. Os casos relatados demonstram que as pessoas com as quais ele conviveu e/ou acompanhou faziam parte da complexa rede de solidariedade, informação, comunicação inerente à vida do sacerdote", diz Levi Furtado, na apresentação do livro.
Padre Duza é conhecido por fazer poesias, hinos, paródias, entre outras composições artísticas. O próximo livro da coleção organizada por Furtado também será composto por obras do sacerdote, desta vez com relatos poéticos, e tem lançamento previsto para dezembro próximo.
Mais informações:
Lançamento do livro "Mártires a caminho da Glória Eterna"
Dia 21/09, às 18h
Capela de São José
Abaiara-CE
Bruno Mota
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: