sábado, 30 de agosto de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/08/2014 - Sábado XXI semana do tempo comum 

1 Cor. 1,26-31 – “Deus escolheu os “fracos ”.

Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido para confundir os sábios” Estas palavras de S. Paulo para os que não se consideram astutos, inteligentes e sábios nas coisas do mundo, são um incentivo a que permaneçam firmes na confiança e dependência de Deus. A nossa “esperteza” humana é um obstáculo para que possamos acolher a graça e a sabedoria de Deus que quer se manifestar na nossa vida pelo poder do Espírito Santo. Quem que se considerar muito capaz e autossuficiente não tem condições de “entender” os mistérios de Deus e nem tampouco sente necessidade disso, pois ele próprio se basta, confiando apenas na sua inteligência privilegiada. Jesus Cristo é para nós, a sabedoria, a justiça, a santificação e a libertação que Deus Pai nos enviou. Não precisamos de mais nada, pois já possuímos tudo: a simplicidade e a pureza de coração. Em vista disso devemos nos reconhecer fracos e impotentes, pequenos e dependentes a fim de confundir os fortes e poderosos deste mundo. Assim sendo, nas horas mais angustiantes pelas quais todos os mortais passam, nós poderemos dar testemunho da força poderosa de Deus agindo em nós. Assim, os “sábios do mundo” conhecerão Aquele que nos sustenta e, assim também se converterão. – Você se considera uma pessoa inteligente, sábia para as “coisas do mundo”? – Você costuma ouvir comentário das pessoas que zombam de quem se dedica muito às coisas de Deus? – O que você acha delas? – Pense numa coisa que é sabedoria de Deus e inutilidade para o mundo: você a pratica?


Salmo 32 – “Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança
O povo escolhido para ser herança de Deus é o povo que confia nele, sabe que Ele está atento a todos os seus passos. O salmo nos diz que o Senhor se inclina para olhar todos os homens, mas ele pousa o Seu olhar apenas sobre os que o temem e nele confiam. Pousar o olhar significa dar atenção, amparar, sustentar, proteger. Quando nós percebemos o olhar de Deus sobre nós, sentimo-nos felizes e protegidos (as).




Evangelho – Mateus 25, 14-30 – “falsa humildade ”
Todos os dons que recebemos de Deus são nos dados na medida certa, isto é, de acordo com a nossa capacidade, nem mais nem menos do que poderíamos receber. Cabe, portanto, a cada um de nós assumirmos os talentos que ganhamos, com humildade e perseverança, pois seremos cobrados por tudo o que recebermos. Muitas vezes, achamos que não possuímos dons equivalentes ao que têm outras pessoas e nos subestimamos renegando a habilidade que nos foi presenteada por Deus. Assim sendo, neste caso enterramos o talento, pois não queremos assumi-lo por falsa modéstia, por preguiça, por comodismo e até por orgulho. Aquele (a) que se acha muito pequeno (a) e, por isso, se encosta e se acomoda não assumindo a capacidade que lhe foi concedida, está cometendo um erro incorrigível. Será tirado dele (a) até o dom para o qual tinha inclinação para fazer prosperar e não o fez, porque não o colocou em prática. Achar-se muito sem capacidade e não confiar na capacidade de Deus é o grande pecado que muitos de nós cometemos, pois se trata de falta de humildade e orgulho. – O que você tem feito com os seus dons? – Você se acha muito sem expressão, incapaz de realizar alguma coisa? – Não será porque você está confiando somente em você mesmo (a) e esquecendo-se Daquele que lhe deu a vida? – Você não acha que a sua vida já é um dom muito precioso? - O que você tem feito dela? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 


Nenhum comentário: