quinta-feira, 2 de abril de 2009

PAPA MANDA MENSAGEM AOS LÍDERES MUNDIAIS

O papa Bento XVI enviou uma mensagem ao primeiro ministro britânico, Gordon Brown, ontem, dia 1, véspera da reunião do G20 (grupo dos países mais industrializados do mundo, mais os emergentes), em Londres, assegurando a sua oração e esperando o empenho dos lideres mundiais participantes do encontro de hoje para enfrentar as urgências mais graves da situação mundial.
O pontífice convida os lideres do G20 a “coordenar os esforços entre governos e organizações internacionais para sair da crise global evitando soluções marcadas pelo nacionalismo e protecionismo”. Recorda ainda que o encontro em Londres reúne os países responsáveis por 90% do PIB e 80% do comércio mundial, e diz que “os participantes deverão refletir sobre os mais pobres do cenário político que são os que mais sofrem por uma crise pela qual não têm nenhuma responsabilidade”.
Na mensagem, o Papa assegura as suas orações e pede o compromisso dos líderes mundiais para a obtenção de ‘linhas concretas’ que permitam estabilizar os mercados financeiros e sair da crise.
O primeiro ministro britânico respondeu solicitamente ao papa manifestando a sua adesão ao apelo e indicando linhas concretas de esforços para lhe responder. Brown afirma ainda que redobrará os esforços para que não esqueça dos pobres nem das mudanças climáticas, temas que também preocupam o papa Bento XVI.

CNBB

Nenhum comentário: