domingo, 31 de maio de 2009

PAPA VAI VISITAR A REPÚBLICA TCHECA EM SETEMBRO

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o Papa Bento XVI, acolhendo os convites do chefe de Estado e da Conferência Episcopal Tcheca, fará uma viagem apostólica à República Tcheca, de 26 a 28 de setembro deste ano, na qual visitará Praga, Brno e Stará Boleslav. Será a 13ª viagem apostólica internacional de Bento XVI. Assim, o país receberá um Papa após 12 anos. De fato, João Paulo II fez a sua terceira visita apostólica àquela terra em 1997, após as viagens de 90 e 95.
Justamente neste sábado, 30, o Papa recebeu em audiência, no Vaticano, o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, que, sucessivamente, encontrou o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, acompanhado do secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
Durante os colóquios falou-se sobre a situação do país, abordando, em particular, algumas questões ligadas às relações com a Igreja Católica. Detiveram-se também sobre o futuro da Europa, considerando seu patrimônio cultural, espiritual e cristão, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O presidente da República Tcheca expressou grande satisfação pela visita que o Santo Padre fará ao país em setembro próximo.
Entrevistado pela Rádio Vaticano, o presidente Klaus disse ter ficado muito impressionado já no primeiro encontro que teve com Bento XVI, por ocasião da missa de início de seu pontificado, pelo fato de o Papa conhecer tão bem o seu país. O presidente disse também hoje ter ficado positivamente surpreso como o Papa acompanha a situação da República Tcheca.
"O nosso colóquio não foi apenas uma troca de cortesias, mas falamos de modo muito concreto", enfatizou o líder, acrescentando que no que concerne à visita do Papa, os preparativos já estão em fase avançada. "Estamos contentes que o papa vá nos visitar, porque nos levará uma mensagem clara para todos", concluiu.SMS Canção Nova - Receba mensagens do Papa no celular

Da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

PAPA DESTACA NECESSIDADE DA ORAÇÃO PARA QUE PENTECOSTES SE RENOVE

Hoje, 50 dias após a Páscoa, celebra-se o dia de Pentecostes. O Papa Bento XVI presidiu uma missa solene na Basílica de São Pedro, lembrando o dia em que o Espírito desceu dos céus com seus dons, ensinando-nos a sermos suas testemunhas e inspirando a obra de evangelização da Igreja, como estensão da obra renovadora de Cristo. Em sua homilia, Bento XVI pediu uma Igreja 'menos ocupada com suas atividades' e 'mais dedicada à oração e mais unida'. No dia em que o Evangelho descreve a descida do Espírito sobre os apóstolos, no Cenáculo, o Papa ressaltou o comportamento interior dos discípulos, todos perseverantes e concordes na oração.
"A concórdia dos discípulos é a condição para que o Espírito Santo venha a nós, e o pressuposto da concórdia é a oração. E isso vale também para a Igreja de hoje, para nós, que estamos aqui reunidos. Se quisermos que o Pentecostes se renove, nos dias de hoje, é preciso que a Igreja seja menos atarefada com seus empenhos, e como nos ensina Maria, se dedique mais à união e à oração", disse o pontífice.
Evocando a imagem do Cenáculo, onde reunida, a comunidade cristã recebeu o Sopro Inspirador, o Papa disse que a metáfora do vento impetuoso de Pentecostes demonstra como é precioso respirar o ar limpo, seja com os pulmões como com o coração: o ar salutar do espírito, que é amor!
"O mundo de hoje está envenenado pela poluição atmosférica, mas também pela poluição moral, que ofusca mentes e corações, com imagens que transformam o prazer, a violência ou o desprezo pelo homem e pela mulher em espetáculo. Assim como não devemos nos acostumar com os venenos do ar, (e por isso, o empenho ecológico é prioritário), não podemos aceitar aquilo que corrompe o espírito", recomendou o Papa.
Outra imagem do Espírito é o fogo. Apropriando-se das energias do cosmos – o fogo – o ser humano quer hoje se afirmar como deus, e transformar o mundo, excluindo, colocando de lado, ou até mesmo rejeitando o Criador. O homem não quer mais ser imagem de Deus, mas de si mesmo; e se declara autônomo, livre, adulto. Nas mãos de um homem assim, o fogo e sua grande potencialidade se tornam perigosos: podem se virar contra a vida e a própria humanidade, como infelizmente, a história nos mostrou.
"As tragédias de Hiroshima e Nagasaki, onde a energia atômica, usada com fins bélicos, semeou a morte em proporções sem precedentes, devem representar uma perene advertência para a humanidade. Poderíamos citar muitos exemplos, menos graves mas igualmente sintomáticos, em nossa realidade cotidiana", prosseguiu, em sua homilia.
Enfim, a narração dos Atos dos Apóstolos revela ainda que o Espírito Santo venceu o medo. Quando desceu sobre eles, refugiados no Cenáculo depois da prisão de seu Mestre, saíram sem temor e começaram a anunciar a todos a boa nova de Cristo, crucificado e ressuscitado.
"Sim, queridos irmãos e irmãs, onde quer que chegue, o Espírito de Deus afasta o medo; faz-nos conhecer e sentir que estamos em mãos do Todo-poderoso de amor, e o que quer que aconteça, seu amor infinito não nos abandona. E o demonstra o testemunho de mártires, a coragem dos confessores, a valentia dos missionários, a franqueza dos pregadores, o exemplo de todos os santos, inclusive adolescentes e crianças".
Enfim, Bento XVI agradeceu vivamente o Coral da Catedral de Colônia, que executou a Missa da Harmonia, de Joseph Haydn, no ano em que decorre o bicentenário de sua morte. "A música e o canto que acompanharam esta liturgia nos ajudam a sermos concordes na oração: uma sublime sinfonia para a glória de Deus", disse.Assista ao vídeo.: Conheça o local onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolosLeia mais
.: "O Espírito não dorme e continua a agir", diz Dom Odilo

Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA

João 20,19-23

Pentecostes

Sequência (Dois coros)— Espírito de Deus,/ enviai dos céus/ um raio de luz!— Vinde, Pai dos pobres,/ dai aos corações/ vossos sete dons.— Consolo que acalma,/ hóspede da alma,/ doce alívio, vinde!— No labor descanso,/ na aflição remanso,/ no calor aragem.— Enchei, luz bendita,/ chama que crepita,/ o íntimo de nós!— Sem a luz que acode,/ nada o homem pode,/ nenhum bem há nele.— Ao sujo lavai,/ ao seco regai,/ curai o doente.— Dobrai o que é duro,/ guiai no escuro,/ o frio aquecei.— Dai à vossa Igreja,/ que espera e deseja,/ vossos sete dons.— Dai em prêmio ao forte/ uma santa morte,/ alegria eterna. Amém.

(Aclamação)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor.19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.- Palavra da Salvação

FALANDO UM POUCO DE RELIGIÃO

Danuza Leão escreveu a matéria abaixo na Folha de SP, domingo 15/03/2009.

Falando um pouco de religião EU ESTUDEI em colégio de freiras e posso falar de cadeira dos recreios que perdi aos sete, oito anos, ajoelhada no milho na capela, para pagar os meus pecados. Isso não é sadismo em alto grau? Fico tentando lembrar que pecados seriam esses. Teria falado na hora da aula? Teria comido um pedaço da sobremesa antes do almoço? Teria deixado de fazer algum dever? E as freiras ainda nos induziam a fazer sacrifícios, tipo deixar de comer uma mariola ou uma paçoca por amor a Deus. Sacrifício, a palavra que define a Santa Igreja Católica. E a missa obrigatória em todos os domingos e dias santificados? Depois disso, igreja, para mim, só em excursão turística -e assim mesmo só algumas. É possível considerar o desejo sexual um pecado, um orgasmo um pecado, ter relações sexuais, mesmo de casais casados na igreja, sem outra intenção, a não ser a de procriar, um pecado? E ao considerar quase tudo que dá prazer um pecado, não dá para perceber o quanto as mentes católicas são doentes? E malvadas? Os sacrifícios, tão cultuados entre os católicos -cordas apertando a cintura, debaixo do vestido, até sangrar, eram um grande sinal de amor a Deus. Mas o que deve acontecer naqueles conventos e seminários, com aquele monte de moças e rapazes com seus hormônios explodindo, mas tendo que seguir o sentido contrário ao da natureza para amar a Deus sobre todas as coisas, isso é segredo, e jamais saberemos o que lá se passa -mas minha mão no fogo eu não boto. Será que são todos castos? Dos padres pedófilos se fala um pouquinho, mas logo o assunto é esquecido. E da excomunhão dos médicos que fizeram o aborto na menina de nove anos estuprada não vou nem falar, porque tudo já foi dito. Para a Santa Madre Igreja, quanto mais se sofre mais se tem direito ao reino dos céus. Quem tiver uma doença grave será recompensado, se for cego, surdo, mudo e paralítico, é considerado um santo, praticamente, e ai dos que são felizes, dão risadas e gostam da vida. Estes estão condenados às trevas do inferno. Para ser um católico de verdade é preciso sofrer, e quanto mais, melhor. Como têm prestígio as carolas vestidas de preto, com um véu na cabeça e um terço na mão, falando que este mundo está perdido (e levando um pratinho de biscoitos para os padres). Perdido está quem não aproveitou esta vida e nunca ouviu falar em felicidade, pois o que vem depois ninguém sabe direito. Pelo menos, ninguém voltou pra contar. Mas também me revoltam as invenções praticadas em nome de Deus , das mais banais às mais revoltantes. Quem pode, em sã consciência, jurar amor "até que a morte nos separe?" Quem faz uma jura dessas é hipócrita, porque até as crianças do jardim-de-infância sabem que a vida não é assim. Mas do que os cardeais gostam mesmo é dos paramentos, das vestes de brocado, dos cálices de ouro, dos tronos incrustados de pedrarias, do luxo das igrejas de ouro, dos quadros mais preciosos deste mundo e de dar declarações absolutamente inúteis, tipo "o papa está muito preocupado com a fome no mundo", como se essa preocupação resolvesse alguma coisa. Esse papa, aliás, que veste Armani e sapatos vermelhos de Prada. Se o Vaticano se desfizesse de metade de seus tesouros, é bem possível que não houvesse mais fome no mundo. Fui batizada, crismada e fiz a primeira comunhão, mas não cheguei ao ponto de me casar no religioso; e não me incomodaria nem um pouco se fosse excomungada.

Prof. Felipe Aquino escreveu:

Danuza. Com muito respeito gostaria de lhe escrever. Que você não se importe de ser excomungada, não me surpreende, falta-lhe o dom da fé; mas dizer que se a Igreja vendesse os seus bens acabaria com a fome no mundo, isso é demais. Você sabia que o Vaticano é proibido de vender a menor peça do Museu do Vaticano, uma vez que o Direito Internacional o proibe, por ser o Vaticano apenas o guarda disso tudo, segundo o Tratado do Latrão assinado com a Itália, em 1929? Voce sabe qual é o tamanho do Vaticano? Resp. 0,44 km quadrados; não cabe nem um campo de aviação. Alíás, sabe quantos aviões tem o Papa? Zero.. E ele é um Chefe de Estado; existe algum que seja tão carente? Fiquei arrepiado com tanta bobagem e preconceito que voce destilou em sua matéria. Como você eu também estudei em colégio católico, salesiano, graças a Deus; e assistia a missa todos os dias, graças a Deus, e ainda hoje a assisto todos os dias, graças a Deus; é a grande alegria do meu dia (o Sacrifício do Calvário) que nos salva. Você despreza o seu Batismo e a sua Crisma; eu quero lhe dizer que o único diploma que eu tenho coragem de expor na parede do meu escritório, é a minha certidão de Batismo; ele me abriu as portas do céu, me deu a graça de ser membro de Cristo, da Igreja, herdeiro do céu. O resto... vai ficar na terra. Estudei física e matemática, fiz mestrado na Universidade Federal de Itajuba´, e doutorado no ITA em Ciências Aeroespaciais, fiz pós-doc na UNESP; fui diretor de um campus da USP em Lorena, SP , por quase vinte anos, sempre eleito por meus pares. Digo isso para voce saber que não sou um ignorante que faz da religião uma fuga; ou da Igreja um escudo de proteção; sou católico convicto. O que lhe faltou Danuza, infelizmente, foi ter conhecido a Igreja mais a fundo, mais de perto; faltou a você , e a tantos que hostilizam a Igreja, nossa Mãe, Corpo místico de Cristo, estudar um pouquinho de teologia: cristologia, história da Igreja, escatologia, mariologia, dogmática, exegese bíblica, hermenêutica, liturgia, moral, mística... Se voce tivesse estudado um pouquinho disso tudo; se os seus conhecimentos de Religião não ficassem apenas do tamanho do seu vestidinho de Primeira comunhão, tudo seria diferente em sua vida; e voce não estaria pisando tanto e maldosasmente na Igreja que Cristo fundou para a nossa salvação; mas, ainda é tempo... O que de melhor seus pais bondosos lhe deram, foi a fé, não a jogue fora. A vida terrena passa, o corpo se extingue, a velhice chega, a morte se aproxima, mas a alma sobrevive, cuide dela. Jesus disse: "de que vale ao homem ganhar ao mundo inteiro se vier a perder a sua alma"? Com muito respeito e carinho, Prof. Felipe Aquino Site: www.cleofas.com.br Tel 0xx12 - 31526566 - Lorena - SP



ÁREA PASTORAL SANTO ANTÔNIO, NA GRANJA PORTUGAL, REALIZARÁ FESTA DO SEU PADROEIRO

A Área Pastoral Santo Antonio, na Granja Portugal, em Fortaleza, realizará de hoje, 31, a 13 de junho, a festa de seu padroeiro, tendo como tema: “Santo Antônio e a Promoção da Justiça” e como lema: “Santo Antônio discípulo missionário pela integração pastoral na conquista da paz”.
A Programação de hoje a 13 de junho:

- Hoje, dia 31 - domingo: abertura da festa
Às 8 horas, hasteamento da bandeira e café comunitário, com a participação das comunidades; às 18h30min, Caminhada saindo das comunidades para a igreja Santo Antonio; às 19h, Missa solene, estando responsável pela liturgia todas as comunidades. A parte social está sob a responsabilidade de todas as comunidades (Articuladores: Adriana, Chaguinha, Darcy, Goretti, Luciano, Mariquinha, Rose, Vilani).

- Dia 01 de junho - segunda-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Novo Mundo e Pastorais Sacramentais. A parte social está sob a responsabilidade da Pastoral Familiar.

- Dia 02 de junho - terça-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Esperança e Legião de Maria. A parte social está sob a responsabilidade da Pastoral da Caridade.

- Dia 03 de junho - quarta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Menino Deus e MESC. A parte social está sob a responsabilidade das Pastorais Sacramentais.

- Dia 04 de junho - quinta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Santa Luzia e Pastoral Familiar. A parte social está sob a responsabilidade dos Acólitos, Catequese 1ª Eucaristia, CBN, Renascer.

- Dia 05 de junho - sexta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Sagrada Família e Pastoral da Caridade. A parte social está sob a responsabilidade do MESC.

- Dia 06 de junho - sábado:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Granja Lisboa e Terço dos homens. A parte social está sob a responsabilidade dos Grupos de Oração.

- Dia 07 de junho - domingo:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Menino Deus e Juventude. A parte social está sob a responsabilidade das Pastorais Sociais.

- Dia 08 de junho - segunda-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Novo Mundo e Pastorais Sociais. A parte social está sob a responsabilidade da Pastoral Familiar.

- Dia 09 de junho - terça-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Esperança e Pastorais Sacramentais. A parte social está sob a responsabilidade da Legião de Maria.

- Dia 10 de junho - quarta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia a Comunidade Sagrada Família e Apostolado da Oração. A parte social está sob a responsabilidade da Pastoral da Caridade.
- Dia 11 de junho - quinta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h; seguida de Caminhada de Corpus Christi (Novo Mundo para Santo Antonio). Neste dia a liturgia está sob a responsabilidade da Granja Lisboa e Terço dos homens. A parte social está sob a responsabilidade do MESC.

- Dia 12 de junho - sexta-feira:
Celebração Eucarística, às 19h, estando responsável pela liturgia o Grupo de animação litúrgica da igreja Santo Antonio. A parte social está sob a responsabilidade das Pastorais Sacramentais.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

TRÁFICO DE SERES HUMANOS SERÁ TEMA DA REUNIÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA CNBB, EM BRASÍLIA

O tráfico de seres humanos será tema de estudo da próxima reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada de 17 a 19 de junho, em Brasília. Os conselheiros vão avaliar um documento que contém os resultados de um encontro sobre o tema, realizado em 2008, e propor ações que poderão ser desenvolvidas pela Igreja Católica em todo o Brasil.Em outubro do ano passado, duas oficinas - "Prevenção ao tráfico de pessoas" e "Atenção às pessoas vítimas de tráfico" - foram realizadas durante o "Seminário Nacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Rede de Atendimento e Acolhimento", em Brasília.Quanto à prevenção ao tráfico, o grupo concluiu que o trabalho da Igreja deve ocorrer em três âmbitos: sensibilização da sociedade, protagonismo das vítimas e prevenção dirigida a todas as pessoas envolvidas com o crime (vítimas, famílias, facilitadores, intermediadores, clientes, e traficantes).Já em relação à atenção às vítimas, a equipe propôs a realização de capacitações para os agentes que, futuramente, vão lidar com as vítimas. Os cursos seriam nacionais quando abordasse temas gerais e regionais quando as questões tratadas fossem locais.O grupo ainda ressaltou a importância de articulação entre a Igreja, o governo e outros órgãos e a necessidade de ampliação dos espaços conquistados dentro da Igreja para esse fim.A assessora do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Rosita Milesi, avalia que "o tráfico de pessoas é um negócio muito rentável, muito difuso e difícil de controlar". Para a irmã Rosita, "o tema [tráfico de pessoas] é de muita gravidade e nos interpela a agir com urgência. São violações muito graves, que expõem principalmente mulheres e crianças a uma situação degradante e de indefesa".Segundo Rosita, o envolvimento da Igreja Católica com o tema do tráfico humano é antigo. "A Igreja já tratava do tema das migrações e dos refugiados. Então foi identificado o problema [do tráfico de pessoas] e está se tentando uma articulação com as entidades civis e governo para o combate do crime".A assessora de Mobilidade Humana lembra iniciativas de entidades católicas relacionadas ao tráfico de pessoas, como a "Rede Um Grito pela Vida", da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), os debates sobre o tema promovidos pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e o combate ao trabalho escravo, desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).Em novembro de 2008, a Cáritas dos Estados Unidos realizou, em Washington, capital estadunidense, um encontro intitulado "Respondendo ao Tráfico de Pessoas nas Américas".

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, NA MARAPONGA, PROMOVE FESTA DO SEU PADROEIRO

De 1 a 13 de junho, a Paróquia Santo Antonio de Pádua, no bairro Maraponga, realizará os festejos de seu padroeiro. O tema será: "Com Santo Antônio, cessaremos as palavras e concretizaremos nossa obra".

Todas as noites, às 19h30min, haverá a celebração da santa missa, com a presidência de padres convidados: padre Eliomar (Mondubim); padre Toinho (São Benedito); padre Sydney (Parangaba); padre Toinho (Fátima); padre Wagner (Tancredo Neves). Após a missa, haverá uma atração cultural: dança, show de humor, quadrilha, barracas, comidas e bebidas. Durante os festejos, no dia 7 de junho, um bingo com feijoada, banho de piscina e música ao vivo; dia 11, leilão. No dia 13 de junho, a Missa de encerramento da festa será presidida por dom José Luiz (bispo auxiliar). Dia 14 de junho, confraternização e partilha das equipes de trabalho. Informações: Maria Edineide, secretaria. Tel. (85) 3467. 3467.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

A COORDENAÇÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO METROPOLITANA 3 ESTÁ PROMOVENDO ENCONTROS

A coordenação da Animação Bíblico-Catequética da Região Episcopal Metropolitana 3 está promovendo diversos encontros para melhor articulação, integração e formação junto às coordenações paroquiais de catequese e catequistas. Alguns desses momentos acontecerão em breve. Veja a agenda:

Dia 7 de junho, a partir das 8 horas, no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider, em Messejana, em Fortaleza, formação litúrgico-missionária, abordando a temática do Ano Catequético Nacional.

Dia 13 de junho, das 15 às 17h30min, no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider, em Messejana, encontro de Dom José Luiz, bispo auxiliar, com os catequistas de crisma da Região.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE CEBs REALIZA VIGÍLIA

“Consagrar-se ao Deus Comunitário e Libertador” é o lema e objetivo da vigília programada pela nova coordenação arquidiocesana de CEBs para a noite que antecede o domingo da Santíssima Trindade. O evento, de caráter fortemente místico-contemplativo e extensivo a toda a Arquidiocese, acontecerá na igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, em Fortaleza, dia 6 de junho, a partir das 21 horas e que culminará, ao amanhecer, com uma celebração de compromisso com o Deus bíblico que intervém em favor do seu povo oprimido.
“A festa da Santíssima Trindade nos lembra o verdadeiro ideal de uma Igreja constituída de CEBs”, explica José Airton, um dos promotores da vigília”. A programação inclui louvor, meditação bíblica, dança, reflexão, trabalhos de grupo. Segundo Iara, também componente da coordenação, estão convidados animadores e animadoras de comunidades de base, agentes de pastoral, catequistas, religiosos e religiosas e sacerdotes que queiram aprofundar e renovar sua consagração a esta Comunidade Ideal. Um “sopão” reforçado vai estar à espera de quem for chegando, e colchões estão sendo providenciados para, numa sala ao lado, receber aqueles que pretenderem descansar um pouco. Uma banda de música, própria das CEBs, garantirá a animação durante toda a programação noturna. Membro da equipe organizadora, padre Júlio, lembra que é importante cada um levar, além da Bíblia, uma pedra para a vigília. Contato: CEBs (Arquidiocese de Fortaleza) 3388.8717.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Solenidade do dia de Pentecostes

Celebramos neste domingo, com júbilo e gratidão a Deus, a Festa de Pentecostes. É o dia do aniversário da Igreja, que o considera público e solene. O início de sua missão como Igreja.
A Festa de Pentecostes já existia e era celebrada pelos judeus cinqüenta dias depois da Páscoa. Era, antes, a festa da colheita, que motivava uma peregrinação a Jerusalém, com a oferta das primícias dos frutos da terra. Depois passou a ser a festa da entrega da lei ( torá ) de Deus, através de Moisés, cinqüenta dias depois da Páscoa.
Quanto a nós cristãos, celebramos a descida do Espírito Santo sobre os discípulos, cinqüenta dias após a ressurreição do Senhor. Não está, pois, em referência à colheita e à lei, mas ao Espírito Santo de Deus. Podemos dizer que é o dia do nascimento da Igreja, quando as primícias ( frutos novos ) são oferecidas a Deus, quando se faz o início da grande colheita do Espírito para o Pai, em Cristo Jesus. É o tempo de entrega da nova lei; não mais escrita em pedra, mas inscrita no coração pelo Espírito Santo, a lei do amor. O efeito principal da vinda do Espírito Santo é formar o Povo de Deus. Ele está presente desde os albores da criação. ( cf Gn 1,2: "O Espírito de Deus pairava sobre as águas" ). Ele manifesta-se progressivamente na história do povo de Israel, nos juizes e profetas. Por último, o Espírito Santo é revelado e derramado plenamente após a ressurreição de Jesus.
O Evangelho da celebração de hoje é de João (20, 19-23). Ele nos mostra Jesus ressuscitado, vivo e presente com o Espírito Santo que é fonte de paz e perdão. O Ressuscitado vence a morte e está no seio de Deus e nos dá o dom da paz, o dom do Espírito Santo e o dom do perdão. Este espírito, que se chama em hebraico - Ruah - sopro, vento, e, em grego pneuma, é um sopro de vida. Esse sopro de Jesus sinaliza a unção, e o derramamento do Espírito sobre os apóstolos reunidos no cenáculo foi, de fato, um sopro da vida. Assim como, no inicio da criação, Deus "soprou" o barro dando vida ao ser humano, em Jesus, vemos o sopro da nova criação capacitando o ser humano para promover a vida em plenitude. Celebrar Pentecostes é abrir-se a Deus que sopra sobre nossas vidas com ternura e com vigor; é viver insuflados pelo Espírito que cria todas as coisas, é comprometer-se com o Ressuscitado que nos envia em missão para transformar o mundo.
A mensagem da Festa de hoje poderá ser esta: a Igreja nasce pelo Espírito Santo para servir. Nasce de um amor que o Espírito Santo opera e vai formando o povo universal de Deus. Ele é mandado por Jesus para formar um povo de Deus não mais limitado à raça, à cultura e ao País de Israel, mas para penetrar fermentando todos os povos da terra para que se tornem um só povo de Deus.
Peçamos ao Senhor Jesus, na Festa de hoje, quando celebramos seu Espírito, que realize em nós um novo Pentecostes. Que Ele revista as nossas Igrejas com a força do alto para que a nova evangelização se concretize em gestos de solidariedade com os mais pobres. Que Ele reúna na unidade todas as Igrejas cristãs e todos os povos de nosso continente na liberdade e na paz.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente

SANTO DO DIA - VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro.O anjo também a comunicou que sua parenta Santa Isabel já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, quando depois de andar cerca de 100km ela se encontrou com Isabel.Nesta festa também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorifcando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e o porquê deveríamos ter essa devoção, que passa de século a século.“Porque olhou para sua pobre serva, por isso desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” São Lucas 1, 48A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro.É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa. Quem será que precisa de nós? Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus para que sejamos cada vez mais sensíveis á dor do outro, mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se opere na caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!

VIGÍLIA E I CAMINHADA DE PENTECOSTES EM FORTALEZA






















A Vigília de Pentecostes, na Catedral, começou às 17 horas, com louvor e pregação e testemunho do coordenador da Comunidade Católica Face de Cristo, Aluízio Nóbrega, que falou sobre “O sentido do que é o Espírito Santo em nossa vida”..
Em seguida, com a participação do Teodoro Darc da Silveira, coordenador da Comunidade Corpo Místico de Cristo, Aluízio Nóbrega, incentivou a todos a orar pelos outros, com a formação de grupo de três pessoas.
Logo depois, o mestre-de-cerimônias chamou Ana Cecília, do Shalom, para dar um testemunho, por sinal, muito forte. Ela relatou sobre uma filha, que iria nascer com uma má-formação grave e “me aconselharam a abortar”. A criança nasceu. Viveu quatro meses, “porque foi amada” completou a mãe.
Houve outro testemunho e, posteriormente, depois de um intervalo de meia hora, foi iniciada uma celebração eucarística, que começou às 20 horas, presidida por dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza, que fez uma homília com base em quatro leituras do Antigo Testamento (Gênesis, Êxodo, Ezequiel e Joel), mais duas do Novo Testamento (Atos dos Apóstolos e Gálatas) e evangelho de João e concluiu dizendo que “onde existe caridade (amor), Deus ai está”.

I CAMINHADA DE PENTECOSTES

Depois da Missa, que contou com a participação de cerca de 4 mil fiéis, foi iniciada a I Caminhada de Pentecostes, saindo da Catedral, por volta das 22h20, tendo à frente o padre Eugênio Pacelli, da Paróquia do Cristo Rei, na Aldeota, para a Igreja da Praínha, depois igreja de Santa Luzia, em seguida Capela das irmãs Missionárias, passando pela Comunidade Grão de Trigo, de onde irá para a Igreja da Piedade, ficando encerrada na Igreja do Cristo Rei com uma missa às 6h30. Após a celebração será servido um café da manhã para todos os participantes.A permanência em cada igreja será de 30 minutos, com cada uma representando um Dom do Divino Espírito Santo, onde as orações serão voltadas para o Dom da igreja que acolhe os caminhantes.Os participantes da Caminhada passarão a noite orando, louvando e caminhando pelas ruas, com tochas e velas acesas.

sábado, 30 de maio de 2009

"O ESPÍRITO NÃO DORME E CONTINUA A AGIR", DIZ DOM ODILO


''O Espírito Santo atualiza Pentecostes na vida dos cristãos''.

Neste sábado, 30, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, esteve na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), onde celebrou a Santa Missa.Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Dom Odilo falou sobre a Solenidade de Pentecostes e como vive a sua intimidade com o Espírito Santo. Neste momento especial na vida da Igreja, o arcebispo de São Paulo orienta os cristãos a permanecerem em atitude de disposição ao Espírito."O Espírito não dorme, não é mudo e continua a falar e a agir. Mas, se nos distrairmos, não nos damos conta disso", ressaltou Dom Odilo ao destacar que todos devem ser acolhedores da graça do Espírito Santo. "Ele atualiza Pentecostes na vida dos cristãos. E nós O acolhemos, sendo atentos às suas moções, inspirações e conselhos".De acordo com o arcebispo de São Paulo, os cristãos, por outro lado, devem pedir os dons do Espírito Santo, mesmo diante de todas as suas ocupações, trabalho, família e estudos. “Assim, precisam se perguntar com freqüência: 'O que será que Deus quer que eu faça?'. Diante de uma decisão a tomar, de um caminho a escolher, se perguntar: 'O que Jesus faria se estivesse no meu lugar?'. É isto o que o Espírito Santo nos diz e nos inspira”, aconselha Dom Odilo.Ao falar de sua experiência com o Espírito Santo, o arcebispo relata que procura, no dia a dia, ser dócil e estar atento às orientações do Espírito. "Evidente, existe uma comunhão interior com Ele, mas o Espírito Santo também fala através das pessoas, da Igreja e sua história, e dos fatos, já que Ele sempre suscita coisas novas. Ele renova a face da terra e as criaturas".Por fim, o arcebispo de São Paulo recordou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, vivida nestes dias que antecedem a Festa de Pentecostes. Ao dizer que o Espírito é quem reúne o que está dividido e disperso, Dom Odilo afirma que "o Espírito Santo pode ajudar os cristãos a superarem antigas diferenças e a procurarem a verdade de maneira desarmada e livre de preconceitos e de mágoas não superadas". O arcebispo conclui que o cristãos devem buscar a unidade através do Espírito, para que o corpo se mantenha vivo. Caso contrário, o corpo morre sem a unidade do Espírito”.
Leia mais.: "O ecum


Wesley Almeida, da Redação da Canção Nova Nótícias

NOTA DE APOIO DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA AO CACIQUE DO POVO XUKURU

A Justiça Federal em Pernambuco condenou o cacique Marcos Luidson, do povo Xukuru, a 10 anos e quatro meses de prisão. A sentença foi publicada no dia 21, apesar do depoimento de uma testemunha de defesa de Marcos, o deputado federal Fernando Ferro (PT/PE) estar marcado para o dia 28, em Brasília. Marcos foi condenado na ação que trata de um conflito ocorrido em 2003, dentro da terra Xukuru, município de Pesqueiro (PE), agreste do estado.Outros 26 Xukuru já haviam sido condenados, em janeiro de 2009, também acusados de participar do conflito. Os advogados dos indígenas recorreram da decisão ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife. Os Xukuru aguardam o julgamento do TRF em liberdade.Atualmente, pelo menos 43 indígenas estão sendo processados; dois estão presos; 31 foram condenados e os outros dez aguardam julgamento. Em nota divulgada a imprensa, de apoio ao cacique Marcos Luidson, o bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga fala sobre a luta do direito da posse das terras do povo Xukuru e se diz “associado” na luta do cacique contra os que tentam tomá-la.Leia a integra da nota clicando AQUI.
cnbb

AS PASTORAIS NACIONAIS DA JUVENTUDE ESTÃO REUNIDAS EM SÃO PAULO

Iniciou-se no dia 29, o Seminário Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (PJB): Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural, na escola nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP).
O evento que tem a participação de jovens vindos de diversas regiões do pais, conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de diversas organizações da sociedade civil, para debater o tema: “O extermínio e a violência contra a juventude”, a partir do lema “Juventude em marcha contra a violência”.
O objetivo do seminário é desenvolver estratégias de ação contra as diversas formas de violência e extermínio da juventude, haja vista o aumento potencial do número de mortes prioritariamente contra um mesmo grupo étnico social (jovens, negros e pobres), não só nas grandes cidades, mas, além disso, contra jovens de cidades do interior, jovens filhos de trabalhadores rurais, lutadores sociais e membros de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, fundo de pasto, ribeirinhos e etc), todos vítimas do aumento da violência.
Após a abertura, foi desenvolvido o primeiro painel sobre o assunto, com a assessoria do integrante da Associação de familiares e Amigos de Presos da Bahia, Hamilton Borges. Os participantes fizeram diversas colocações e questionamentos que ajudaram a compreender toda a temática proposta para o seminário. O dia se encerrou com a produção de painéis que expressaram a reflexão realizada.
O seminário continua hoje, dia 30, com o acompanhamento do Assessor da PJMP, Robson Rodrigues, e se prolonga até o dia 31 de maio.
CNBB

"ÉCUMENISMO É FRUTO DO ESPÍRITO SANTO", DIZ ASSESSOR DA CNBB

Em todo o Brasil, as igrejas cristãs vivem, durante estes dias, entre o domingo da Ascensão de Jesus e o de Pentecostes, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tradicionalmente, a Semana de Oração é celebrada de 18 a 25 de janeiro, conforme proposto pelo presbítero anglicano, Paul Wattson, na Celebração da"Oitava pela unidade da Igreja", em 1908. O período abrangeria, portanto, a festa de São Pedro e São Paulo.Já no Hemisfério Sul, onde o mês de janeiro é um período de férias de verão, foi escolhida outra data nas proximidades da festa de Pentecostes, o que representa também uma outra data simbólica para a unidade das igrejas.O assessor da Comissão Episcopal para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff, explica os objetivos da Semana de Oração de 2009 e como foi criada. Além disso, esclarece as principais diferenças entre ecumenismo e diálogo interreligioso.
noticias.cancaonova.com - Qual a motivação do tema deste ano, "Unidos em tua mão"? Quais são os seus objetivos?Padre Elias Wolff - O tema é tirado do livro de Ezequiel, capítulo 37, versículo 17. É um tema muito significativo, já pela sua origem, pois foi escolhido pela Conferência Episcopal da Coreia do Sul e pelo Conselho Nacional de Igrejas da Coreia. Assim, os dois organismos foram os que prepararam o tema, o lema, e o livro explicativo sobre a semana de oração. A escolha se deve pela própria divisão política das duas Coreias e devido à divisão dos cristãos. O texto de Ezequiel traz o simbolismo de dois pedaços de madeira unidos, representando a proposta de Deus para a união dos dois reinos, Norte e Sul, que dividiam o povo de Israel. Uma conferência internacional também colaborou com a conferência dos bispos católicos da Coreia. Assim, essa equipe ampliada também tinha representantes do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e também da Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
noticias.cancaonova.com - Desde quando existe a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos? E como é marcada a cada ano?Padre Elias Wolff - Desde de 1908, o presbítero anglicano, Paul Wattson, propunha uma semana de oração pela unidade dos cristãos, ficando este ano como o marco inicial. No ano passado, portanto, celebramos o centenário. E essa proposta foi ganhando força e fazendo história. No hemisfério sul, nós realizamos a semana no período entre o domingo da Ascensão de Jesus e o de Pentecostes, momento que tem grande valor simbólico para a unidade, em que esperamos o Espírito de Pentecostes, o Espírito da unidade. Já no hemisfério norte, a semana acontece sempre entre os dias 18 e 25 de janeiro, num período que envolve a festa de São Pedro e São Paulo, caracterizando também um grande valor simbólico, pois eles são as duas colunas da Igreja. É importante perceber que esta semana já tem um século de história.
noticias.cancaonova.com - Como tem sido o caminho de diálogo ecumênico e interreligioso, pelo país e no mundo?Padre Elias Wolff - No Brasil, muitos organismos promovem o diálogo ecumênico e interreligioso. Tratando mais especificamente do diálogo ecumênico, é bem conhecido o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que é formado hoje por seis igrejas e promove vários momentos de encontro, seminários de estudos, debates e convivência entre as igrejas cristãs do Brasil. Uma outra instituição é a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), criada em 1973 e com sede em Salvador. A CESE se preocupa mais com a dimensão social do ecumenismo, ou seja, os projetos sociais acompanhados e promovidos pela igrejas integrantes da coordenadoria. Na Igreja Católica, temos também a Comissão Episcopal para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso. Esta comissão é composta por três bispos e um assessor e, no momento atual, eu sou o assessor, e ela tem como finalidade fazer com que a Igreja no Brasil viva o ensinamento ecumênico do Concílio Vaticano II e assumir a orientação ecumênica da Igreja universal de acordo com a nossa realidade. São algumas das iniciativas ecumênicas do Brasil.Outras igrejas, como a Luterana, Anglicana, Presbiteriana, também tem suas iniciativas e muitos outros organismos ecumênicos, como o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI). Em nível mundial, creio que a maior expressão de diálogo ecumênico seja o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), criado em 1948, em Amsterdã, Holanda, e que congrega, hoje, cerca de 350 igrejas. É um organismo com grande expressão na promoção do diálogo, na cooperação entre as igrejas, nos projetos de evangelização e também em estudos sobre questões teológicas e doutrinais que buscam unir os cristãos numa só fé.
noticias.cancaonova.com - Como pode ser avaliada essa busca pela unidade no pontificado do Papa João Paulo II e agora de Bento XVI?Padre Elias Wolff - João Paulo II foi o grande promotor do ecumenismo. Muitas foram as iniciativas por ele tomadas, como visitas e recepção de líderes de outras igrejas. Foi, por exemplo, ao CMI, promoveu diálogos interreligiosos com encontros em Assis e Roma, e foi o primeiro papa que escreveu uma encíclica, 'Ut unum sint', de 1996, falando especificamente do ecumenismo. O Papa Bento XVI dá continuidade a esse ensinamento ecumênico dos papas anteriores. Percebemos que, em quase toda semana, Bento XVI faz um pronunciamento a favor do ecumenismo e do diálogo das religiões. Em todas as suas visitas, há sempre agendado um encontro com líderes de outras igrejas ou de outras religiões. Assim foi quando veio ao Brasil para abrir a Conferência de Aparecida, quando também teve encontros com representantes de outras igrejas. Agora, recentemente, em sua viagem à Terra Santa, também participou de reuniões com líderes de outras religiões e fez belíssimos pronunciamentos a favor do diálogo interreligioso. Eu creio que os nossos papas estão buscando viver aquilo que a Igreja afirma no Concílio Vaticano II, ou seja, que o ecumenismo é fruto do Espírito Santo, a busca da unidade e cooperação dos cristãos é uma graça, é um dom que Deus nos dá e, ao mesmo tempo, uma vocação, um serviço, um compromisso que nós temos.E os papas tem consciência de que isto faz parte da nossa identidade cristã e também da nossa identidade eclesial. Hoje, um cristão católico é ecumênico pela sua consciência cristã e de Igreja. Basta ler os documentos da Igreja e perceber que nós não podemos dizer que ecumenismo não tem nada a ver conosco. Pelo contrário. Como eu costumo sempre dizer, quem é católico e não é ecumênico, não apenas está falhando com relação ao Evangelho de Jesus, mas também está desobedecendo ao magistério da Igreja e aos documentos dos papas que promovem o ecumenismo. Portanto, ser católico significa também ser ecumênico.
noticias.cancaonova.com – Qual é a diferença entre ecumenismo e diálogo interreligioso?Padre Elias Wolff - O diálogo ecumênico acontece entre os cristãos. Historicamente, tem sido assim. Desde 1910, aconteceu o primeiro encontro de missionários, em que buscavam responder à pergunta "o Cristo que nós pregamos serve mais para unir ou para dividir aqueles que nos unem". Esta foi a grande questão na conferência de Edimburgo, na Escócia, em 1910. Digamos que essa conferência é o marco inicial do movimento ecumênico que busca a unidade dos cristãos. Então, ser ecumênico é, com base na fé em Cristo Jesus, no Evangelho e na consciência de Igreja, dialogar com outro cristão, buscando o entendimento mútuo. São muitas as tradições cristãs e, entre elas, há muitas divergências na compreensão do Evangelho, do que é ser igreja, dos sacramentos e, apesar disso, todos nos dizemos cristãos. Então, ser ecumênico é procurar superar as divergências ou até mesmo o que pode provocar contradição entre os cristãos. É também buscar elementos que nos unem numa mesma fé. É sermos discípulos de Jesus. Nós, enquanto cristãos, não podemos nos sentir confortáveis com a situação de separação dos cristãos. É o grande desejo de Jesus: "Que todos sejam um". Assim, nós esperamos que, um dia, na graça do Espírito Santo, os cristãos do mundo inteiro possam se reconhecer, confessando a mesma fé em Jesus Cristo e no seu Reino.Já o diálogo das religiões é o encontro entre as tradições religiosas. Nós não buscamos comunhão na fé, porque as diferenças na compreensão de Deus, do sagrado, do transcendente e da vida são muito grandes. O que se busca, portanto, é favorecer uma convivência pacífica entre as religiões, isto é, entre cristãos, mulçumanos, hindus, xintoístas, tradições afro-brasileiras. Cada religião, mantendo sua verdade de fé, pode cooperar com outra tradição religiosa na busca da paz no mundo, na superação da injustiça social, da violência e de todos os elementos que ferem a dignidade humana e que também ameaçam a vida do planeta. É isto que se busca: uma cooperação das religiões por um mundo melhor. Assista ao vídeo.: Entenda objetivo da semana de oração pela unidade dos cristãos

ATIVIDADES DO PAPA BENTO XVI NESTE SÁBADO

Bento XVI recebeu, neste sábado, o presidente da República Theca, Václav Klaus
O Papa Bento XVI tem uma agenda cheia de compromissos neste sábado, 30. Logo cedo, o Santo Padre recebeu, em audiência, o Presidente da República Tcheca, Václav Klaus. Em seguida, Bento XVI acolheu sete mil crianças e jovens da Pontifícia Obra da Santa Infância (POSI) e da Pontifícia Obra da Infância Missionária (POIM). O grupo veio de vários países europeus e está realizando uma peregrinação paulina. Após o encontro, os participantes se dirigiram à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, para uma Celebração Eucarística, durante a qual renovaram suas promessas de batismo e seu compromisso missionário com os contemporâneos.No final da tarde, Bento XVI receberá o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos; e à noite, visitará a Gruta de Lourdes, no Jardim do Vaticano, onde fará a oração do terço, no encerramento do mês de maio: o mês mariano.Também nesta manhã, o Vaticano divulgou a carta oficial, assinada por Bento XVI, de nomeação do Cardeal Keith Michael Patrick O’Brien, arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo, como seu enviado especial para as celebrações do centenário de fundação da Igreja de Long Tower, na cidade de Derry, na Irlanda. O evento está marcado para o dia 9 de junho.

Da Redação da Canção Nova Noticias, com Rádio Vaticano

FACE DE CRISTO ESTÁ REALIZANDO SEMINÁRIO PARA NOIVOS

Começou ontem e está prosseguindo hoje, na Comunidade Católica Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, bairro Cocó, em Fortaleza, o I Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais, que termina amanhã, com uma missa que será celebrada pelo padre Gabriel Mendoza.
O evento que teve seu início na noite passada prepara 28 (casais) noivos para as maravilhas do matrimônio e para construir uma família solidificada nas vivências cristãs.

HOJE, VIGÍLIA DE PENTECOSTES, NA CATEDRAL

Com louvor e pregação do coordenador da Comunidade Católica Face de Cristo, Aluízio Nóbrega, será realizada esta tarde, a partir das 17 horas, na Catedral, no Centro, a Vigília de Pentecostes, que terminará às 20 horas, com uma celebração eucarística presidida por dom José Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
A pregação de Aluízio Nóbrega será sobre o “Sentido do que é o Espírito Santo em nossa vida e que nos deixemos conduzir por Ele, que veio para revelar em nós toda a verdade que Jesus pregou e nos dar a graça de poder vivê-la”.
Dom José Antonio está convocando toda a comunidade católica a se fazer presente a essa Vigília, que culminará com uma missa.

PADRE JAPONÊS QUE VIVEU NO BRASIL PODE SER BEATIFICADO

O início do século XX foi marcado pela chegada de milhões de imigrantes no Brasil. Vinham de todas as partes do mundo para o trabalho nas áreas rurais ou na indústria brasileira, que estava começando. A Igreja estava atenta às necessidades destes trabalhadores que se aventuravam em terras desconhecidas.Foi aí que começou a história daquele, que pode vir a ser o próximo beato da Igreja, Monsenhor Domingos Nakamura, missionário japonês que veio evangelizar no Brasil. O processo de beatificação foi aberto, inicialmente, pela Pastoral Nipo Brasileira e, neste ano, após orientação do Vaticano, foi reaberto pela Diocese de Presidente Prudente (SP), onde Monsenhor Nakamura realizou seu apostolado.O bispo de Presidente Prudente (SP), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em março de 2009, instituiu o tribunal de peritos, composto por sete padres e um leigo, que realizará todas as pesquisas referentes à vida e missão do padre japonês.O pároco da Paróquia São José, padre Jurandir Severino de Lima, em Álvares Machado (SP), Diocese de Presidente Prudente, onde o missionário japonês viveu, é um dos integrantes do tribunal. Ele relata que toda a vida de monsenhor Nakamura será revista e todas as pessoas que o conheceram em vida serão entrevistadas. Em seguida, a documentação vai ser analisada pela Congregação para a Causa dos Santos. Instrumento de conversão Monsenhor Domingos Nakamura foi ordenado em 1897, no Japão, e aos 59 anos de idade, recebeu o convite para viver no Brasil e acompanhar os imigrantes japoneses que chegaram ao país. Chegou à América do Sul em 1923 e trabalhou durante 17 anos até sua morte, em 1940, em Álvares Machado (SP). Durante sua vida no país, desenvolveu atividades missionárias em Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. “Era conhecido como alguém que carregava duas malas: uma com suas roupas e outra com os utensílios para as Missas, como cruz, castiçais e hóstias”, comenta padre Jurandir ao destacar as viagens do missionário nas regiões do país.O pároco de Álvares Machado também ressalta que monsenhor Nakamura era muito admirado pelas crianças e muitos apreciavam suas conversas. “Muitos que o conheceram tem verdadeira veneração pelo seu tipo de pregação, pelo jeito que lidava com as pessoas e como conseguiu transmitir os valores cristãos”, recorda padre Jurandir. Outro aspecto importante da vida do missionário japonês foi a conversão de muitos imigrantes de religião budista ao cristianismo. VirtudesPara o padre que faz parte do tribunal de peritos, as maiores virtudes de monsenhor Nakamura são a caridade, o amor à Eucaristia e a perseverança na fé. “Ele demonstrou um grande amor por Jesus Cristo, mesmo fora de seu país. Deu sua vida por causa do Evangelho e mostrou isso pelo seu amor ao próximo e às pessoas mais carentes”, enfatiza padre Jurandir, ao recordar que os imigrantes assistidos pelo missionário passaram por muitas dificuldades econômicas, culturais e também espirituais.“Ele nos ensina a não ter medo do novo, a nos despojarmos de tudo em favor do Evangelho”, conclui o pároco da Paróquia São José ao falar sobre os ensinamentos de monsenhor Domingos Nakamura para os dias de hoje.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com site Paróquia São José

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, EM ITAITINGA, FESTEJA PADROEIRO

A paróquia Santo Antônio, em Itaitinga, a 29 quilômetros distante de Fortaleza, promoverá com uma trezena, de 1 a 13 de junho, a festa de seu padroeiro. A celebração será às 19 horas e terá, todas as noites, a presença de um padre convidado para a presidir e fazer a pregação. No dia 1, antes da missa de abertura, haverá o tradicional hasteamento da bandeira. A presidência, nessa noite, será do padre Nelson, de Pacatuba; no dia 2, do padre João Schmid, MSC, de Floriano – PI; dia 3, padre Alfredo, MSC; dia 4, padre Daniel Morais de Sousa; dia 5, padres Edinaldo e Ludovico; dia 8, padre Dácio e no dia 9, padre Cabral.

Durante a trezena, haverá no dia 3, às 8 horas, missa dos Idosos com a Unção dos Enfermos; no dia 7, às 9 horas, casamentos comunitários.
No dia 13, Festa de Santo Antônio, com uma celebração eucarística, às 11h30min, denominada de “Missa do Quilo”, presidida pelo padre Ludovico; às 17 horas, procissão, missa festiva e benção eucarística, presididas por Monsenhor Antonio Souto, que na pregação falará sobre “Santo Antônio, protetor da Justiça e da Paz”.
Informações pelo telefone (85) 3377 1234.

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO PROMOVE FESTA EM HONRA AO SEU PADROEIRO

A Comunidade Santo Antonio, no bairro Parque Montenegro, em Fortaleza, que faz parte da paróquia Santíssima Trindade, realizará de 10 até 13 de junho, a festa em honra ao seu padroeiro, tendo como tema: A exemplo de Santo Antonio construiremos famílias restauradas na justiça e na paz e como lema: Justiça e Paz Santo Antonio nos traz.

Dia 10/06/09 (Quarta-feira) – Abertura e Tríduo
Sub-tema: Quem praticar e ensinar o Evangelho será grande no Reino dos Céus
Às 18 horas - Abertura dos Festejos e Hasteamento da Bandeira
Às 18h30min - Tríduo de Santo Antônio
Às 19 horas - Celebração Eucarística: Pe. Teodoro
Liturgia: 2Cor 3, 4-11; Sl 98; Mt 5, 17-1
Parte Social: Brincadeiras, Barracas e Louvor.

Dia 11/06/09 (Quinta-feira) – Tríduo
Sub-tema: A Eucaristia é sinal da nossa união com os irmãos e com Cristo
Às 18h30min - Tríduo de Santo Antônio
Às 19 horas - Celebração Eucarística: Pe. Ruy
Liturgia: Ex 24, 3-8; Sl 115; Hb 9, 11-15; Mc 14, 12-16.22-26
Parte Social: Brincadeiras e Barracas.

Dia 12/06/09 (Sexta-feira) – Tríduo
Sub-tema: Como todo cristão, temos a missão de trabalhar na evangelização
Às 18h30min - Tríduo de Santo Antônio
Às 19 horas - Celebração da Palavra: Diácono Rocha e Seminarista Jean
Liturgia: 2Cor 4, 7-15; Sl 115, 10-18; Mt 5, 27-32
Parte Social: Brincadeiras, Barracas e Sanfoneiro com Quadrilha improvisada.

Dia 13/06/09 (Sábado) – Encerramento e Bingo
Sub-tema: Somos todos convidados ao banquete do Senhor, vamos partilhar o pão do Amor
Às 18 horas- Procissão
Às 19 horas - Celebração Eucarística: Pe. Ruy Mendes sss e Diácono Rocha
Liturgia: 2Cor 5, 14-21; Sl 102; Mt 5, 33-37
Parte Social: Brincadeiras, Barracas e Bingo.

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO DISTRITO LIMA CAMPOS, EM ICÓ

Será realizada, amanhã, na Capela de São Sebastião, no distrito de Lima Campos, em Icó, 360 quilômetros distante de Fortaleza, a coroação de Nossa Senhora, encerrando os festejos do mês de Maria. A coroação será marcada por várias apresentações de fiéis e contará com a presença de inúmeros devotos religiosos. Todos os anos, o distrito comemora o mês mariano que, este ano, foi marcado por novenários realizados diariamente em diferentes ruas. As comemorações tiveram início no dia 1º de maio.

EVANGELHO DO DIA

João 21,20-25

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 21, 20-25

O testemunho dos discípulos de Jesus é sempre verdadeiro, uma vez que, assistidos pelo Espírito Santo, que nos revela a plenitude da verdade, realizam a sua missão. E esse testemunho deve ser de tal modo que convença todas as pessoas a respeito de Jesus, caminho, verdade e vida, e as leve a dar a ele uma resposta positiva de adesão ao seu projeto de amor para se tornarem, conosco, verdadeiras testemunhas dele e operários do seu projeto. Assim, cada vez mais o Reino cresce no meio de nós, o mundo é transformado de acordo com os valores pregados por Jesus, e as obras dele continuam acontecendo.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO FERNANDO

Rei da EspanhaNasceu na Espanha no ano de 1198 na família real, e ele fugiu daquilo que poderia perverter sua vida moral.Tinha grande amor a Virgem Santíssima, porque ficou muito enfermo quando pequeno, e pela intercessão de Nossa Senhora ele recuperou a saúde. Um jovem mariano e eucarístico.Fernando descobriu sua vocação ao matrimônio e casou-se com Beatriz, e teve 13 filhos. Assumiu o reinado e não descuidou de seu povo, tratando-os como filhos, em especial os pobres.Viveu um reinado justo, marcado pela fé, caridade e esperança. Com a saúde fragilizada aos 54 anos, pegou uma grave enfermidade, recebeu os sacramentos e quis comungar Jesus Eucarístico de joelhos, num ato de adoração. Abraçou a cruz, aconselhou os filhos e partiu para a glória.
São Fernando, rogai por nós!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CÁRITAS AJUDA VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO BRASIL

A Caritas Internacional fez um apelo em prol das vítimas das enchentes que afetam o Norte e o Nordeste do Brasil.O organismo católico pretende arrecadar um milhão e 100 mil dólares para ajudar essas pessoas que se encontram em difíceis condições. Inicialmente, a Caritas Internacional ajudará 25 mil pessoas, fornecendo alimento, água potável, alojamento e produtos de limpeza, além de 200 famílias que se encontram em situações muito precárias, a fim de ajudá-las a retomar seus trabalhos e reconstruir suas casas.Campanha no Brasil A Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também, lançaram uma campanha nacional de solidariedade. As doações em dinheiro podem ser feitas nas contas bancárias:Banco do Brasil: Agência 3475-4, c/c: 23091-XBanco Bradesco: Agência 606, c/c: 68000-1Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, c/c: 935-1Os recursos serão aplicados no atendimento imediato das vítimas, na reconstrução de casas e na recuperação dos meios produtivos. A campanha vai até o dia 10 de setembro.
Da Redação da Canção Nova Notícias, com agências

BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2 SE ENCONTRAM COM O MINISTRO MANGABEIRA UNGER

Os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB [Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte] se encontram na próxima terça-feira, 2, em Recife (PE), com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Roberto Mangabeira Unger.
Durante a reunião com os bispos, o ministro e seus assessores apresentarão o projeto Nordeste do Governo Federal, que pretende subsidiar uma iniciativa em prol do desenvolvimento da região. Às 12h30 haverá um almoço receptivo, para toda a comitiva, na sede do Regional.
Mais informações: (81) 3421-6075 ou 9992-9659.
CNBB

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO REFLETE NOVAS LINGUAGENS E RELAÇÕES DOS JOVENS NA INTERNET

A Pastoral da Comunicação da arquidiocese de São Paulo, em comemoração pelo 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, realizou quatro eventos interligados sobre “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”, tema da mensagem do papa Bento XVI para esse dia.
O primeiro evento, realizado, dia 7 de maio, em conjunto com o Sepac Paulinas, contou com uma palestra da jornalista Joana Puntel sobre a mensagem papal para o dia mundial das comunicações. A palestra seguinte foi realizada, no dia 13 de maio, abordando a linguagem dos jovens no mundo cibernético, pela professora Rose Rocha.
No dia 23, no Colégio Marista Arquidiocesano, com transmissão pela Rádio 9 de Julho, ocorreu uma Mesa Redonda sobre as novas relações surgidas, principalmente, entre jovens na Internet. Os debatedores foram o cardeal e arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, a professora do Departamento de Antropologia da PUC-SP, Sílvia Helena Simões Borelli, e o professor, doutor e jornalista do jornal O Estado de São Paulo, Carlos Alberto Di Franco.
Para a professora Silvia Borelli, “os jovens, diferentemente dos adultos que foram educados para realizar tarefas por alternância, têm a capacidade da simultaneidade, ou seja, eles podem, ao mesmo tempo, estar lendo algo na internet, falando ao celular, assistindo televisão e ouvindo música. Esse é um detalhe que os adultos precisam estudar para lidar com a juventude”. A professora apontou ainda que as novas tecnologias estão produzindo “novos excluídos, as antigas gerações que por não saberem operar as novas tecnologias são alijadas das novas relações” afirmou.
Segundo o jornalista Carlos Alberto Di Franco, a tecnologia pode trazer grandes benefícios para a sociedade, mas também pode ser uma arma contra a cidadania e a democracia. “A Internet é um notável canal de democratização do conhecimento, pois, hoje, qualquer um pode acessar as bibliotecas dos grandes países, pode interagir, conversar com pessoas do mundo da ciência e da cultura, da música, por exemplo. No entanto, pode ser uma via quase impune para disseminação da pornografia, do racismo, da violência, do ódio. Não existe uma legislação que puna esses crimes”, afirmou.
Para o cardeal de São Paulo, dom Odilo, os jovens, no fundo, têm uma capacidade de autocrítica, de bom senso e não são tão manipuláveis como máquinas. “Todos, Igreja e educadores, devem despertar e incentivar a capacidade critica dos jovens para que eles possam discernir sobre os mecanismos de manipulação, de imposição de determinadas ideologias”, explicou o cerdeal.
No dia seguinte, 24, houve missa na Catedral da Sé pelo 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
c
CNBB

CNBB CONVIDA PARA LANÇAMENTO DO LIVRO SEMINÁRIO "VIDA SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO CEARENSE".

A Coordenação da Comissão Episcopal para o Semiárido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, e dom Benedito Francisco Albuquerque, emérito de Itapipoca, e dom Antônio Roberto Cavuto, da CNBB - Regional NE I convidam para o lançamento do Livro Seminário “ Vida Sustentável no Semiárido Cearense”.
O evento está programado para o dia 3 de junho, próxima quarta-feira, às 17 horas, na Casa de Encontro das Irmães Josefinas, na Avenida BR-116, bairro de Messejana. Maiores informações pelo telefone (85) 3275.7890.

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR LANÇA FÓRUM NA INTERNET

A arquidiocese de Salvador (BA), por meio da Pastoral de Comunicação [Pascom], lança neste mês o Fórum Amigos de Cristo. Segundo a Pascom arquidiocesana, o objetivo do portal é possibilitar “a troca de experiências através de textos, fotos e vídeos sobre a vivência da fé e o ser igreja”. O endereço: www.amigosdecristo.net.
O projeto é o resultado da aproximação da juventude com a Pastoral arquidiocesana de Comunicação. “Os jovens foram chegando até a Pascom e ao ler a mensagem do papa para o dia Mundial das Comunicações, percebi que estávamos certos em apostar em uma ação que conciliasse a juventude e os meios de comunicação”, explica o coordenador da Pascom, padre Manoel Filho.
A Pascom relata ainda que a “idéia de fazer o fórum, ferramenta da Internet em que o usuário produz o conteúdo do site sem a intervenção de um moderador, foi de um grupo formado por jovens de diferentes paróquias da arquidiocese que também produziram e montaram a página na internet”.
Todos os anos o papa escreve uma carta para a comunidade católica refletindo sobre os meios de Comunicação e desta vez a mensagem do pontífice destaca a importância da juventude no uso das novas tecnologias para através das redes de amigos disseminarem a fé e o amor de Cristo.
CNBB

RIO DE JANEIRO PODERÁ SER CANDIDATA A SEDIAR A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM 2013

A cidade do Rio de Janeiro pode tornar-se candidata a sede da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Durante discurso no lançamento do Christmas Festival, Circuito de Presépio, o governador do estado Sérgio Cabral mostrou interesse em apoiar a proposta feita pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, em conversa com o prefeito Eduardo Paes, antes da solenidade no Palácio da Cidade.
“Essa cidade não se cansa de disputar candidaturas. Dom Orani estava lá na sala do prefeito pedindo o seu apoio e o meu, e nós decidimos que vamos apoiar para que o Rio de Janeiro se torne sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013, com a presença do Papa”, afirmou Sérgio Cabral.
Depois de fazer o discurso de abertura do Christmas Festival, dom Orani Tempesta falou que vê no evento uma oportunidade de evangelização.
“O presépio traz a mente das pessoas o mistério de Deus e esperamos que tanto ajude a todos a buscarem o evangelho, como também estimule as pessoas a fazerem o bem cada vez mais, iluminados pelo Cristo” afirmou o arcebispo.
O Christmas Festival receberá 50 presépios em tamanho natural espalhados por praças, shoppings, aeroportos do Rio de Janeiro. Tânia Lemos, organizadora do evento, explica que o evento é único no mundo. “Convidamos 15 artistas plásticos e outros já podem se inscrever através do site do Christmas Festival. Nós temos uma curadoria que é da Associação Cultural da arquidiocese do Rio de Janeiro, que com um grupo de curadores, selecionarão os outros 35 projetos, com isso estamos dando oportunidade a novos talentos” explicou à organizadora.
Responsável pela Arte Sacra na arquidiocese carioca, monsenhor José Roberto Devellard acredita que o evento ajude a valorizar o Natal como a festa do nascimento de Jesus. “Não fazemos mais do que nossa obrigação em apoiar um evento como este. O que desejamos é que Jesus Cristo seja conhecido. Esta é uma oportunidade única para que isso aconteça” disse.
Para mais informações sobre o evento acesse: www.christmasfestival.com.br
CNBB

BENTO XVI RECEBE NOVOS EMBAIXADORES JUNTO À SANTA SÉ

Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI recebeu, no Vaticano, em audiência conjunta, oito novos embaixadores junto à Santa Sé de Benim, África do Sul, Burkina Faso e Namíbia, Índia, Mongólia, Noruega e Nova Zelândia. Em seu pronunciameno, o Papa advertiu aos representantes que "esta crise pode se transformar em catástrofe humana para os habitantes de numerosos países frágeis”. O Santo Padre recordou também a importância de uma abertura recíproca entre as religiões e as sociedades, com o objetivo de conquistar a paz e um futuro positivo para a humanidade.Começando por recordar "o compromisso a serviço da paz e o fortalecimento de relações fraternas entre as nações”, o que caracteriza a missão dos diplomatas, o Papa observou que, "na crise social e económica que o mundo conhece, é urgente tomar uma consciência renovada da necessidade de promover, de modo eficaz, um combate para estabelecer uma paz autêntica, visando construir um mundo mais justo e mais próspero para todos”. As injustiças entre as nações ou no interior delas, assim como os processos que contribuem para suscitar divisões entre os povos ou marginalizá-los, constituem perigosos atentados contra a paz, criando sérios riscos de conflito”, advertiu o Papa.“Uma das vias mestras para construir a paz é uma globalização que tenha como objetivos os interesses da grande família humana. Contudo, para gerir desse modo a globalização, é preciso uma forte solidariedade global entre países ricos e pobres, assim como no seio de cada país, mesmo sendo rico. Não se pode construir a paz sem procurar corajosamente eliminar as disparidades geradas por sistemas injustos, a fim de assegurar a todos um nível de vida que permita uma existência digna e próspera".Estas disparidades tem se tornardo ainda mais acentuadas em razão da atual crise económica e financeira, ressaltou o Pontífice, que destacou a situação já débil de tantos países pobres: "O refluxo dos investimentos estrangeiros, a queda da procura de matérias primas e a tendência à diminuição da ajuda internacional. A isso se junta a regressão do envio de fundos às famílias que ficaram na terra, da parte dos trabalhadores emigrados, vítimas da recessão que afeta também os países que os acolhem. Esta crise pode se transformar numa catástrofe humana para os habitantes de numerosos países frágeis”.Bento XVI recordou que o aumento da pobreza tem consequências graves, eventualmente irreversíveis para as pessoas, a começar pelas crianças. E gera por vezes situações de desespero, acompanhadas de atos individuais ou coletivos de violência que podem desestabilizar as sociedades."Faço um apelo pela fraternidade e solidariedade, e por uma generosidade global realmente vivida. Esta partilha exige aos países desenvolvidos que reencontrem o sentido do equilíbrio e da sobriedade, na economia e no modo de viver”.A concluir o seu discurso aos oito novos embaixadores, Bento XVI falou sobre “novas formas de violência”, que tem se manifestado nos últimos anos e que se baseiam, “infelizmente, no nome de Deus” para pretender “justificar essas práticas perigosas”. Este fenómeno tem por vezes levado a considerar as religiões como uma ameaça para as sociedades. Atacaram e desacreditaram, assim, nas religiões, consideradas como não sendo fatores de paz. Neste contexto, o Papa considera que “os responsáveis religiosos têm o dever de acompanhar os fiéis e de os esclarecer para que possam progredir em santidade e interpretar na verdade as palavras divinas. Será estabelecida, assim, uma correta abertura e relação entre religião e sociedade: “É necessário favorecer o surgimento de um mundo onde as religiões e as sociedades possam se abrir umas às outras. Se dará, assim, um autêntico testemunho de vida e um espaço que tornará o diálogo positivo e necessário. Dando ao mundo a sua contribuição, a Igreja católica deseja testemunhar uma visão positiva do futuro da humanidade. Estou convencido da função insubstituível da religião para a formação das consciência e da contribuição que ela pode dar, juntamente com outras instâncias, para a criação de um consenso ético fundamental, na sociedade”.

Rádio Vaticano

PASTORAL NACIONAL DO MENOR PARTICIPA DE ENCONTRO NA SUIÇA

Nos dias 02 e 04 de junho, a Pastoral do Menor Nacional, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participa da Assembléia da Oficina Internacional Católica da Infância (BICE). O encontro, que será realizado em Genebra, na Suíça, tem o objetivo de avaliar a conjuntura mundial dos direitos da infância. As atividades integram as comemorações dos 20 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança (1989-2009). Na ocasião, o BICE lançará a campanha “Chamamento Mundial por uma Nova Mobilização em Favor da infância”.
Diversas lideranças internacionais ligadas aos direitos humanos e a construção da cultura de paz estarão refletindo os desafios na defesa e garantia e promoção dos direitos da criança. Marilene Cruz, coordenadora da Pastoral do Menor Nacional, estará representando a CNBB.
No conjunto das discussões estarão a análise mundial do cumprimento da convenção internacional dos direitos da infância; o envolvimento das crianças em conflitos armados, a exploração sexual e econômica de meninos e meninas, o acesso à educação, entre outros.
O BICE
A entidade foi criada em 1948, e teve importância fundamental na elaboração da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na década de 80. A sua função é acompanhar e monitorar o Comitê dos Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU).
CNBB

AMANHÃ, NA CATEDRAL, CAMINHADA E VIGÍLIA DE PENTECOSTES

Será realizada amanhã, sábado, a partir das 17 ho-ras, na Catedral, a Vigília de Pentecostes, com mui-to louvor e uma pregação do coordenador da Comunidade Face de Cristo, Aluízio Nóbrega, sobre “o sentido do que é o Espírito Santo na nossa vida e que nos deixemos cnduzir por Ele, que veio para revelar em nós toda a verdade que Jesus pregou e nos dá a graça de poder vivê-la” comentou Nóbre-ga.Depois do louvor e da pregação, dom José Antonio A. Tosi Marques, presidirá uma celebração eucarís-tica, com inicio às 20 horas. Em seguida, haverá uma caminhada saindo da Catedral para a Igreja da Praínha, depois Santa Luzia, em seguida Capela das irmãs Missionárias, passando pela Comunidade Grão de Trigo, de onde irá para a Igreja da Piedade, ficando encerrada na Igreja do Cristo Rei com uma missa às 6h30. Após a celebração será servido um café da manhã para todos os participantes.A permanência em cada igreja será de 30 minutos, com cada uma representando um Dom do Divino Espírito Santo, onde as orações serão voltadas para o Dom da igreja que acolhe os caminhantes.Os participantes da Caminhada passarão a noite orando, louvando e caminhando pelas ruas, com tochas e velas acesas.Os organizadores da Caminhada convidam aos fiéis católicos de Fortaleza a participarem dessa noite de vigília pelas ruas da cidade com a força e a luz do Divino Espírito Santo de Deus.Informações: 3253 4808 e 8886 6991 e em todas as igrejas participantes da caminhada.

MÚSICA E SOLIDARIEDADE

Uma parte do segmento artístico musical de Aquiraz, contando com o apoio da Paróquia São José de Ribamar, visando minimizar a situação das famílias atingidas pelas fortes chuvas que assolam o Estado do Ceará, e neste contexto, a cidade de Aquiraz, realizará amanhã, dia 30, sábado, às 19h30min, no Salão Paroquial de Aquiraz, o evento entitulado “Música e Solidariedade”, com apresentações musicais de artistas da cidade e músicos convidados.
Esta iniciativa pretende arrecadar donativos (roupas, colchões, alimentos não perecíveis entre outros) para que possam ser doados as famílias que estão enfrentando necessidades por conta do rigoroso inverno. As doações serão realizadas pela Paróquia São José de Ribamar, que tem a sua frente o Padre Raimundo Nonato.
Quinteto Wave (grupo de Bossa Nova), os Violonistas Xavier e Raimundo “Ôla”, Luisinho Lua (conhecido cantor do cenário musical de Fortaleza), entre outros amigos, farão parte desta solidaria programação, além das participações especiais de Eugênio Leandro, do cantor e compositor Pingo de Fortaleza e do violonista Cainã Cavalcante.

Segundo Arnóbio Santiago, Produtor Cultural radicado na cidade de Aquiraz e um dos idealizadores do evento, além de poder ajudar as pessoas através deste gesto de humanidade, firmando assim um compromisso com o social, com a coletividade, também será uma oportunidade de propiciar a classe artística musical do município de Aquiraz espaço para a difusão de sua produção.


MÚSICA E SOLIDARIEDADE
Data: 30 de maio de 2009
Local: Salão Paroquial de Aquiraz
Horário: 19:30h
Entrada: Donativos (roupas, colchões, alimentos não perecíveis entre outros).


Maiores informações:
Arnóbio Santiago
Produtor Cultural – SOLAR
85-32261189 / 91988042
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

HOJE, DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Hoje, dia 29, na Casa de Eventos Nossa Senhora de Fátima – CEU, em Fortaleza, acontecerá um momento ecumênico em razão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema “Unidos na tua mão” (Ez 37,17), iniciando às 19h00. Comunidades religiosas, movimentos, pastorais sociais, CEBs, organismos e pastores estarão no evento. Solicita levar algo que possa contribuir no lanche.A semana de Oração pela Unidade é realizada em todo o Brasil, sendo um convite à oração conjunta no caminho da reconciliação e do diálogo entre as várias denominações cristãs. A Semana deve servir também para que todas as comunidades cristãs ligadas ao CONIC comecem a trabalhar no sentido de terem núcleos ecumênicos em todo o Brasil, em preparação para a Campanha da Fraternidade 2010, que será ecumênica, com o tema “Economia e Vida”.Contato:* Junior Mendonça (Focolarino) (85) 88430603

COM UMA COLETIVA DE IMPRENSA, SHALOM LANÇA O HALLELUYA 2009 - O SOM DA ESPERANÇA

"Halleluya 2009 – O Som da Esperança". Este é o tema do maior evento de entretenimento e lazer que ocorre anualmente no mês de julho e já faz parte do calendário de festas da cidade no fim das férias. Fortaleza já se prepara para receber a 12ª edição do evento que se tornou tradição na capital. Para dar mais detalhes desta grande festa, a Comunidade Católica Shalom convida para a Coletiva de Imprensa de Lançamento do Halleluya 2009 - O Som da Esperança, que será na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, às 8h30, no Ginásio Paulo Sarasate. Em 2008, o Halleluya reuniu mais de 650 mil pessoas durante os cinco dias de evento no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A expectativa este ano é de que 700 mil pessoas lotem o CEU.
Em 12 anos de realização, uma das marcas registradas do Halleluya é a solidariedade. Seja através da arrecadação de alimentos para comunidades carentes ou encabeçando campanhas para doação de sangue e medula óssea. Este ano, diante do drama de centena de milhares de famílias do interior cearense, que sofre com a calamidade das fortes chuvas que atingem o Estado, o Halleluya une-se aos órgãos e entidades públicas para tentar aliviar o sofrimento e a necessidade deste povo de Deus que sofre.
Por isso, a primeira ação do Halleluya 2009 será o “Show da Solidariedade: Halleluya 2009, o Som da Esperança”. O evento será dia 6 de junho, a partir das 17h, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Ele será promovido através de uma parceria da organização do evento com a Defesa Civil do Estado, Cáritas Diocesana e Secretaria de Esportes do Município, tornando-se assim, todos juntos, um sinal de esperança concreto para todos aqueles que sofrem e necessitam do apoio da sociedade. O Show da Solidariedade terá como atrações: Ministério Adoração e Vida (que abriu o Halleuya 2008 com a gravação do DVD ao vivo), Banda Filhos de Davi e a cantora Nazaré. A Entrada custará R$ 10 e um quilo de alimento não-perecível.
Os alimentos serão doados para a Campanha Força Solidária, do Governo do Estado, e para a Campanha de Solidariedade da Arquidiocese de Fortaleza e, posteriormente, serão encaminhados para as vítimas das enchentes no Ceará. Durante a coletiva de imprensa do Lançamento do Halleluya 2009 – o Som da Esperança, a organização do Halleluya 2009 dará maiores informações sobre o show de lançamento e sobre o Halleluya, bem como o coronel Sergio Gomes, da Defesa Civil do Estado, e representantes da Cáritas darão maiores detalhes sobre a parceria com o Halleluya e farão um balanço do arrecadado nas campanhas até o momento.
SERVIÇO:
Coletiva - Lançamento do Halleluya 2009 - O Som da Esperança: Ginásio Paulo Sarasate (Sala de Imprensa e Vip)DATA: 1º de junho, às 8h30minComunidade Católica ShalomAssessoria de ImprensaJornalista Rocélia SantosContatos: 88936744/88986451www.comshalom.org

EVANGELHO DO DIA

João 21,15-19

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 21, 15-19

O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO MAXIMINO

Nasceu na França no século IV e muito cedo sentiu o chamado a vida sacerdotal. Sucedeu Agrício e teve que combater o Arianismo, que confundia muitos cristãos.São Maximino apoiou Santo Atanásio nessa luta, sofreu com ele, e se deparou até com o Imperador.Bispo da Igreja, viveu seu magistério e serviço à Palavra sob ataques, mas não conseguiram matá-lo. Viveu até o ano de 349 deixando este testemunho e convocação: sermos cooperadores da verdade.O santo de hoje é um ícone do amor a Cristo, à Igreja e à Verdade. São Maximino, rogai por nós!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

OBAMA NOMEIA EMBAIXADOR JUNTO À SANTA SÉ DE ORIGEM CUBANA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a nomeação de Miguel H. Diaz, teólogo católico de origem cubana, como embaixador norte-americano junto à Santa Sé.A nomeação, que deve ser ratificada pelo Senado, foi oficializada ontem pela Casa Branca. Miguel Diaz, 45 anos, ensina Teologia na St. John’s University e no College of Saint Benedict in Minnesota. Trata-se da primeira nomeação de um embaixador norte-americano junto à Santa Sé de origem hispânica, pois Diaz nasceu em Havana.Autor de inúmeras obras, Diaz estudou na Universidade de Notre Dame e foi presidente da Academia de Teologia dos católicos hispânicos dos Estados Unidos.

Rádio Vaticano

PAPA RECEBE BISPOS ITALIANOS E DESTACA COMUNHÃO ENTRE ELES

O Papa Bento XVI encontrou-se no final desta manhã com os Bispos italianos reunidos na Sala do Sínodo, no Vaticano, para a sua Assembléia Geral. No seu discurso o Santo Padre, antes de tudo, sublinhou que a sua presença na Assembléia era para confirmar a comunhão eclesial que ele viu constantemente aumentar e concretizar-se entre os bispos italianos.
O Papa salientou em seguida que os bispos italianos nos dias passados puderam ouvir, refletir e discutir sobre a necessidade de colocar as mãos numa espécie de projeto educativo que nasça de uma coerente e completa visão do homem. "Em um tempo no qual é grande o fascínio de concepções relativistas e niilistas da vida, e a legitimidade mesma da educação é colocada em discussão, a primeira contribuição que podemos oferecer, é a de testemunhar a nossa confiança na vida e no homem, na sua razão e na sua capacidade de amar."

Em seguida Bento XVI recordou que no próximo domingo encerra-se o triênio do "Agorá dos jovens italianos", que viu comprometida a Conferência episcopal italiana em um percurso articulado de animação da pastoral juvenil, e que mesmo constitui um convite a verificar o caminho educativo em ato e realizar novos projetos para as novas gerações.
"A dificuldade para formar autênticos cristãos se entrelaça até confundir-se com a dificuldade de fazer crescer homens e mulheres responsáveis e maduros, nos quais a consciência da verdade, do bem e a livre adesão a esses, estejam no centro do projeto educativo. Por isso, junto com um adequado projeto de educação está a necessidade de educadores bem formados a quem as novas gerações possam olhar com confiança. Um verdadeiro educador coloca em jogo em primeiro lugar a sua pessoa e sabe unir autoridade e exemplo na tarefa de educar aqueles que lhe são confiados."
Bento XVI em seguida recordou o profundo sentido de solidariedade do povo italiano que se exprime com particular intensidade em algumas circunstâncias dramáticas do país, como o devastador terremoto que atingiu a região de Abruzzo.
"Eu tive medo, na minha visita àquela terra tragicamente ferida, de ver pessoalmente os lutos, a dor, os desastres produzidos pelo terrível terremoto, mas também pude ver a fortaleza de espírito daquelas populações junto com o movimento de solidariedade que teve início em todas as partes da Itália. As nossas comunidades responderam com grande generosidade ao pedido de ajuda proveniente daquela região, sustentando as iniciativas promovidas pela Conferência Episcopal através da Caritas. Desejo – continuou Bento XVI - renovar aos Bispos de Abruzzo e, através deles, às comunidades locais, a minha constante oração e contínua afetuosa solidariedade."
O Santo Padre citou em seguida os efeitos da crise financeira e econômica que atingiu duramente o cenário global e de vários modos todos os países. Apesar das medidas tomadas em vários níveis, os efeitos sociais da crise não deixam serem sentidos, e de modo particular nas camadas mais fracas da sociedade e nas famílias. E o papa citou uma iniciativa italiana.
"Desejo expressar o meu apreço e encorajamento pela iniciativa do fundo de solidariedade denominado 'Empréstimo da esperança' que terá, precisamente no próximo domingo, um momento de participação de todos na coleta nacional, que constitui a base do fundo mesmo."
Em um momento de dificuldade, - disse o Papa - que atinge de modo particular aqueles que perderam o emprego, essa iniciativa torna-se um verdadeiro ato de culto que nasce da caridade suscitada pelo Espírito do Ressuscitado no coração dos fiéis. É um anúncio eloqüente da conversão interior gerada pelo Evangelho e uma manifestação tocante da comunidade eclesial.
O Papa finalizou o seu discurso recordando o compromisso de promoção de uma mentalidade em favor da vida em todos os seus aspectos e momentos, com uma atenção especial à vida marcada por condições de grande fragilidade e precariedade. Tal compromisso é testemunhado pela manifestação “Livres para viver. Amar a vida até o fim”, que vê o laicato católico italiano concorde em trabalhar a fim de que não falte no país a consciência da plena verdade sobre o homem e promoção do autêntico bem da pessoa e da sociedade.

Rádio Vaticano

1o. SEMINÁRIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Fórum de Direitos Humanos, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas) realiza hoje e amanhã o 1º Seminário Mineiro de Educação em Direitos Humanos.
A temática a ser apresentada no Seminário é “Integrando ações de educação em Direitos Humanos no estado de Minas Gerais”. O evento debaterá as perspectivas para a educação em Direitos Humanos em Minas Gerais. “Será discutido a implementação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos no estado, a partir dos eixos do Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos”, explicam os organizadores.
As inscrições são gratuitas, com 100 vagas reservadas para estudantes. Sites para inscrição www.peqno.com/geral (para o público) e www.peqno.com/estudantes (para os estudantes).

CNBB

COMISSÕES DO XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL SE REÚNEM EM BRASÍLIA

Os membros de todas as comissões do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado entre os dias 13 e 16 de maio de 2010, no Distrito Federal, se reuniram na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Brasília para debater sobre o andamento do projeto.
A V reunião foi presidida pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz que começou o evento com a oração oficial do CEN 2010. Após o momento de meditação foram apresentados os novos membros das comissões. Dom João aproveitou a ocasião para relembrar a importância da presença dos que faltaram. “Todos os membros precisam ser estáveis para formarem um único coração e uma só alma. Precisamos nos unir para mostrar ao Brasil que vivemos a Eucaristia na fraternidade”.
Seguindo o cronograma foi lida a minuta da reunião passada (14/3) e o texto base do Congresso.
O grande momento da reunião ficou por conta da apresentação do Altar Monumento e da programação do XVI CEN. O altar terá a forma de uma hóstia, a logomarca do CEN estará na parte superior do palco. Uma passarela frontal ligará os fiéis ao altar. “A Eucaristia é o centro que sobe à Trindade e desce para a comunidade”, explicou dom João mostrando o projeto de arquitetura.
A programação do Congresso terá inúmeras atrações, entre elas uma vigília jovem que lembra a vigília da Jornada Mundial da Juventude.
Por último ficaram os assuntos: comissões de Liturgia; Congresso Teológico; Hospedagem; Educação e Cultura; Finanças e Comunicação mostraram o desenvolvimento dos seus trabalhos e os novos projetos que pretendem colocar em prática.
CNBB

REGIONAL LESTE 2 SE REUNIRÁ EM BELO HORIZONTE

Começa na segunda-feira, 01 de junho, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte a Reunião do Conselho Episcopal Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).
Até o dia 4, os bispos do Regional, coordenadores diocesanos de pastoral e representante das rádios diocesanas debaterão e abordarão temas como a formação da 1ª Rede Regional de Rádios Católicas, o aprofundamento sócio-teológico das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e a Formação Presbiteral.
A Reunião será ainda, um momento de confraternização e celebração com os arcebispos e bispos eméritos residentes no Regional Leste 2.

CNBB

SECRETÁRIO DO EXTERIOR DO VATICANO VISITA LESTE EUROPEU

O secretário para as relações com os Estados do Vaticano, Dom Dominique Mamberti, realizou uma visita oficial à Romênia, nos últimos dias, a convite do ministro do exterior do país, Cristian Diaconescu. O arcebispo foi a Bucareste representar a Santa Sé nas celebrações pelo 10º aniversário da visita do Papa João Paulo II ao país. Dom Mamberti foi recebido por autoridades civis e eclesiais, inclusive o núncio apostólico, Dom Francisco-Javier Lozano, e o arcebispo anfitrião, Dom Ioan Robu. Na sede da nunciatura, se encontrou com representantes do corpo diplomático e, na ocasião, foi celebrado também o 4º aniversário de pontificado do Papa Bento XVI.A visita do diplomata vaticano foi também uma ocasião para reforçar os laços de amizade com o patriarca da Igreja ortodoxa romena, Daniel. Dom Mamberti transmitiu as saudações de Bento XVI e destacou a intensificação no caminho de esperança aberto entre as Igrejas católica e ortodoxa. O secretário para as relações com os Estados visitou também a República Eslovaca, onde se encontrou com o núncio, Dom Mario Giordana, com o arcebispo de Bratislava, Dom Stanislav Zvolenský, e com representantes da Igreja local, que lhe apresentaram a situação na Igreja católica latina no país. Dom Mamberti expressou o apreço pela Igreja na Eslováquia e por seus pastores, por seu amor a Cristo e à Igreja pela indiscutível fidelidade ao Papa. No encontro com as autoridades do Estado, expressou o desejo de que o Papa visite o país em 2013, quando se celebram 1150 anos da missão dos Santos Cirilo e Metódio.

Rádio Vaticano

A PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM PARA O FIM DE SEMANA

A Paróquia do Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, está com programação especial para este final de semana: Dia 30 de maio (sábado), às 15 horas,Terço da Misericórdia, na Matriz; às 16 horas, Missa no encerramento da visita da imagem de São Paulo; às 17 horas, carreata levando a imagem de São Paulo até a Paróquia de Jacarecanga; às 22 horas, Missa na Matriz, abrindo a Vigília de Pentecostes. Mais informações pelo telefone3243 4740.

EVANGELHO DO DIA

João 17,20-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 17, 20-26

Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO GERMANO

Seu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França. Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo para optar pelo querer de Deus.Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália, mas de repente, com a morte do bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram bispo.São Germano renunciou a sua vontade e quis a vontade de Deus em sua vida.Ele promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo. cheio do Espírito Santo.Precisamos viver como verdadeiros irmãos,
São Germano, rogai por nós!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

VIGÍLIA DAS CEBs NO DIA 6 DE JUNHO

“Consagrar-se ao Deus Comunitário e Libertador” é lema e objetivo da vigília programada pela nova coordenação arquidiocesana de CEBs para a noite que antecede o domingo da SS.Trindade (6/7 de junho). O evento, de caráter fortemente místico-contemplativo e extensivo a toda a Arquidiocese, acontecerá na igreja de_N.Sra. da Saúde, no Mucuripe, a partir das 21:00 h e culminará, ao amanhecer, com uma celebração de compromisso com o Deus bíblico que intervém em favor do seu povo oprimido. “A festa da Santíssima Trindade nos lembra o verdadeiro ideal de uma Igreja constituída de CEBs”, explica José Airton, um dos promotores da vigília: “É tornar-se comunidade de amor recíproco entre Iguais”. A programação inclui louvor, meditação bíblica, dança, reflexão, trabalhos de grupo. Segundo Iara, também componente da coordenação, estão convidados animadores e animadoras de comunidades de base, agentes de pastoral, catequistas, religiosos e religiosas e sacerdotes que queiram aprofundar e renovar sua consagração a esta Comunidade Ideal. E avisa: “É uma chance sobretudo para os mais jovens de conhecer o nosso jeito de louvar Deus”. Um “sopão” reforçado vai estar à espera de quem for chegando, e colchões estão sendo providenciados para, numa sala ao lado, receber aqueles que pretenderem descansar um pouco. Uma banda de música, própria das CEBs, garantirá a animação durante toda a programação noturna. Finalmente, um lembrete: “É importante cada um/uma levar, além da Bíblia, uma pedra para a vigília”, diz Pe.Júlio, da equipe organizadora. Jura que mais do que isso não pode revelar. Então, é ir para ver, pessoal!

43o. DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS PELO BRASIL

O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo papa Bento XVI com o tema “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”, comemorado na última segunda-feira, 25, foi também lembrado e celebrado em várias dioceses do Brasil.
Em Porto Velho (RO), foi realizada no domingo, 24, uma celebração que teve a participação de jornalistas, seguida da premiação do “Amigo da Pastoral da Comunicação”. “Foi a maneira que encontramos de homenagear e agradecer os profissionais que contribuem no crescente desenvolvimento da Pastoral da Comunicação (Pascom), e que colaboram em manter a rede de solidariedade, de justiça e paz”, afirmaram os organizadores do evento.
Na diocese de São José dos Campos (SP), a Pascom realizou a Semana da Comunicação, na Rádio Mensagem, da Diocese. Durante cinco dias, no programa Falando de Vida, o apresentador Donizete Eugênio, entrevistou vários comunicadores, que contaram suas experiências e comentaram a mensagem do papa. No domingo, agentes das paróquias se reuniram na catedral de São Dimas para a celebração presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Moacir Silva. A celebração foi transmitida ao vivo pela rádio Mensagem e contou com a participação da TV Canção Nova.
“Tivemos a alegria de realizar um debate de comunicação no dia 20, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a participação de vários agentes de pastorais, universitários, profissionais de comunicação, com o tema Educomunicação”, lembra a coordenação de comunicação da diocese de Mossoró (RN).
Ainda em comemoração ao Dia, houve transmissão ao vivo do evento pela Rádio Rural. O evento foi fechado com a palestra da doutora em Comunicação e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Marcília. No dia 24, o bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira celebrou uma missa que foi transmitida pela TCM – TV cabo de Mossoró e Rural.
A Rádio Cultura de Florianópolis (SC) reuniu funcionários, voluntários e colaboradores para uma celebração eucarística especial. Logo após, houve confraternização e a apresentação de um vídeo sobre trabalho voluntário. A mensagem do papa foi lida em seguida.
A diocese de Catanduva (SP) preparou um café da manhã para os meios de comunicação e agentes paroquiais, juntamente com o bispo diocesano, dom Antônio Celso de Queirós. No dia 24 foi celebrada uma missa na catedral, às 19h30.
Entre os dias 22 e 24, a arquidiocese de Natal (RN), como de costume, realizou o “Tríduo da Comunicação”, nas paróquias, com várias atividades: shows, estudo da mensagem do papa, lançamento de blogs, Feira Pastoral [estandes das pastorais com exposição de ações] campanha de assinaturas para a produção do Jornal da arquidiocese, programas especiais em rádios e a missa da comunicação. “Também realizamos uma Mesa Redonda, com o tema: Cultura Midiática: desafio ou oportunidade para a Igreja?, em parceria com as Edições Paulinas”, disse a assessora de imprensa arquidiocesana, Cacilda Medeiros.
Em Salvador (BA), a arquidiocese celebrou o dia com a abertura de um site de relacionamentos [www.amigosdecristo.net] e renovou a página do site arquidiocesano [www.arquidiocesesalvador.org.br]. Segundo a Pastoral da Comunicação, foi “uma resposta concreta ao que pede o papa Bento XVI em sua mensagem para o Dia das Comunicações”.
O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado na diocese de Picos (PI) com uma confraternização. A Pascom diocesana convidou todos os veículos de comunicação da cidade para a celebração da missa, às 9h. Em seguida, promoveu uma palestra com a temática recortada da mensagem do papa, além de um almoço de encerramento com a presença de todos os profissionais de comunicação da diocese.
“Houve boa participação e receptividade dos comunicadores. A proposta de uma classe mais unida em prol de uma sociedade melhor foi colocada em pauta e foi uma reflexão que deve ser feita por cada um de nós: "Qual é a comunicação que queremos?", lembra contente a assessora de comunicação da diocese, Maria Moura.
CNBB