sábado, 31 de agosto de 2013

FORMAÇÃO PARA OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO DA REGIÃO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO



Foi realizada, de 26 a 30, ontem, na Capela Nossa Senhora Aparecida, uma formação para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, da Região Nossa Senhora Aparecida, que contou com a presença de membros do MESC de todas as paróquias.

PROGRAMAÇÃO

No dia 26, a Capela Nossa Aparecida ficou com a responsabilidade da noite de abertura; as paróquias São João Eudes e da Gloria,  dia 27; Mãe dos Pobres e Nossa Senhora do Sagrado Coração, dia 28; Sagrado Coração e São José,  dia 29 e a responsabilidade do dia 30, ontem, com a Coordenação Regional.    

TEMAS


Foram abordados quatro temas, começando com a Celebração das Exéquias e Utensílios Sagrados, vindo em seguida Atitude, comportamento do Mesc e acompanhamento dos enfermos; Abordagem Psíquica a pessoa de 3ª Idade, concluindo com a Teologia da Eucaristia.  

CALENDÁRIO DE MISSAS DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA PARA O MÊS DE SETEMBRO

Atividade da equipe 84 com crianças, durante missa, no último domingo,   no Seminário da Prainha

A coordenação das equipes de Nossa Senhora divulgou a programação de missas para o mês de setembro, estando incluída a missa de hoje, dia 31 de agosto, às 18H30, na Igreja Matriz de São José, no vizinho município de Maracanaú, na Grande Fortaleza.


 31/08 - Sábado - 18h30min - Missa Matriz de S. José - Maracanaú

01/09 - Domingo - 09h30min - Missa Matriz de N. Sra. das Graças - Tabuba
                               19h00min - Missa Com. Um Novo Caminho - Dionísio Torres
02/09 - Segunda - 19h00min - Missa Cap. N. Sra. Consolação - Barroso 

06/09 - Sexta - 12h00min - Missa Matriz do Imaculado Coração de Maria - Henrique Jorge 
07/09 - Sábado - 19h00min - Missa Matriz de N. Sra. da Saúde - Caponga (Cascavel)
08/09 - Domingo - 09h00min - Missa Matriz de N. Sra. da Penha - Maranguape
                               16h00min - Missa Matriz de N. Sra. da Saúde - Mucuripe

13-15/09 - Retiro do Setor E das Equipes de Nossa Senhora
15/09 - Domingo - 19h00min - Missa Capela de N. Sra. Aparecida - Jardim das Oliveira

18/09 - Quarta - 18h30min - Missa Casa de Missão Com. Canção Nova Fortaleza

21-22 - Encontro Vocacional (Seminário)
22/09 - Domingo - 19h00min - Missa na Festa de Santa Rita - Redenção

24/09 - Terça - 19h00min - Missa Cap. Sta. Teresinha - Mucuripe
25/09 - Quarta - 19h00min - Missa Cap. Sta. Teresinha - Parque Soledade (Caucaia)

28/09 - Sábado - 19h00min - Missa Igreja de S. Francisco - Cascavel
29/09 - Domingo - 08h00min - Missa Com. Face de Cristo
                              19h00min - Missa Cap. N. Sra. do Rosário - José Walter

30/09 - Segunda - 19h00min - Missa Cap. S. Francisco - Vicente Arruda (Caucaia)



GRITO DOS EXCLUÍDOS 2013



grito-dos-excluídos-_-gA 19ª edição do Grito dos/as Excluídos/as será realizada no dia 7 de setembro, às 17 horas, na Praia de Iracema, comunidade do Poço da Draga, local onde está sendo construído o Aquário.
A concentração inicial será às 15 horas. Dois locais servirão de concentração inicial a Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha, e o Aterrinho da Praia de Iracema, próximo à Igreja de São Pedro.
O Grito dos excluídos 2013, em Fortaleza, quer denunciar as mazelas causadas pelos governos, geradas através das grandes obras que só visam o lucro e excluem cada vez mais os pobres. O Aquário é um dos exemplos emblemáticos dos últimos tempos em Fortaleza e em todo o Ceará.
Este ano o tema é “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. Na  Arquidiocese de Fortaleza estão envolvidos na construção e realização do Grito pastorais, movimentos, comunidades e pessoas de boa vontade. É um momento de manifestação, de ida às ruas, para expressar os clamores dos pobres, celebrar suas alegrias e conquistas e fortalecer a esperança.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2013, cuja temática é “Fraternidade e Juventude” e com o contexto de mobilizações e efervescência dos movimentos sociais em que a juventude é protagonista, o Grito traz como tema as Juventudes, pois em uma sociedade que extermina seus jovens, através das drogas, da violência, da insegurança, é preciso que criemos alternativas de superação dessas problemáticas.
Além disso, está em sintonia com a 5ª Semana Social Brasileira (SSB) que, durante 2011 e 2013, realiza fortes momentos de reflexão e análise da conjuntura. Os participantes da 5ª SSB denunciam que as remoções de milhares de famílias para dar lugar às “grandes obras” da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, são uma grave violação aos direitos humanos, principalmente aos direitos das mulheres, da população de rua, de trabalhadores e de vendedores ambulantes, porque essas obras causam impactos negativos em comunidades e grupos vulneráveis de nossas cidades.
Historicamente, o Grito dos Excluídos tem sido uma manifestação popular e espaço de animação e profecia. Sempre aberto e plural a pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas.
Como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; propor alternativas ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos e cidadãs.
Contatos: Padre Lino Allegri (85) 3270-1486/ 8891-2315;  Fernanda Gonçalves (85) 8872-6947;  Raimundo Paiva (85)  8649-3212; Ivoneide Góis (85)  8742-7605; Igor Moreira (85) 8569-5663;  Luciana Costa 8704-7470;  Conceição  Almeida (85) 8610-7378; Francisco Vladimir (85) 9969-7804; Maria de Fátima (85) 8847-2164
 Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

HOJE, COMPLETA UM ANO DE FALECIMENTO DO CARDEAL MARTINI





A 31 de agosto de 2012, faz precisamente hoje um ano, falecia em Milão o cardeal Carlo Maria Martini. Recebendo ondem, sexta-feira, na Casa de Santa Marta, o Provincial na Itália da Companhia de Jesus, Padre Carlo Casalone, o Papa Francisco sublinhou que
"recordar o Cardeal Martini é um ato de justiça". O Superior dos Jesuítas Italianos encontrava-se acompanhado dos animadores e dos membros da "Fundação Carlo Maria Martini", agora criada. A Fundação é uma iniciativa da Província da Itália da Companhia de Jesus, em colaboração com a Arquidiocese de Milão, e visa recordar o Cardeal Martini "promovendo o conhecimento e o estudo de sua vida e obras, e manter vivo o espírito que animou o seu empenho, favorecendo a experiência da Palavra de Deus no contexto da cultura contemporânea", com uma particular atenção ao "diálogo ecumênico, inter-religioso, com a sociedade civil e com os não-crentes, junto ao aprofundamento da indissolúvel relação entre fé, justiça e cultura".Para além disso, a Fundação quer promover "o estudo da Sagrada Escritura numa abordagem que contempla também outras disciplinas, entre as quais a espiritualidade e as ciências sociais", colaborar com projetos formativos e pastorais que valorizem a pedagogia inaciana, sobretudo dirigida aos jovens", bem como "apoiar o aprofundamento do significado e a difusão da prática dos Exercícios Espirituais".
Presente também no encontro com o Papa o nosso diretor e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi. Rádio Vaticano entrevistou-o:
P. Lombardi:- "O encontro foi breve, informal, mas significativo, naturalmente, porque era preciso que o Papa fosse a primeira pessoa informada diretamente sobre o nascimento desta Fundação e sobre as suas finalidades. O provincial, Padre Casalone, fez uma bonita introdução explicando a natureza e a finalidade da Fundação e o Papa respondeu, como lhe é habitual, de modo muito espontâneo e direto, com algumas recordações acerca do Cardeal Martini. Em particular, recordou o seu papel fundamental por ocasião de uma famosa Congregação Geral dos Jesuítas – a 32ª, em 1974 – que discutiu, de modo muito intenso e acalorado, a questão da relação entre fé e justiça. O Papa recordou esta grande contribuição de Martini, tanto como serviço à Companhia de Jesus e à sua unidade ao aprofundar um tema fundamental, quanto também para a boa relação e compreensão entre a Companhia de Jesus e a Santa Sé – naquele tempo tínhamos o Papa Paulo VI, que com os seus colaboradores acompanhava com muita atenção e participação também a vida da Companhia de Jesus e os seus problemas. O Cardeal Martini teve um papel determinante."
RV: Que palavras reservou o Papa Francisco ao Cardeal Martini, a um ano do seu falecimento?
Padre Lombardi:- "O Papa Francisco qualificou o Padre Martini como um homem de discernimento e de paz, um profeta e homem de paz; como aquele que ajudou muito a entender a relação fé-justiça. O Papa encorajou, naturalmente, a Fundação na sua atividade, referindo o dever dos filhos de recordar os pais: aí estamos na ordem espiritual e eclesial, mas qualificou Martini como um “pai” na Igreja, pai para a sua diocese, pai para inúmeras pessoas. Recordou que também "nós, no fim do mundo – disse –, recebemos dele uma grande contribuição pelo conhecimento bíblico, mas também justamente pela espiritualidade e vida de fé, alimentada pela Palavra de Deus". Portanto, a Fundação lança as suas primeiras iniciativas, dá os primeiros passos com a bênção e o encorajamento do Papa Francisco: isso era muito significativo para nós."
RV: Portanto, um encontro importante...
Padre Lombardi:- "Era importante porque justamente no aniversário da morte do Cardeal Martini é instituída essa Fundação. Participam dela os Jesuítas italianos que são os detentores, por vontade do Cardeal Martini, de seu arquivo pessoal, de seus escritos, enquanto os livros da sua biblioteca ficaram para a Arquidiocese de Milão. Para manter viva essa herança tão importante, ela passa a ser administrada e valorizada por essa Fundação da qual participam os Jesuítas italianos, juntamente com representantes da família Martini e da arquidiocese de Milão. Portanto, é uma iniciativa que traz em si a responsabilidade dos principais elementos ligados à vida e à herança de Martini."
Fonte: Rádio Vaticano

PAPA NOMEIA PIETRO PAROLIN COMO NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO


Papa nomeia Pietro Parolin como novo Secretário de Estado

O atual núncio apostólico na Venezuela, Arcebispo Pietro Parolin, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Secretário de Estado do Vaticano, substituindo o Cardeal Tarcisio Bertone. A notícia foi anunciada oficialmente na manhã deste sábado, 31.
Fonte: CNBB/Rádio Vaticano

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31/08/13 – sábado XXI semana comum 

– 1 Tessalonicenses 4, 9-11 – “uma fonte que jorra amor”.

Deus é a fonte do Amor fraterno! Foi Ele quem tomou a iniciativa de nos amar primeiro. Com esse amor nós aprendemos também a amar os nossos irmãos e ter com eles uma convivência fraterna. Aprendemos a amar o nosso próximo com o amor que recebemos do Pai que está à nossa disposição dentro do coração. O amor de Deus em nós é como uma fonte que jorra initerruptamente água e sacia a nossa sede. Assim sendo, temos em nós a capacidade de distribui-lo a quem tem sede de amor e de justiça. O amor fraterno vem desta fonte. Ele é puro e desinteressado. Através dos nossos gestos de amor, das nossas boas ações e do serviço desinteressado nós damos testemunho ao mundo de que o amor do Pai vive em nós e esta é a razão da nossa felicidade. Ninguém pode amar fraternalmente se não se apropriar do amor do próprio Deus. Com o nosso amor humano e interesseiro nós nunca conseguiremos viver fraternalmente. Por isso, São Paulo nos exorta a progredir sempre mais na vivência desse amor divino, pois só  teremos tranquilidade quando cumprirmos a nossa missão, amparados pelo amor do Pai.
Você sente o amor de Deus na sua vida? -  O que você tem feito deste amor? – Com qual amor você tem cultivado as suas amizades: com o amor de Deus ou com o seu amor próprio? – Você tem recorrido à fonte de amor que jorra no seu coração?

Salmo 97 – “O Senhor julgará as nações com justiça”

O canto novo a que o salmista se refere é o som do amor de Deus no nosso coração o qual nos faz aplaudir toda a obra que Ele realiza em nós e por meio de nós aqui na terra. O amor de Deus nos faz louvá-Lo, exaltá-Lo e reconhece-Lo no meio dos homens vivendo uma nova mentalidade e jeito de ser.  A certeza de que no final seremos julgados pelo amor nos motiva a dar passos de santidade.

Evangelho – Mateus 25, 14-30 –  “o talento mais importante é o dom da vida.”

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que cabe a cada um de nós assumir os talentos que Dele recebemos com humildade e perseverança, cônscios de que seremos cobrados pelo que conseguirmos faze-los render. Justo é que todos nós usemos e usufruamos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade, pois a justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida. Todos nós sabemos que temos dons, e que Deus nos premiou com talentos e virtudes, porém, muitas vezes desprezamos os carismas que temos e deixamos de lado as aptidões que possuímos, por preguiça, por desleixo, porque não damos muita importância, ou porque não nos valorizamos, desconhecendo o nosso potencial.  No mínimo, todo homem e toda mulher recebe das mãos de Deus o dom da sua vida!  É o talento mais simples e ao mesmo tempo o talento mais importante. Quantas vezes esperamos que aconteçam na nossa vida coisas extraordinárias, quando o Senhor só deseja que possamos viver a nossa vida com alegria e confiança Nele. O medo nos leva a destruir a nossa capacidade de viver feliz. O querer muito, o achar tudo pouco nos leva a perder o tempo precioso da nossa vida e a enterrar as pequenas oportunidades que temos de viver bem.   Tudo o que recebemos de Deus vem na medida certa, de acordo com a nossa capacidade, nem mais nem menos do que poderíamos receber.   Você já parou para pensar na grandeza que é a sua simples vida? - Você aprecia a sua vida ou acha que a vida do outro é melhor que a sua? – O que você tem feito com os seus dons? – Você se acha muito sem expressão, incapaz de realizar alguma coisa? – De que você tem medo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA


Mateus 25,14-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lu­crou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão.19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!” Palavra da Salvação

SANTO DO DIA - SÃO RAIMUNDO NONATO


Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.
Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.
O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.


São Raimundo Nonato, rogai por nós!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMISSÃO PARA VIDA E FAMÍLIA DA CNBB PROMOVE AÇÕES PARA SEMANA NACIONAL DA VIDA


Cartaz SNVA Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida (SNV), de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, lançaram o subsídio “Hora da Vida” 2013. Em sua 3ª edição, a publicação apresenta sete encontros, sugestão de Vigília de Oração pela Vida e de celebração de apoio na realização da SNV, que este ano tem como tema central: “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé”.
Outra iniciativa da SNV, diz respeito à uma carta enviada aos bispos e arcebispos do Brasil, na qual o presidente da CEPVF, dom João Carlos Petrini, pede para que atividades públicas e também no âmbito da comunidade sejam realizadas para colher assinaturas em favor da aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007) na Câmara dos Deputados, em apoio aos deputados que pedem alteração da lei 12845/2013, que visa atendimento obrigatório a vítimas de violência sexual, mas que obriga também a administração da pílula do dia seguinte (pílula abortiva).
Durante a SNV, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana. Para colaborar com essas atividades, a CEPVF divulgou o lançamento da terceira edição do subsídio “Hora da Vida” com objetivo de colaborar na preparação e na realização da SNV e do Dia do Nascituro.
No texto de apresentação do subsídio "Hora da Vida", dom João Carlos Petrini, deseja que a publicação ajude a “despertar um verdadeiro amor à vida humana, de modo que cada ser chamado à existência seja acolhido, respeitado em sua dignidade, valorizado e amado desde a concepção até a sua morte natural.”
De acordo com o assessor da CEPVF, padre Rafael Fornasier, o tema escolhido – “Cuidar da vida e transmitir a vida” –, “está na esteira das celebrações do Ano da Fé e da Semana Nacional da Família, cuja proposta se fundamenta na missão de toda Igreja visando a Nova Evangelização e a transmissão da fé em nossas famílias, comunidades e na sociedade, como aponta a nova Encíclica Lumen fidei (Luz da fé).”
O Hora da Família traz sete propostas de roteiros de encontros e algumas sugestões de celebração e bênção. A publicação foi preparada com a contribuição de agentes da Pastoral Familiar, das Comissões de Promoção e Defesa da Vida e assessores. Mais informações, sobre o subsídio, e pedidos pode ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999; ou pelos e-mailsvendas@cnpf.org.brsecren@cnpf.org.br. O material também estará a venda no sitewww.lojacnpf.org.br
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

POR: CNBB

COMUNIDADE CATÓLICA RECADO REALIZA O MINISTRANDO COM ARTES 2013



 A Comunidade Católica Recado realizará o Ministrando com Artes 2013 “Eis que faço novas todas as coisas” ( Ap 21,5)  que acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, a partir das 8 h, no Colégio Farias Brito, localizado na Rua 8 de Setembro, nº 1330, no Bairro Varjota. É um evento de formação espiritual e de técnica voltado a todos que desenvolvem trabalhos ligados à arte na Igreja Católica.
São 20 cursos confirmados até o momento. As manhãs do Ministrando são dedicadas à formação espiritual e humana. As tardes, à formação técnica e profissional.
“Ministrando com Artes” que é um evento anual de formação técnica, profissional e espiritual para artistas cristãos que buscam o que há de melhor nas diversas expressões das artes.
Os temas dos cursos são Composição Musical com Bruno Camurati; Interpretação Musical com Bruno Camurati; Ministrando a Música com Luiz carvalho; Contra baixo com Wanderley Freitas; Música Litúrgica com Marcelo Oliveira e muitos mais…
A programação será:
 SÁBADO – 7  DE SETEMBROcomunidade-recado_g
Às 8h – Credenciamento e acolhida
Às 8h30min – Louvor
Às 9h15min – Quickshops (Curso 1)
Às 10h15min – Intervalo lanche
Às 10h40min – Retorno Quickshops (continuação Curso 01)
Às 11h40min – Intervalo – Almoço
Às 13h40min – Retorno/Louvor
Às 14h10min – Pregação – “Eis que faço novas todas as coisas”
Às 15h10min – Intervalo lanche
Às 15h30min – Quickshops artísticos (Curso 2)
Às 17h30min – Intervalo 5 minutos
Às 17h35min – Louvor/Adoração ao Santíssimo
Às 18h35min – Início do Festival de Música
Às 21h35min – Encerramento

DOMINGO – 8 DE SETEMBRO
Às 8h30min – Quickshops artísticos (continuação Curso 01)
Às 10h30min – Intervalo para lanche e afins
Às 11h – Missa DominicalArte-de-divulgação-do-Minis
Às 12h – Intervalo para ALMOÇO
Às 14h – Quickshops artísticos  (continuação Curso 2)
Às 16h – Intervalo para lanche e afins
Às 16h30min – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Às 17h30min – Início do Festival Recado de Música Católica 2011
Às 20h30min – Encerramento.
Informações e inscrições na sede da Comunidade Recado das 14h30min às 21h30min, localizada na Rua Paula Rodrigues, nº 191, no bairro de Fátima. Telefone (85) 3227.4587 ou pelo site:www.comunidaderecado.com / http://www.festivalrecado.com/musica.cfm

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


30/08/13 - 6ª. feira XXI semana comum

- 1ª. Leitura – 1 Tessalonicenses 4,1-8 – “em busca da santidade”!

Deus nos criou para a santidade, portanto, viver na santidade é viver o 
que é justo aos olhos de Deus. O Senhor nos deu os mandamentos como 
luzeiros que nos mostram um caminho seguro para que sejamos felizes e 
irrepreensíveis aos Seus olhos. No entanto, mesmo que saibamos o que é 
reto, nós muitas vezes nos afastamos da justiça e seguimos a cobiça da 
nossa concupiscência e perdemos o rumo. Somos levados pelas paixões e 
agimos como se fôssemos pagãos, isto é, como se ignorássemos a Deus. 
Agindo assim nós damos prova de que também desprezamos o sacrifício de 
Jesus que deu Seu sangue para nos libertar da escravidão da carne. São 
Paulo nos exorta a uma vida pura em pensamentos, palavras e ações 
transparentes diante de Deus e dos homens. A impureza nasce no coração e 
o mau pensamento é o pontapé inicial para uma vida impura. O homem é 
corpo, alma e espírito e a harmonia entre essas partes depende muito de 
uma vida equilibrada com Deus e com os homens. O mal que se faz ao homem 
é mal que se faz a Deus. O Espírito Santo é o nosso auxiliador nesse 
processo, é com a sua ajuda que nós podemos lutar para rejeitar a 
impureza e abraçar a santidade. – Você tem os mandamentos da Lei de Deus 
como faróis para as suas ações? – Você tem se comportado como pagão (ã) 
ou como filho (a) de Deus? – Você vive para agradar a Deus? - Marque 
nesta leitura o versículo que fala mais claro para você. - Em que você 
tem pensado ultimamente?

Salmo 96 – “Ó justos, alegrai-vos no Senhor!”

Mesmo que sejamos pecadores, não precisamos viver submersos no pecado. O 
salmo nos lembra de que o Senhor ama os que detestam a maldade, isto é, 
os que odeiam o pecado. O pecado é o grande mal, ele é como um câncer, 
doença mortal que nos faz perecer. No entanto, o Senhor protege àqueles 
que aborrecem o pecado e faz com que a sua luz oriente a caminhada dos 
justos. Portanto, se perseguimos a justiça de Deus, podemos alegrar-nos 
no Senhor, celebrando e bendizendo o Seu santo nome.

Evangelho – Mateus 25, 1-13 – “faltou óleo, e agora?”

Mais uma vez Jesus nos convida à vigilância e nos dá como exemplo a 
parábola das virgens previdentes e imprevidentes. Adaptando essa 
história à nossa existência nós podemos refletir acerca da nossa 
trajetória aqui na terra enquanto estamos nos preparando para um dia ir 
ao encontro do “noivo”. O noivo é Jesus e a noiva é a nossa alma que tem 
sede de encontrá-Lo. O tempo em que vivemos aqui na terra é a 
oportunidade que nós temos para, também como as jovens previdentes, 
providenciarmos o “óleo” que mantém a lâmpada da nossa alma acesa. E o 
óleo que conserva acesa a chama do amor de Deus no nosso coração, é a fé 
que provêm da oração, é o consolo que nos dá o Espírito Santo, é a 
alegria de uma vida voltada para Deus. Todos nós sabemos que a nossa 
vida é breve e que um dia nós faremos a viagem em busca do reino que nos 
foi prometido por Deus. Quando vivemos entregues somente às coisas que o 
mundo nos acena e temos o coração ligado às coisas passageiras nos 
esquecemos de alimentar a nossa alma e, com certeza, nos faltará luz 
para atravessar o vale escuro no caminho que nos levará para outro 
estágio da nossa vida. As jovens imprudentes, talvez vivessem uma vida 
despreocupada de Deus, achando que buscando somente as coisas do mundo, 
na hora da necessidade, Deus traria o óleo para suas lâmpadas. Muitas 
vezes nós também ficamos como que meio adormecidos (as), anestesiados 
(as) pelas preocupações com trabalho, com sobrevivência, amealhando 
dinheiro, confiantes de que ainda temos muito tempo de vida para só 
depois pensarmos nas coisas de Deus. Jesus, porém nos diz: “ficai 
vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. O caminho que nós 
precisamos atravessar é escuro e haverá um momento em que a porta se 
fechará. Por isso, precisamos nos preparar! Enquanto é tempo toda hora é 
hora para adquirirmos o que manterá a nossa lâmpada acesa. É na 
intimidade com a Palavra de Deus que nós vigiamos à espera do noivo que 
virá um dia nos levar para a morada que Ele mesmo nos preparou. - Onde 
você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? – Qual 
será o óleo que está faltando para que você esteja com a sua lâmpada 
acesa? - Você vive fraternalmente com as pessoas? – Como você tem 
tratado as pessoas na sua casa? – O que você faz quando não simpatiza 
com alguém?


Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA


Mateus 25,1-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.9As previ­dentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO CESÁRIO DE ARLES


Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.
Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles – Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.
São Cesário de Arles, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA PROMOVEU SEMINÁRIO PARA PREGADORES



Ralph Martin, pregador americano e membro do Pontifício Conselho,  ligado ao Vaticano, esteve em Fortaleza pregando no 7º Seminário para pregadores no último fim de semana, promovido pela Renovação Carismática Católica Estadual, retornou para Detroit, nos Estados Unidos.

Momentos antes do embarque, que foi prestigiado por Elvis Rodrigues e o diácono Cristiano Nunes, Ralph Martin disse que ficou muito impressionado com as pessoas que estavam participando do evento e também d a qualidade da liderança que existe em Fortaleza. Além disso, com o conceito sobre os pregadores leigos.
- Eu vejo os pregadores leigos  não somente como uma ajuda para a Renovação em si, mas uma ajuda para toda Igreja. Esses pregadores leigos foram preparados aqui e agora podem ir pregar naquelas áreas que a igreja ainda não chegou”.
 Exatamente, porque não existe uma presença católica nessas áreas é que os católicos estão deixando a nossa igreja e indo para outras igrejas pentecostais, isto porque não temos padres suficientes e suficientes igrejas. Nós precisamos mandar esses pregadores leigos para essas áreas. Eu vejo que agora a RCC chegou a um grau de maturidade que pode enviar os seus ministros leigos ou pregadores leigos de uma maneira geral para uma comunidade geral. Nós não sabemos quais são os números exatos, mas talvez tenhamos uns 15 mil pregadores leigos que podem dar uma grande ajuda, uma grande fonte de crescimento para a igreja inteira no Brasil.

PRESENÇA

Ralph Martins revelou ainda que, durante o seminário, sentiu uma presença muito forte do Espírito Santo, especialmente através da música, que ajudou as pessoas a abrirem o seu coração para Deus, “mas isso aconteceu também através do Lazaro Praxedes - um pregador de São Paulo – que deu palestra. Ele inclui ainda Elvis Rodrigues e das pessoas que estavam na coordenação do evento.

Depois dessa revelação, Ralph, brincando, disse que teria que falar alguma coisa sobre o heroísmo “do meu tradutor”, o diácono Cristiano Nunes, “que trabalhou muito duro neste fim de semana e continua trabalhando aqui neste momento. Ele está traduzindo esta entrevista. Eu disse a ele que o trabalhou tinha acabado, mas não era verdade,  orque ele estava trabalhando. Risos.


PAPA RECEB E REI DA JORDÂNIA NO VATICANO


Cidade do Vaticano (RV) - Hoje, quinta-feira, dia 29, o Papa Francisco receberá em audiência, no Vaticano, o rei da Jordânia Abdullah Ibn al-Hussein, acompanhado de sua comitiva.
Trata-se do primeiro encontro entre o rei jordaniano e Francisco. O soberano encontrara Bento XVI em maio de 2009 em Amã, por ocasião da viagem apostólica à Terra Santa, que tivera como primeira etapa justamente a Jordânia. (RL). 

Fonte: Rádio Vaticano

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


28/08/13 - 4ª. feira XXI semana comum

 –  Tessalonicenses 2, 9-13 – “um discurso  justo e vivo”

O maior premio que podemos receber como evangelizadores é  perceber que as pessoas a quem anunciamos Jesus estão dando testemunho de conversão. Isto é para nós, o motivo de muita alegria, pois é sinal de que a nossa pregação está sendo eficaz. Quando anunciamos a Palavra de Deus com a nossa vida sendo coerente com o que pregamos o nosso discurso se torna justo e vivo e isto faz toda a diferença para a missão que nos dispomos a realizar. Assim como exortamos aos outros nós também devemos nos comportar de modo digno de Deus que nos chama para o seu reino e a sua glória. A Palavra de Deus é viva e eficaz para transformar o nosso interior e na medida em que a revelamos nós também somos favorecidos (as) com os seus efeitos. No entanto, para evangelizar e pregar o Nome de Jesus ao mundo, nós não precisamos literalmente sair de onde estamos à procura de alguém que está necessitado. Nós também podemos evangelizar onde nos encontramos, no trabalho, em casa, no mundo, na hora da diversão, pelo depoimento que damos através das nossas ações e reações quando enfrentamos a luta, as dificuldades, as incompreensões, a perseguição, etc. A nossa maneira de viver no mundo conformados ao Evangelho é a pregação mais eficaz para atrairmos para Deus as pessoas que estão sem rumo. – Você vivencia o que prega? – O seu comportamento no mundo é coerente com o que você anuncia para as pessoas? – Você tem observado o progresso espiritual nas pessoas a quem tem ajudado? – Você fica feliz por isso?


Salmo 138 – “Senhor, vós me sondais e me conheceis!”

Para Deus tudo é muito claro sobre nós e só Ele sabe das nossas motivações. Por isso, nunca deveríamos pensar em fugir Dele, pois isso seria uma perda de tempo. Pelo contrário, nós deveríamos, sim, confiar cada vez mais Nele que transforma as nossas noites em dia claro e pode nos ajudar na caminhada da nossa vida.

Evangelho – Mateus 23, 27-32 – “Ai de vós, hipócritas

Deus conhece o nosso coração e sabe que nem tudo o que aparentamos ser diante dos outros, na verdade, é o que se passa dentro do nosso íntimo. Por isso, Jesus continua a nos interpelar assim como fez com os mestres da lei e os fariseus a respeito da sinceridade nas nossas “boas ações” e das palavras que pronunciamos, dos elogios fáceis e cheios de hipocrisia que emitimos com o intuito de agradar a alguém, enquanto o nosso coração, muitas vezes, até critica e reprova. A franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes. O nosso coração deve dar o cadência para as nossas realizações, do contrário, por mais esforço exterior que façamos as nossas obras denotarão sinal de morte e não de vida. Seremos como sepulcros caiados, por fora, impecáveis, por dentro cheios de imundície. Muitas vezes nós criticamos os erros dos nossos irmãos afirmando que não seríamos capazes de fazer o mesmo, no entanto, na verdade, da mesma forma como aconteceu com eles poderia também ter ocorrido conosco.  A verdade e a justiça devem permear as nossas atitudes, nem que doa. Jesus foi transparente e sincero quando disse: “Ai de vós, hipócritas!” Será que somos nós, hoje, os mestres da lei e os fariseus, falsos e cínicos?   - Como está a sua justiça? – Ela é verdadeira? – O que será que você poderá estar vivendo, só de fachada? -  Você gosta de criticar as falhas dos outros achando que não cairia no mesmo erro?  - Você costuma fazer alguma coisa somente para parecer “bonzinho - boazinha”? – Você costuma refletir sobre as consequências das suas ações?    - Você tem costume de elogiar as pessoas somente para agradá-las?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA


Marcos 6,17-29


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Hero­díades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - MARTíRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)
Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.
São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)
São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.
Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)
Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.
São João Batista, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CARTA CIRCULAR 10/2013: ANO DA FÉ - SIMPÓSIO ARQUIDIOSANO DA FÉ



simposio-arquidiocesano-da-fe-g
Graça e Paz no Senhor!

Nossa Arquidiocese está vivendo o triênio de seu Centenário, a ser celebrado em 2015. Como um dos momentos de vivência e celebração desse triênio foram programados três grandes Simpósios a serem realizados com os temas: em 2013 (FÉ), 2014 (ESPERANÇA), 2015 (CARIDADE)Assim estaremos realizando, conforme o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, página 38: Terceira Urgência: Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral – programa 2, projeto 1.

Nos próximos dias 21 de setembro das 8 às 18 horas
e 22 de setembro das 8 às 13 horas.
O SIMPÓSIO ARQUIDIOCESANO DA FÉ.
local: Colégio Padre João Piamarta,
(
Rua Padre João Piamarta, 161 – Montese)
com a contribuição de R$30,00 por participante.
            A Coordenação arquidiocesana de Pastoral já enviou a todas as Regiões Episcopais, ao FAMEC, à Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, e às Coordenações arquidiocesanas de outros pastorais, Cseonselhos e Grupos Eclesiais, as FICHAS DE INSCRIÇÃO. Nelas há um local em que o participante deverá indicar em que Urgência do Plano de Pastoral quer partilhar seu testemunho de Fé. Há um número prescrito de participantes reservado para cada entidade eclesial (vide no verso).
É imprescindível que todas as fichas cheguem ao Secretariado Arquidiocesano de Pastoral até o dia 31 de agosto.
Pedimos também divulguem o melhor possível este evento entre os fiéis, mobilizando as comunidades à participação com orações de intercessão pelo evento.
Nosso braço fraterno, orações e bênção.
Em Jesus e Maria,
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza


Informações: nas secretarias das Regiões Episcopais, com a diretoria do FAMEC e no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.


PARTICIPANTES:

O Simpósio deve ser um momento precioso de formação e animação para todas as lideranças eclesiais em nossa Arquidiocese de Fortaleza em celebração Jubilar.
Segundo os Conselhos Episcopal e Pastoral da Arquidiocese e definição do Arcebispo Metropolitano, devem participar do Simpósio:

- Arcebispo e Bispos Auxiliares, Padres e Diáconos da Arquidiocese de Fortaleza ou nela exercendo seu ministério, Seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza;
- 25 pessoas de cada Paróquia ou Área Pastoral da Arquidiocese, sobretudo que sejam membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos;
- 10 pessoas de cada Associação, Serviço, Nova Comunidade ou Movimento, articulados pelo FAMEC, especialmente os que fazem parte de alguma coordenação arquidiocesana dos mesmos;
- 10 pessoas de cada Pastoral Social, Organismo e CEBs, participantes da articulação arquidiocesana das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, especialmente os que estejam numa coordenação arquidiocesana dos mesmos;
- Os membros do Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese de Fortaleza;
- 10 pessoas do Conselho Arquidiocesano de Leigos, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas do Setor Juventude da Arquidiocese, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Comunicação, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral do Dízimo, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Educação, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Vocacional, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Universidade, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral do Turismo, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Litúrgica, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Catequética, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Infância e Juventude Missionária, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Equipe Arquidiocesana de Campanhas, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Escola de Pastoral Catequética (ESPAC), especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Faculdade Católica de Fortaleza, especialmente da sua diretoria;

 FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O SIMPÓSIO: