sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MOSTEIRO DOS JESUÍTAS, EM BATURITÉ, COMPLETANDO 90 ANOS


O Mosteiro dos Jesuítas, antiga Escola Apostólica de Baturité está
completando 90 Anos da Colocação de sua Pedra Fundamental. A Festividade
para comemorar a será no dia 2 de dezembro,no próximo domingo, às 9 horas, com
uma Missa. Durante o dia o Mosteiro ficará aberto para visitação. Quem
quiser participar, pagará somente o almoço. E para hospedar-se tem que fazer reserva pelo telefone (85) 3347 0362. Participe deste momento, faça parte desta história!

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MESSEJANA


Com o tema: “Maria, pelo dom da fé, colocou-se a serviço da Trindade”,
teve início dia 28 e prossegue até 8 de dezembro a festa
2012 em homenagem à Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia de
Messejana.

A programação

Missas, que começaram ontem, dia 29 a 7 de dezembro, às 18 horas, recitação do Santo
Rosário; às 18h30min, novena; às 19 hoas, celebração Eucarística com padres
convidados; e às 20 horas, convívio fraterno com diversas atrações da terra,
entretenimentos para as crianças e comidas típicas.

No dia 8 de dezembro, a programação terá início às 7 horas, com uma missa; das 8h30min às 15h, Adoração ao
Santíssimo Sacramento; às 15 horas, Ofício da Imaculada Conceição; às 16 horas,procissão, Missa de Encerramento e Coroação de Nossa Senhora.Informações pelo telefone (85) 3045 0103, na secretaria paroquial.

O ANIVERSÁRIO DO PADRE GABRIEL COMEMORADO NA FACE DE CRISTO




Os membros da Comunidade Católica Face de Cristo, especialmente os participantes da missa das 7 horas, às quintas-feiras, surpreenderam o padre Gabriel Mendonza Morales, que aniversariou na última quarta-feira, dia 28, cantando "Parabéns pra você", depois da celebração eucarística presidida pelo aniversariante, na Capela Sagrada Família.
Depois do canto de "Parabéns" e de o padre apagar uma velinha, como muita dificuldade por causa do vento, foi servido um café, com todos tendo direito também a bolo, tapioca, frutas e sucos.
Vale ressaltar que o padre Gabriel é muito querido na Face de Cristo, onde ele celebra todas as quintas-feiras e em alguns domingos.

CANÇÃO NOVA REALIZA O SHOW "CELEBRA"


A Comunidade Canção Nova de Fortaleza realiza nesta sexta, 30, o show “Celebra”. A missão da capital cearense celebra 11 anos de evangelização e o evento marca a identidade da missão na cidade trazendo Eliana Ribeiro e Ricardo Sá de Cachoeira Paulista, sede da Comunidade.

As atrações

Eliana Ribeiro – missionária e ministra de música na Comunidade Canção Nova desde 1999. Possui uma das mais belas vozes da música católica brasileira e também responde por outras diversas atividades evangelizadoras. A cantora é presença marcante nos Acampamentos de Oração em Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, nos encontros religiosos e shows católicos em todo o Brasil, Europa, América Latina e Estados Unidos.

Ricardo Sá – Nascido em 15 de fevereiro de 1962, natural de Fortaleza, casado, membro consagrado na Comunidade Canção Nova, é um ardoroso amante da música católica, filho de uma família musical acostumada a participar de serenatas, serestas e festivais de MPB, cresceu acompanhando o pai no violão e a mãe no acordeão e piano. Apaixonado por sua família é um eterno defensor dos valores familiares. Membro da Comunidade Católica Canção Nova, dedica a vida à evangelização especificamente através dos meios de comunicação.

O evento contará ainda com a participação do Ministério Missionário Shalom e a Banda Luminus, sendo realizado no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica, em Fortaleza. Os ingressos estão sendo vendidos na sede da comunidade, lojas Canção Nova, Shopping Pizza e Escritório da Renovação Carismática Católica de Fortaleza.

SERVIÇO

Show CELEBRA Canção Nova
Eliana Ribeiro, Ricardo Sá, Missionário Shalom e Banda Luminus
Dia 30 de novembro a partir das 7h
Ginásio Aécio de Borba – Rua Paulino Nogueira, s/n. Benfica.
Ingressos: Pista/arquibancada R$ 10 / Cadeiras R$ 20,00
Informações: 3391 4065 / fortaleza.cancaonova.com
Notícia da Canção Nova

O PAPA NO TWITTER


Bento XVI poderá ser seguido na rede social
Cidade do Vaticano (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI vai entrar no Twitter. Todas as informações sobre o assunto serão anunciadas na próxima segunda, 3 de dezembro, em uma coletiva a ser realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé.
Participarão da coletiva o Arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe, secretário do mesmo dicastério, padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o diretor do "L'Osservatore Romano", Gian Maria Vian e "Media Advisor" da secretaria de Estado, Greg Burke.
Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais e informações em pequenos textos com menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado, em tempo real. O usuário pode seguir qualquer conta que lhe interessar.
O Papa já utilizou os 140 caracteres do Twitter, quando em junho de 2011, lançou o portal de informação do Vaticano www.news.va, com as palavras: "Queridos amigos, eu apenas dei início ao www.news.va. Louvado seja Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI ".
(MEM)

UMA EXPERIÊNCIA DE PENTECOSTES


Encerramento do II Encontro preparatório para a JMJ Rio 2013
Rio de Janeiro(ZENIT.org)-Os representantes dos diversos países que participarão da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foram recebidos com muita animação por jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Solene Adoração Eucarística pela JMJ Rio2013.
A celebração, que marcou o encerramento do II Encontro Preparatório para a Jornada, contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a cerimônia e bispos e padres de vários países.
O momento foi composto por cantos litúrgicos e hinos das JMJs anteriores, orações, testemunho e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na homilia, Dom Orani motivou os delegados a levarem a experiência com Cristo para seus países como discípulos missionários. “Que vocês façam deste momento de peregrinação uma incentivo para divulgar para o mundo que o jovem tem esperança, anuncia o mundo novo e testemunha que Cristo está ressuscitado no meio de nós. E nós nos tornaremos missionários porque depois desta experiência fomos, como os apóstolos, enraizados em Cristo no terceiro milênio quando o mundo tanto necessita viver na paz e na justiça”, frisou.
Para o dirigente espiritual do grupo de jovens da paróquia, padre Jorge Luiz Neves, mais conhecido como padre Jorjão, a celebração foi uma mostra daquilo será visto no ano que vem: uma experiência de Pentecostes. “Foi uma experiência de viver aqui na nossa casa o que já vivi em vários países do mundo com os jovens: experimentar a catolicidade da Igreja, essa presença universal, com todas as línguas, povos e nações numa mesma fé”, afirmou.
O bispo irlandês Donal McKeown, que esteve presente no II Encontro Preparatório, destacou que a cerimônia foi uma “explosão” de alegria. “Tivemos três dias tratando importantes questões, e agora foi um momento de muita energia, de sentir a presença de Deus. Foi uma bênção para todos nós estarmos aqui nesta noite. Isso é só o início! Esperamos ansiosos pela JMJ Rio2013” ressaltou.
Para o jovem Carlos Lins, que participou das Jornadas de Toronto, de Colônia, de Sydney e de Madrid, é emocionante ver que o tempo passa e os jovens continuam com o mesmo entusiasmo. “Eu vi várias gerações se misturando e, principalmente, pessoas que, de repente, não tiveram a experiência que eu tive em outros países, mas dentro deles já começa a brotar o sentimento de Jornada. A gente vai receber aqui peregrinos de outros países e a expectativa deles é que tenham essa acolhida de carinho, tão característica do carioca”, destacou.
A jovem Beatriz Bastos conta que à medida que aproxima mais a JMJ, mais ela fica ansiosa e esperançosa pelos momentos que viverá na Jornada. “Espero que seja pura alegria. Tudo vai dar certo! A gente está aqui recebendo de braços abertos todo o mundo e esperamos cada um de vocês”, afirmou.
(www.rio2013.com)

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES REALIZA CASAMENTO COMUNITÁRIO


Será realizado esta noite, a partir das 20horas, na Igreja Matriz, da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, um casamento comunitário, com a participação dos casais Jeferson Pereira Gomes e Maria do Carmo da Silva, Moacir da Silva Caldas e Maria Guaracy Paiva Caldas, Halley Enckel Souza Cunha e Luzia de Oliveira Ramos, Natanael Severino da Silva e Vera Rodrigues dos Santos, José Flávio Bezerra Mendonça e Vanda Rodrigues Bezerra Mendonça, José Wagner de Almeida e Antônia de Lima Bento e Francisco Lopes da Silva e Maria Lúcia Ferreira da Silva.
A celebração do matrimônio, que acontecerá na Igreja Menino Deus, nas proximidades da Câmara Municipal de Fortaleza, será presidida pelo pároco Gabriel Mendonza Morales. A preparação dos casais foi feita pela Pastoral da Família.

MOYZÉS AZEVEDO, DO SHALOM, VIAJA A ROMA



Moysés Azevedo, na primeira foto recebendo a comunhão do papa Bento XVI e na segunda, ao lado de Emyr Nogueira e do frei Raniero Cantalamessa, no Vaticano

O coordenador e fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, desceu esta tarde no Aeroporto Internacional Pinto Martins, vindo de Brasília, onde participou de um encontro de preparação a dois grandes momentos de 2013, voltados à juventude: a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e a Campanha da Fraternidade.O evento conta com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanne D’Aniello, do secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e do diretor geral do Comitê Organizador Local Rio 2013 (COL Rio 2013), monsenhor Joel Portella. Também farão colocações durante o evento o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, e o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

Moysés Azevedo veio abrir o Congresso Mundo Novo, no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro (Avenida Dioguinho, 4189), em Fortaleza, que começa amanhã, dia 1º e termina no domingo, dia 2. No domingo, Moysés Azevedo decola para Roma, para tomar parte, no Vaticano, da 1ª Assembleia dos Consultores do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização.

PAROQUIANOS COMEMORAM ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PADRE GABRIEL











Os paroquianos de São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, comemoraram, na última quinta-feira, na Casa de Formação, mais um aniversário do seu pároco, Gabriel Mendoza Morales, muito querido pelas cinco comunidades paroquiais: Menino Deus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Misericórdia, Nossa Senhora da Libertação e Santa Luzia.
O padre Gabriel agradeceu a presença dos presentes, a maioria casais, e aproveitou para relembrar fatos sobre a sua chegada ao Ceará, inclusive relatando o acolhimento que teve por parte de pessoas, que preferiu não citar nomes, para não desagradar a alguns. Depois, todos participaram de um jantar, mas antes cantaram o tradicional "Parabéns pra você".

Flashes da comemoração

SANTA SÉ ACOLHE VOTO DA ONU QUE TORNA PALESTINA ESTADO OBSERVADOR


A Assembleia Geral da ONU reconheceu nesta quinta-feira, 29, a Palestina como Estado Observador não membro. Estados Unidos e Israel votaram contra. A resolução recebeu 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções.
A Santa Sé declarou que a decisão da Assembleia Geral "exprime os sentimentos da maioria dos membros da comunidade internacional e concede aos palestinos uma presença mais significativa no seio da ONU".
No mesmo comunicado, o Vaticano lembra a "posição comum da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) sobre o acordo fundamental (Basic Agreement) de 15 de Fevereiro de 2000 para o reconhecimento de um status especial internacional para a cidade de Jerusalém".
A Santa Sé convida os responsáveis dos dois povos, Palestina e Israel, a retomarem as negociações em boa fé na sincera procura de uma paz duradoura.
Esta decisão da Assembleia Geral da ONU foi motivo de alegria para os palestinos que em Ramallah festejaram este momento histórico. Aos poucos surgiram as reações à decisão. O embaixador de Israel junto à ONU, Ron Prosor, considerou "ser um passo atrás no processo de paz". Também a embaixadora dos Estados Unidos, Susan Rice, considerou ser um "obstáculo no caminho para a paz".
O novo estatuto de Estado observador permitirá à Palestina fazer parte de muitas organizações e tratados internacionais, como o Tribunal Penal Internacional (TPI) ou a Quarta Convenção de Genebra sobre a Proteção dos Direitos Civis.

Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

COMEÇANDO EM SÃO PAULO O SEMINÁRIO DE JOVENS COMUNICADORES


Depois do sucesso do Seminário de Jovens Comunicadores, promovido em maio pelas comissões para Juventude e Comunicação da CNBB, em Brasília, a Arquidiocese de São Paulo irá realizar uma edição local do evento, no contexto de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
O evento que começa nesta sexta-feira, 30, conta com a presença do padre italiano Antonio Spadaro, assessor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, da Cúria Romana, e editor responsável pela revista “La Civiltà Cattolica”.
Debatendo o tema “Nova Evangelização em tempos de rede”, o seminário que acontece até domingo, 2, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), pretende colaborar na reflexão sobre os desafios e potencialidades das novas tecnologias de informação na transmissão da fé cristã católica.
A participação na abertura do evento, às 19h, será gratuita. E para participar das conferências de sábado e domingo, será necessário fazer uma inscrição no valor de R$ 50.
Além das palestras do padre Spadaro, os jovens participarão de um debate com ‘personalidades’ de redes sociais e, no domingo, após o almoço de encerramento, terão oportunidade de fazer um momento de convivência no Parque do Ibirapuera, com visita à exposição “Esplendores do Vaticano”.
Ainda no domingo, o cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, preside a Celebração Eucarística no encerramento do Seminário e terá oportunidade de compartilhar com os jovens as experiências vividas por ele durante o Sínodo dos Bispos sobre Nova Evangelização.
Mais informações pelo site www.arquidiocesedesaopaulo.org.br.

Canção Nova Notícias, com Jovens Conectados





FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM PACOTE, COMEÇA HOJE


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacoti - Ce que pertence a Região Episcopal Serra Nossa Senhora das Palma dá início, hoje, aos festejos de sua padroeira, que prosseguem até 8 de dezembro. Pe. Mascarenhas está convidando as famílias da paróquia, comunidades, grupos e escolas para abrilhantar ainda mais esse momento festivo. Durante os festejos de hoje às 5 horas, caminhada; às 12 horas, reza do Ofício de Nossa Senhora; às 19 horas, novena e Missa abordando um tema em cada dia com Padres Convidados, e Parte Social com leilão, barracas com comidas típicas, Cristoteca.
Hoje, dia 30 de novembro, acontece em Pacoti, às 5h da manhã Caminhada em direção à residência da Sra. Patrícia, no Sítio Vila Socorro; às 12h, Reza do Ofício de Nossa Senhora; às 18h, Procissão saindo da Igreja Matriz e Hasteamento da Bandeira; às 19h, Novena e Missa de abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição presidida pelo Pe. Edmilson de Baturité abordando o tema “Maria, Alegria de ser a Escolhida de Deus”, animada pela Comunidade de Santana e Ruas Coronel Epifânio, Pe. Erfo, Cel. Luz e Pe. Quiliano. As comunidades convidadas da noite: Santana, Areias, Serra Verde e Santa Madalena terminando com a Parte Social.
  No dia 8 de dezembro, em Pacoti, às 5h da manhã Caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Globo, seguido de Café Comunitário no Salão de Reuniões da Paróquia; às 12h, Reza do Ofício de Nossa Senhora; às 17h, Procissão e Missa de encerramento campal presidida por Dom José Luiz de Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza concelebrada com Pe. João Mascarenhas, terminando com a Parte Social.  Informações pelo telefone (85) 3325 1120, na secretaria paroquial. 

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza


UNIMED CEARÁ PRETENDE ARRECADAR MEIA TONELADA DE ALIMENTOS PARA O LAR SANTA MÔNICA


A Unimed Ceará (Federação das Unimeds do Estado do Ceará) está investindo em ações de responsabilidade social neste final de ano. A empresa quer arrecadar meia tonelada de alimentos para o Lar Santa Mônica, que atende 22 meninas de 7 a 18 anos de idade vítimas de abuso e exploração sexual.

Para isso, em sua Festa de Confraternização de Natal, próximo dia 8 de dezembro, a Unimed Ceará pede aos colaboradores e seus convidados uma entrada simbólica: a doação de leite em pó, achocolatado ou óleo de cozinha, os três itens que a instituição mais necessita no momento. Outra ação para arrecadar donativos será o tradicional Passeio Ciclístico de Natal, a ser realizado no dia 19 de dezembro. Os ciclistas deverão doar leite em pó no ato da inscrição e contarão, como de costume, com todo o suporte da Unimed Ceará durante a atividade.

A Unimed Ceará também convoca a população a ajudar a instituição com a doação de leite em pó, achocolatado e óleo de cozinha, caso haja o interesse. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3453-7878, no setor de RH.

O Lar Santa Mônica pretende reduzir o risco social e familiar em que estão inseridas meninas e adolescentes de 7 a 18 anos, vitimas de abuso/exploração sexual ou em grave risco de padecê-lo, bem como protegê-las de outras situações de vulnerabilidade emergentes do contexto social, familiar e ambiental em que vivem. Hoje o Lar atende 22 meninas, advindas de encaminhamento do Conselho Tutelar de Fortaleza. O Lar Santa Mônica faz parte da Associação CEU, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro 2222, Castelão). Sobre o Lar Santa Mônica informações no blog: larsantamonica.blogspot.com.br

Fonte: Agência da Boa Notícia

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

30/11/12 - Sexta-feira -Santo André, apóstolo

- Romanos 10, 9-18 –“o tripé da fé”

Nesta leitura,m outras palavras, São Paulo nos afirma que todo aquele
(a) que declarar com os lábios, aceitar no coração e testemunhar com a
vida, que Jesus Cristo é o seu Senhor, será salvo. O que poderá
significar isso para nós, senão o fato de que, em todos os momentos e
ocasiões pelos quais passarmos, nós teremos a garantia da proteção do
Senhor que é “generoso para com todos os que o invocam? “ É, por nosso
intermédio, que essa verdade irá espalhar-se por toda a terra, pois só
pode invocar a assistência de Deus aquele (a) que nele crê porque antes
escutou alguém falar e testemunhar as obras do Senhor na sua vida.
Acreditar, confiar e depender, este é o tripé da fé. A salvação de Jesus
corre o mundo através do testemunho de homens e mulheres que tiveram uma
experiência com Ela. A Salvação é o próprio Jesus agindo na nossa vida,
no entanto, muitos ainda permanecem “surdos” porque nós ainda
permanecemos “mudos”. Por isso, somos também nós enviados a anunciar o
bem e, mesmo que alguns não deem ouvido à nossa pregação, mesmo que às
vezes tenhamos a impressão de que o nosso esforço não está valendo a
pena por tudo o que nós estamos sofrendo, as palavra do profeta nos
alentam: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Somos enviados
(as) a noticiar ao mundo que todo aquele (a) que crer em Jesus Cristo,
não será confundido (a). – Você tem anunciado ao mundo a sua experiência
com Jesus Cristo? –- Como você tem expressado ao mundo a sua fé em Jesus
Cristo?- A sua vida tem sido uma demonstração de que você é filho (a) de
Deus?- As outras pessoas notam que a sua vida tem coerência com a sua
fé?- Qual é o “mundo” a quem você precisa noticiar a sua fé com a sua vida?

Salmo 18 – “Seu som ressoa e se espalha em toda a terra
A ação poderosa do Senhor se faz notar pelas obras que nós contemplamos.
Tudo nos fala de Deus, os céus, o firmamento, o dia e a noite. A obra de
Deus se manifesta através de tudo o que nós vemos, tocamos e sentimos.
Assim também as nossas ações falam mais do que os nossos discursos. O
bem que nós fazemos em Nome de Deus soa firme no coração do mundo e,
enquanto mais nós nos elevamos o mundo também se eleva por causa de nós.
A nossa própria existência já é uma prova do poder de Deus e, nem
precisamos de frases nem palavras bonitas para fazer ressoar nos confins
da terra, a Palavra de Deus.

Evangelho - Mateus 4, 18-22 – “Jesus nos chama a sermos “pescadores de
homens””

Enquanto caminhava aqui na terra Jesus chamou os que Ele quis. Chamou-os
não porque fossem homens desocupados e não tivessem nada para fazer,
muito pelo contrário cada um deles tinha uma profissão, tinha uma
história. Quando Jesus viu os dois irmãos, notou que eles estavam
ocupados na sua lida diária e, assim mesmo os escolheu e “eles
imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram!”. Assim
mesmo Jesus faz com cada um de nós que encontra graça diante dele. Ele
nos chama não porque sejamos homens e mulheres desimpedidos de tarefas,
de planos e ocupações. O nosso trabalho, a nossa profissão, a rotina da
nossa vida não são impedimento para que sigamos a Jesus e vivamos os
Seus ensinamentos. Deixar imediatamente, as redes, a barca e o pai,
significa a nossa total anuência ao chamado de Jesus com a consciência
de que Jesus nos chama com a autoridade de quem sabe o que é melhor para
cada um de nós, e por isso, Ele tem a primazia nas nossas escolhas.
Jesus nos chama a sermos “pescadores de homens” por meio do nosso
testemunho de fidelidade a Deus e aos irmãos. O Seu chamado é
irrevogável e intransferível, por isso, ninguém poderá assumir o nosso
lugar. É necessário, porém, que estejamos livres de qualquer empecilho,
desapegados (as) de tudo quanto nos prende, mesmo que seja o trabalho, a
profissão, a família, os bens. Às vezes nos desculpamos porque somos
muito ocupados (as), mas Jesus veio chamar justamente àqueles que se
comprometem e que têm que renunciar a alguma coisa. Ele deseja que o
nosso coração esteja livre de tudo e de todos para que possamos
segui-Lo, vivendo a Lei do amor. – Você já se sente chamado (a) por
Jesus? – Você acha que Ele já o (a) viu e o (a) notou? – Qual tem sido a
sua reação ao chamado de Jesus no serviço do reino? – Será que você tem
dado desculpas esfarrapadas? – Aproveite o tempo de agora, não perca as
oportunidades!

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 4,18-22


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Palavra da Salvação.

-

SANTO DO DIA - SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.
Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"
Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.
Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"
Santo André Apóstolo, rogai por nós!











quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ADQUIRA SUA CAMISA DA 4ª DA VIDA


Os interessados em adquirir uma camisa com a logomarca da 4ª Festa da Vida devem procurar por Rosélia Follmann, Conceição Almeida, Hilda Chavante ou Janayna Gomes , no Secretariado de Pastoral – Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, como também na Paróquia de Fátima, Avenida 13 de Maio. A camiseta de cor branca custa R$ 10,00 e a as coloridas R$ 12,00. O telefone do Secretariado de Pastoral é (85) 3388.8701.



SÍMBOLOS DA FÉ NA PARÓQUIA DE ACARAPE

Na Região Episcopal Serra Nossa Senhora da Palma está acontecendo a
Peregrinação com os Símbolos do Ano da Fé. Dia 01 de dezembro, às
18h30min estará chegando à Paróquia São João Batista, em Acarape, onde
ficarão durante todo o mês de dezembro. Na programação Celebração
Eucarística às 19 horas, com a presença das Comunidades da Paróquia.

  Os Símbolos do Ano da Fé vão peregrinar pelas seguintes comunidades da
Paróquia de Acarape durante o mês de dezembro:
Dia 1º de dezembro - Paróquia de Acarape;dias 3 e 4 de dezembro -
Comunidade de Morenos;dias 5 e 6 de dezembro - Comunidade de Riachão do
Norte;dias 7 e 8 de dezembro - Comunidade de Assentamento;dias 9 e 10 de
dezembro - Comunidade de São Benedito;de 11 à 13 de dezembro
- Comunidade de Canta Galo;dias 14 e 15 de dezembro - Comunidade de
Barro Vermelho;dias 16 e 17 de dezembro - Comunidade Carro Atolado;dias
18 e 19 de dezembro - Comunidade de Poço Escuro;dias 20 e 21 de dezembro
- Comunidade de Tamanduá;dias 22 e 23 de dezembro - Comunidade de Pau
Branco II;dias  24 e 25 de dezembro - Comunidade de Garapa II;dias 26 e
27 de dezembro - Comunidade de Lagoa dos Veados;dias 28 e 29 de dezembro
- Comunidade de Amargoso;dias 30 e 31 de dezembro -
Acarape(Sede).Informações pelo telefone (85) 3373 1387, na secretaria
paroquial.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE RECEBE DAS MÃOS DO PAPA ÍCONE DE NOSSA SENHORA


E-mailImprimirPDF
papa_BHNo dia 1º de dezembro, às 17h, em Roma, o bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva e uma comissão da Pastoral na Universidade, da Pontifícia Universidade Cotolica, de Minas gerais (PUC - MG), participam da solenidade presidida pelo papa Bento XVI da peregrinação dos universitários católicos ao túmulo do Apóstolo Pedro. O evento é organizado pela Congregação para a Educação Católica.
Na oportunidade, o papa irá entregar um ícone de Nossa Senhora da Sabedoria para a arquidiocese de Belo Horizonte, sede do próximo Congresso Mundial de Universidades Católicas, que será realizado na PUC Minas, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013. O congresso integra as atividades da Semana Missionária de Belo Horizonte, que antecede a Jornada Mundial da Juventude. O ícone de Nossa Senhora, irá percorrer todas as universidades católicas do Brasil, até  julho de 2013, quando será apresentado na JMJ, no Rio de Janeiro.
Na véspera da peregrinação, dia 30, dom João Justino preside uma vigília na Basílica de São Paulo, em Roma, com o tema Maria, fonte de sabedoria.
Também participam da solenidade, representando a arquidiocese de Belo Horizonte, o coordenador-geral da Ação Pastoral Universitária, professor Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro, a estudante do curso de Engenharia de Energia e integrante da comissão do Cmuc, Laís de Oliveira Assis, e os padres da Arquidiocese,  que estão estudando em Roma, Marcelo Apolônio Policarpo, Leonardo Pessoa Silva Pinto e André Erick Alves Ferreira.

A COROA DO ADVENTO - 2012



Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista
Na Igreja Católica o período de quatro semanas preparatórias para o Natal é chamado Advento. O termo é cristão, mas de origem profana, pois significa visita oficial de uma personagem importante no tempo da sua posse. Nos escritos cristãos dos primeiros séculos torna-se termo clássico para designar a vinda de Cristo. A história do Advento, no rito romano, começa no século Vl, no sentido de espera jubilosa do Natal, e a sua pré-história remonta às Gálias e à Espanha dos fins do século lV, como preparação ascética para Natal-Epifania. A liturgia romana dá grande valor à Mãe de Cristo, sobretudo nas Quatro Têmporas e na vigília do Natal. O tempo do Advento tem dupla índole: (a) é o tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus; e (b) é o tempo em que, por esta comemoração, as mentes se voltam para a expectação da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por essas razões, o tempo de advento se apresenta como o tempo de devota e alegre expectativa. O advento, portanto, já não se considera como tempo penitencial (cf. Enc. das Religiões p.74)
O Advento é caracterizado, sobretudo pela ideia do encontro com Deus, e a realização da promessa de sua irrestrita presença entre nós. Cada ano, no tempo do Advento, a Igreja Católica apresenta a “Coroa do Advento”. A coroa com lugares para quatro velas é frequentemente enfeitada com ramos verdes, e com fitas coloridas. No primeiro domingo do Advento uma vela amarela é acesa recordando o profeta Isaías anunciando a salvação e a vinda do Messias por volta do ano 500 a.C. É uma luz pálida (amarela) porque a salvação é ainda distante.
No segundo domingo uma vela vermelha é acesa recordando o precursor de Jesus, São João Batista, testemunhando que a chegada do Salvador está próxima. A vela é vermelha indicando o martírio de São João Batista. No terceiro domingo uma vela rosa ou roxa é colocada na Coroa, indicando Maria, a bem aventurada, trazendo o próprio Salvador e a alegria da salvação. No quarto domingo uma vela verde é colocada na Coroa, indicando Jesus, trazendo a alegria da salvação. “Verde da árvore da vida, broto da raiz de Jessé”.
Na missa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo uma vela branca é colocada na Coroa um pouco mais alto do que as outras quatro velas indicando a chegada de Jesus, a luz do mundo. Deus nasce no meio de nós, feito homem como nós. Traz consigo a plenitude da divindade. As quatro velas da Coroa do Advento retomam o costume judaico de celebrar a vida da luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais.
Em cada domingo, então, se acende uma vela. Ela poderá ser trazida na processão de entrada da seguinte maneira: a cruz processional, a Vela do Advento, a Bíblia (ou lecionário), de onde serão proclamadas as leituras. No momento da aclamação do Evangelho, o um coroinha deve ascender solenemente a vela. A pessoa que ascender a vela deve permanecer junto à mesa da Palavra de onde é proclamado o Evangelho. Terminada a proclamação, quem preside coloca a vela na Coroa do Advento.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/11/12 – 5ª. feira – XXXIV semana comum

- Apocalipse 18, 1-2.21-23; 19,1-3.9 – “o pecado e a morte já foram vencidos”
Os comentários iniciais foram retirados da internet :
http://www.estudosdabiblia.net/b09_29.htm
"Babilônia": este nome abrange a religião ímpia pagã e o sistema
econômico centrado no homem, que tiveram suas origens na antiga Babel
(confusão), apoiados por Satanás.”
“Caiu! Caiu a grande Babilônia: Esta linguagem é a maneira profética de
mostrar que Deus tiraria do poder aqueles que dominavam e abusavam dos
outros. No Antigo Testamento, há várias profecias sobre a queda da
Babilônia. Estas profecias foram cumpridas na queda do domínio
babilônico e até na destruição da cidade, mas não literalmente de uma
forma imediata e desastrosa. A cidade “caiu” ao líder persa, Ciro o
Grande, em 539 a.C., data que geralmente marca o fim do império
babilônico, mas as batalhas desta conquista ocorreram em outros lugares,
fora da cidade.”

Para nós, hoje, porém, o mais importante é que confiemos em nas
promessas de Deus que se cumprem hoje e se cumprirão no momento certo.
Que o pecado e a morte já foram vencidos e, que, com Jesus, seremos mais
que vencedores. Faremos parte desta multidão que no céu canta Aleluia ao
Senhor. Sabemos que os julgamentos de Deus são verdadeiros e justos e,
enquanto aqui estivermos lutaremos para não nos corrompermos e não nos
prostituirmos negando o Nome de Jesus. Que suba ao céu, desde já, o
aroma das nossas orações para que possamos um dia também participar do
banquete das núpcias do Cordeiro. No entanto, aqui na terra nós já temos
a oportunidade de anteciparmos este banquete quando nos aproximamos da
mesa da Eucaristia e nos unimos ao Aleluia cantado no céu pelos anjos e
pelos santos e santas. – Você tem feito a sua parte para não cair na
trama do inimigo de Deus? – Você tem lutado contra a “prostituição”
espiritual que é a escravidão ao pecado? – Você já tem um vislumbre das
Bodas do Cordeiro? – Qual o testemunho que você tem sobre o poder da
Eucaristia na sua vida?

Salmo 99 – “São bem aventurados os que foram convidados para a ceia
nupcial das bodas do Cordeiro!”

O convite é para todos, porém, nem todos o aceitam. Uns, porque não têm
entendimento sobre a verdade de Deus, outros, às vezes por falta de
vontade ou mesmo porque não têm tido incentivo. Nós precisamos entender
que somos bem aventurados, isto é felizes, porque já fomos convidados e
não podemos desperdiçar a oportunidade de nos aproximarmos do local da
festa. A prova de que aceitamos o convite é dada quando nós servimos ao
Senhor com alegria, quando nós cantamos jubilosos Seus louvores, quando
nós acolhemos a sua bondade e a sua misericórdia e confiamos no Seu
grande amor que é capaz de nos transformar.

Evangelho – Lucas 21,20-28 – “prenúncio de libertação”
Estamos vivendo o tempo que precede o Advento, tempo de espera e
arrependimento. Ocasião propicia para que estejamos conscientes das
nossas ações e atentos (as) ao que podem significar as coisas que
acontecem ao nosso redor. Jesus nos adverte dos fenômenos que
acontecerão no mundo e com as pessoas antes da Sua vinda gloriosa. Se
prestarmos atenção, muitos sinais já se fazem notar hoje, no mundo. A
maioria das pessoas se apavora quando ouve falar desses prognósticos,
porém, os que têm a percepção dos ensinamentos evangélicos, compreendem
que as palavras de Jesus vêm nos edificar e nos ajudam a manter a
esperança na nossa libertação. O mundo à nossa volta, se angustia e
sofre, muitas pessoas passam por dificuldades e se sentem perdidas, no
entanto, isto é prenúncio de libertação. Jesus mesmo nos esclarece
quando diz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e
erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Jesus já veio
como homem e chegou para nós por meio do seio de Maria, se entregou por
nós, foi crucificado, morto e ressuscitado para a nossa Salvação. Não
podemos mudar os prognósticos de Jesus, pois todos esses fatos já estão
acontecendo. Todavia, podemos nos apossar dessa Palavra e acolher mais
uma vez o Salvador que veio para nos dar uma vida nova. No Natal nós
todos temos a oportunidade de reviver o mistério da encarnação de Jesus
e assumir o nosso posto de guardiões da fé sem temor, na certeza de que
o tempo da libertação se aproxima e deixando que a manifestação da vida
de Jesus ocorra primeiramente no nosso coração. - Qual é a percepção que
você tem das palavras de Jesus? - Você se atemoriza quando ouve falar
desses acontecimentos? - O que você vê acontecer no mundo, hoje, já
confirma isto? - Jesus já veio para você?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Lucas 21, 20-28

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.  Palavra da Salvação. 

SANTO DO DIA - SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI


O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.

"Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações", afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.

São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.

Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o "Pai Mestre".

Como Religioso, foi um verdadeiro "ministro" no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.

São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SACRAMENTO DA CRISMA DE 160 JOVENS EM ACARAPE



Dia 30 de novembro, às 18h receberão o Sacramento da Crisma 160 jovens
das Comunidades de São Benedito, Riachão do Norte e da Sede(Acarape). A
Missa da Crisma será na Paróquia de São João Batista, em Acarape
presidida pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza - Dom Vasconcelos.


Clayton / Santuário São Bernardo
Bento XVI virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013 no Rio de Janeiro
Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho de 2013, na capital carioca.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã desta quarta-feira, 28, durante o II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013

A informação foi divulgada no site oficial da JMJ e será anunciada durante coletiva de imprensa, que conta com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) e do coordenador geral da JMJ, monsenhor Joel Amado.  

Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a visita do responsável pelas viagens do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano. 

A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra com o jovens. 

O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 termina nesta quinta-feira, 29. O evento reúne no Rio de Janeiro, desde domingo, 25, cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países.

Leia mais
.: Deixem-se atrair pelo Cristo Redentor, diz Papa em mensagem à JMJ
.: Todas as notícias sobre a JMJ Rio2013


Mais detalhes sobre o encontro na reportagem de Leonardo Souza


kelen Galvan/Cançao Nova Notícias, com Site Oficial JMJRio2013

BISPOS FALAM SOBRE ASSEMBLEIA GERAL, CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 E SECa


Durante os dias 27 e 28 de novembro, os bispos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estiveram reunidos, na sede da instituição, em Brasília (DF). O balanço das atividades da reunião foi apresentado, durante entrevista coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira, 28. Participaram da coletiva o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno; o vice-presidente, dom José Belisário e o secretário geral, dom Leonardo Steiner.


Dom Damasceno apresentou uma breve síntese do que foi abordado durante o Consep. Um dos temas tratados foi a preparação da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), em 2013. A novidade para a próxima Assembleia é que todos os bispos ficaram hospedados em apenas dois hotéis, na cidade do Romeiro, o que de acordo com o presidente, “propiciará uma melhor convivência entre os bispos”.
Durante a coletiva, a Presidência da CNBB apresentou uma nota sobre a seca em várias regiões do Nordeste. O texto expressa a solidariedade a toda população que sofre com a intempérie, e que a situação “exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: Governo, Igrejas, empresários, Sociedade Civil Organizada – para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade”.
Também foi abordado, na coletiva, questões referentes à Campanha da Evangelização, iniciada dia 25 de novembro e irá até 16 de dezembro, cujo objetivo é arrecadar fundos para as atividades da Igreja no Brasil. Com o slogan ‘Evangeli.Já’ – neologismo derivado da palavra evangelizar –, a iniciativa vem mostrar a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste processo.

Cardeal Raymundo Damasceno também afirmou que já teve início a preparação de um Texto Base para a Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano". Na oportunidade, foi lançado um livro "Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo", pelo Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que servirá de subsídio para assuntos relacionados a tráfico de seres humanos e trabalho escravo.

Leia mais
.: Bispos voltam a tratar do mapa das religiões 

CNBB

PAPA EXPLICA COMO FALAR DE DEUS NOS TEMPOS ATUAIS



Arquivo
"É importante ajudar todos os membros da família a compreender que a fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda", diz Bento XVI.

A pergunta que ressoa em toda a Igreja nos tempos atuais, fortemente presente no Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, ocorrido no último mês de outubro, também ressoa no coração do Santo Padre.
Na catequese desta quarta-feira, 28, o Papa trouxe respostas acerca das interrogações que surgem mediante a necessidade de anunciar o Reino de Deus “aos corações fechados dos nossos contemporâneos”, conforme expressou Bento XVI.
Para o Papa, o falar de Deus passa pela condição primeira de escutá-lo e comunicar aquilo que o próprio Deus por primeiro comunicou. Além disso, ter claro que o Deus que se quer anunciar não é um Deus abstrato, “uma hipótese, mas um Deus concreto, um Deus que existe, que entrou na história e está presente na história; o Deus de Jesus Cristo como resposta à pergunta fundamental do porquê e do como viver.”
Segundo Bento XVI, a metodologia do anúncio precisa imitar os métodos que o próprio Deus escolheu para comunicar-se ao mundo: a humildade e a simplicidade. “É necessário recuperar a simplicidade”, disse o Papa, e retornar à essência do anúncio: “A Boa Notícia de um Deus que é real e concreto, um Deus que se interessa por nós, um Deus-Amor que se faz próximo de nós em Jesus Cristo..."
Para falar de Deus, explica Bento XVI, é preciso escutá-lo e conhecê-lo; dar-lhe espaço com simplicidade e alegria, colocando-o no centro da comunicação; utilizar com sabedoria a famíília como lugar primeiro da evangelização; e por fim, mas não menos importante, traduzir na vida, com gestos, palavras e ações concretas o Evangelho que se quer anunciar. 
“O nosso modo de viver na fé e na caridade torna-se um falar de Deus no hoje, porque mostra com uma existência vivida em Cristo a credibilidade, o realismo, daquilo que dizemos com as palavras, que não são somente palavras, mas mostram a realidade, a verdadeira realidade.”
Bento XVI encerrou a catequese propondo que o Ano da Fé seja para todos uma ocasião de descoberta de novos caminhos, a nível pessoal e comunitário, para que em cada lugar o Evangelho seja “sabedoria de vida e orientação da existência”.
André Luiz/Canção Nova Notícias

PASTORAL DA AIDS CELEBRA SANTA MISSA PELO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DOENÇA



No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra Aids e em Fortaleza A Pastoral da Aids celebrará uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Presidente Kennedy, às 19 horas. Confira os eventos que farão alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids:
Dia 30 de novembro, sexta-feira, será realizado o III Fórum de Assistência as Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, promovido pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP), no Hotel Mareiro, na Beira Mar; No dia 1º de dezembro, das 8h às 17h, na Praça do Ferreira, será realizado um dia de Mobilização promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza com a participação do Movimento de Luta contra AIDS do Ceará, do qual a Pastoral da AIDS faz parte; Às 19h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, Rua Haroldo Torres, Bairro Presidente Kennedy, acontecerá uma Celebração Eucarística pelo Dia Mundial de luta contra Aids; Dia 2 de dezembro, às 8h, os integrantes da Pastoral da AIDS da Arquidiocese de Fortaleza participarão da Missa na TVC. No dia 6 de dezembro, às 14h30min, Audiência Pública na Assembleia Legislativa.
Pastoral da Aids
A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que atua especificamente no campo da Aids. Por isso mobiliza a Campanha Nacional de Incentivo ao teste da Aids. A Campanha tem como objetivo informar e orientar a comunidade sobre a importância de fazer o teste da Aids, mesmo sem ter sintomas da doença. Além deste cuidado de prevenção, a iniciativa também pretende promover uma grande mobilização para que as pessoas incentivem as outras a fazerem o teste. Cerca de 250 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste da Aids. Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no 1º ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida.
Missão
Evangelizar homens e mulheres estando atenta as necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo todos os cristãos na luta contra a Aids.
Compromisso
É o serviço de prevenção ao HIV e assistência aos soropositivos: a igreja assume este serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectados pela Aids. E a conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior (Diretrizes Gerais da CNBB 2003-2006, n. 123).
Contatos (85) 88219916, com Jaqueline ou 86225041, com Cristiane. A Pastoral da Aids Regional Nordeste I tem sua sede na Rua Tenente Marques, 131 – Presidente Kenedy – Fortaleza – CE.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, ACARAPE, RECEBE SÍMBOLOS DO ANO DA FÉ



No próximo dia 1º de dezembro, às 18h30min, estará chegando na Paróquia São João Batista os símbolos do Ano da Fé, na ocasião acontecerá uma Celebração Eucarística às 19h. com a presença das Comunidades da Paróquia. Os símbolos do Ano da Fé vão peregrinar durante o mês de dezembro pelas seguintes comunidades .
Dia 01/12- Acarape;
Dias 03 e 04/12- Comunidade de Morenos;
Dias 05 e 06/12- Comunidade de Riachão do Norte;
Dias 07 e 08/12- Comunidade de Assentamento ;
Dias 09 e 10/12- Comunidade de São Benedito;
Dias 11 à 13/12- Comunidade de Canta Galo;
Dia 14 e 15/12- Comunidade de Barro Vermelho;
Dia 16 e 17/12- Comunidade Carro Atolado;
Dia 18 e 19/12- Comunidade de Poço Escuro;
Dia 20 e 21/12- Comunidade de Tamanduá;
Dia 22 e 23/12- Comunidade de Pau Branco II;
Dia 24 e 25/12- Comunidade de Garapa II;
Dia 26 e 27/12- Comunidade de Lagoa dos Veados;
Dia 28 e 29/12- Comunidade de Amargoso;
Dia 30 e 31/12- Acarape(Sede).
Informações (85) 3373.1387
 Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

NOTA DA CNBB SOBRE A SECA NO NORDESTE


Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados” (2Cor 4,8)
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar noss...


COMEÇA HOJE A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM PALHANO



Tendo como tema "Com a ajuda de Maria fomos atraídos por Jesus, acolhemos o dom da fé nos tornamos seus discípulos e missionários" e como lema "Feliz aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor" (Lucas 1,45), começa hoje, o novenário de Nossa Senhora da Conceição, em Palhano, a 150 quilômetros distante de Fortaleza. À frente, o padre William Sousa (foto) que, juntamente com os coordenadores de pastorais, preparou a festa que espera venha a superar os festejos do ano passado.

PROGRAMA:

Hoje, abertura da festa, à 16:30 h com a bênção do novo salão paroquial e caminhada em direção à igreja matriz para a Oração do Ângelus, o hasteamento da bandeira da imaculada Conceição e Celebração da Eucaristia.
E de hoje, até o dia 7 de dezembro, novenário e Celebração Eucarística, sempre às 19 horas, a cada dia presididos por um sacerdote pertencente à Diocese de Limoeiro do Norte.

- 08 de dezembro de 2012, às 8 horas, encerramento da festa com Solenidade Eucarística em honra da Mãe de Deus, a Imaculada Conceição. E às 16h30min, procissão pelas ruas da cidade e coração da imagem de Nossa Senhora.
Dom José Haring, OFM, bispo da Diocese, participará dos festejos no dia 1 de dezembro, quando ministrará o Sacramento da Confirmação a mais de 70 jovens das comunidades da paróquia.

BENTO XVI RECEBERÁ GRUPO DE ARTISTAS ITINERANTES



Arquivo
O Papa Bento XVI receberá o grupo de diversos artistas no sábado, 1º
Já começaram a chegar a Roma alguns dos 7 mil artistas circenses que vão participar de um encontro de dois dias para celebrar os 25 anos da Fundação Migrantes. Promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o primeiro evento da programação será na tarde de sexta-feira, 30, na Basílica Vaticana.

Na noite de sexta-feira, 30, a célebre Praça do Povo será palco de um show de maestria destes artistas. No dia seguinte, farão uma caminhada até o Vaticano, onde serão recebidos pelo Papa Bento XVI às 11h.

Circenses, feirantes, artistas de rua, bandas musicais, imitadores, malabaristas, enfim, protagonistas do “espetáculo itinerante”, se reunirão na capital italiana para dar um testemunho dos valores que divulgam todos os dias pelo mundo afora, alimentados pela fé.

O Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò, explicou que esta iniciativa nasceu do desejo destes artistas de renovarem seu entusiasmo, junto ao túmulo de São Pedro, e expressar sua fidelidade ao Papa. “Eles querem participar com mais vigor da missão da Igreja, e Bento XVI está feliz em recebê-los” – garante.

Estima-se que somente na Europa, existam de 600 a mil circos, e no mundo inteiro, milhões de trabalhadores do espetáculo itinerante, sejam circos ou parques de diversões, sejam viajantes ou sazonais. Dom Veglió recordou que justamente por ter um gênero ‘popular’, esta arte é parte integrante de nossas sociedades: é um patrimônio cultural.

Em entrevista ao kornal vaticano L’Osservatore Romano, o Cardeal ressaltou a audiência com o Papa: “um fato excepcional, histórico”, que confirma a atenção da Igreja, um sinal de respeito e apreço pelo valor social, cultural e artístico que esta realidade oferece à humanidade. “O encontro com Bento XVI será uma ocasião para estimular a pastoral em favor desta “grande família”; e uma prova de que a missão da Igreja realmente é para todos, sem distinções”.

Leia mais
.: Papa envia mensagem a artistas

Canção Nova Noticias, com Rádio Vaticano

PARÓQUIA DE SALETE REALIZA ENCONTRO DE CASAIS EM BATURITÉ



A Paróquia Nossa Senhora de Salete, Bairro Bela Vista, realizou nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Mosteiro dos Jesuítas em Baturité, o Retiro Anual para Casais, com o tema “Vai, e também tu, faze o mesmo!”, contando com a participação de 38 casais. Teve como diretor espiritual Pe. Fernando Antônio Carvalho Costa – pároco da paróquia da Bela Vista.
Vários foram os momentos de reflexão como, descobrir quem é o meu próximo no caminho da vida, na oração, reconhecer o Sacramento do Matrimônio como obra de Deus através da Espiritualidade do cotidiano e encerrando com o Tempo de Oração pedindo a Graça de “Ser ativos no mundo por meio da nossa vocação cristã e matrimonial”.
As Celebrações Eucarísticas foram momentos fortes de aprofundamento da nossa fé, da nossa vida conjugal e da nossa missão como leigos (as) na participação da comunidade. Um momento muito importante foi o estudo em grupo da Carta Apostólica PORTA FIDEI do Sumo Pontífice Papa Bento XVI, com a qual se proclama o Ano da Fé.
Por Silvio Martins, Coordenador da Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos.


CONSEP FAZ REFLEXÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014



E-mail
ImprimirPDF
peluizcarlos_cf2011O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Carlos Dias, apresentou o texto do objetivo geral e dos objetivos específicos da campanha de 2014 aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral. O tema será Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Os membros do Consep apresentaram sugestões e emendas para facilitar a compreensão do que a Igreja se propõe a refletir. Ficou definido que, como objetivo geral, a partir da reafirmação da defesa e da reverência pela dignidade dos filhos e filhas de Deus, é preciso mobilizar a sociedade através da denúncia do tráfico humano de modo a contribuir pela erradicação desse mal. A formulação do texto final fica sob o encargo do grupo de trabalho que está encarregado de preparar o Texto Base.

Propostas de objetivos específicos também foram discutidas. O Consep confia ao próprio grupo que prepara o texto da Campanha recolha as observações feitas pelos bispos e os destaques de certos elementos para, em seguida, encaminhem uma formulação desses objetivos.

Pe. Luiz Carlos apresentou ainda a estrutura do Grupo de Trabalho da Campanha. Depois de apresentados os elementos que estão sendo elaborados, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, abriu o debate para que os bispos pudessem fazer as considerações sobre o tema. No método historicamente aplicado nesse tipo de material, do ver- julgar-agir, foram apresentadas as ideias principais que estão sendo trabalhadas pelo Grupo de Trabalho.

No “ver”, o tráfico humano e o trabalho escravo deverão ser as realidades apresentadas. No “julgar” serão feitas abordagens bíblica, da Doutrina Social da Igreja e instrumentos jurídicos sobre o tema, tanto da lei nacional como internacional, e a responsabilidade ética e política diante das violações nesse ambiente. A última parte do texto, o “agir”, resgata que é preciso promover conscientização, a denúncia e da assistência e reinserção social; Política públicas para a erradicação do tráfico humano e do trabalho escravo.

Os membros do Consep também levantaram, na primeira parte da sessão dessa tarde, as situações concretas a respeito da realização da próxima Assembleia Geral dos bispos a ser realizada em Aparecida (SP), no início do abril de 2013. No início da tarde desta terça-feira, 27 de novembro, a primeira sessão de trabalhos foi inteiramente tomada por reflexões sobre procedimentos a serem realizados no encontro do episcopado. Houve exaustivo debate sobre o modo de se fazer a apresentação das comissões. Concluiu-se pela apresentação do relatório em forma impressa e um tempo definido para cada comunicação.

POR: CNBB