sexta-feira, 31 de julho de 2009

FILME ÍTALO-AMERICANO REPRODUZ VIDA DO PAPA PIO XII

Papa Pio XII terá sua vida e missão reproduzidas em um filme ítalo-americano, que pretende mostrar a verdadeira personalidade do líder espiritual, para inverter a idéia de que ele teria sido omisso em relação ao nazismo. Ele atuou pelo renascimento da Igreja e sempre esteve pronto a ajudar os mais pobres e necessitados.As filmagens devem iniciar em 2010, com o auxílio da consultoria de Andrea Tornielli, jornalista especialista em assuntos do Vaticano e autora da biografia "Pio XII, um homerm no trono de Pedro", e de Padre Abdon, que nos últimos 50 anos recolheu material, documentação e confidências da irmã de Papa Pacelli.A produção criou um site (www.popepiusxiimovie.com), com os detalhes sobre esta iniciativa, que terá também uma outra finalidade. Parte da arrecadação será destinada à Fundação "Pacem in Silvis", da prelazia de Itacoatiara, na Amazônia, guiada pelo bispo de origem italiana Dom Carillo Griti.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

CD COM A VOZ DO PAPA SERÁ LANÇADO EM DEZEMBRO

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, confirmou hoje, que a voz do Papa Bento XVI estará presente em um CD de cantos, orações e músicas, que será lançado até o Natal, em escala mundial.
Com a declaração, a Santa Sé confirma a notícia divulgada em Londres pela gravadora Geffen UK/Universal. Segundo Pe. Lombardi, as gravações foram disponibilizadas pela Rádio Vaticana e o Papa não teve nenhuma relação direta com a produtora britânica.
"A iniciativa nasceu da San Paolo Multimedia, que pediu à Rádio Vaticana alguns trechos da voz do Santo Padre para a produção de um CD", explicou Pe. Lombardi.
De acordo com a Secretaria de Estado do Vaticano, fazem parte da produção oito trechos retirados de discursos e orações do pontífice, em vários idiomas. No total, o CD conterá menos de dez minutos de gravações da voz de Bento XVI, mixadas com músicas.
João Paulo II também realizou uma produção semelhante, o álbum "Abba Pater", lançado em 1999.

Rádio Vaticano

PAPA PEDE ORAÇÃO PELOS REFUGIADOS E CRISTÃOS PERSEGUIDOS

A situação desfavorável em que vivem milhares de refugiados é a intenção de oração do Papa Bento XVI para este mês de agosto. Mensalmente o Pontífice apresenta suas intenções ao apostolado da oração e a todos os fiéis.
A intenção geral é para que a opinião pública seja mais sensível ao problema de milhões de deslocados e refugiados e sejam encontradas soluções concretas para a sua situação frequentemente trágica.
Como intenção missionária o Papa pede ainda que sejam reconhecidos os direitos humanos, a igualdade e a liberdade religiosa àqueles cristãos que são discriminados e perseguidos, em não poucos países, por causa do nome de Cristo, para que possam viver e professar livremente a própria fé.

Da Redação da Canção Nova Notícias

RELIGIOSOS REAFIRMAM APOIO AOS QUILOMBOLAS

Bispos, padres e diáconos negros, em carta divulgada nesta quinta-feira, 30, confirmaram apoio às lutas dos povos quilombolas. “Sabemos das dificuldades múltiplas que os quilombolas enfrentam no Brasil para terem suas terras tituladas”, afirmam os religiosos. “Dentre os empecilhos, além da lentidão do poder público para tal, existem os interesses espúrios dos políticos, do agronegócio, das barragens etc”, completam.
A carta foi aprovada pela 21ª Assembleia Nacional dos Bispos, Presbíteros e Diáconos Negros, que termina nesta sexta-feira, 31, em Registro, interior de São Paulo.
Leia, abaixo, a carta na íntegra.

Carta às Comunidades Quilombolas do Brasil.
“Meu Quilombo tá lindo como quê!...”
Nós, Bispos, Presbíteros e Diáconos Negros, reunidos na XXI Assembléia Nacional na cidade de Registro de 27 a 31 de julho de 2009, região abençoada por Olorum (Criador de todas as coisas), por ser a maior concentração de Quilombos do Estado de São Paulo, estamos solidários com a luta dos quilombolas, razão pela qual trabalhamos o tema: “Quilombos, terra de Deus”.
Partindo das Leis ainda no período do império brasileiro (1831: Anti-tráfico Negreiro; 1850: Lei de Terras; 1871: Lei do Ventre Livre; 1885: Lei do Sexagenário; 1888: Lei Áurea), constatamos que, histórica e politicamente o povo negro nunca foi considerado digno neste país. Tais leis não o protegia.
Somente a Constituição de 1988, um século depois, a nossa Lei Magna reconhece o direito aos remanescentes de quilombos a regulamentarem suas terras. Mas bem sabemos que isso não acontece sem muita luta e histórica resistência. Esta sempre foi a lógica dos nossos quilombos Brasil afora.
Também sabemos das dificuldades múltiplas que os quilombolas enfrentam no Brasil para terem suas terras tituladas. Dentre os empecilhos, além da lentidão do poder público para tal, existem os interesses espúrios dos políticos, do agronegócio, das barragens, etc.
No caso do Vale do Ribeira, em se tratando da luta contra as barragens pelos seus 67 quilombos, é fato que, sendo construídas como o previsto, desaparecerão a maioria desses quilombos, a reserva da Mata Atlântica do Estado, as milenares cavernas, além das místicas tradições desses povos, conforme nos relatou, com muita propriedade, um militante do Quilombo de Ivaporunduva.
Como Ministros Ordenados, carregando o Axé da nossa negritude, nos comprometemos a sermos mais destemidamente aliados a estas e outras lutas concretas dos mais pobres e excluídos do nosso tempo, a exemplo de tantos profetas bíblicos e contemporâneos e, indiscutivelmente, de Jesus de Nazaré.
Que nossa Mãe Negra Mariama interceda por nós, continue encorajando todas as lutas proféticas de nossos quilombolas, desde o Vale do Ribeira.
Salve Zumbi! Axé!
Registro, SP, 30 de Julho de 2009.
CNBB

COMEÇAM HOJE OS FESTEJOS EM HONRA A SANTO AFONSO, NA LPARQUELÂNDIA

A paróquia de Santo Afonso, na Parquelândia, em Fortaleza, realiza de hoje, 31, a 9 de agosto, a festa de seu padroeiro tendo como Tema: “Encontrar o mestre com Santo Afonso”. Com o intuito de divulgar oficialmente a programação da festa do padroeiro foi realizado no dia 16 de julho, às 20 horas, no Buffet Salandas o jantar de lançamento da festa quando foram sorteados um ventilador e uma cafeteira e também distribuído um folder com a programação religiosa e social. Foi um momento de confraternização para todos os paroquianos.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Hoje, dia 31 - Sexta-Feira, abertura às 18h30min (Hasteamento da Bandeira), às 19 horas, missa presidida pelo padre Geovane Saraiva abordando o tema: “Encontrar o Mestre com Santo Afonso”, estando responsável por este dia a Liturgia das 7 horas e e na parte social, os Setores 1 e 2, MESC, Dízimo e Pascom.
. Dia 1 - Sábado, às 19 horas, missa presidida pelo padre João Jorge abordando o tema: “Vida em abundância com o Mestre” estando responsável por este dia a Liturgia das 19 horas e na parte social, os setores 3 e 4, Matrimônio, Filhos de Maria Santíssima e Liturgia.
Dia 2 - Domingo, às 18 horas, missa presidida pelo padre Domingos abordando o tema: “Na liturgia o Mestre que se revela na palavra e no partir do pão”, estando responsável por este dia a Liturgia das 18 horas e osSetores 5 e 6, Legião de Maria e Mãe Rainha.

Dia 3 - Segunda-Feira, às 19 horas, missa presidida pelo padre Silva abordando o tema: “Na sociedade que busca a paz e a justiça”, estando responsável por este dia a liturgia das 8h30.

Dia 4 - Terça-Feira, às 19 horas, missa presidida por dom José Luiz abordando o tema: “Na Igreja, Povo de Deus, sinal do Mestre ressuscitado”, estando responsável por este dia a Liturgia das 7 horas.
Dia 5 - Quarta-Feira, às 19 horas, missa presidida pelo o Frei Beto abordando o tema: “No irmão que é acolhido como o próprio Mestre”, estando responsável por este dia a liturgia das 19 horas.
Dia 6 - Quinta-Feira, às 19 horas, missa presidida pelo padre Mike abordando o tema: “Na família, o Mestre presente na igreja doméstica”, estando responsável por este dia a Liturgia das 8h30.

Dia 7 - Sexta-Feira, às 19 horas, missa presidida pelo padre Almir abordando o tema: “Em Maria, a primeira discípula do Mestre”, estando responsável por este dia a Liturgia das 18 horas e pela noite osSetores 7 e 8, Apostolado da Oração, SOS de Deus, Javé Shalom e Batismo.
Dia 8 - Sábado, às 19 horas, missa presidida pelo padre Clairton Alexandrino abordando o tema: “Na palavra o Mestre nos fala e faz arder o coração”, estando responsável por este dia a Liturgia das 19 horas e pela noite osECC e Idade Feliz.
.
Dia 9 - Domingo, às 17 horas, procissão; às 18 horas, missa presidida pelo padre Geovane Saraiva, estando responsável por este dia a Liturgia das 18 horas e pela noite osSetor Juventude, Crisma, Primeira Eucaristia, Atos 29, Catequese de Adultos, Coroinhas e Infância Missionária, com a participação especial das Romarias de Maranguape .

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

Nas noites de sexta a domingo, na praça da igreja, após a missa, haverá barraquinha em ambiente familiar com comidas típicas, corridinhas e com a animação dos setores, pastorais, serviços e movimentos, todos trabalhando em prol da Paróquia. Informações pelo telefone (85) 3223 8785 na secretaria paroquial.

DOMINGO, NA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO, NO QUINTINO CUNHA, PJOTÃO

Está programado para o dia 2, domingo, na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, das 8 às 16 horas, PJTÃO, com o tema Violência e o lema Somos autores ou vítimas? Este encontro tem como objetivo reunir todos os grupos de jovens da Região Episcopal Metropolitana 2.
A programação começa às 8 horas, com credenciamento e acolhida; às 8h40, uma celebração eucarística; às 9h30, lanche; às 10 horas, um olhar sobre a temática; às 10h40, apresentação dos grupos; às 12 horas, almoço (partilhado); às 13 horas, apresentação dos grupos; às 15h30, avaliação e gesto concreto; às 16 horas, encerramento.

FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, EM CAUCAIA

A paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Caucaia, que fica a 17 quilômetros distante de Fortaleza, realizará de amanhã, dia 1º a 16 de agosto, a festa da sua padroeira tendo como tema: “Com Maria construímos a civilização do Amor, Justiça e Paz!”, em comemoração aos 250 anos (1759 - 2009) do município. Antecedendo a festa, aconteceu peregrinação às comunidades de 19 de junho a até hoje e nas áreas pastorais de 7 de junho até hoje.

