segunda-feira, 26 de agosto de 2013

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

Reflexão Pessoal – 1 Tessalonicense 1, 1-5.8-10 – “testemunho de fé, esperança e amor”
 São Paulo e seus companheiros se congratulam com os tessalonicenses pelo testemunho de fé em Deus que estes apresentam diante da comunidade. A vivencia das virtudes teologais, fé, esperança e caridade  são evidenciadas e ressaltadas no elogio que São Paulo lhes faz. Assim ele também faz alusão à força do Espírito Santo que lhes impulsionou a levar o Nome de Jesus a toda parte. Assim pode acontecer com cada um de nós. O Espírito Santo é o motor que gera em nós a energia da santidade e da justiça a fim de que possamos dar verdadeiro testemunho de fé, esperança e amor. Por meio do nosso testemunho o Nome de Jesus poderá também alcançar multidões. Não precisaremos sair apregoando com palavras nem gritando nas ruas o nome de Jesus, mas apenas as nossas ações e reações concretas diante das circunstâncias da vida podem soar e ressoar em muitos corações, gerando um efeito multiplicador. Da realidade da nossa conversão podem surgir também muitas mudanças e transformações no mundo. A fé diante dos revezes da vida, a esperança, que é sinal de confiança nas promessas de Deus e o amor que desinteressadamente move as nossas atitudes com o próximo podem se constituir armas poderosas de evangelização. O mundo precisa de homens e mulheres que deem testemunho de que com Deus a vida toma outro sentido, que não viemos aqui à toa e que existe um plano de amor e felicidade para todos nós. – Você tem conseguido dar testemunho de fé, esperança e amor diante dos homens? – Você tem consciência de que o Espírito Santo é quem o torna capaz disso? – O que as pessoas dizem de você, do seu comportamento e da sua maneira de encarar a vida?
Salmo 149 – “O Senhor ama seu povo de verdade”
 O  povo que se sente amado por Deus retribui este Amor com louvores diante da assembleia reunida. O amor de Deus no nosso coração também nos faz cantar um canto novo diante dos homens dando testemunho de alegria e, principalmente, de confiança nas Suas realizações. Quando exaltamos o Senhor diante dos homens a Sua glória se espalha na terra por meio de nós.
Evangelho – Mateus 23, 13-22 “guias cegos e insensatos”
 Jesus abre os olhos de todos os que se propõem a difundir o reino de Deus, mas agem com hipocrisia e discriminação. Assim, Ele admoesta aos guias, aquelas pessoas que estão à frente dos projetos de edificação do reino, no entanto, estão longe de fazer a vontade de Deus e não usam de misericórdia. Nós também podemos avaliar que somos guias cegos quando queremos atrair alguém para  seguir a Jesus e depois que o conseguimos pomos obstáculos para o seu crescimento espiritual por causa dos formalismos, das leis e de outras invenções. Quando dizemos que somos evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus, no entanto impedimos que as pessoas assumam papel importante na edificação do reino de Deus porque não queremos perder a posição. Esquecemos o que é mais importante, o que é essencial e nos apegamos ao secundário. O essencial é o amor, é o acolhimento, é a misericórdia. Por isso, precisamos estar atentos (as) quanto às nossas atitudes com os que se convertem ao reino de Deus.   Assim como os fariseus e os mestres da lei, nós podemos estar fechando o reino de Deus para os que estão iniciando, com a nossa vaidade, orgulho, inveja e egoísmo. Assim fazendo seremos os mais dignos da ira de Deus e seremos alcunhados também de “guias cegos e insensatos”.  - Qual seria a atitude que nós poderíamos tomar e que fecharia o reino de Deus para as outras pessoas? – Você sabe compreender o erro das pessoas quando elas estão no início da caminhada? – Você gosta de censurar as outras pessoas? – Você que tem mais algum tempo de caminhada se sente superior àqueles que estão chegando?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: