quinta-feira, 30 de junho de 2011

PAPA FELICITA L'OSSERVATORE ROMANO PELOS 150 ANOS DE EXISTÊNCIA



O diretor do L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian



"Um jornal de ideias, órgão de formação e não somente de informação". É assim que Bento XVI define o L’Osservatore Romano. Por ocasião do aniversário de 150 anos do periódico vaticano, o Papa enviou uma mensagem ao diretor, Giovanni Maria Vian, recordando o "longo e significativo caminho" que o cotidiano celebra neste 1º de julho.O Papa pede que se mantenha fielmente a missão desenvolvida neste um século e meio de história, ao mesmo tempo que oferece indicações fortes acerca do caminho a seguir de agora em diante. "Atenção ao horizonte cristão, ao irreversível compromisso ecumênico das diversas Igrejas e comunidades eclesiais, à busca constante de amizade e colaboração com o judaísmo e outras religiões, ao debate e confronto cultural, à voz das mulheres, aos temas bioéticos que apresentam questões de todo decisivas", escreve o Pontífice.Uma vez que a época atual é marcada pela falta de pontos de referência e pela remoção de Deus do horizonte de muitas sociedades, inclusive aquelas de antiga tradição cristã, o L’Osservatore Romano deve consolidar-se como órgão de formação e fomento de ideias, fazendo também tornar-se conhecido o Magistério dos Papas.O Santo Padre também recorda em sua mensagem o contexto em que surgiu o periódico, de reconfiguração das relações políticas entre Igreja e Estado. Da mesma forma, lembra os totalitarismos, Grandes Guerras e o Comunismo que afetaram o século XX e apresentaram desafios à cobertura jornalística do jornal oficial do Vaticano.O jornal lançou recentemente um site, disponibilizando as suas várias edições, tanto a diária, em italiano, como as semanais, em seis línguas, incluindo o português.






Leonardo Meira/Canção Nova Notícias, com informações da Rádio Vaticano (em italiano - tradução de CN Notícias)alfayomega.es

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES EM FESTA



A Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, está em festa desde o início da semana, com o triduo em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que terminoju na última segunda-feira. Em seguida, foi iniciado outro tríduo, o do Coração de Jesus, na Igreja Matriz (Menino Deus), nas proximidades da Câmara Municipal de Fortaleza. Termina amanhã, sexta-feira, dia 1º de julho, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18 horas, conduzida pelo padre Cristinao. Às 19 horas, Missa solene, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo padre Luís Gabriel (na foto com um casal paroquiano). Às 20 horas, procissão pelas ruas do bairro e, às 20h30, consagração ao Sagrado Coração de Jesus e encerramento, com um momento social, com todos os participantes da festa.

CANÇÃO NOVA PROMOVE O BARZINHO DE JESUS

Com a presença da banda Missionário Shalom, a Comunidade Canção Nova promoverá, amanhã,das 19 às 22 horas, o Barzinho de Jesus, que acontecerá no Centro Comunitário da Paróquia São Vicente de Paulo, na Avenida Desembargador Moreira, esquina com Padre Valdevino, em Fortaleza. Ingresso R$ 5,00.

Para os dias 2 e 3 de julho, com o tema "Nasci para dar certo", a Canção Nova programou para a Paroquia da Piedade,o Encontro "Revolução com Jesus", tendo como pregador principal Adriano Gonçalves, consagrado daquela comunidade que realiza um trabalho direcionado para jovens. O ingresso custa apenas R$ 2,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3391.4445/3391.4065.

PAPA DESTACA RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO NO ESTUDO TEOLÓGICO


Os vencedores receberam o Prêmio Ratzinger pelas mãos do próprio Papa
O que é realmente a teologia?, questionou o Papa Bento XVI na entrega do “Prêmio Ratzinger”, na manhã desta quinta-feira, 30. Segundo o Papa, esta é a ciência da fé.

Com esta resposta surgem ainda outras perguntas, salientou o Papa: Isso é realmente possível? Ou não é esta uma contradição? Ciência por acaso não é o contrário de fé? Não faz com que a fé deixe de ser fé quando vira ciência? E não faz com que a ciência deixe de ser ciência quando regida ou mesmo subordinada a fé?

Estas são questões que na ciência moderna são ainda mais prementes e que a primeira vista parecem sem solução. Mas o Pontífice explica que limitar a teologia a nível histórico ou prático deixa sem resposta a verdadeira pergunta: "É real aquilo que cremos?"

“A palavra da fé não é uma coisa do passado. E se a teologia cai totalmente no passado, deixa hoje a fé no escuro”, destaca o Santo Padre.

Bento XVI advertiu contra a "tirania da razão”, que quando vista como juiz supremo de tudo, torna impossível a fé.

“A razão experimental é vista hoje amplamente como a única forma de racionalidade declarada científica. Aquilo que não pode ser cientificamente comprovado ou desmentido está fora do âmbito científico. Com esta imposição são realizadas obras grandiosas justas e necessárias no âmbito do conhecimento da natureza e de suas leis. Ninguém quer por isso em dúvida”, ressaltou o Pontífice.

Toda via, existe um limite para tal uso da razão, salientou o Papa, pois Deus não é um objeto de experimentação humana, Ele é Sujeito e se manifesta somente por meio do relacionamento pessoal, fazendo parte da essência de cada ser humano.

Existe, assim, também uma outra razão que vale para o âmbito pessoal, para os grandes questionamento do próprio ser humano. “O amor vale conhecer melhor com aquele que ama. O amor verdadeiro não se esconde, mas é visível. Isso faz parte da própria sede de conhecimento, de um verdadeiro conhecimento do outro”, afirmou o Papa.

E, quando não há o uso da razão, prosseguiu o Papa, então as grandes questões da humanidade são deixadas a irracionabilidade.

“Por isso, uma autentica teologia é muito importante. A fé correta orienta a razão a abrir-se ao divino, a fim que essa, guiada pelo amor e pela verdade, possa conhecer Deus mais de próximo”, destacou o Santo Padre.

Bento XVI concluiu que este desafiou existente na teologia é aquilo que o homem precisa, “pois isso impulsiona a abrir nossa razão interrogando-nos sobre a busca da verdade, busca de Deus”.


Vencedores

Os vencedores do "Prêmio Ratzinger" foram o professor Manlio Simonetti, o sacerdote espanhol Olegario Gonzàlez de Cardedal e o alemão Maximilian Heim.

O professor Simonetti, estudioso da antiga literatura cristã, segundo o Presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini, evidenciou “a atenção primária aos textos, tratados com grande cautela e perícia filosófica e interrogativa com penetrante cuidado”.

Já sobre o teólogo de fama internacional, professor Gonzalez, Dom Ruini destacou a ampla bagagem de conhecimento o que tornando-o referência no panorama cultural da Espanha.

E o texto de doutorado de Maximilian Heim, para o cardeal, “é uma das mais agudas e importantes contribuições para o estudo do pensamento teológico” de Joseph Ratzinger.

Nicole Melhado/Canção Nova Notícias, com News.va/Reuters



CASA DO POVO DA RUA COMEMORA TRÊS ANOS COM ARRAIÁ

Logo mais às 17h00 a Pastoral do Povo da Rua (PPR) realiza seu Arraiá Junino pelas comemorações do terceiro aniversário da Casa Dom Luciano Mendes. O festejo acontece na sede da pastoral, na casa Dom Luciano Mendes na Rua Coronel Ferraz, 222, no Centro de Fortaleza, A programação contará com um momento celebrativo, quadrilha improvisada, comidas típicas e apresentação do coral vozes da rua. A casa Dom Luciano Mendes é um espaço de convivência, onde se realizam cursos profissionalizantes, oficinas e rodas de conversas sobre conquistas e direitos dos moradores. Para Fernanda Gonçalves, secretária da PPR, a casa foi uma conquista dos moradores que hoje podem contar com um espaço próprio de acolhida e reflexão. Ela diz também que será um momento de ação de graças pelo que a pastoral vem realizando com a população de rua neste período, buscando uma convivência fraterna. Haverá apresentação do Coral Vozes da Rua, cantando músicas juninas.
Informações (Pastoral do Povo da Rua) com Fernanda pelo telefone 85 3388 8706.

Site da Arquidiocese de Fortaleza

EM CLIMA DE ALEGRIA, BENTO XVI RECEBE ARCEBISPOS BRASILEIROS

O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira, 30, em audiência, na Sala São Paulo, os arcebispos que receberam o Pálio
Ainda tendo na mente e no coração todos os sentimentos e as emoções da celebração da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira, 30, em audiência na Sala São Paulo, os arcebispos que nesta quarta-feira, 29, receberam o Pálio.

A audiência foi acompanhada pelos familiares e fiéis das respectivas dioceses dos prelados, que ouviram com atenção as palavras do Santo Padre.

“Este encontro de hoje, simples e familiar, me oferece a oportunidade de prolongar o clima de comunhão eclesial e de renovar a minha cordial saudação a vocês, caros irmãos no episcopado, bem como aos familiares e às personalidades que participaram deste feliz evento”, salientou o Pontífice.

O Papa disse estender ainda seu afetuoso pensamento às comunidades dos arcebispos, as quais recorda em oração “a fim que sejam animadas pelo constante zelo apostólico”.

"Asseguro a todos vós e vossas comunidades arquidiocesanas a minha recordação diária na oração e, do íntimo do coração, concedo a Benção Apostólica", disse o Santo Padre.

Em português, Bento XVI saudou os arcebispos de Angola e do Brasil que nesta quarta-feira receberam o Pálio, "insígnia litúrgica que exprime uma singular união das arquidioceses com a Sé de Pedro": Dom Luís Maria Perez de Onraita, de Malanje, Dom José Manuel Imbamba, de Saurimo, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, de São Salvador da Bahia, Dom Pedro Brito Guimarães, de Palmas, Dom Jacinto Bergmann, de Pelotas, Dom Hélio Adelar Rubert, de Santa Maria, Dom Pedro Ercílio Simão, de Passo Fundo, Dom Dimas Lara Barbosa, de Campo Grande, e Dom Sérgio da Rocha, de Brasília.

“O Senhor Jesus, que vos escolheu como Pastores do seu rebanho, vos ampare no vosso ministério quotidiano e vos torne fiéis anunciadores do Evangelho com a força do Espírito Santo”, ressaltou o Papa.

Nicole Melhado/Canção Nova Notícias, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)/Reuters



MISSA DOS PARLAMENTARES DESTACA A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE PEDRO E PAULO

Missaparlamentares3006Na manhã desta quinta-feira, 30, foi celebrada a tradicional Missa dos Parlamentares, na capela Nossa Senhora Aparecida, sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Como de costume, a celebração foi presidida pelo assessor político da Conferência dos Bispos, padre José Ernanne Pinheiro e concelebrada por outros padres.

Cerca de 35 pessoas participaram da celebração, entre parlamentares, assessores e funcionários da CNBB. A reflexão de hoje teve por base a celebração da Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. “Pedro e Paulo tiveram trajetórias distintas dentro do cristianismo e ambos foram os baluartes da Igreja. Eles deixaram suas marcas, como Pedro, que é considerado a rocha da igreja, a base de tudo, já Paulo, convertido na estrada de Damasco, é o apóstolo dos gentios”, disse em sua homilia o padre Ernanne.

A Missa dos Parlamentares é organizada pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h da manhã.

CNBB

COMUNICADO DA COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE

PROCISSÃO MARITIMA EM HONRA A SÃO PEDRO


Renovação de fé: pescadores escoltaram o andor com a imagem do padroeiro que foi levado em procissão

Foto: Bruno Gomes

Missa campal e procissão de jangadas no mar atraíram fiéis que foram pedir bênçãos e proteção ao padroeiro

Os pescadores Francisco, Aloísio, Antônio, Paulo e Francisco Aurélio vestiram a roupa de "gala" - camisa de mangas e calça de algodão curtidas na folha de cajueiro - para uma missão especial: escoltar o andor com a imagem de São Pedro durante as homenagens realizadas ontem no dia do padroeiro.

A festa, que recebeu o registro de primeiro patrimônio imaterial de Fortaleza, reuniu, no início da manhã, em frente ao Mercado dos Peixes, no Mucuripe, pessoas de todas as idades debaixo de chuva, no começo fina e depois mais intensa e com ventos.

"A festa é apenas uma forma de homenagearmos o santo, edificador da Igreja Católica", ressaltou a técnica em enfermagem Silvana Nogueira, 43 anos. "Tenho muita fé em São Pedro, sou devota dele há muitos anos e venho todos os anos para acompanhar a procissão", complementou a aposentada Zuleide Brito, 66 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

LEIA MAIS

LIVRO CONTA HISTÓRIAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Lançado em Portugal como preparativo ao evento de Madri


Roma (ZENIT.org) - O que procuram tantos jovens? Por que é que os atrai a mensagem da Igreja Católica? O que se faz numa JMJ? O livro Geração JMJ – 25 anos das JMJ – 25 histórias pessoais procura responder a estas perguntas.
Recém-publicado pela Editorial Apostolado da Oração de Braga (Portugal), a obra é de autoria das espanholas Cristina Larraondo Erice e Ana Larraondo Erice. A tradução ao português é de António Valério, S.J.
O livro faz uma retrospectiva das dez edições anteriores da JMJ. Quer ser um instrumento que ajude a preparar a JMJ de agosto em Madri, em que 2 milhões de jovens se encontrarão com Bento XVI.
Na obra se recolhem 25 testemunhos que revelam a existência de uma autêntica revolução no seio da Igreja. Milhões de jovens já participaram na JMJ e a sua vida mudou completamente.
Em Geração JMJ é possível ler o testemunho de um casal holandês, um sacerdote japonês, uma estudante norte-americana, uma religiosa contemplativa espanhola, uma política do Mali, um seminarista britânico, uma executiva da Indonésia, um jornalista do Togo… todos eles pertencem à Geração JMJ.
O livro inclui o testemunho inédito do único bispo da Igreja que organizou duas JMJ e que participou neste acontecimento desde as suas origens: D. António María Rouco Varela, cardeal de Madri.
--- --- ---
Na internet: http://www.apostoladodaoracao.pt/.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/06/11 - 5a. Feira XIII semana comum

– Gênesis 22, 1-19 – “confiança absoluta”


Deus pôs Abraão à prova quando lhe pediu que ofertasse o seu filho único, Isaac, para ser sacrificado em holocausto. Abraão cheio de confiança fez o que o Senhor lhe ordenara e foi até as últimas consequências, chegando mesmo a empunhar a faca a fim de sacrificar Isaac. No diálogo entre o pai e do filho, nós percebemos como era grande a fé e a confiança que Abraão depositava em Deus e nos Seus planos para a sua vida. Assim, pois, ele falava pra Isaac: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. Nós também nunca poderemos nos esquecer de que Deus também já providenciou a vítima para ser sacrificada em expiação dos nossos pecados. Jesus Cristo é o Cordeiro imolado, vítima perfeita que se ofereceu pela nossa salvação. Muitas vezes, no entanto, o Senhor nos pede para sacrificar algo que nos é muito importante com o fim de que avaliemos a qualidade da nossa fé e da nossa confiança nas Suas ordens. Quando nós obedecemos às Suas ordens, mesmo que não entendamos nada e apenas confiemos na Sua Misericórdia e na Sua Providência, Ele aprovisiona tudo de que precisamos para que a Sua obra se concretize em nós. Isaac pode ser para nós algo a que nós nos apegamos porque achamos que não poderemos viver sem ela e o Senhor nos pede como oferta. Se fizermos a experiência e confiarmos na providência divina, nós também conseguiremos pegar a faca para cortar da nossa vida aquilo que o Senhor nos pede. Assim sendo, comprovaremos que a nossa história não é diferente da história dos homens e das mulheres da Bíblia. Deus precisa do nosso testemunho de confiança nos Seus planos e nos testa para que nós mesmos (as) possamos ter ideia de como anda a nossa fé nos Seus desígnios. - Você teria coragem de levar o seu “filho único” para ser sacrificado a pedido do Senhor?- Existe alguma coisa muito especial para você comparável a um filho único e que você não quer perder?- Você já experimentou a providencia de Deus na sua vida?- Você tem consciência de que Jesus se ofereceu como vítima só para que você tivesse uma vida nova?

Salmo 114 – “Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos”!


O salmista relata o sentimento de alguém que está à beira do perigo e da morte e mesmo assim confia no Senhor. “Salvai, ó Senhor, a minha vida.” A justiça de Deus para nós é a salvação, portanto todo aquele que grita o Seu Nome e pede ajuda, terá a sua vida libertada. Ele é justiça, bondade, amor-compaixão para os humildes, os que se sentem oprimidos e necessitados. Não devemos esperar pela outra vida para contemplar a bondade do Senhor, porque é também na terra dos vivos que nós andamos na sua presença.

Evangelho – Mateus 9, 1-8 – ‘paralisados (as) pelo pecado ”


Ao argumentar com os mestres da lei sobre os seus vãos pensamentos, dizendo: “O que é mais fácil dizer: “os teus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levanta-te e anda”, Jesus nos revela que o pecado nos paralisa nos aprisiona e nos tira a liberdade interior. Ele curou o paralítico e foi direto à raiz da sua paralisia humana. O pecado também entorpece o nosso ser e nos impede de caminhar com nossas próprias forças, debilitados sem ânimo para caminhar. Quantas vezes nós nos sentimos presos (as), acorrentados (as) aos sentimentos de ódio, de medo, revolta, ressentimento, ideia de vingança e precisamos de alguém que nos liberte do jugo que pesa sobre nós! O pecado é tudo que nos afasta da fonte do Amor de Deus. O pecado é o desamor, é a falta da graça de Deus e, somente quando em nós essa graça é restituída, nós nos sentiremos verdadeiramente livres. A cura do paralítico nos traz como exemplo a solidariedade dos amigos que o apresentaram a Jesus. O Senhor quer tirar de nós a mentalidade de sempre querer receber e nada oferecer. “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Jesus nos cura e nos manda também levantar e tomar a nossa cama , isto é a nossa vida que às vezes é pesada como uma Cruz. Ele nos envia à nossa casa para dar testemunho da cura que Ele nos faz nos colocando à disposição da edificação do Seu reino dentro da nossa família. Ele não nos quer acomodados na mesmice, mas ousados e cheios de fé. - Você alguma vez se sentiu também paralisado (a) pelo pecado?- Você já recebeu ajuda de alguém que levou você para receber o perdão de Deus?- Você tem ajudado às pessoas que estão doentes, paralisados (as) pela vida?- Você é uma pessoa acomodada nos mesmo vícios, nos mesmos pecados? – Você tem dado testemunho de Jesus na sua casa?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 9,1-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. - Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA

Depois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires. O testemunho dos mártires da nossa Igreja nos recorda o que é essencial para a vida, para o cristão, para sermos felizes em Deus, principalmente nos momentos mais difíceis que todos nós temos.Os mártires viveram tudo em Cristo.No ano de 64, o imperador Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos. Naquela época a comunidade cristã, vítima de preconceitos, era tida como uma seita, e inimiga, pois não adoravam o Imperador. Qualquer coisa que acontecia de negativo, os cristãos eram acusados. Por isso, foram acusados de terem posto fogo em Roma, e a partir daí, no ano 64, começaram a ser perseguidos.Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes. E a resposta era sempre o perdão e a misericórdia.O Papa São Clemente I escreveu: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”

Protomártires da Igreja de Roma, rogai por nós!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PONTIFICADO DE BENTO XVI É MARCADO PELOS TEMAS BELEZA E VERDADE





Papa Bento XVI comemora 60 anos de sacerdócio





Bento XVI comemora 60 anos de sua Ordenação Sacerdotal nesta quarta-feira, 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo."Era um esplêndido dia de verão, que é inesquecível como o momento mais importante da minha vida", define o Papa em sua autobiografia "A Minha Vida", escrita quando ele ainda era Cardeal.O diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José, de Niterói (RJ), e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) para o Regional Leste 1 da CNBB, padre Demétrio Gomes, explica que, no dia da Ordenação, o sacerdote passa por uma mudança ontológica, isto é, a cerimônia não é apenas a coroação do tempo de estudos dos que se preparam para receber as ordens sagradas. Antes, é dom que Deus concede a quem Ele quer, e que não depende das aptidões e capacidades humanas:"Isso significa que o sacerdócio não é apenas nova função, mas provoca uma mudança no próprio ser da pessoa. Os homens que recebem esse Sacramento passam a ser configurados a Cristo Cabeça, a re-presentar, tornar presente o próprio Cristo Senhor no meio dos homens".



Leonardo Meira/Canção Nova Notícias



DIVULGADOS OS NOMES DOS NOVOS ASSESSORES DA CNBB



A CNBB divulgou, nesta quarta-feira, 29, o quadro de seus assessores para o quadriênio 2011-2015. Os nomes foram confirmados pelo Conselho Permanente da Conferência, em sua reunião nos dias 15 a 17 de junho.
O novo quadro apresenta assessores que foram reconduzidos à mesma função exercida no quadriênio anterior, outros que mudaram de Setor ou de Comissão e os que assumem a assessoria pela primeira vez. Pelo menos seis Comissões ou Setores ainda aguardam a indicação de novos assessores.
Conheça a lista dos assessores da CNBB.
Assessores do Secretariado Geral:
Setor
Assessor
Diocese/Cidade
Subsecretário Adjunto Geral
Pe. Antônio Silva da Paixão*
Arquidiocese de Mariana, MG
Subsecretário Adjunto de Pastoral
Pe. Francisco Wloch***
Arquidiocese de Florianópolis, SC
Assessor Político
Pe. Geraldo Martins Dias**
Arquidiocese de Mariana, MG
Campanhas da Fraternidade e Evangelização
Pe. Luiz Carlos Dias*
Diocese de São João da Boa Vista, SP
Edições CNBB
Pe. Valdeir dos Santos Goulart*
Diocese de São João da Boa Vista, SP
Ecônomo
Francisco Julho de Souza*
Brasília
Assessores das Comissões Episcopais
Setor
Assessor
Diocese/Cidade
Ministérios Ordenados
Pe. Deusmar Jesus da Silva***
Diocese de Barretos, SP
Laicato: Setor Leigos
Antônio Geraldo Aguiar*
Lins, SP
Laicato: Setor CEBs
Sérgio Ricardo Coutinho*
Brasília, DF
Ação Missionária
Pe. José Altevir da Silva*
Congregação do Espírito Santo
Bíblico-Catequética
Maria Cecília Rover*
Goiânia, GO
Liturgia: Setor Liturgia
Pe. Hernaldo Pinto Farias*
Congregação do Santíssimo Sacramento
Liturgia: Setor Música Litúrgica
Pe. José Carlos Sala*
Diocese de Erexim, RS
Liturgia Setor Espaço Litúrgico
João Martins de Oliveira*
Salvador, BA
Ecumenismo
Pe. Elias Wolff*
Diocese de Lages, SC
Cultura e Educação: Setor Universidades
Ir. Maria Eugênia Lloris Aguado*
Fraternidade Missionária Verbum Dei
Cultura e Educação: Setor Cultura
Aroldo de Oliveira Braga*
São Paulo, SP
Juventude
Pe. Carlos Sávio Ribeiro da Costa*
Arquidiocese de Natal, RN
Juventude
Pe. Antônio Ramos do Prado*
Salesiano
Doutrina
Pe. Antônio Luiz Catelan Ferreira**
Diocese de Umuarama, PR
Comunicação
Ir. Élide Fogolari*
Sociedade Filhas de São Paulo - Paulinas
Caridade e Justiça
Pe. Ari Antônio dos Reis**
Arquidiocese de Passo Fundo, RS
Amazônia
Ir. Maria Irene Lopes dos Santos*
Carmelita Missionária de Santa Terezinha
Aguardam a indicação de assessores: Comissão Episcopal para Catequese, Comissão Episcopal para a Vida e Família, Instituto Nacional de Pastoral (INP), Assessoria de imprensa, Setores Ensino Religioso e Educação.

ARCEBISPOS RECEBEM PÁLIO E PAPA LEMBRA COMPROMISSO COM A UNIDADE



"Devemos ser pastores para a unidade e na unidade". Com estas palavras o papa Bento XVI entregou hoje, 29, o pálio a 40 arcebispos de todo o mundo, entre os quais os brasileiros dom Murilo Sebastião Ramos Krieger (Salvador-BA), dom Pedro Brito Guimarães (Palmas-TO); dom Jacinto Bergmann (Pelotas-RS); dom Hélio Adelar Rubert (Santa Maria-RS); dom Pedro Ercílio Simon (Passo Fundo-RS); dom Sérgio da ...

Leia mais...

RELATÓRIO APONTA NÚMEROS DA VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS



O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança amanhã, 30, às 15h, na sede da CNBB, o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, referente ao ano de 2010. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, confirmou presença no evento, juntamente com o presidente do Cimi, dom Erwin Kräutler, além da coordenadora d... Leia mais...

BENTO XVI FALA SOBRE O DIA DE SUA ORDENAÇÃO SACERDOTAL

A minha vida: autobiografia de Joseph Ratzinger

Pude dedicar-me totalmente, pelo menos nos últimos dois meses, à preparação para o grande passo: a ordenação sacerdotal, que recebemos na Sé Catedral de Freising das mãos do Cardeal Faulhaber, na festa de São Pedro e São Paulo, no ano de 1951. Éramos mais de quarenta candidatos; quando fomos chamados respondemos Adsum,'Eis-me aqui'. Era um esplêndido dia de Verão, que se tornou inesquecível como o momento mais importante da minha vida. Não devemos ser supersticiosos, mas no instante em que o velho arcebispo impôs as suas mãos sobre mim, um pássaro – talvez uma calhandra – levantou voo por cima do altar-mor e entoou um breve canto muito alegre; para mim, foi como se uma voz do Alto me dissesse: está tudo bem, escolheste a estrada certa.

Seguiram-se depois quatro semanas de Verão, que foram uma grande festa. No dia da Missa Nova, a nossa igreja paroquial de São Osvaldo estava iluminada em todo o seu esplendor, e a alegria que a enchia, quase materialmente, envolveu todos naquela ação sagrada, na forma intensa de uma participação ativa, que não necessitava de um ordenamento exterior especial. Éramos convidados a levar todas as casas a bênção da Missa Nova e fomos acolhidos em todo o lado, inclusive por pessoas de todo desconhecidas, com uma cordialidade que até aquele momento nem sequer teria imaginado.

Desse modo, experimentei muito diretamente as expectativas e a esperança que os homens depositam num sacerdote, aquilo que esperam da sua bênção, que resulta da força do sacramento. Não se tratava da minha pessoa ou da pessoa do meu irmão; que significado podiam ter dois jovens, como nós, para tantas pessoas que encontrávamos? Eles viam em nós pessoas a quem Jesus Cristo tinha confiado a missão de levar a Sua presença aos homens. E precisamente por não sermos nós os protagonistas é que nasciam tão rapidamente relações amigáveis.

Joseph Ratzinger. A minha vida: autobiografia

PAPA COMEMORA 60 ANOS DE PADRE: DIA MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA

O Papa Bento XVI comemora 60 anos de sua Ordenação Sacerdotal nesta quarta-feira, 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Em 1951, na Catedral de Freising, na Alemanha, ele, seu irmão Georg e outros 42 candidatos receberam a Ordenação das mãos do Arcebispo de Munique e Freising, Cardeal Michael von Faulhaber (1869-1952), biblista, patrólogo e um dos mais corajosos críticos do regime hitleriano.

"Era um esplêndido dia de verão, que permanece inesquecível como o momento mais importante da minha vida", define o Papa em sua autobiografia A Minha Vida (1997), escrita quando ele ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger.

Leia mais


CNBB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO

O bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon, foi o convidado da audiência pública realizada nesta terça-feira, 28, pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Álcool, Crack e outras Drogas, no Senado Federal, para ouvir a experiência de Movimentos Sociais na prevenção à dependência química. Ele, que representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou esta luta pela vida como um objetivo pessoal e cobrou o apoio do governo para políticas de prevenção e tratamento de dependentes químicos.
Dom Irineu destacou que a Igreja, como uma grande "mãe", jamais poderia se abster desse tema. "A droga é uma onda de óleo que invadiu todas as praias de todas as camadas sociais. É um fenômeno complexo e urgente", definiu.
Ele comparou os altos custos em presídios e presos - sem resultados efetivos - aos baixos investimentos com resultados positivos através das comunidades terapêuticas e clínicas de tratamento. "A construção de um presídio custa cerca de R$ 25 milhões. Com esse dinheiro, eu construiria umas 30 comunidades terapêuticas. A manutenção de cada uma delas custa cerca de R$ 15 mil, com resultados extraordinários", frisou.Dom Irineu destacou o trabalho realizado pela Pastoral da Sobriedade, que ele coordena, e entregou exemplar do livro Programa Vida Nova, uma experiência de oito anos, ao senador Wellington Dias, presidente da Subcomissão. O bispo defendeu o apoio do governo federal a instituições de tratamento de dependentes e se declarou chocado com a tentativa de liberalização da maconha. Para ele, o alcoolismo é outra "peste" a ser enfrentada pela sociedade.
O bispo insistiu que o trabalho da Pastoral da Sobriedade não é apenas recuperar o dependente químico dos vícios, “mas dar a ele a consciência de vida nova”. “O melhor remédio (para recuperar o dependente) é a acolhida, incluindo a acolhida de Deus. O amor é nossa terapia”, disse.Dom Irineu, que estava acompanhado do padre Geraldo Martins, citou o Chile como modelo de prevenção às drogas, através do apoio ao esporte, música e educação de qualidade para todos. E propôs à Subcomissão conhecer as experiências em execução naquele país, o que foi prontamente aprovado.Os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Ana Amélia (PP-RS) e Eduardo Amorim (PSC-SE) participam do debate.PropostaO presidente da Subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), informou aos demais integrantes que a presidente Dilma Rousseff criou um grupo interministerial para que, em 30 dias, apresente uma proposta para facilitar o diálogo do governo com as comunidades terapêuticas voltadas ao combate às drogas.Wellington Dias disse ainda que espera encerrar o ciclo de debates sobre dependência química em julho e iniciar em agosto a elaboração de uma proposta com base nos depoimentos colhidos nas audiências públicas realizadas.O senador Magno Malta (PR-ES) também foi convidado para a audiência, para representar a Igreja Batista, mas não pode participar.AudiênciasEsta foi a oitava audiência pública da Subcomissão. Nesta terça, a Casdep aprovou a realização de um novo debate, desta vez para ouvir o juiz federal do Mato Grosso do Sul Odilon de Oliveira. Ele deverá explicar a destinação a ser dada aos bens apreendidos nas operações de tráfico de drogas e a possibilidade de destinação dos valores arrecadados para auxiliar nas medidas repressivas ao tráfico e ao consumo de substâncias causadoras de dependência química.Também foi aprovado um requerimento para que a subcomissão faça duas visitas na Bahia: uma ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia, e outra ao Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas, em Salvador.

CNBB

CNBB SAÚDA BENTO XVI PELOS 60 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL



O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, enviou mensagem de saudação ao papa Bento XVI pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal comemorados nesta quarta-feira, 29, festa dos apóstolos Pedro e Paulo.
Veja a íntegra da carta
Aparecida, 29 de junho de 2011
Beatíssimo padre,A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB se une a toda a Igreja, em ação de graças, pela celebração do 60º aniversário de ordenação sacerdotal de Vossa Santidade.A CNBB louva e bendiz ao Senhor da messe pelo dom de sua vocação sacerdotal e pela sua generosa e incondicional resposta a este chamado, que culminou, pelo desígnio da Providência, com a eleição de Vossa Santidade para Supremo Pastor da Igreja.Ao assegurar nossas preces, pedindo ao Espírito Santo que o ilumine e Nossa Senhora Aparecida o proteja no serviço à Igreja que o Senhor confiou a Vossa Santidade, peço respeitosamente a bênção apostólica para a Igreja no Brasil.Com afeto filial,
Dom Raymundo Cardeal Damasceno AssisArcebispo de Aparecida, SPPresidente da CNBB



CNBB

PRESIDENTE DA CPT PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÈNCIA NO CAMPO



O presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Landislau Biernaski, disse, em audiência na Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 28, que a impunidade e a violência no campo já são endêmicas no Brasil, e que “sem reforma agrária não haverá diminuição da violência no campo”. A audiência foi promovida conjuntamente pelas comissões de Constituição Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Di... Leia mais...

PAPA BENTO XVI FAZ ENTREGA HOJE, DO PÁLIO, A DOM SÉRGIO DA ROCHA


Dom Sérgio da Rocha, ex-arcebispo de Teresina recebe, hoje, dia 29, no Vaticano, em Roma, o Pálio, já como Arcebispo nomeado de Brasília. A cerimônia será presidida pelo Papa Bento XVI, que completa 60 anos de sacerdócio.
No dia 6 de agosto, às 9 horas, na Catedral, dom Sérgio da Rocha, tomará posse como arcebispo de Brasília.
Na sua passagem por Fortaleza, como bispo auxiliar, dom Sérgio da Rocha deixou muitos amigos. Por isso, o padre Gilson Soares, pároco do Senhor do Bonfim, no Monte Castelo, organizou e vai dirigir uma caravana de cearenses até a Capital Federal, para assistirem a solenidade, e ao Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade - GO.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/06/11 - 4a. feira XIII semana comum

– Gênesis 21, 5.8-20 – “ o filho da escrava”


A Palavra de Deus se cumpre fielmente na nossa vida e, por mais que tentemos mudar os Seus projetos nós não o conseguiremos. Foi o que aconteceu em relação aos filhos de Abraão, Isaac e Ismael. Isaac, filho de Sara, sua mulher, é o filho da promessa do Senhor. Ismael, filho de Agar, sua escrava, é o filho da precipitação de Sara que não acreditando no juramento do Senhor de conceder a Abraão uma descendência numerosa, entregou a ele a sua escrava para que essa lhe desse um filho. Porém, como o Senhor havia dito, Isaac nasceu de Sara e era o filho privilegiado. Um dia aconteceu o que era inevitável: o ciúme e o despeito entre Sara e Agar fizeram com que a escrava tivesse de ser afastada juntamente com Ismael, o primeiro filho de Abraão. Deus, porém, não abandonou a escrava Agar e mandou um anjo segui-la pelo caminho prometendo a Ismael a recompensa de um povo numeroso, como narra a leitura. A aflição de Agar vagueando pelo deserto, chegou aos ouvidos do Senhor. Assim também acontece conosco quando nos sentimos abandonados (as), rejeitados (as) pela vida, sofrendo a consequência dos nossos erros ou mesmo do erro de outras pessoas que nos aconselham mal e influenciam as nossas más escolhas. Em algumas circunstâncias também nós somos a escrava, no entanto, o mesmo Deus que ouviu o clamor de Agar, na Sua infinita Misericórdia vem também em nosso socorro e não nos despreza quando nós gritamos a Ele e pedimos a Sua ajuda. Ele está sempre pronto para nos atender e nos mostra o “poço de água” no deserto da nossa vida para que nós não morramos de sede nem permaneçamos no erro. Jesus nos enviou o Seu Espírito Santo. Ele é o rio de água viva que nós precisamos para nos saciar e lavar as nossas impurezas e satisfazer a sede da nossa alma. – Alguma vez na sua vida você se sentiu abandonado (a) por Deus e pelas pessoas? – qual é a sua reação diante do sofrimento: você se revolta ou clama por Deus? – Você espera alguma promessa de Deus para a sua vida? – Você confia que realmente vai acontecer como Ele prometeu? – Você tem clamado pelo Espírito de Deus?

Salmo 33 – “Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido

A infelicidade significa para nós a ausência da graça de Deus, o nosso afastamento da Sua presença. O Senhor deseja sempre estar perto de nós e todas as vezes que nós O chamamos Ele se aproxima. O anjo do Senhor nos acompanha para nos salvar do precipício que muitas vezes nos atrai. O homem infeliz é temeroso e angustiado, mas a presença do Senhor liberta-o dos seus temores. Aos que buscam o Senhor não lhes falta nada, aqueles que não o temem, mesmo sendo ricos, passam fome. Todo homem ama a sua vida e procura a felicidade e ela consiste na vontade de Deus se realizando na sua vida todos os dias.

Evangelho – Mateus 8, 28-34 – “homens possessos”


Na nossa vida também, há ocasiões em que nós agimos e falamos como os dois homens da história narrada por Mateus. Muitas vezes, até inadvertidamente, nós nos deixamos apossar pelas obras do maligno e ficamos vagando na vida, acomodados no nosso modo de viver cercando os túmulos do mundo. Reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, sabemos que só Ele tem poder para nos libertar do pecado, todavia nos rebelamos contra Ele e entendemos que ainda não é tempo para sairmos da vida de escravos. Nesta narrativa os próprios endemoniados gritaram reconhecendo Jesus como Filho de Deus e replicaram: “o que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? O inimigo de Deus persegue os Seus filhos, por isso, o seu maior desejo é fazer com que a criatura rejeite o Seu Criador. No entanto, nós sabemos que Jesus já o derrotou quando venceu a morte que é consequência do pecado. Portanto, ele tem conhecimento de que já foi vencido por Jesus, e, mesmo assim continua explorando o ser humano. Jesus sabe para onde deverão ir os “espíritos maus” que tentam nos acorrentar para nos fazer pessoas infelizes. Os espíritos maus que podem nos atormentar ainda hoje, fazem de nós pessoas iradas, rebeldes, idólatras, materialistas, impacientes, murmuradoras, intolerantes, medrosas, arrogantes e às vezes, tão violentas que podemos ser comparados com verdadeiras “feras” . Se nós tivermos consciência de que Jesus já venceu a morte e que já nos deu a vida eterna, nós não cairemos nas malhas dos inimigos. E se tivermos inteligência nós deixaremos que Jesus se aproxime de nós e não O impediremos de entrar na nossa vida. - Você é uma pessoa fácil de ser influenciada e atraída para as coisas mundanas? – O inimigo também costuma cerca-lo (a)? – Você está acomodado (a) em alguma situação que o (a) escraviza? – Você quer ser libertado (a)? – O que precisa mudar em você? - Você se sente em paz diante das suas ações com as pessoas?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 8,28-34

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles. - Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

terça-feira, 28 de junho de 2011

BENTO XVI ESCREVE SEU PRIMEIRO TWEET E LANÇA PORTAL NEWS.VA

Através de um simples clique e uma mensagem no twitter, Bento XVI deu início na noite (hora local) desta terça-feira, 28, a uma nova aventura extraordinária para os meios de comunicação do Vaticano.

A partir do Palácio Apostólico, o Pontífice lançou o novo portal noticioso do vaticano, www.news.va, e também acolheu a proposta de abençoar os usuários da rede através de uma mensagem no twitter.

A ideia foi do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli. "Devo dizer que o Papa aceitou imediatamente e de bom grado [abençoar os usuários da rede e lançar o portal]. Além disso, ele estima muitíssimo a comunicação e, sobretudo, deseja que a Igreja esteja presente lá onde o homem vive e se encontra", disse Dom Celli à edição em italiano do jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano.

O foco das notícias serão as atividades e intervenções do Magistério do Santo Padre, as tomadas de posição dos Dicastérios da Santa Sé e os mais importantes acontecimentos ou situações ligados às várias igrejas particulares espalhadas mundo afora.

Nos primeiros meses, o portal estará disponível em apenas duas línguas: italiano e inglês. Após o término do verão europeu, haverá a primeira remodelação e abertura do site em ao menos uma outra língua, provavelmente espanhol. No entanto, também se deseja que haja disponibilidade em francês e português.

Leia mais
.: Portal de notícias do Vaticano é apresentado a jornalistas



Leonardo Meira/Canção Nova Notícias, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e L'Osservatore Romano



CURSO PARA ANIMADORES MISSIONÁRIOS REÚNE REPRESENTANTES DE 32 DIOCESES EM FLORIANÓPOLIS

PASTORAL OPERÁRIA REALIZA SUA ASSEMBLEIA NACIONAL EM SÃO PAULO

pastoral_Operria1spNo chão o mapa do Brasil, marcado com os frutos da terra e com a Bíblia. Nele, o magistério da Igreja que sustenta o trabalho da Pastoral Operária (PO), ao redor, cerca de 90 agentes da pastoral vindos de todo país, para participar da 17° Assembleia Nacional da Pastoral, de 23 a 26, na zona sul da capital paulista.

Durante a Assembleia, as lideranças tiveram uma análise de conjuntura com padre Oscar Beozzo, coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP). O padre lembrou as recentes mobilizações de trabalhadores no Brasil e no mundo: a realização dos intereclesiais das Comunidades de Base, dos fóruns sociais, do trabalho de base, opondo-se à cultura geral do individualismo, às mudanças no mundo do trabalho, entre outros, como sombras no caminho.

Diante da realidade apresentada, padre Beozzo apontou pistas de ação à Pastoral Operária, que deliberou a necessidade de uma maior organização da juventude na Pastoral, de sair de uma postura de resistência para ter participação efetiva na vida da Igreja, com maior integração com pastorais e paróquias.

Uma formação permanente, sobre os aspectos políticos, eclesiais e culturais, com base no Evangelho e fortes momentos de espiritualidade, continua sendo prioridade da Pastoral Operária. Prioridade presente e partilhada na Assembleia, com membros da PO da arquidiocese de Maracaíbo, na Venezuela.

“Viemos compartilhar a experiência dos 40 anos da PO no Brasil, ver seu funcionamento, aprender com suas conquistas e implantá-las em nossa arquidiocese, onde temos muita esperança em ajudar a massa trabalhadora da Venezuela”, disse o coordenador Wilfredo Infante, enviado ao Brasil por dom Ubaldo Ramón Santana Sequera, arcebispo de Maracaíbo.

A assembleia terminou domingo, dia 26, com missa de envio dos agentes de pastoral.


CNBB

BENTO XVI CELEBRA 60 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERIAL E ENTREGA PÁLIO A 40 BISPOS

O DIA MAIS FELIZ DE JOSEPH RATZINGER

60 anos de ordenação, redescobrindo a beleza do sacerdócio

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - No próximo dia 29 de junho, amanhã, Bento XVI recordará os 60 anos do “momento mais importante da minha vida” - segundo ele mesmo descreve -, sua ordenação sacerdotal, recebida da catedral de Frisinga, perto de Munique.
Ele recebeu o sacramento junto ao seu irmão mais velho, Georg, das mãos do cardeal Michael von Faulhaber, conhecido como grande opositor do nazismo. “Adsum”, “estou aqui”, foram as palavras que pronunciou em latim, diante de Deus e do povo, o jovem Joseph Ratzinger, aos 24 anos.
Nesta quarta-feira, a Igreja universal reviverá esse dia, mas o Papa não quer que seja um momento de exaltação da sua pessoa; ele espera que sirva para promover na Igreja o agradecimento a Deus pelo dom do sacerdócio e para pedir-lhe que suscite novas vocações.
Daquele esplêndido dia de verão, Joseph Ratzinger recorda um detalhe que para outros passou despercebido e que ele compartilha no livro “Minha vida” (Ed. Encuentro, 1997).
“Não se deve ser supersticioso – escreve em suas memórias –, mas, no momento em que o ancião arcebispo impôs suas mãos sobre as minhas, um passarinho se elevou do altar maior da catedral e entoou um breve canto gozoso; para mim, foi como se uma voz do alto me dissesse: 'Está bem assim, você está no caminho justo'.”
Foi nesses dias que Joseph Ratzinger descobriu o que o sacerdote significa para as pessoas.
“No dia da primeira Missa, fomos acolhidos em todos os lugares – também entre pessoas completamente desconhecidas –, com uma cordialidade que até aquele momento eu não poderia ter imaginado”, prossegue o Papa em suas memórias.
“Experimentei, assim, muito diretamente, quão grandes esperanças os homens colocavam em suas relações com o sacerdote, quanto esperavam sua bênção, que vem da força do sacramento. Não se tratava da minha pessoa nem da do meu irmão: o que poderiam significar, por si mesmos, dois irmãos como nós, para tanta gente que encontrávamos? Viam em nós pessoas às quais Cristo havia confiado uma tarefa para levar sua presença entre os homens; assim, justamente porque não éramos nós que estávamos no centro, nasciam tão rapidamente relações de amizade.”
(Re)descoberta do sacerdócio
Esta mesma (re)descoberta do sacerdócio, no âmbito universal, é o objetivo que Bento XVI apresenta ao celebrar seu aniversário de ordenação.
Neste contexto, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Mauro Piacenza, enviou uma carta aos bispos do mundo para promover 60 horas de adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes, pelas novas vocações e por Bento XVI.
No texto, assinado também pelo secretário da Congregação para o Clero, Dom Celso Morga Iruzubieta, explica-se que as horas de adoração eucarística dedicadas a esta intenção podem ser contínuas ou distribuir-se durante o mês de junho, e devem comprometer “especialmente os sacerdotes”.
“O cume deste percurso de oração poderia coincidir com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus – dia de santificação sacerdotal – no próximo dia 1º de julho”, acrescenta a carta.
Com esta iniciativa, a Igreja pretende homenagear “o Pontífice com uma extraordinária coroa de orações e de unidade sobrenatural, capaz de mostrar o centro real da nossa vida, do qual surge todo esforço missionário e pastoral, assim como o autêntico rosto da Igreja e dos seus sacerdotes”.
(Jesús Colina)

´BENTO XVI VIVERÁ DIAS INTENSOS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Divulgado o programa do encontro mundial de jovens de agosto


Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - Dias intensos aguardam Bento XVI em sua viagem a Madri (Espanha), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O acontecimento terá lugar de 16 a 21 de agosto e o Papa estará presente do dia 18 até o final do grande encontro de jovens.
A Santa Sé divulgou o programa da viagem no último sábado e, segundo ele, o Papa partirá de Roma na quinta-feira, dia 18, às 9h30. O avião papal chegará às 12h ao aeroporto internacional de Barajas, onde haverá uma cerimônia de boas-vindas e o Pontífice pronunciará um discurso.
Às 19h15, ele atravessará, com alguns jovens, a Puerta de Alcalá, na Plaza de la Independencia de Madri, e depois haverá uma festa de acolhimento dos jovens na Plaza de Cibeles, com um discurso do Papa.
Na sexta-feira, 19 de agosto, após ter celebrado a Missa na nunciatura apostólica de Madri, o Pontífice realizará uma visita de cortesia à Família Real da Espanha, no Palacio de la Zarzuela de Madri.
Depois se dirigirá a San Lorenzo de El Escorial, onde se encontrará, às 11h30, com as jovens religiosas no Patio de los Reyes de El Escorial, a quem saudará e, às 12h, com os jovens professores universitários, na Basílica de São Lourenço, pronunciando um discurso.
Mais tarde, voltará a Madri e almoçará com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da nunciatura apostólica. Nesse mesmo lugar, às 17h30, receberá o presidente do governo, em um encontro oficial.
Às 19h30, será realizada uma Via Sacra com os jovens na Plaza de Cibeles e o Papa pronunciará um discurso.
No sábado, 20 de agosto, às 9h, haverá confissões de alguns jovens participantes da 26ª JMJ, nos Jardines del Buen Retiro de Madri, e às 10h, Bento XVI celebrará a Santa Missa com os seminaristas na catedral de Santa María la Real de la Almudena, pronunciando a homilia.
Após almoçar com os cardeais espanhóis, os bispos da província de Madri, os bispos auxiliares de Madri e o séquito papal na residência do cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, o Santo Padre se encontrará com os comitês organizadores da JMJ na nunciatura.
Às 19h40, visitará a Fundación Instituto S. José de Madri, pronunciando um discurso, e às 20h30 presidirá a vigília de oração com os jovens no Aeródromo Cuatro Vientos de Madri. Também neste evento o Papa pronunciará um discurso.
No domingo, 21 de agosto, às 9h30, o Papa presidirá a Santa Missa da JMJ, no Aeródromo Cuatro Vientos, pronunciando a homilia e recitando, a seguir, a oração mariana do Ângelus.
Após almoçar com os cardeais espanhóis e com o séquito papal na nunciatura, às 17h, o Pontífice se despedirá da nunciatura apostólica.
Às 17h30, ele se encontrará com os voluntários da JMJ no Pabellón 9 da Nueva Feria de Madrid-IFEMA, e pronunciará um discurso. Uma hora depois, acontecerá a cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Barajas, e o Papa pronunciará seu último discurso.
Às 19h, partirá para a Itália, a cujo aeroporto de Roma-Ciampino chegará às 21h30.

MÁRTIRES DA PRIMEIRA HORA



As palavras e as ações do Filho de Deus como foram importantes e imprescindíveis, mesmo porque a partir delas a humanidade teve a aportunidade de ver com clareza a imagem de Deus, naquela expectativa narrada pelo povo de Israel sobre a vinda do Messias. As pessoas ficaram marcadas e fascinadas, por exemplo, com a figura de João Batista.
Mas Hoje gostaria de me deter um pouco sobre o fascínio que exerceram na humanidade as figuras de Pedro e Paulo, dois grandes personagens, fundamentos do cristianismo, que logo na primeira hora, concretamente, pensaram a Igreja interna e externamente, respectivamente.
Pedro e Paulo receberam a coroa do martírio. Duas pessoas profundamente amadas por Deus, que no decorrer dos séculos, marcaram e personificaram a Igreja, de um modo inint...[+] LEIA MAIS



Pe Geovane Saraiva



REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/06/11 – 3ª. Feira XIII semana


Reflexão Pessoal – Gênesis 19, 15-29 – “não olhes para trás. ”


Os mesmos anjos que estiveram com Abraão se apresentaram a Ló e instruíram-no para que ele e a sua família fugissem de Sodoma, cidade amaldiçoada pela iniquidade dos seus habitantes, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás nem te detenhas em parte alguma desta região.” Ló, suplicou aos mensageiros e foi lhe concedido um lugar para que ele e a sua família se refugiassem. A mulher de Ló, no entanto, transgredindo as ordens dos anjos, olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. Nós também podemos nos situar no contexto desta história para percebermos o empenho de Deus que deseja nos salvar das catástrofes, humanas e espirituais que abalam o mundo de hoje. Vivemos no meio das maiores aberrações e convivemos com os mais diversos contra testemunhos da fé que nós professamos. Nós e nossa família estamos sempre correndo o risco de sermos exterminados pelas consequências que o pecado nos impõe quando seguimos a mentalidade do mundo. Ele também providencia um refúgio para nós, na Igreja, na Comunidade, nos lugares de oração, mas também nos adverte: “não olhes para trás nem te detenhas”. E muitas vezes nós não acreditamos, duvidamos ou temos saudade da vida passada e transgredimos as orientações de Deus. Queremos olhar para trás e ainda nos deliciar com as “coisas boas” da vida velha. Por isso, nos tornamos pessoas paralisadas, sem vontade própria, perdemos o referencial da nossa família e nos afastamos do lugar que Deus reservou para nós. O Senhor deseja salvar a nós e a nossa família. Ele quer mudar radicalmente a nossa mentalidade e quer nos tirar da mesmice. Ele quer nos retirar do meio da perversidade que por si só, tenta nos destruir, por isso, também nos fala: “Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. O nosso refúgio é na casa do Senhor, na convivência dos que O temem no meio do Seu povo, cantando louvores a Ele. Só assim seremos salvos da destruição e teremos vida nova. – Você compreende isso? – Você já percebeu que Deus tenta salvar a você a sua família, por isso envia os Seus mensageiros? – Aonde você tem ido se refugiar das intempéries do pecado? – Você tem querido voltar para a vida velha? – O que isto tem lhe proporcionado?

Salmo 25 – “Tenho sempre vosso amor ante meus olhos”


A oração deste salmo é um cântico que deveria estar sempre nos nossos lábios. Nele nós suplicamos ao Senhor um refúgio bem seguro contra as investidas do maligno e colocamos à Sua disposição, o mais íntimo do nosso ser, onde se encontra o Seu amor. “Vossa verdade, Senhor escolhi por meu caminho”, diz o salmista. “Vou caminhando na inocência, libertai-me, tende piedade”. Repita hoje este salmo como uma intercessão por você e pela sua família.


Evangelho – Mateus 8, 23-27 – “a barca de Jesus”


Para nós a barca de Jesus é a Igreja, é a Comunidade, lugar de refúgio e segurança. Por isso, existe uma grande diferença nas horas de dificuldades da nossa vida quando nós estamos na barca com Jesus. Os discípulos que acompanharam Jesus e entraram com Ele na barca perceberam isto. Entrar na barca com Jesus é estar na Igreja, é participar da Comunidade, entre irmãos e se deixar submergir nos mistérios divinos. Quando estamos em comunidade nós percebemos a presença de Jesus, mesmo que às vezes, aparentemente, para nós Ele se encontre dormindo, nós sabemos a quem recorrer nas horas de aflição e provação. Quantas pessoas vivem no mundo, entregues, somente, aos seus recursos materiais e não têm para quem apelar e pedir socorro nos momentos de agonia! Há fatos e acontecimentos que nos tiram completamente a segurança e o equilíbrio e, se não tivermos um porto seguro, nós sucumbiremos. As situações críticas são sempre um termômetro que mede o grau de consciência da maturidade ou infantilidade da nossa fé. Se, apesar do pavor dos discípulos, Jesus ameaçou os ventos e o mar e estes O obedeceram, quanto mais poderá fazer por nós, se nos mantivermos firmes na fé e conscientes de que Ele está pertinho de nós para nos defender! As tempestades da nossa vida serão vivenciadas por nós com muito mais serenidade se tivermos confiança na presença de Jesus. É promessa Dele para nós: “no mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo”. (Jo 16, 33b) – Você já entrou na barca de Jesus? – Você confia que Ele o (a) ajudará na hora da tempestade? – Você já passou por alguma aflição? – A quem você recorreu?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 8,23-27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” - Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SANTO IRINEU

Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II. Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista.

Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo (que crescia em número de comunidades e necessidade de pastoreio). Importante contribuição deu à Igreja do Oriente quando foi em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, pois o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome – portador da paz – logrou êxito nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.

Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II. Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.

Santo Irineu, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOM ODILO CLASSIFICA MANIFESTAÇÃO COMO "INFELIZ, DEBOCHADA E DESRESPEITOSA"



Em declarações ao jornal o Estado de São Paulo, arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, classificou como uma manifestação “infeliz, debochada e desrespeitosa” os cartazes com imagens de santos católicos ao longo da Avenida Paulista durante a 15ª Parada Gay recomendando o uso do preservativo para as relações homossexuais. Para o cardeal-arcebispo, o “uso instrumentalizado” das imagens por parte da organização do evento “ofende os próprios santos e os sentimentos religiosos do povo”. Segundo explica a nota do Estadão “em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos, representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus ao lado das mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha". Diante deste fato, o cardeal Scherer afirmou que “a associação das imagens de santos para essas manifestações da Parada Gay, a meu ver, foi infeliz e desrespeitosa. É uma forma debochada de usar imagens de santos, que para nós merecem todo respeito”. “Vamos refletir sobre medidas cabíveis para proteger nossos símbolos e convicções religiosas. Quem deseja ser respeitado também tem de respeitar”, acrescentou o arcebispo.Dom Odilo ressaltou que "o uso desrespeitoso da imagem dos santos populares ofende os próprios santos e os sentimentos religiosos do povo".Para o cardeal, afirma a nota do Estado de São Paulo, a organização da parada gay pregou os cartazes “provavelmente” para atingir a Igreja Católica “porque a Igreja tem manifestado sua convicção sobre essa questão e a defende publicamente.”Dom Scherer manifestou sua posição contrária ao slogan escolhido pela organização da Parada, “Amai-vos uns aos outros” (tomado do Evangelho de São João). “Jesus recomenda “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. O uso de somente parte dessa recomendação, fora de contexto, em uma Parada Gay, é novamente um uso incorreto, instrumentalização da palavra de Jesus”, esclareceu o Cardeal. “Instrumentalizar essas palavras sagradas para justificar o contrário do que elas significam é profundamente desrespeitoso e ofensivo, em relação àquilo que os cristãos têm como muito sagrado e verdadeiro”, afirmou também Dom Odilo.Antes do desfile homossexual do domingo, decorrido em meio do caos gerado por arrastões, denúncias de roubos e participantes apreendidos com drogas, o Cardeal arcebispo de São Paulo, em um artigo intitulado “Homem e Mulher ele os criou”, afirmou que a Igreja Católica “vê com preocupação a crescente ambiguidade quanto à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura”.“Não é possível que a natureza tenha errado ao moldar o ser humano como homem e mulher. Isso tem um significado e é preciso descobri-lo e levá-lo a sério”, afirmava Dom Odilo.“Para quem deseja a verdade e busca conformar sua vida ao desígnio de Deus, permanece o convite a se deixar conduzir pela luz da Palavra de Deus e pelo ensinamento da Igreja também no tocante à moral sexual. O 6º mandamento da Lei de Deus (“não pecar contra a castidade”) não foi abolido e significa, positivamente, viver a sexualidade de acordo com o desígnio de Deus”, concluía Dom Odilo no seu artigo publicado no dia 21 de junho no Jornal Arquidiocesano O São Paulo.










Site da Comunidade Católica Shalom

BOM PANICO, BISPO DO CRATO, CELEBRA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 60 ANOS DA PAROQUIA DE SÃO JOÃO DO TAUAPE



Dom Fernando Panico, bispo de Crato, passou o fim de semana em Fortaleza e, ontem, celebrou uma missa em ação de graças pelos 60 anos da Paróquia de São João do Tauape. Hoje, no início da tarde, ele retornou para o Cariri. Ele informou que este ano ordenará dois sacerdotes"e que sete alunos estão concluindo o Curso de Teologia. Com relação a diáconos, não ordenaremos este ano e, sim, no próximo. Enquanto isso, caminhamos para as comemorações do centenário". Sobre a reabilitação de Padre Cícero, "Depende do Papa".

PORTAL DE NOTÍCIAS DO VATICANO É APRESENTADO A JORNALISTAS


Leonardo Meira/Canção Nova Notícias, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)


O novo portal noticioso do Vaticano, www.news.va, foi tema de um briefing [detalhamento] na Sala de Imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira, 27.

"Trata-se de um portal multimídia que permitirá ao internauta acessar imediatamente as principais notícias, tanto dos meios impressos quanto radiofônicos – através da Rádio Vaticana –, bem como imagens gravadas pelo Centro Televisivo Vaticano", destacou o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, dicastério responsável pela iniciativa.

No sábado, 25, Dom Celli já havia apresentado o portal a jornalistas durante uma coletiva.

O foco das notícias será as atividades e intervenções do Magistério do Santo Padre, as tomadas de posição dos Dicastérios da Santa Sé e os mais importantes acontecimentos ou situações ligados às várias igrejas particulares espalhadas mundo afora.

Nos primeiros meses, o portal estará disponível em apenas duas línguas:
italiano e inglês. Após o término do verão europeu, haverá a primeira remodelação e abertura do site em ao menos uma outra língua, provavelmente espanhol. No entanto, também se deseja que haja disponibilidade em francês e português.

Além de Dom Celli, intervieram no briefing o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi; o diretor do L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian; o fundador e CEO da 101 (digital media agency), de Madri, Gustavo Entrala; e o Oficial do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Thaddeus Jones.