A programação da festa será:


Amanhã, dia 1º (sábado)*19 hoas - missa de encerramento das peregrinações, presidida pelo padre Ângelo. Em seguida, haverá show com Isaias e banda, barraca da paróquia (centro) e homenagem aos pescadores.Dia 2 (domingo)*7 horas - Missa - Pe. Magalhães*0 horas - Missa do Vaqueiro – padre Tula*19 horas – Missa, celebrada pelo padre Carlos Carlos (Área Pastoral do Araturi, padres redentoristas e seminaristas) e show com Eugênio Jorge*Barraca da Paróquia: Itambé IIDia 3 (segunda)*19h – Missa presidida pelo padre Pedro (Área Pastoral do Tabapuá, padres orionitas e seminaristas) e show com Márcio Silva. Será prestada homenagem aos agricultores Dia 04/08 (terça)19 horas – Missa, celebrada pelo padre Aroldo (Área Pastoral do Pq. Potira), com show de Dom de Deus e homenagem às donas de casa.Dia 05/08 (quarta)17 horas - Procissão de abertura e hasteamento das bandeiras Percurso da procissão: Praça da Matriz - Rua 15 de Novembro - Rua Tobias Corrêa - Rua Plácido Monteiro Gondim - Avenida Edson da Mota Correia - Praça da Matriz. Dom José Luiz, bispo auxiliar de Fortaleza, presidirá a celebração, que contará com a participação dos padres Adair (Pároco de Pacajus) e padre Rafhael (Vice-reitor do Seminário Propedêutico e Secretário do Arcebispo de Fortaleza). Está programado um show com o cantor católico Zé Vicente e será prestada homenagem aos presbíteros, religiosos e religiosasDia 06/08 (quinta)5 horas - Missa da Madrugada: Vicente Arruda e Itambé I/ São Gerardo e Cigana19 horas - 1ª novena – padre Edilson Leite, pároco de Eusébio), padre (Pároco de Mucuripe) e padre Arcanjo (Vigário paroquial de Mucuripe) e show com Dom Maior. Nesta noite será prestada homenagem aos comerciantes.Dia 07/08 (sexta)5 horas - Missa da Madrugada: padre Romualdo/ Soledade e Cigana Estação19 horas - 2ª novena - padre Glailson (Vigário Episcopal da RMII) (padres franciscanos - Otávio Bonfim e padres capuchinhos - Pirambú) e show com Batista Lima, com homenagem aos operários.Dia 08/08 (sábado)5 horas - Missa da Madrugada: Itambé II/ Açude e Planalto Caucaia19 horas - 3ª novena - Frei João Maria e Pe. OsenirShow: Pe. JoãozinhoBarraca da Paróquia:Itapuan/Grilo Homenagem: IndíosDia 09/08 (domingo)5 horas - Missa da Madrugada: Pe. Júlio Maria/ Curicaca7 horas - Missa - Pe. Denis 8 horas - Passeio Ciclístico16 horas: casamentos comunitários19 horas - 4ª novena - Dom Beda (confrades - Mosteiro de São Bento)Show: Filhos de DaviBarraca da Paróquia: Cigana Homenagem: Taxistas e MototaxistasDia 10/08 (segunda)5 horas - Missa da Madrugada: Palmirim/ Camurupim e Vila Góis19 horas - 5ª novena - Pe. Zé Teixeira (Pároco da Nova Metrópole), Pe. Álvaro e Pe. Domingos (Shalom)Show: ArcanjosBarraca da Paróquia:Pe. Julio Maria/Cigana Estação Homenagem: CriançasDia 11/08 (terça) Feriado do Dia do Estudante5 horas - Missa da Madrugada: Grilo e Mestre Antonio19 horas - 6ª novena - Pe. Henrique (Vigário Paroquial da Área Caucaia Praias), Pe. Francisco (Pároco do Dias Macêdo), Pe. Watson (Bom Jardim)Show: CristotecaBarraca da Paróquia: Nova Cigana/Cipó/Pabussu Homenagem: EstudantesDia 12/08 (quarta)5 horas - Missa da Madrugada: Pabussú e Nova Cigana19 horas - 7ª novena - Pe. Antonio Furtado (Shalom)Show: Lírios do CéuBarraca da Paróquia:Mestre Antonio/N. Pabussu Homenagem: Professores Dia 13/08 (quinta)5 horas - Missa da Madrugada: Novo Pabussú e Cabatan12 horas - Missa de Nossa Senhora de Fátima - Pe. Teles19 horas - 8ª novena - Pe. Clairton Alexandrino Homenagem: IdososShow: Ministério Nossa Senhora dos PrazeresBarraca da Paróquia:Açude/GuajiruDia 14/08 (sexta)5 horas - Missa da Madrugada: Itapuã e Guagirú19 horas – 9ª novena – Pe. Mattioli e Pe. Vicente CocettiLeilãoBarraca da Paróquia:Pe. Romualdo Homenagem: Todas as pastorais, grupos e movimentosDia 15/08 (sábado) Feriado de Nossa Senhora dos Prazeres e Nossa Senhora da Assunção8 horas - Missa Matriz - Pe. Luiz17 horas - procissão de encerramento da festa, arreamento das bandeiras. Percurso da procissão: Praça da Matriz – Rua Cel. Corrêa - Rua Plácido Monteiro Gondim - Avenida Edson da Mota Correia -Praça da Matriz.Após a procissão, Missa: Pe. José, Pe. Denis e Pe. LuizShow: Missionários Dom BoscoBarraca da Paróquia:Parque Soledade/Parque São Gerardo Dia 16/08 (domingo)7h - Missa - Pe. Denis19 horas - Missa Matriz - Dom José AntônioShow: Kírios DeiBarraca da Paróquia: Planalto Caucaia Homenagem: Todas as famílias SorteioInformações pelo telefone (85) 3342 4015, na secretaria paroquial.

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO REALIZA FESTA DA PADROEIRA

A paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, realizará de amanhã, dia 1º a 9 de agosto, o novenário da festa de sua padroeira. No dia 5 de julho, às 17 horas, aconteceu a missa de envio da festa da padroeira, presidida pelo padre Francisco Sales, tendo abordado o tema “Jesus é a força para caminharmos em família”. Após a missa houve a implantação da “Placa” com o novo nome da avenida onde fica o Santuário”, que passa de Avenida I para Avenida Dom Aloísio Lorscheider, conforme decreto legislativo 057/08, solicitado por Salmito Filho e Paulo Mindelo. Estiveram presentes o pároco padre Sales, o diácono João Batista e o historiador Adauto Leitão. No sábado e domingo, a missa será às 17 horas, nos outros dias, às 19 horas.

Presidentes da celebração e temas de cada dia.

Dia 1º: Missa de abertura – padre Dênis Acácio. Tema: “Através da justiça podemos usufruir das bênçãos de Deus”.
Dia 2: padre Fernando. Tema: “Maria alimenta-nos com o Pão da Vida”.
Dia 3: ´padre Zé Luís. Tema: “A partilha da paz e da justiça faz brotar vida nova em comunidade”.
Dia 4: padre Glailson. Tema: “Com força e coragem a comunidade cresce na missão”.
Dia 5: padre Osenir. Tema: “São José, modelo de fé e justiça”.
Dia 6: padre Fernando (vicentino). Tema: “Maria, Mãe e discípula de Jesus”.
Dia 7: padre Francileudo. Tema: “Cristo: caminho, verdade e justiça”.
Dia 8: padre Domingos. Tema: “A fé vivida e celebrada produz frutos na vida em comunidade”.
Dia 9: às 8 horas, Moto-Romaria, saindo da Catedral até a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção; às 9 horas, na parte externa do Santuário, confecção de tapetes com forragens e flores, expressando temas diversos, feitos pelos jovens da catequese e do crisma; às 16 horas, procissão saindo da Praça do Conjunto Polar até a Matriz; às 17 horas, missa presidida pelo pároco padre Sales que pregará sobre o tema:
“O Pão da vida nos fortalece na construção da justiça e da paz”.
Todas as noites, tanto a animação litúrgica como a animação social, que acontece após a missa está sob a responsabilidade das comunidades da paróquia previamente escolhidas.
No dia 13, às 19 horas, será celebrada missa campal diante do monumento em homenagem a Nossa Senhora da Assunção.
No dia 15, festa da Assunção de Nossa Senhora, feriado municipal, haverá missa nos seguintes horários: 6, 8, 10 e 12 horas. Às 14 horas, saída da Caminhada com Maria do Santuário até a Catedral. Informações: Secretaria Paroquial, das 14às 20 horas, com Lucia e Francisco, tel. (85) 3228 5831 e (85) 9635 4681, ou com padre Sales, tel. (85) 9986 4858.

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13, 54-58

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.54Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? 55Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? 57E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado. 58E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Mt 13, 54-58

Nosso olhar está sempre voltado para as realidades aparentes e, normalmente, estas realidades se sobrepõem diante do que é invisível aos nossos olhos. È o caso do Evangelho de hoje, que nos mostra que as pessoas estavam com os olhos fixos nas aparências de Jesus, na sua origem, na sua família e na sua profissão, não sendo capazes de enxergar além e ver nele aquilo que as suas obras tornavam manifesto que é a sua divindade. O resultado disso tudo é que as pessoas do tempo de Jesus não foram capazes de reconhecê-lo na sua totalidade, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Tudo isso aconteceu por causa da dureza de seus corações.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo "uma alma maior que o mundo".Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar filosofia e teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição das almas próprias, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição das do próximo". Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o Céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia. Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANTIGA CASA DO PAPA SE TRANSFORMARÁ EM USINA DE ENERGIA SOLAR

A casa na qual o Papa Bento XVI morava quando ensinava na Universidade de Ratisbona, no estado da Baviera, na Alemanha, vai se transformar em usina de energia solar. O edifício se localiza a três quilômetros do centro da cidade bávara onde estão sepultados os pais e a irmã do Pontífice.A casa abrigará um equipamento fotovoltaico de 54 m², que deve produzir mais ou menos 5800 kw/h. A energia solar gerada será vendida e a verba repassada para uma associação que financia a capacitação profissional de jovens desfavorecidos.Em setembro de 2006, durante uma viagem à Baviera, Bento XVI visitou esta velha habitação onde viveu com a irmã, até ser nomeado Arcebispo de Munique e Freising, quando se transferiu para a sede episcopal. O atual Papa, porém, manteve um elo afetivo com esta casa e a cidade, tendo retornado várias vezes, em visita. Ofereceu e abençoou os sinos da igreja de Saint Johannes e sempre dedicou uma atenção especial à obra do voluntariado local. Foi o então Joseph Ratzinger quem mandou construir a casa, em 1970. No registro da cidade, está como residente a partir de novembro de 1969 e, de 1987 em diante, como cidadão honorário, título que lhe foi conferido em 16 de abril, ao completar 60 anos.

Rádio Vaticano

SENTIR A PRESENÇA DO PAPA É SENTIR MAIS A IGREJA, DIZ BISPO


"Sentir a presença do Papa é para nós um encorajamento a sentir mais a Igreja, a sermos próximos dele e aderir plenamente a seu magistério", disse com satisfação, Dom Marcello Semeraro, bispo da diocese de Albano, Castel Gandolfo, que recebeu o Papa ontem, 30.Bento XVI foi acolhido por um grupo de fiéis que o aguardava no pátio da residência, onde passará esses dias, a quem ele dirigiu palavras de saudação, recebeu aplausos e cumprimentos. O Pontífice se referiu aos seus dias de descanso nas montanhas como "belíssimos". O Pontífice disse também que está satisfeito por retornar a Castel Gandolfo, desejou boas férias a todos e concedeu a benção.Dom Semeraro disse ainda que "A presença do Papa é ocasional, mas estável, e isso para nós é motivo de orgulho e ao mesmo tempo, de responsabilidade e esforços". A respeito da programação para a estadia do Papa ele falou que "até o momento, a única certeza é que, como tradição, haverá a celebração da Santa Missa no Dia de Nossa Senhora da Assunção na igreja paroquial".A atividade de Bento XVI na região dos lagos se dividirá em duas fases: momentos de descanso, entre oração e passeios, e a retomada do trabalho, com encontros oficiais e audiências. Nas próximas semanas, como anunciado, o Papa terá a companhia de seu irmão Monsenhor Georg Ratzinger.
Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

VIGÍLIA EM BRASÍLIA EM MEMÓRIA A DOM HELDER CÂMARA

No dia 1º de agosto, a partir das 20h, acontece a Vigília da Transfiguração, no Centro Cultural de Brasília, 601 Norte.
Permeada por orações, cânticos, vivências e adoração, a vigília se realiza durante toda a noite, terminando às 6h do domingo, com missa. A cada ano, a vigília elege um personagem da vida cristã, modelo no seguimento a Jesus Cristo, que tenha trabalhado pela "transfiguração do mundo". Este ano o tema será "dom Helder Câmara, irmão dos pobres e meu irmão", marcando também o centenário de nascimento do arcebispo que tinha como principal missão a luta contra a pobreza e a injustiça. A ideia é usar a história e o exemplo de vida de dom Helder para refletir sobre a importância da ação social como elemento de transformação do mundo.
Para participar, recomenda-se usar roupas confortáveis e quentes, e trazer uma bíblia.
Histórico
A Vigília da Transfiguração foi trazida para o Brasil pelos irmãos de Taizé, e difundida pelas Missionárias da Fraternidade Cristã, com forte presença no Nordeste. Em Brasília, é organizada pela comunidade do Centro Cultural de Brasília, dos Jesuítas.
Ela [a Vigília] relembra o momento em que os apóstolos Pedro, Tiago e João, tendo subido ao monte para rezar com Jesus Cristo, presenciaram a Transfiguração do Senhor, quando o próprio Deus se revelou em seu filho.
CNBB

CNBB PROMOVE X NORDESTÃO DE PRESBÍTEROS

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Comissão Nacional de Presbíteros e as Comissões Regionais de Presbíteros-CRPs (NE 1, NE 2, NE 3, NE 4 e NE 5) realizam o X Nordestão de Presbíteros, em Fortaleza (CE), no Hotel Oceani Resort - Porto das Dunas, do dia 17 ao dia 2O de agosto deste ano, com o tema “Formação Presbiteral e seus desafios”.
A assessoria será de Dom Sérgio da Rocha, rcebispo de Teresina - PI, presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Celam, membro da Comissão Episcopal para os Ministérios e a Vida Consagrada da CNBB, membro do Conselho Permanente da CNBB e presidente do Regional Nordeste IV.
Outros estudos farão parte da programação do evento, como Conjuntura atual, com assessoria do padre Manfredo de Oliveira; a Missão do Presbítero a partir das Cartas Paulinas, com assessoria da professora Tânia Couto e Novos caminhos da Formação Presbiteral - Diretrizes, com assessoria do padre Almir Magalhães.
A coordenação do encontro será de responsabilidade dos presidentes das CRPs dos Regionais do Nordeste, mas outras equipes já estão trabalhando e a acolhida e recepção contarão com o apoio da Pastoral Familiar.
Os presbíteros, participantes do Nordestão, concelebrarão no dia 18, às 18 horas, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a missa sendo presidida por dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, e, no dia 19, às 11h30min, na Matriz de Aquiraz, presidida por dom Antônio Cavuto (CMOVC Regional). O dia 20, último dia, será dedicado ao Encontro por Regionais, CNP, ANP, encaminhamentos, avaliação e celebração de envio. Informações: Pe. Gilson Soares. Telefones: (85) 3252-4046; (85) 9944-8378 ou e-mail: cnbbne1@veloxmail.com.br

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

COORDENAÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO SE REÚNE COM COORDENADORES PAROQUIAIS

A coordenação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC’s da Região Episcopal Metropolitana 3 se reunirá com as coordenações paroquiais dos MESC’s, dia 1º de agosto, das 8 às 11 horas, no Centro de Evangelização e Apoio (CEAP) – ao lado da Igreja Matriz de Messejana, em Fortaleza. A coordenação lembra que os encontros serão sempre aos primeiros sábados em cada mês, no mesmo horário e local e espera contar com a presença dos coordenadores. Informações: (85) 8871.1597 – Diác. Deusdeth / 8843.0827 – Pe. Leandro.

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13,47-53

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Mt 13, 47-53

A presença do Reino de Deus na nossa história não pode ser obscurecida pela presença do mal no mundo. As pessoas devem ser capazes de analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino para, à luz do Espírito Santo, ser capaz discernir o bem do mal e escolher o que contribui para que ela possa se aproximar cada vez mais de Deus. Mas esta distinção não dá ao cristão o direito de condenar os que erram, ao contrário, ele deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que todos sejam capazes de fazer esta distinção e trilhar os caminhos do bem.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO PEDRO CRISÓLOGO

O santo deste dia, nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII). São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado, principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'O homem da palavra de ouro' (este cognome lhe foi dado a partir do Séc IX).Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele, bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir, pela Palavra, o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

VATICANO DIVULGA TEMA PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 29, o tema do 43º Dia Mundial da Paz: "Se quiser cultivar a paz, preserve a criação". A data será celebrada em 1° de janeiro de 2010 e pretende conscientizar sobre a ligação que existe no nosso mundo globalizado e a salvaguarda da criação e o cultivo do bem da paz. "Se a família humana não souber fazer frente a esses novos desafios com um renovado sentido de justiça, de equidade sociais e de solidariedade internacional, corre-se o risco de semear a violência entre os povos e entre as gerações presentes e futuras", ressaltou o texto de apresentação do tema.Seguindo as indicações contidas nos números 48-51 da Encíclica Caritas in veritate, a mensagem de Bento XVI destacará a urgência de que a tutela do meio ambiente constitua um desafio para toda a humanidade. "Trata-se do dever, comum e universal, de respeitar um bem coletivo, destinado a todos, impedindo que se possa utilizar de modo impune as diversas categorias de seres. É uma responsabilidade que deve amadurecer com base na globalidade da atual crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la globalmente, enquanto todos os seres dependem uns dos outros na ordem universal estabelecida pelo Criador".O texto destaca, ainda, que "se a intenção é cultivar o bem da paz, é preciso favorecer uma consciência renovada da interdependência que une entre si todos os habitantes da Terra. Esta consciência servirá para eliminar diversas causas de desastres ecológicos e garantir uma capacidade tempestiva de resposta quando esses desastres atingem povos e territórios. A questão ecológica não deve ser enfrentada somente pelas terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta: ela deve traduzir-se, sobretudo, em uma forte motivação para cultivar a paz."

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

CÁRITAS DE BLUMENAU (SC) ENTREGA DONATIVOS PARA 400 FAMÍLIAS DESABRIGADAS

Amanhã, quinta-feira, 30, a equipe Cáritas diocesana de Blumenau (SC) fará entrega de móveis para quarto e cozinha; de edredons e roupas de cama e banho; e gêneros de higiene e limpeza, no salão comunitário da paróquia São Domingos de Gusmão, situado à Avenida José Francisco Laurindo, 944 – Bairro São Domingos – Navegantes.
Aproximadamente 400 famílias daquela região, atingidas pela catástrofe do final do ano passado, devidamente cadastradas, serão beneficiadas. Número maior de voluntários e voluntárias se juntarão a equipe para essa entrega.

CNBB

PAPA BRINCA QUE SEU ANJO DA GUARDA NÃO IMPEDIU QUE ESCORREGASSE

APPapa dentro do helicóptero que o conduziu a Castel Gandolfo O Papa Bento XVI já se encontra, a partir desta quarta-feira, 29, em Castel Gandolfo, onde vai prosseguir seu período de férias e continuar sua recuperação da fratura do pulso direito.
Antes de deixar o Vale de Aosta, Itália, Bento XVI brincou ao dizer que "infelizmente, seu anjo da guarda não o impediu que escorregasse". "Acho que o Senhor queria me dar uma lição para me ensinar a ser mais paciente e humilde, e dedicar mais tempo para orar e meditar", acrescentou o Pontífice, que fez estas declarações ao receber os policiais, membros da Defesa Civil, militares e bombeiros que garantiram sua segurança durante os 16 dias na região de Les Combes.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, o período de férias de Bento XVI tem sido de grande tranquilidade e muitas são as pessoas que contribuem para o bom andamento deste período de descanso. Comentou ainda sobre o tradicional jantar de agradecimento às autoridades do Vale d’Aosta, civis e militares e médicos do hospital, ocorrido na última segunda-feira, 27.
No próximo sábado, 1, o Santo Padre vai receber os atletas que participam do Mundial de Esportes Aquáticos, de Roma e, a partir do domingo, 2, vai rezar a oração do Ângelus do balcão do pátio central de Castel Gandolfo. Já as audiências gerais serão retomas na quarta-feira, 5.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com agências

SECRETÁRIO DO VATICANO VAI AO SENADO ITALIANO APRESENTAR ENCÍCLICA

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, desejou na terça-feira, 28, durante uma intervenção no Senado italiano, que a nova encíclica de Bento XVI, divulgada no início do mês, ajude o Parlamento em sua ação política.
Convidado pelo presidente da Casa, Renato Schifani, para apresentar a terceira carta solene do papa, "Caritas in Veritate" (publicada no dia 7 de julho), Bertone falou sobre os desafios que os políticos italianos devem enfrentar.
“Estou convencido de que, além das diferenças de formação e convicção pessoais, os que têm a delicada responsabilidade de representar o povo italiano e de exercer o Poder Legislativo podem encontrar nas palavras do papa uma alta e profunda inspiração ao desenvolvimento de suas missões, para responder adequadamente aos desafios éticos, culturais e sociais da atualidade” disse Bertone durante sua explanação.
Diante da crise econômica mundial, provocada pelos "caprichos" de uma regulamentação financeira sem ética, deve-se ater ao papel central de um "Estado regulador", na economia.
”As autoridades públicas devem consentir, ao invés de favorecer, o nascimento e o reforço de um mercado financeiro pluralista, aos bancos do território, aos bancos de crédito cooperativo, aos bancos éticos, aos vários fundos éticos”, continuou o religioso.
A crise não teria semelhante "potência devastadora" se houvesse espaço a uma economia "alternativa", disse Bertone retomando algumas palavras presentes na reflexão de Bento XVI.
O cardeal criticou também o predomínio das especulações nas atividades financeiras e advogou pela reforma das instituições internacionais. No mesmo sentido, Schifani opinou que tais entidades "precisam de uma forte renovação e relançamento".
Por fim, o parlamentar ressaltou a importância de que as instituições financeiras não sejam classificadas como "burocráticas e fechadas em si mesmas, longe das reais necessidades das pessoas".
A encíclica de Bento XVI, a terceira de seu pontificado, traz uma reflexão sobre o aumento da desigualdade social e da extrema pobreza, e adverte sobre o trabalho precário e os riscos à democracia.

CNBB

RELIGIOSOS NEGROS DEBATEM SITUAÇÃO DOS QUILOMBOLAS NO BRASIL

Está acontecendo na cidade de Registro (SP) a 21ª Assembléia dos Padres, Bispos e Diáconos Negros. O encontro foi aberto no dia 27 de julho com a celebração eucarística na catedral São Francisco Xavier, presidida pelo bispo de Bagé, dom Gílio Felício.
Ainda no dia 27, na parte da manhã, a procuradora da Fundação Palmares, doutora Dora Lucia refletiu com os presentes o tema “Negros e legalidade na historia do Brasil”. A doutora lembrou aos participantes que as leis brasileiras construídas desde tempo do Brasil Império foram prejudiciais a população negra. “A lei que proibia o tráfico negreiro, a lei sexagenária e do ventre livre, apesar do aparente aspecto benéfico para os negros, traziam em seus artigos algumas condições que se revelaram prejudiciais para a população negra. Normalmente temos uma leitura superficial destas leis e não nos damos conta do seu aspecto pernicioso à população negra da época”, afirmou Dora.
Sobre a população quilombola e as questões legais, a procuradora afirmou que passado um século de história, ainda é desconhecida a existência dos territórios Quilombolas. “Este desconhecimento permitiu que os negros quilombolas sofressem todo o tipo de violência em termos existenciais e culturais”, afirmou.
De acordo com os participantes da Assembleia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Palmares tem se empenhado no reconhecimento, demarcação e titulação das terras quilombolas.
Após a explanação da doutora Dora Lucia seguiu-se um debate e troca de informações entre os participantes sobre como apoiar a luta das populações quilombolas. Também aconteceu um debate com os representantes do Centro de Apoio a Populações Marginalizadas (CEAP), do Rio de Janeiro, sobre o combate a intolerância religiosa. Os padres e bispos foram convidados a participar da segunda caminhada em defesa da liberdade religiosa marcada para o dia 20 de setembro de 2009, na cidade do Rio de Janeiro.
Hoje, 29, acontece um recolhimento coordenado pelo bispo de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva.
Está previsto para o dia 30 uma visita dos padres e bispos ao Quilombo de Ivaporunduva, na cidade de Registro. Nesta visita os participantes ouvirão a população do lugar e depois celebrarão a eucaristia com a comunidade local.
O encontro seguirá até do dia 31 com a eleição e posse da nova diretoria do Instituto Mariama (articulação dos bispos, padres e diáconos negros).
CNBB

MÊS VOCACIONAL SE INICIA EM AGOSTO COM CELEBRAÇÕES EM TODO O BRASIL

No mês agosto se inicia o Mês Vocacional, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1983. O mês vocacional tem como objetivo celebrar a diversidade das vocações e ministérios na vida da Igreja. O tema deste ano é: “Há esperança no caminho!”, e o lema: “Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho” (Cf. Lc 24,32).
Para celebrar esta ocasião, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Reginaldo de Lima publicou uma carta, no site da CNBB, ao qual pede a todos que comemorem o mês proposto e diz ter certeza que o Senhor fará surgir entre nós uma nova primavera vocacional.
Confira também:
Cartaz e folder
Carta da Comissão dos Ministérios Ordenados
O assessor fala ainda que os Regionais da CNBB já estão em festa, realizando atividades em celebração ao mês Vocacional. “por certo, cada um dos regionais, dioceses, paróquias e comunidades eclesiais já estão realizando suas atividades. Assim, unidos na oração pelas vocações queremos pedir ao Senhor da Messe que suscite vocações sacerdotais, religiosas em nossas comunidades, bem como jovens que se preparem dignamente para a vocação matrimonial, fazendo crescer em nossas comunidades a presença frutuosa das famílias cristãs e dos agentes pastorais”.
Padre Reginaldo encerra a carta dizendo: “Desejo a todos e a cada um em particular êxito nos trabalhos ao longo deste mês. Asseguro-lhes as minhas orações, ao mesmo tempo, que me confio às vossas orações. Recebam meu abraço e agradecimento pelo árduo, mas fundamental trabalho que realizam em prol das vocações”.
CNBB

RIO DE JANEIRO CELEBRA O CENTENÁRIO DE DOM HELDER CÂMARA

A Igreja Matriz dos Santos Anjos, no Rio de Janeiro vai realizar, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, uma celebração Eucarística para homenagear o centenário de dom Helder Câmara. A celebração será no dia 31 de julho, na paróquia que fica dentro do conjunto habitacional idealizado por dom Helder, no Leblon. A Eucaristia será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos do Regional Leste 1 (Rio de Janeiro) e pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa. A missa marca ainda o encerramento do encontro dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.
Único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz, dom Helder sempre foi conhecido por ser grande defensor dos direitos humanos e por pregar uma Igreja simples voltada para os pobres e a não-violência. Trabalhou a vida toda para tentar melhorar as condições dos que viviam excluídos da sociedade.
Confira a galeria de fotos de Dom Helder Câmara.
CNBB

CAMPANHA SOS NORTE-NORDESTE AUXILIA 15 MIL FAMÍLIAS

A corrente nacional e internacional de solidariedade que se formou para fazer frente à situação de emergência, mostra o poder de mobilização e resposta do povo em dizer sim a um apelo da Igreja.
Na primeira etapa da Campanha SOS Norte Nordeste, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sob coordenação da Cáritas Brasileira, R$ 856 mil foram empregados em gêneros de primeira necessidade, atendendo 15.199 famílias em 38 municípios atingidos. Incontável é o número de pessoas que foram acolhidas pelas paróquias, dioceses, pastorais, associações e Cáritas diocesanas.
No Piauí, foram atendidas 5.919 famílias, em dez municípios: Barras, Teresina, Parnaíba, Cocal, Bom Princípio, Esperantina, Campo Maior, Buriti dos Lopes, Ilha Grande e Luzilândia. As famílias receberam cestas básicas e materiais de limpeza e higiene, totalizando R$ 305 mil. As doações locais, sejam as individuais ou as organizadas nas paróquias, também foram valiosas para quem delas precisou.
Com R$ 266 mil da Campanha, até o momento, o Maranhão atendeu a um total aproximado de 5.500 famílias, com alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, redes e mosquiteiros. Os nove municípios beneficiados foram: Bacabal, Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Timbiras, Itapecuru-Mirim, Viana, Cajari e Codó.
Cerca de 2 mil famílias em 10 municípios cearenses, na região das dioceses de Sobral, Limoeiro do Norte e Tianguá, tiveram R$ 145 mil da Campanha convertidos em cestas básicas, kits de higiene e limpeza, filtros de água, redes e mosquiteiros.
No Pará, 784 famílias dos municípios de Óbidos, Oriximinã, Terra Santa, Faro, Curuá e Alenquer receberam cestas básicas, lençóis e redes, o que totalizou R$ 50 mil. Para o atendimento imediato em municípios da Arquidiocese de Natal (RN), foram destinados R$ 90 mil da Campanha.

Próximos passos
A segunda fase da campanha envolve prioritariamente a construção e reconstrução de casas, assim como a recuperação de lavouras, criação de pequenos animais, hortas, cisternas, etc.
Estima-se que 6 mil famílias serão beneficiadas (cerca de 30 mil pessoas). A distribuição de gêneros de primeira necessidade continua, assim como os trabalhos de prevenção de catástrofes, cuidado com o meio ambiente e controle de políticas públicas voltadas para as emergências.

Doações
A Campanha SOS Norte Nordeste arrecadou, até 30/06/09, R$ 2,1 milhões entre doações nacionais (pessoas físicas, comunidades, dioceses, paróquias e entidades) e internacionais (Rede Cáritas e governo da Alemanha). A campanha continua até 10 de setembro.
Outras informações acesse (www.caritas.org.br).
BANCO DO BRASIL
Agência 3475-4
Conta: 23 091-X
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 1041
Conta 935-1 Operação 003
BRADESCO
Agência: 606
Conta: 68000-1

CNBB

COMEÇAM DIA 7 DE AGOSTO OS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

A paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, realizará de 7 a 16 de agosto a festa de sua padroeira com o tema “Maria Missionária da Paz”. Durante a semana, às 17h30min, haverá a recitação do terço e, às 18h30min, a celebração da missa. Em algumas noites, depois dos atos litúrgicos, acontecerá a parte social.
No dia 7, às 18 horas, abrindo os festejos serão hasteadas as bandeiras do Vaticano, da Padroeira e do município de Fotaleza. A missa será presidida pelo Pe. Sóstenes Tavares Luna. No dia 8, às 16 horas, haverá celebração comunitária do Casamento. A missa será presidida pelo Pe. João Jorge. No dia 9, domingo o horário das missas é o seguinte: 8h, 11h, 16h, 18h e 20h.
No dia 10, preside a missa o Pe. Francisco Everton; no dia 11, o Pe. Josieldo Nascimento; no dia 12 o Pe. Agnaldo Gomes Batista; no dia 13, Dom José Luiz Ferreira Salles; no dia 14, Pe. Sales. No dia 15, a missa será pela manhã, às 8h, e será presidida pelo Pe. Virginio. À tarde, os paroquianos estão convidados a participar da Caminhada com Maria, do Santuário de Nossa Senhora da Assunção à Igreja Catedral de Fortaleza.
No dia 16 de agosto, às 8h, Dom José Antonio presidirá a missa; às 17h, haverá uma procissão saindo do Lago Jacareí até a Igreja Matriz, terminando com missa presidida por Monsenhor Manfredo Ramos. Informações: secretaria paroquial, das 14h às 20h, tel. 3279 4500.
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COMEÇA DIA 1º DE AGOSTO

A paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, realizará de 1 a 9 de agosto o novenário da festa de sua padroeira. No dia 5 de julho, às 17 horas, aconteceu a missa de envio da festa da padroeira, presidida pelo Pe. Sales, tendo abordado o tema “Jesus é a força para caminharmos em família”. Após a missa houve a implantação da “Placa” com o novo nome da avenida onde fica o Santuário”, que passa de Avenida I para Avenida Dom Aloísio Lorscheider, conforme decreto legislativo 057/08, solicitado por Salmito Filho e Paulo Mindelo. Estiveram presentes o pároco Pe. Sales, o diácono João Batista e o historiador Adauto Leitão. No sábado e domingo, a missa será às 17 horas, nos outros dias, às 19 horas.
Presidentes da celebração e temas de cada dia serão.
Dia 01: Missa de abertura - Pe. Dênis Acácio. Tema: “Através da justiça podemos usufruir das bênçãos de Deus”.
Dia 02: Pe. Fernando. Tema: “Maria alimenta-nos com o Pão da Vida”.
Dia 03: Pe. Zé Luís. Tema: “A partilha da paz e da justiça faz brotar vida nova em comunidade”.

Dia 04: Pe. Glailson. Tema: “Com força e coragem a comunidade cresce na missão”.

Dia 05: Pe. Osenir. Tema: “São José, modelo de fé e justiça”.

Dia 06: Pe. Fernando (vicentino). Tema: “Maria, Mãe e discípula de Jesus”.

Dia 07: Pe. Francileudo. Tema: “Cristo: caminho, verdade e justiça”.

Dia 08: Pe. Domingos. Tema: “A fé vivida e celebrada produz frutos na vida em comunidade”.

Dia 09: às 8h, Moto-Romaria, saindo da Catedral até a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção; às 9h, na parte externa do Santuário, confecção de tapetes com forragens e flores, expressando temas diversos, feitos pelos jovens da catequese e do crisma; às 16h, procissão saindo da Praça do Conjunto Polar até a Matriz; às 17h, missa presidida pelo pároco Pe. Sales que pregará sobre o tema:
“O Pão da vida nos fortalece na construção da justiça e da paz”.
Todas as noites, tanto a animação litúrgica como a animação social, que acontece após a missa está sob a responsabilidade das comunidades da paróquia previamente escolhidas.
No dia 13, às 19 horas, será celebrada missa campal diante do monumento em homenagem a Nossa Senhora da Assunção.
No dia 15, festa da Assunção de Nossa Senhora, feriado municipal, haverá missa nos seguintes horários: 6h, 8h, 10h e 12 horas. Às 14h, será a saída da Caminhada com Maria do Santuário até a Catedral.
Informações: Secretaria Paroquial, das 14h às 20h, com Lucia e Francisco, tel. (85) 3228 5831 e (85) 9635 4681, ou com padre Francisco Sales, tel. (85) 9986 4858.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE COMEMORA OS 20 ANOS DE ORDENAÇÃO DO SEU ATUAL PÁROCO

A paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Mucuripe, em Fortaleza, se prepara para comemorar os 20 anos de ordenação sacerdotal de seu atual pároco, padre Alderi Leite de Araújo, com uma missa. A celebração será precedida de um Tríduo vocacional que ocorrerá de 9 a 11 de agosto e encerrará com a concelebração de ação de graças no dia 12, às 19 horas, na Igreja Matriz do Mucuripe. Os paroquianos estão convidando a todos os fiéis católicos não só do Mucuripe como também dos bairros circunvizinhos a participarem do tríduo.

EVANGELHO DO DIA

Jo 11,19-27 OU Lucas 10,38-42

Santa Marta

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Lucas 10,38-42

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

MEMÓRIA DE SANTA MARTA

Jo 11, 19-27

A morte de uma pessoa querida é, muitas vezes, causa de desespero para todos nós, pois nos parece que as nossas preces não foram ouvidas. Marta afirma: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Ela mandou chamar Jesus, mas ele não estava presente no momento em que ela tanto precisava. Porém, ela não se desesperou por causa disso, continuou acreditando e o resultado da sua fé foi o retorno do seu irmão à vida, mostrando-nos, assim, que não devemos questionar a ação divina, mas sempre confiar em Deus, que faz tudo para o nosso bem, para a nossa felicidade e para a nossa salvação.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTA MARTA

Hoje, lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa". (Lc 10,38)Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro. A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Betânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à Evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas. Santa Marta agora no Céu reina com Cristo, pois aqui soube ser ativa na amizade e acolhimento de Deus. Aprendamos com ela!
Santa Marta, rogai por nós!

terça-feira, 28 de julho de 2009

A FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DA GLÓRIA COMEÇA DIA 7 DE AGOSTO

A paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, realizará de 7 a 16 de agosto a festa de sua padroeira com o tema “Maria Missionária da Paz”. Durante a semana, às 17h30min, haverá a recitação do terço e, às 18h30min, a celebração da missa. Em algumas noites, depois dos atos litúrgicos, acontecerá a parte social.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES, EM OTÁVIO BONFIM, COMEMORA SEUS 80 ANOS E 800 DA ORDEM DOS FRADES MENORES

A comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores em Otávio Bonfim - Fortaleza participa com alegria das comemorações dos 800 anos da Ordem dos Frades Menores e 80 anos da Igreja Matriz e do Convento local.
Muitas atividades estão sendo realizadas no decorrer do ano e, de hoje, 28, a 2 de agosto, acontecerá em Canindé o Capítulo celebrativo com a participação de todos os frades da Província Franciscana de Santo Antonio espalhadas por alguns estados nordestinos, pelo Pará (com a comunidade indígena Tyriós) e também na Alemanha.
Segundo Fr. Anízio Freire, OFM as províncias de cada país buscam rezar, estudar e aprofundar o sentindo existencial do carisma franciscana de simplicidade, humildade, cortesia, acolhimento, pobreza, castidade e obediência nas fraternidades e na missão junto aos pobres.
Quanto aos 80 anos da igreja de Nossa Senhora das Dores todas as atenções estão voltadas para a realização das Santas Missões Populares que acontecerão dos dias 08 a 11 de setembro nos setores 01 (Comunidade do Mercado Velho) 02 (Comunidade do Corrente) e 07 (Comunidade do Beco dos Pintos).
É muito gratificante fazer parte desta bonita história. A expectativa é que as duas festividades venham sobretudo renovar as nossas forças, o nosso ardor missionário e nos motivar a um maior envolvimento humano e espiritual com a causa da Natureza e dos Pobres a exemplo de Francisco.
Gorete Almeida (Movimentos Populares) Tel: (85) 3243 6280 (Paróquia) E-mail: paroquiadasdores@yahoo.com.br

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

BENTO XVI CONCLUI SUAS FÉRIAS NESTA QUARTA-FEIRA


Papa descansa durante suas férias em Les Combes



O Papa Bento XVI despede-se esta quarta-feira, 29, da localidade de Les Combes de Introd, na região alpina do Vale de Aosta (Itália), onde passou alguns dias de férias, desde o dia 13 deste mês. O Pontífice seguirá para Castel Gandolfo (a 30 km da capital italiana) onde ficará até o final do verão europeu.Esta é a terceira vez que o Papa passa suas férias em Les Combes, desde que foi eleito, em abril de 2005. O local era também um dos destinos favoritos do seu predecessor, João Paulo II.Como é costume, nesta segunda-feira aconteceu um jantar de despedida, na estância dos Salesianos que acolhe Bento XVI, com a participação de autoridades religiosas, civis e militares, bem como dos médicos que assistiram o Papa após a queda que lhe fraturou o pulso direito.Nesta quarta-feira terão lugar as saudações conclusivas às forças de segurança, bombeiros, proteção civil e autoridades locais. Ao final da tarde, o Santo Padre viajará de helicóptero ao aeroporto de Turim (Caselle) e, em seguida, de avião até Roma, prosseguindo em automóvel até à residência de Castel Gandolfo.


Da Redação da Canção Nova Noticias, com Ecclesia/Reuters

ENCONTRO DE LITURGIA E CANTO PASTORAL

A Comissão de Liturgia da arquidiocese de Campinas (SP) realiza nos dias 15 e 16 de agosto, no colégio Imaculada, o 22º Encontro de Liturgia e Canto Pastoral, coordenado pela irmã Míria Therezinha Kolling. “É um encontro muito esperado e desejado pelas equipes de liturgia das paróquias e comunidades, com a participação de centenas de agentes de pastoral”, afirma à religiosa.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto e são vagas limitadas.
Outras informações com Maria José, pelo telefone (19) 3276-2748 ou com Cristina, pelo e-mail cristinaglins@yahoo.com.br

CNBB

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE NO CENTRO DE PASTORAL MARIA MÃE DA IGREJA

A Juventude Missionária da Arquidiocese de Fortaleza realizará, dia 2 de agosto, às 8h30, no Centro de Pastoral "Maria Mãe da Igreja", um Encontro de Formação da Juventude para assessores e coordenadores de grupos de Juventude Missionária e para quem estiver interessado em conhecer e trabalhar com a metodologia da Juventude Missionária. Ainda na pauta , os projetos que o grupo tem para o restante do ano de 2009, além das atividades do setor juventude da Arquidiocese. O tema do encontro será "A Vocação Missionária". Mais informações: (85) 8761-6608 (Cleyton) ou (85) 8807-7880 (Sara) ou jmnordeste1@yahoo.com.br

UMA MULTIDÃO NO CEU ASSISTIU A APRESENTAÇÃO DO PADRE FÁBIO DE MELO


Uma multidão se deslocou n a noite passado para assistir ao show do padre Fábio de Melo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, em Fortaleza. Ele só deu inicio a sua apresentação quase duas horas do horário previsto, devido a um grande engarrafamento, mas ele pediu desculpas pelo atraso.
O padre Fábio de Melo iniciou o show-palestra cantando e, em seguida, contou a história de um pai que foi conversar com ele dizendo que passara parte de sua vida trabalhando para dar conforto material a dois filhos, que faleceram no mesmo dia. E perguntou ao padre “e agora o que faço”.
A apresentação do padre Fabio de Melo agradou a todos que lotaram o CEU, como a Mônica Mourão, da Comunidade Católica Face de Cristo, “foi uma beleza. A apresentação dele toca muito no coração da gente”. A Adriana, bem como sua filha Lorena, saíram do CEU encantadas com as músicas e a pregação do sacerdote. As duas estavam acompanhadas da Andréa, irmã da Adriana.
Foto de Kid Júnior/do Diário do Nordeste

RELÍQUIAS DE SANTA MARIA ALACOQUE CHEGAM AO PERU

As Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, conhecida como a Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, chegarão nesta quarta-feira, 29, ao Peru, com o objetivo de renovar nos fiéis essa devoção. As relíquias permanecerão no país até 16 de outubro.Conforme informou Madre Maria Gonzaga, do Mosteiro da Ordem da Visitação de Santa Maria em Ñaña (Lima), as relíquias chegarão em uma urna: "uma parte do cérebro, duas clavículas, duas vértebras, e uma rosa de ouro entregue por João Paulo II quando visitou o Santuário de Paray Le Monial" na França, onde Jesus falou com a Santa.Depois de sua chegada, será celebrada uma Santa Missa, no dia 1 de agosto, no mosteiro, presidida pelo bispo de Chosica, Dom Norbert Strotmann.Do mesmo modo, no domingo 2 de agosto, será celebrada na Catedral de Lima, às 10h30, uma Missa de boas-vindas presidida pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Ciprinai Thorne. As relíquias percorrerão várias paróquias e mosteiros de Lima e Chosica, durante os dois meses de sua estada no país.Desde 27 de dezembro de 1673, Margarida Maria Alacoque teve uma série de revelações de Jesus, quem lhe encarregou a missão de transmitir seu amor e misericórdia a todos os homens, em especial aos mais pecadores, para sua salvação. Faleceu em 17 de outubro de 1690. Bento XV canonizou Margarida Maria em 13 de maio de 1920. Sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.

Rádio Vaticano

CONGRESSO EM CURITIBA (PR) DEBATERÁ O PLANEJAMENTO NATURAL FAMILIAR

Entre os dias 16 e 18 de outubro, na Universidade Católica do Paraná, se realizará o 1° Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família. O tema será “Gerar a vida com responsabilidade”.
Promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB (Paraná); pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família; pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar e pela Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM) o congresso tem como objetivo motivar os agentes de pastoral para o trabalho de planejamento natural familiar e lançar bases para um processo de formação a distância em planejamento natural da família, com a instalação de uma rede de supervisão e de intercâmbio.
“O curso será importante para esclarecer algumas dúvidas sobre o planejamento natural familiar e deverá ser voltado para os arcebispos, bispos, padres, casais, religiosos, agentes de pastoral (familiar, juventude, noivos, pessoas que atuam na preparação para a vida matrimonial), médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, psicólogos e educadores em geral”, afirmou a coordenação do Congresso.
CNBB

ATRIZ PEDE AJUDA ÀS VÍTIMAS DA GUERRA DO IRAQUE

A Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Angelina Jolie, retornou ao Iraque para oferecer seu apoio aos milhares de iraquianos que permanecem deslocados dentro do seu próprio país. Ela visitou, no dia 23 de julho, um precário acampamento para deslocados internos no subúrbio de Chikook, em Bagdá, onde encontrou quatro famílias de originários do distrito de Abu Ghraib e de outros subúrbios da capital iraquiana.
Apesar das dificuldades no Iraque, a Embaixadora do ACNUR disse que este é um momento de oportunidade para os iraquianos reconstruírem suas vidas. "Este é um momento onde as coisas parecem estar melhorando, mas os iraquianos necessitam de muito apoio e ajuda para reconstruir suas vidas", afirmou Angelina Jolie.
As famílias que ela encontrou reclamaram que não têm dinheiro para ir ao médico e comprar alimentos, e que suas crianças não podem ir para a escola. O iraquiano Ali Massaim, de 43 anos, que se encontrou com Angelina Jolie, construiu uma pequena habitação em Chikook após escapar de Abu Ghraib há quatro anos, com sua mulher de 38 anos e seis crianças. "A única ajuda que temos vem do ACNUR. São as únicas pessoas que batem em nossa porta”, afirmou o refugiado.
"É preciso ter muita força para sobreviver a esta situação. Não saberia se teria forças suficientes para enfrentar essa realidade", disse Angelina, em reposta.
Mais de 20 mil pessoas vivem em Chikook, a maioria mulheres e crianças. Há falta de água potável e estradas pavimentadas. A área está tomada por lixo, embora o ACNUR tenha organizado um mutirão de limpeza no início deste ano. Durante os últimos meses, a agência da ONU para refugiados vem abastecendo o subúrbio com água potável levada por caminhões e trabalhado na reconstrução do sistema de água, além de alguns reparos nos abrigos.
O ACNUR estima que mais de 1,6 milhão de iraquianos foram deslocados internamente (dentro de seu próprio país) devido à violência que se iniciou no país em fevereiro de 2006, após o bombardeio de uma mesquita na cidade histórica de Samarra. Cerca de 300 mil pessoas já retornaram para suas casas em meio a uma melhoria na segurança desde meados de 2008.
Desde abril deste ano, o ACNUR vem provendo a reconstrução e a melhoria de abrigos para cerca de cinco mil famílias. Aproximadamente 20 mil casas serão reconstruídas até o final deste ano. Centenas de milhares de refugiados iraquianos permanecem em países vizinhos, principalmente a Síria e a Jordânia.
CNBB

CNLB SUL I CONVOCA LEIGOS DO ESTADO A UM NOVO MUTIRÃO DE COLETA DE ASSINATURAS

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) está unindo as articulações do estado sobre a Campanha Ficha Limpa com a finalidade de conseguir as 300 mil assinaturas restantes para que o projeto possa tramitar no Congresso como Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
De acordo com a direção do CNLB, a expectativa é de unir as forças, solicitando aos presidentes dos Conselhos Diocesanos, aos coordenadores das equipes de articulação e das organizações filiadas do Regional Sul I, para que realizem um mutirão coletando as assinaturas restantes.
“Vamos focar nossos esforços para coletar o restante das assinaturas que precisamos para o envio do Projeto de Lei ao Congresso. A meta é fazer com que os critérios de inelegibilidade propostos pelo Projeto de Lei sejam aplicados já na eleição de 2010. A corrupção hoje aplaina a democracia em todos os níveis de nosso estado”, afirmou a coordenação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
Um link disponibilizado no site da Justiça Eleitoral permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitor do país, a partir do nome completo e da data de nascimento, exigência para validar o abaixo-assinado: (http://www.justicaeleitoral.gov.br/sadEleicaoConsultaLocal/aplic/consulta/consultaNome.jsp).
Mais informações sobre a Campanha Ficha Limpa no site (www.mcce.org.br).
CNBB

BISPOS DO CELAM AGRADECEM AO PAPA PELO ANO SACERDOTAL

Os bispos do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) enviaram uma mensagem ao Papa Bento XVI, para manifestar sua comunhão e gratidão com a convocação do Ano Sacerdotal e a publicação da encíclica "Caritas in Veritate".Na semana passada, teve lugar em Bogotá (Colômbia) a terceira reunião geral de coordenação do quadriênio 2007-2011 do CELAM, com a participação de representantes de 22 países da América Latina e do Caribe."Consideramos uma graça centralizar o nosso olhar sobre o sacerdócio ministerial e intensificar a nossa atenção nos nossos sacerdotes, indispensáveis colaboradores na nossa responsabilidade pastoral", escrevem os bispos. Ao mesmo tempo, eles manifestam sua gratidão pela encíclica "Caritas in Veritate", que "será uma luz de orientação para responder ao grande desafio de como viver no nosso continente os valores do Evangelho e como poder desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna", de modo a alcançar a meta indicada por Bento XVI em Aparecida, de não ser somente o continente da esperança, mas também o continente do amor. O texto se conclui renovando a comunhão dos bispos com o Papa e com a oração para que o Senhor "o guie, o fortifique e o mantenha saudável para que continue a conduzir a Igreja com a renovação e a sabedoria próprias do Espírito de Jesus Cristo". Os bispos do CELAM também enviaram uma carta ao presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Cardeal Giovanni Battista Re, informando-lhe sobre os resultados da Assembleia. Durante o encontro, foram definidos os programas de trabalho previstos no Plano Global 2007-2011, que serão marcados pela consolidação da Missão Continental, com uma atenção especial nos sacerdotes como protagonistas da missão, no âmbito do Ano Sacerdotal.

Rádio Vaticano

PAPA VAI VISITAR SANTO SUDÁRIO EM TURIM

O Papa Bento XVI jantou, neste domingo, 26, com o Arcebispo de Turim, na Itália, Cardeal Severino Poletto, que o colocou a par dos preparativos para a exposição do Santo Sudário, de Turim, em 2010.O Pontífice confirmou a sua intenção de se visitar a cidade, mas não precisou a data. A informação foi dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.Santo SudárioUma das relíquias mais famosas do Cristianismo, é o pano de linho puro, que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo, após sua crucificação. Tem como medidas 4,36 metros de comprimento por 1,10 de de largura. A partir de 1353, o Sudário passou a ser conhecido, quando um pano que supostamente serviu de mortalha a Cristo apareceu em Lirey, França, levado pelas expedições que estiveram na Terra Santa. Um século depois, chegou às mãos dos duques de Savóia, que o guardaram em Chambéry. Em 1532, foi danificado num incêndio e, em 1694, foi transferido para a capela do Duomo, na Catedral de Turim. Os testes para provar se realmente envolveu o corpo de Cristo começaram em 1898, depois de um fotógrafo de Turim ter feito uma foto do manto e, na revelação, descoberto que os negativos mostravam o corpo e o rosto de um homem crucificado. Em 1989, o Sudário foi submetido ao teste do carbono-14 em três laboratórios da Suíça, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados dos testes datavam o tecido como sendo do período 1260 a 1390.Em Abril de 1997, um incêndio destruiu a capela Guarini, onde o Santo Sudário é guardado, mas a relíquia foi resgatada sem sofrer danos. Meses mais tardes, foi estendida e não enrolada como até então, numa caixa à prova de incêndios e atentados. Testes da NASA deixam supor que a impressão no lençol de Turim se deu por uma radiação luminosa-térmica: há vestígios de uma anormal produção de energia, que se pode comparar a uma explosão atómica, controlada e em relevo, segundo a profundidade da queimadura.Embora não se possa afirmar com toda a segurança a autenticidade desta "relíquia", o Papa João Paulo II gostava de falar dela como de um maravilhoso "ícone".

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Ecclesia

BENTO XVI VAI RECEBER TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

O Papa Bento XVI vai receber o título de cidadão honorário da cidade italiana de Introd, município que compreende a colônia de Les Combes, onde o Pontífice passa suas férias, desde o último dia 13."A concessão da cidadania honorária vai acontecer no próximo outono" (no hemisfério norte), segundo anunciou o prefeito local, Osvaldo Naudin, explicando que o Conselho Municipal de Introd decidiu, na manhã, desta segunda-feira, 27, por unanimidade, dar esse título ao Pontífice.Normalmente, no final do outono, uma delegação do município viaja a Roma para desejar Feliz Natal ao Papa. A delegação vai ser composta pelos membros do Conselho Municipal de Introd e o prefeito Naudin.Introd se localiza nos Alpes italianos, na região do Vale d'Aosta, e esta é a 13ª férias de um Pontífice na cidade, já que era visitada também por João Paulo II.O Santo Padre permanecerá em Les Combes até a próxima quarta-feira,29, e os últimos dias serão dedicados ao repouso. Em seguida, partirá para a residência pontifícia de verão, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma, onde voltará a conceder as audiências semanais e rezará a oração mariana do Ângelus.De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, "para os dias de hoje e de amanhã estão previstas atividades tranqüilas: o Papa se dedicará à oração, ao estudo e à leitura".No final da tarde deste domingo, 26, o Papa fez um breve passeio e jantou com alguns membros do clero, entre os quais o Cardeal Arcebispo de Turim, Severino Poletto, e o bispo de Aosta, Dom Giuseppe Anfossi.

Rádio Vaticano

PORTA-VOZ DO VATICANO EXPLICA MOTIVOS DA QUEDA DE BENTO XVI

Nesta segunda-feira, 27, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou os motivos do acidente ocorrido com o Papa Bento XVI, na noite da quinta-feira, 16. Segundo ele, Bento XVI fraturou o pulso porque tropeçou no pé da cama, enquanto buscava o interruptor de luz, no meio da noite, na casa dos salesianos, onde passa um breve período de repouso."Ele se levantou em plena noite, num quarto escuro e diferente do que está acostumado a dormir, em Roma. Enquanto buscava o interruptor de luz, tropeçou no pé da cama e caiu" − contou Pe. Lombardi.
"Não pediu ajuda nem deu importância à queda. Depois, de manhã, notou que o pulso estava inchado e que sentia dores. Mesmo assim, celebrou a missa e depois, decidiu chamar um médico, que o enviou para o hospital. O resto, todos já sabem" − concluiu.
Bento XVI sofreu uma pequena intervenção cirúrgica no pulso, no dia 17, para redução da fratura e foi engessado, tendo recebido alta logo depois, e retornado ao chalé dos salesianos, em Les Combes, de onde retornará na próxima quarta-feira, dia 29, com destino a Castel Gandolfo, retomando parte de suas atividades habituais.

Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13,36-43

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Mt 13, 36-43

Jesus contou a parábola do trigo e do joio para toda a multidão, mas depois, os discípulos o procuram para uma maior compreensão da parábola. Assim, existem aquelas pessoas que apenas ouvem o que Jesus tem a dizer e se dão por satisfeitas, porém, existem aquelas pessoas que querem sabem mais, querem aprofundar a fé. Existem as pessoas que não valorizam plenamente a fé, então aprendem o mínimo e se dão por satisfeitas. Para quem quer verdadeiramente ser discípulo de Jesus, sempre há oportunidade para ir além no conhecimento das verdades da fé com a finalidade de agir melhor segundo os critérios do Evangelho.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO CELESTINO

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.No tempo dele a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma auto salvação.Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade até entrar na eterna casa dos santos em 432.
São Celestino, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CNBB ENCERRA ELABORAÇÃO DO DIRETÓRIO LITÚRGICO 2010

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluiu, na sexta-feira, 24, a elaboração do Diretório Litúrgico 2010. O texto foi elaborado pelo liturgista e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo, padre Rui Melati. A revisão foi realizada pelo monge beneditino, Dom Matias Medeiros, do Mosteiro de São Bento (RJ).“O Diretório da Liturgia é um subsídio indispensável para que nossas dioceses, paróquias e comunidades possam celebrar bem o Ano Litúrgico”, explica o assessor da Comissão, padre Carlos Gustavo Haas. Além das prescrições e orientações oficiais para as celebrações litúrgicas ao longo do ano, o Diretório traz informações sobre a CNBB, o episcopado e datas importantes de as dioceses.Padre Gustavo coordenou a elaboração da primeira parte do Diretório. A segunda, que trata da organização da Igreja no Brasil, foi redigida pelo subsecretário geral da CNBB, padre José Luiz Majella Delgado, e pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, Dom Hugo da Silva Cavalcante, OSB.Na segunda quinzena de agosto, o novo Diretório já estará à venda nas Edições CNBB.

CNBB

ORGANISMOS REGIONAIS DEFINEM MOBILIZAÇÃO PARA MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

A presidência regional da CNBB redefiniu a data da reunião dos organismos regionais. Com a transferência do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe foram alteradas também as datas da agenda de encontros. Uma das atividades adiadas foi a 6ª Assembléia Regional da Ação Evangelizadora. Por esse motivo, os organismos regionais da CNBB terão encontro na Casa de Retiros Vila Betânia, Bairro Glória, em Porto Alegre, nos dias 24 e 25 de agosto.
Na pauta de trabalhos estão a articulação da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) e a continuidade da caminhada preparatória ao Mutirão de Comunicação (Muticom). Os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e dirigentes de setores serão acompanhados no encontro pelos coordenadores de Pastoral da Comunicação das dioceses. Os participantes terão informações sobre a visita ad limina, que o episcopado gaúcho fará ao papa Bento XVI, no mês de novembro.
CNBB

CONANDA PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DOS JOVENS E ADOLESCENTES

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) convoca a sociedade brasileira para a realização das conferências 2009. Como o tema "Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal", a realização das conferências tem o objetivo de construir subsídios para elaboração das diretrizes da Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Destas, surgirão os indicativos que subsidiarão o Plano Decenal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nas Conferências, a Pastoral do Menor tem levado a realidade desafiadora de meninos e meninas e suas comunidades, com esta a necessidade da criança e o adolescente como centro e foco prioritário da política pública.
Nos estados, seguindo a orientação do Conanda, as conferências devem acontecer até o dia 15 de setembro. Já nos municípios, elas devem acontecer até o dia 30 de julho. A intenção é avaliar o cenário das políticas infanto-juvenis nas esferas municipal, estadual, distrital e nacional. Neste ano, o grande propósito é uma convergência das políticas, dos programas e de ações para que aconteça a consolidação da infância e adolescência como prioridade nas agendas das gestões públicas.
A Pastoral do Menor, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem participado intensamente das agendas em todo o território nacional. Da participação, diversos agentes da Pastoral estão na condição de delegados municipais para o debate das políticas públicas necessárias para a qualidade de vida e dignidade da infância e adolescência.
Informações sobre as Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente: (http://www.direitosdacrianca.org.br/).
CNBB

MCCE ALCANÇA 1 MILHÃO DE ASSINATURAS E SEGUE EM BUSCA DE MAIS 300 MIL

O trabalho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para emplacar uma lei impedindo a candidatura de políticos com “ficha suja” não vai parar na coleta de 1,3 milhão de assinaturas necessárias para que a proposta tramite no Congresso. Faltam 300 mil adesões — o equivalente a 1% do eleitorado — para que o projeto de lei de iniciativa popular possa ser apresentado. Depois disso, o desafio será mobilizar a opinião pública e pressionar a Casa. Como matérias semelhantes encontraram resistência, a aposta é que a autoria popular e o apoio da sociedade viabilizem a aprovação. Para alguns parlamentares a tarefa não será fácil.
Autor do projeto que altera a legislação para exigir reputação ilibada e idoneidade moral dos candidatos, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestou apoio à campanha do MCCE. Mas admitiu que haverá dificuldades. “O movimento é fantástico, mas aprovar esse tipo de projeto não é fácil.”
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, já manifestou simpatia pelo projeto, classificado por ele de “louvável”. Mas a iniciativa não é consenso entre juristas. Ex-integrante da corte, Torquato Jardim criticou um ponto específico: o que impede a candidatura quando houver recebimento da denúncia por um órgão colegiado, ou seja, quando o processo for aberto contra o postulante a cargo público por decisão de mais de um magistrado. “Você criaria um ambiente de insegurança e caos que o Judiciário sempre repeliu”, disse Jardim.

Adesões
Qualquer cidadão com título de eleitor pode participar. Basta imprimir o formulário de assinatura, disponível na página do movimento (www.mcce.org.br). Depois de assinar o documento e registrar o número do título, é preciso enviar o termo para o endereço do MCCE: SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar, Brasília (DF), CEP: 70.438-900. Informações pelo telefone: (61) 2193-9746.
CNBB

CONCEDIDA INDULGÊNCIA PLENÁRIA AOS SALESIANOS

A Penitenciaria Apostólica concedeu, sob solicitação do reitor maior, Padre Pascual Chávez Villanueva, a indulgência plenária aos Salesianos que no dia 18 de dezembro renovarão a sua profissão. É o que informa a Agência de Informação Salesiana (Ans). Na carta de apresentação dos 150 anos de fundação da Congregação, Padre Villanueva convidou os salesianos de todo o mundo a renovarem naquele dia a sua consagração na conclusão de um ano de graça.No pedido enviado à Penitenciaria Apostólica Padre Villanueva explicou que o motivo da sua solicitação, é para que aos co-irmãos da Sociedade Salesiana seja aberta a divina generosidade e portanto recebam mais abundantes frutos espirituais. Por sua vez, a Penitenciaria apostólica “concede de bom grado a indulgência plenária” aos co-irmãos que “renovarão a promessa de cumprir fielmente os compromissos da sua vocação, solenemente, ou também privadamente para aqueles legitimamente impedidos”. O decreto é assinado pelo Penitencieiro Maior, Cardeal James Francis Stafford, e pelo bispo de Meta, Dom Gianfranco Girotti.

Rádio Vaticano

HALLELUYA ENCERRA COM UMA MISSA

Com uma celebração eucarística, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, João Jorge, que também é pároco da Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza, ficou encerrado na noite passada mais uma edição do Halleluya, a festa que nunca termina. O padre João Jorge, na sua homília, falou sobre a importância da esperança em todos os momentos da vida. “Vamos sair com a certeza de que a caminhada é longa, mas com a esperança parece ser breve”, disse.
A programação de ontem contou também com apresentações de dança e os shows de Ricardo Sá, Eliana Ribeiro, Bom Pastor e Celina Borges. O coordenador geral do Halleluya, Aurinilton Filho, estava satisfeito. “Superamos a nossa expectativa e já começamos a pensar na próxima edição”, comenta. No próximo ano, o Halleluya passa a se chamar Festival Nacional Halleluya, com a meta de reunir um milhão de fiéis.
O Halleluya é um evento promovido pela Comunidade Católica Shalom. Este ano, foram cinco dias de festa, com a presença de mais de 20 artistas e bandas locais e nacionais. Este ano, os jovens puderam usufruir de um espaço voltado para os esportes radicais. A escalada era um dos esquipamentos mais disputados pelos adolescentes. No Espaço da Misericórdia, as exibições dos filmes Paixão de Cristo e O Canto das Írias eram as mais concorridas.As crianças tiveram um lugar. Equipes de reportagem da Bélgica e da Irlanda estiveram presentes nos cinco dias do evento para realizar um documentário sobre o Halleluya. O Halleluya foi exibido ao vivo no site da comunidade Shalom. De quarta até sábado, foram mais de nove mil acessos.

HOJE: PADRE FÁBIO DE MELO

O Halleluya acabou, mas hoje, 27, tem mais show no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). O padre Fábio Melo, fenômeno da música católica, apresenta o show Eu e o Tempo, baseado no CD e DVD gravados ao vivo no Canecão, no Rio de Janeiro. Toda a estrutura do Halleluya será emprestada para a apresentação do padre Fábio de Melo.

Fonte: Diário do Nordeste e O POVO

IGREJA DAS DORES, DE SOBRAL, SENDO REFORMADA

A Igreja de Nossa Senhora das Dores, considerado um dos templos religiosos mais antigos de Sobral, está passando por reformas. As obras foram iniciadas este mês e deverão ficar prontas até setembro, e custarão aos cofres públicos R$ 49 mil. Os trabalhos constam da troca da coberta, que receberá telhas francesas que eram da antiga Fábrica de Tecidos, além da recuperação do forro e da fachada, que ganharão nova pintura. De acordo com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as reformas deverão estar de acordo com o projeto elaborado pelo instituto.

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13,31-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Mt 13, 31-35

A nossa vida de fé é um processo de maturação espiritual que encontra seu início nas águas do Batismo e deve crescer durante toda nossa vida apesar de todas as dificuldades que marcam a existência humana. Este crescimento deve acontecer constantemente. Deve ser uma busca cada vez maior da perfeição, conforme nos diz o próprio Jesus: “Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito”. O modelo para nós de perfeição é o próprio Jesus, e é por isso que São Paulo nos exorta ao crescimento até atingirmos a estatura de Cristo. O amor nos leva ao crescimento, já que a caridade é o vínculo da perfeição e quem ama permanece em Deus.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO PANTALEÃO

O santo de hoje viveu no Séc. III e IV da Era Cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina. Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde. Um dia que se viu diante duma criança morta por uma víbora, disse para consigo: "Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz". E, segundo isto, diz ao menino: "Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste". Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o Santo Batismo.Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.
São Pantaleão, rogai por nós!

domingo, 26 de julho de 2009

IGREJA INGLESA DEDICA EVENTO PARA REFLETIR SOBRE O SUICÍDIO

A Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales dedica celebra, neste domingo, 26, o "Dia pela vida". O objetivo é o de refletir sobre o problema do suicídio e o tema escolhido foi "Tu és precioso aos meus olhos", versículo bíblico do Livro de Isaías.A escolha deste tema, explica uma nota da Conferência Episcopal, "evidencia o motivo pelo qual a Igreja acredita que toda vida merece ser vivida, olhando para as razões que levam uma pessoa a pensar no suicídio, inclusive a doença mental aguda e o envolvimento de possíveis fatores espirituais".O "Dia pela vida" refletirá sobre a ajuda que podem oferecer alguns serviços profissionais, com a esperança de diminuir o número deste problema, muitas vezes associado à depressão.Além do mais, os bispos esperam que refletir sobre o suicídio "ajude a aumentar a consciência do papel vital que as famílias e as comunidades paroquiais têm em ajudar e apoiar aqueles que lidam com esse problema".
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Ecclesia

PAPA SAÚDA OS AVÓS DE TODO O MUNDO


''Confio à proteção de Sant' Ana e São Joaquim todos os avós do mundo''.


A pequena localidade alpina de Les Combes, no Vale d'Aosta, no norte da Itália, foi, neste domingo, 26, o local de encontro do Papa Bento XVI com cerca de cinco mil pessoas que, juntamente com ele, recitaram a oração mariana do Ângelus do meio. A oração aconteceu nos jardins da residência dos salesianos, onde o Pontífice está hospedado, em seu período de férias que se concluirá no próximo dia 29.No domingo passado, 19, o Papa recitou a oração do Ângelus em Romano Canavese, terra natal do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, na província de Ivrea. Hoje, o Santo Padre permaneceu na casa que o hospeda e foi ele mesmo o anfitrião, recebendo os numerosos fiéis e peregrinos que para ali se dirigiram.Antes do Ângelus, Bento XVI destacou a figura do sacerdote. Perante a grandeza da missão, cada sacerdote deve se colocar nas mãos de Jesus, sem se desencorajar. Desta maneira, os sacerdotes se tornam instrumentos de salvação para tantos, disse o Pontífice.Hoje, a liturgia prevê no Evangelho o inicio do capítulo seis de São João que contém o milagre da multiplicação dos pães, quando Jesus deu de comer a milhares de pessoas com apenas cinco pães e dois peixes. Em seguida, o outro milagre do Senhor é caminhar sobre a água do lago em tempestade. E, finalmente, o discurso no qual Ele se revela como o pão da vida.Narrando o sinal dos pães o evangelista sublinha que Cristo antes de os distribuir , os benzeu com uma oração de acção de graças. O verbo é eucharistein, e manda-nos directamente ao trecho da Ultima Ceia, no qual, efectivamente, João não refere a instituição da Eucaristia, mas o lava pés. A Eucaristia é aqui antecipada no grande sinal do pão da vida.Neste Ano Sacerdotal, como não recordar que especialmente nós sacerdotes podemos nos espelhar neste texto de São João, nos identificando com aspalavras dos apóstolos: onde poderemos encontrar o pão para toda esta gente? E, a partir, daquele anônimo rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes, também a nós vem o impulso de dizer: mas o que é isto para toda esta multidão? Por outras palavras: o que sou eu? Como posso, com os meus limites, ajudar Jesus na sua missão? E a resposta é dada pelo Senhor: precisamente colocando nas suas mãos santas e veneráveis o pouco que eles são, os sacerdotes se tornam instrumentos de salvação para tantos, para todos.O segundo ponto de reflexão foi proporcionado ao Papa pela memoria litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora e portanto avós de Jesus. Eles nos levam a pensar no tema da educação que ocupa um lugar tão importante na pastoral da Igreja.“Em particular nos convida a rezar pelos avós, que na família são os depositários e muitas vezes testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante, e torna-se ainda mais, quando, por varias razões, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos, durante a idade do crescimento.Ao final, o Santo Padre pediu a intercessão dos avós de Jesus: "Confio à proteção de Sant' Ana e São Joaquim todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma bênção especial. A Virgem Maria que, segundo uma bela iconografia, aprendeu a ler as Sagradas Escrituras sobre os joelhos da mãe Ana, os ajude a alimentar sempre a fé a esperança nas fontes da Palavra de Deus".


Rádio Vaticano/AP

CONFIRMADO O SHOW DO PADRE FÁBIO DE MELO NO CEU

Está confirmado para amanhã, segunda-feira, dia 27, às 20 horas, no Condomínio Espiritural Uirapuru, mais conhecido por CEU, na Avenida Alberto Craveiro, 2222, bairro Castelão, em Fortaleza, o show do padre Fábio de Melo, promoção da Fazenda Esperança. Os ingressos estão à venda no CEU, na Rede Extrafarma, na Livraria Paulus e na Livraria Paulinas. Mais informações pelos telefones (85) 3289 2156 ou (85) 9628 6696.

DVD- “PARÓQUIAS SEM TAXAS – UMA EXPERIÊNCIA QUE DÁ CERTO”

Já está à disposição das paróquias e áreas pastorais o DVD - “PARÓQUIAS SEM TAXAS - Uma experiência que dá Certo” produzido pela Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Fortaleza e Paróquia de Cascavel - CE. A paróquia Cascavel, em comemoração aos seus 7 anos de experiência do Dízimo Sem Taxas, deseja partilhar com você essa tão maravilhosa realidade. O DVD tem a intenção de mostrar que é possível a qualquer paróquia se sustentar com o Dízimo e as ofertas. Para tal, apresenta não somente sua experiência, mas a de outras paróquias e até mesmo de uma diocese inteira.
Nele você terá contato de toda a estratégia utilizada pela paróquia de Cascavel que fez com que sua arrecadação aumentasse em 462,80% e mais que dobrasse a procura pelos sacramentos. Conheça como surgiu o sistema de taxas, os desafios para manter uma paróquia e o novo horizonte que surge na direção de uma igreja mais humana e solidária. O DVD custa 10,00 e pode ser encontrado no Secretariado de Pastoral, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, localizado na Avenida Dom Manoel 339, Centro, entrada pela Rua Rodrigues Junior, 300.
Informações: Paróquia de Cascavel com Majela, tel. (85) 3334 - 1295 e (85) 8827 6474, ou no Secretariado de Pastoral, tel. (85) 3388 8701.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

EVANGELHO DO DIA

João 6,1-15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.— Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando o olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. - Palavra da Salvação.

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Décimo Sétimo Domingo do Tempo Comum

João 6,1-15

A partir deste domingo interrompemos a leitura de Marcos e a liturgia dominical propõe nos cinco domingos seguintes o capítulo 6 de João: a multiplicação dos pães e o discurso eucarístico.
O trecho de hoje é João 6, 1-15. Jesus sacia a fome da humanidade. É o quarto sinal que Jesus realizou com o objetivo de suscitar a fé. Os quatro evangelistas, com pequenas variações, referem-se ao milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Usam pormenores históricos, bíblicos, geográficos, cristológicos e eclesíológicos.
O milagre da multiplicação tem sua referência no Antigo Testamento: II Reis. 4 - multiplicação dos vinte pães de cevada por Eliseu.
I Reis 17 - multiplicação do azeite e da farinha pelo profeta Eliseu em Sarepta - grande seca em Israel.
Ex 16 - O modo com que Deus alimenta seu povo pelo deserto sob a guia de Moisés.
Neste evangelho podemos notar: a) Jesus preocupa-se com a alimentação do povo que dele se aproxima. Preocupa-se, sim, com a fome material dessa gente - sinal do Reino de Deus. b) Filipe pensa que para saciar a fome do povo é preciso muito dinheiro. É preciso acumular para distribuir. Era a lógica econômica do Templo de Jerusalém. O "Plano econômico" de Filipe nada traz de novo, é só dependência. c) André cujo nome em grego quer dizer humano, alerta para o povo que um menino possui cinco pães e dois peixes. d) Jesus manda o povo sentar-se para a refeição - toma os pães, os peixes, dá graças e os distribui. Dar graças a Deus significa reconhecer que os bens da criação pertencem ao criador. Jesus não agradece ao menino, nem a André; ele agradece a Deus porque no seu projeto, criou coisas para o bem de todos, sem que alguém ficasse excluído.
O ensinamento de Jesus não visa a acumular para depois distribuir, é, antes, partilhar, o que cada um tem, para que todos fiquem saciados. Esta é a verdadeira eucaristia: o dom de Deus, associado ao esforço das pessoas, em vista da partilha, da fraternidade e da igualdade.
Na multiplicação dos pães Jesus rejeita a tentação de resolver a questão da fome com um passe de mágica, um milagre. A solução do problema da fome não está num milagre religioso ou econômico, pois Jesus rejeita esta tentação. O verdadeiro milagre é o da distribuição e partilha dos bens da criação.
Mensagem: a Igreja tem uma bimilenar história de solidariedade para com os pobres. Obviamente, nem sempre usa os mesmos métodos. Isso dependia muito da forma como em cada época, ela entendeu o problema da pobreza. Hoje, as ciências sociais nos ajudam a melhor entender as causas e os mecanismos que geram e mantêm a pobreza de tantos.
Devemos repartir outros pães: cultura, progresso, amizade, amor, palavra amiga e justiça.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo