terça-feira, 30 de setembro de 2008

ARCEBISPO DE FORTALEZA LANÇA APELO AO VOTO CONSCIENTE

O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio de Aparecido Tosi, renovou, nesta semana decisiva do voto, apelo aos eleitores para que votem conscientes e não se deixem enganar por falsas promessas. Aconselhou para que todos avaliem, principalmente, o passado dos candidatos, embora lamente que o eleitor brasileiro é conhecido por ter uma memória curta. Dom José disse que é dever da Igreja Católica alertar contra a compra de votos, um absurdo que persiste e que faz com que o pleito acabe tendo resultados que não correspondem aos interesses da sociedade. O arcebispo cumpre bem seu papel de pastor. É dever da Igreja e de entidades comprometidas com as causas populares apostarem em conscientização. O País já não agüenta conviver com tanta mentira.

FESTA DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ TERÁ AVE MARIA INTERPRETADA POR FAFÁ DE BELÉM



Termina nesta quarta-feira a tradicional festa de São Francisco das Chagas de Canindé, no Ceará. Trata-se de uma das maiores romarias do País, que reúne gente pobre, gente rica e, enfim, ´cerca de um milhão de fiéis que ali chegaram de carro, de jegue, de carona e a pé.
A festa de encerramento, à noite, ocorrerá na Praça dos Romeiros com show da cantora Fafá de Belém. Ela preparou um repertório de música sertaneja e, claro, um momento de emoção: cantará a Ave Maria que interpretou para o falecido Papa João Paulo II, quando ele vistiou o Brasil na década de 80. Recordar esse momento é divino.

PRIMEIRO-MINISTRO INDIANO GARANTE LIBERDADE RELIGIOSA

A União Europeia promoveu um encontro bilateral com a Índia, que teve na agenda, entre outras, as questões do terrorismo e da liberdade religiosa na Índia. A minoria cristã indiana voltou a ser atacada recentemente.
O Primeiro-Ministro da Índia, Manmohan Singh, explicou que o país é multiracial e multireligioso e que a constituição da Índia garante a todos os cidadãos indianos liberdade de direitos para professarem a religião que quiserem.
Os Bispos católicos do país exigiram formalmente do governo do país que faça todos os possíveis para travar a onda de violência contra os cristãos, que já dura mais de um mês e que causou dezenas de vítimas fatais.
A União Europeia expressou "a sua condenação pelos recentes ataques contra os cristãos em Orissa e no distrito de Kandhamal". Estima-se que pelo menos 37 cristãos tenham sido assassinados nas violências perpetradas por extremistas hinduístas.
Deve garantir-se, lê-se na resolução apresentada pela União Europeia, "uma imediata assistência e apoio às vítimas". Para o vice-presidente do Parlamento Europeu, Mario Mauro, a defesa da liberdade religiosa no mundo é um objectivo prioritário.Leia mais
:. Ataque às Irmãs da Caridade na Índia:. Catedral de São Pedro e São Paulo é incendiada na Índia:. Perseguição aos cristãos está se estendendo por toda a Índia

Ecclesia

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE OUTUBRO

Neste mês de outubro, o Papa Bento XVI pediu orações pelo Sínodo dos Bispos, para que ajude os crentes na Palavra de Deus a transmitir as verdades de fé.O pontífice faz esta proposta nas intenções do Apostolado da Oração, iniciativa seguida por 50 milhões de pessoas dos cinco continentes, para este mês que se inicia.A intenção geral da oração diz assim: "Para que o Sínodo dos Bispos ajude os pastores e teólogos, os catequistas e os animadores, empenhados ao serviço da Palavra de Deus, a transmitir com coragem as verdades de fé, em comunhão com toda a Igreja".Todos os meses o Papa pede também orações por uma intenção missionária. A de outubro é esta: "Para que, neste mês, dedicado às missões, por meio da animação das Pontifícias Obras Missionárias e de outros organismos, todas as comunidades cristãs sintam a necessidade de participar na missão universal da Igreja com a oração, o sacrifício e a ajuda concreta".

Zenit

PORTA-VOZ DO VATICANO COMENTA CRISE FINANCEIRA

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, comentou as últimas movimentações tendentes a contrariar a grave crise financeira que atinge as economias mais desenvolvidas, frisando que esta situação mostra que "poderia fazer-se mais pelo desenvolvimento".A análise das "urgências da economia global" é feita no último editorial do programa Octava Dies, semanário do Centro Televisivo Vaticano."Os compromissos econômicos assumidos de forma intempestiva para salvar o sistema financeiro norte-americano e de repercussão internacional são impressionantes nas suas dimensões", reconhece.Neste contexto, o Padre Lombardi assinala que o esforço para salvar, da crise, as economias mais desenvolvidas é muito superior à ajuda total internacional mundial para os países em vias de desenvolvimento."Sem deixar de considerar a urgência para superar esta crise", o porta-voz do Vaticano pergunta: "Não se pode e não se deve fazer mais para salvar as economias e promover o desenvolvimento dos países mais pobres?".Padre Lombardi concluiu recordando as palavras que Bento XVI pronunciou no Ângelus de 21 de setembro, quando afirmou que o compromisso por erradicar a pobreza e as pandemias, "ainda que exija especiais sacrifícios neste momento de dificuldades econômicas mundiais, não deixará de produzir importantes benefícios, tanto para o desenvolvimento das nações que precisam de ajuda do exterior como para a paz e o bem-estar de todo o planeta".

Ecclesia

"FÉ E CONHECIMENTO: A PERSPECTIVA DO CIENTISTA, DO POETA E DO MONGE" SERÁ TEMA DE DEBATE NA UFMG

Debate sobre Fé e Conhecimento acontecerá na UFMG. O evento é dirigido a estudantes e professores universitários ligados a qualquer área do conhecimento
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza no dia 18 de outubro, das 14h às 18h, o debate “Fé e Conhecimento: a perspectiva do cientista, do poeta e do monge”. O evento, que acontece no auditório da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha, é dirigido por professores da instituição e será realizado em sintonia com o livro “É possível viver assim?”, do escritor Luigi Giussani.
Cada um dos três palestrantes terá 50 minutos de exposição, com intervalo, seguido de debate e perguntas do público. O acontecimento é dirigido à comunidade universitária em geral: alunos e professores de todas as áreas do saber. No final os participantes receberão certificado da UFMG.
As inscrições são gratuitas. Informações pelo e-mail rcoppe@pucminas.br.

CNBB

SEGUNDA MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA CAMPANHA "FICHA LIMPA" COMEÇA AMANHÃ


Depois de coletar 350 mil assinaturas na primeira mobilização nacional para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o MCCE lança mais uma vez a campanha, com o objetivo de intensificá-la no dia das eleições municipais
Entre os dias 1º e 5 de outubro a 2ª mobilização nacional da Campanha “Ficha Limpa”, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) intensificará a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que objetiva dar transparência à vida pregressa dos candidatos.
Presentes em todo o país, os comitês do MCCE podem ser montados por qualquer pessoa que deseja colaborar com a iniciativa. A Campanha precisa alcançar 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o Projeto de Lei à Câmara dos Deputados.
No dia das eleições municipais, 5 de outubro, o MCCE pretende coletar o maior número de assinaturas, aproveitando que os eleitores estarão com seus títulos eleitorais em mãos. Durante todo o dia os postos de coleta serão montados ao lado de fora das seções eleitorais. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já enviou carta a todos os juízes do país informando sobre essa ação durante a mobilização nacional. “A AMB e o MCCE esclarecem que a coleta de assinaturas para o projeto de lei será realizada de forma completamente independente de qualquer candidato às eleições municipais”, diz o texto.
Após a 1ª mobilização, o MCCE contabilizou a coleta de 350 mil assinaturas, considerando apenas as fichas preenchidas que chegaram ao comitê nacional em Brasília até o dia 25 de setembro.
O site do MCCE [http://www.mcce.org.br/] disponibilizará em sua página a lista de postos de coleta que funcionarão nos estados brasileiros durante a 2ª mobilização. Para participar da campanha, basta acessar o site do Movimento, imprimir o formulário e coletar assinaturas em seu bairro, escola ou trabalho, entre outros locais.
CNBB

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE SOBRE O FALECIMENTO DE DOM ANTÔNIO SARTO

"As almas dos justos estão nas mãos de Deus" (Sb 3,1)
A Arquidiocese de Belo Horizonte, através do arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, manifesta o pesar pelo falecimento de Dom Antônio Sarto, bispo emérito de Barra do Garças (MT). Dom Antônio foi coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho (RO) e, por 20 anos, serviu à Igreja Particular de Barra do Garças. Um verdadeiro discípulo missionário, que adotou como lema de episcopado: "Escolhido dentre os homens, para os homens". Nesse momento consola-nos a promessa da ressurreição prometida por Jesus Cristo a todos quantos depositam nele sua fé.
Belo Horizonte, 30 de setembro de 2008.

CNBB

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO DE ANIMADORES VOCACIONAIS

Animadores vocacionais participarão de encontro em São Paulo. Durante o evento serão refletidos temas sobre Ecologia, Meio Ambiente e Relacionamento Humano e Cidadania
Estão abertas as inscrições para o 25º Encontro Rogate para animadores vocacionais, cujo tema é “Vocação e Corporeidade no evangelho de Lucas; leitura bíblica e sua implicação na juventude atual”.
O encontro acontece nos dias 1º e 2 de novembro, na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em São Paulo (SP). Durante o evento será lançado o primeiro desenho animado de “A Turma do Triguito”, personagem que anima os encartes da revista Rogate destinada ao público infantil.
Ecologia, Meio ambiente e Relacionamento Humano e Cidadania [vocação à vida] são os principais temas do filme de 9 minutos, em DVD, que vem acompanhado de um subsídio.
Este ano o Encontro Rogate está sendo organizado pelo Centro Rogate do Brasil e o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Informações e inscrições pelo telefone (11) 3141-2566 ou 3253-4168.

CNBB

ESTÁ CÕMEÇANDO A FESTA DE SÃO GERARDO MAJELLA

A Paróquia de São Geraldo Majella, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, está realizando de hoje até o dia 10 de outubro, a festa de seu padroeiro, tendo como tema: “COM SÃO GERARDO SOMOS DEFENSORES DA VIDA DE TODOS OS SERES!”. Na parte social todos os dias, após o Novenário, haverá momentos de alegre convívio e confraternização, com funcionamento de barracas, comidas típicas, leilões e apresentações culturais. Coordenação: Equipe de dirigente do ECC e Círculos Apoio: Comunidades, Pastorais, Movimentos, Serviços, Juventude e Religiosas. As celebrações serão às 19 horas.

Hoje, dia 30, ABERTURA DA FESTA COM O HASTEAMENTO DA BANDEIRA DA PARÓQUIA abordando o Tema: “Com São Gerardo somos defensores da vida de todos os seres!” O Celebrante será o padre Francisco Everton Gomes Mendes - Pároco da Matriz. Liturgia: Religiosas-Santa Elizabete, Nossa Senhora da Purificação, Filhas de Santana e Santa Isabel.

Amanhã, dia 1 de outubro - 1ª NOVENA - COMUNIDADE DE SÃO PAULO abordando o Sub-tema: Com São Gerardo e São Paulo - Ó Deus, em Vós vivemos, nos movemos e somos. Celebrante: padre Rafael Silva Maciel - Secretário do Bispo. Liturgia: Comunidade São Paulo, Pastoral do Batismo e RCC.

SEMINÁRIO DE CATEQUESE REFLETE SOBRE "INICIAÇÃO CRISTÃ"

No último domingo, 28, mais de 800 catequistas participaram do 3º Seminário Arquidiocesano de Catequese que aconteceu em Curitiba (PR). Segundo os organizadores, o encontro já é tradição na arquidiocese e faz parte de uma série de encontros do mesmo porte, que são motivados pela publicação do Diretório Nacional de Catequese em 2006.
O escritor e presidente da Sociedade de Catequetas Latino-Americanos (SCALA) irmão Israel Nery, participou do evento. “O assessor nos ajudou a refletir sobre ‘Iniciação Cristã’ e inspiração catecumenal, fornecendo-nos pistas para que a catequese seja revestida de características catecumenais”, lembram os participantes.
Durante o encontro, o assessor afirmou que a catequese não deve ser semelhante a aulas. “A catequese não deve ser uma aula de religião, mas uma ação que atinge a emoção, a ação e a razão”, comentou.
Outro acontecimento de destaque no seminário foi a organização da feira catequética, organizada pelos setores da arquidiocese. Os catequistas organizaram 17 estandes, nos quais demonstraram os valores dos seus setores e importância de trabalhar temas importantes para a atividade catequética.
O arcebispo de Curitiba (PR) dom Moacyr José Vitti, presidiu a missa de encerramento do seminário, que reuniu também membros do ministério jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) e das Pastorais da Juventude do Brasil (PJB).

CNBB

A IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA ESTÁ NA PARÓQUIA DA PIEDADE

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil está em Fortaleza, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Piedade, onde chegou ontem e permanecerá ali até às 18 horas de hoje, dia 30, saindo em carreata para a Igreja do Sagrado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge. Amanhã, dia 1 de outubro durante todo o dia estará na Paróquia Sagrado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, onde às 12 horas acontecerá uma Celebração Especial presidida pelo padre Guedes. Dia 2, a Imagem retorna à Paróquia Nossa Senhora Aparecida para a abertura da festa de 50º da Paróquia do Montese que se estenderá de 3 a 12 de outubro. Dia 3, às 8 horas, saída da Igreja do Montese em carreata para o bairro Monte Castelo; às 9 horas, chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro Monte Castelo; às 10 horas, Missa na Paróquia Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo presidida por Dom Fernando Saburido, bispo de Sobral; às 12 horas, saída da Imagem para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, de onde será levada de volta ao Santuário Nacional pelo padre Antonio e o casal Edson Braga e Luciene.

AMERICANOS SE MOBILIZAM COM CAMPANHA CONTRA ABORTO

O Movimento Pro Life da Igreja Católica, em Atlanta, nos Estados Unidos, está mobilizando 170 cidades americanas com uma campanha denominada "40 dias pela vida".Assista à reportagem
A intenção dos organizadores é fazer uma corrente de oração pelo fim do aborto nos Estados Unidos. Desde o primeiro evento, que aconteceu em setembro de 2004, a organização registra muitas vitórias. Segundo dados do Pro Life, esta campanha já conseguiu reduzir em 28% o número de abortos no país. Em frente a várias clínicas abortivas, os participantes travam uma luta de oração e perseverança. Em Atlanta, a organização conta com vários voluntários em diversos pontos da cidade. A campanha não se estende só aos católicos, mas, também, a outras denominações cristãs e vai até 2 de novembro.

Claudete Francisco,Canção Nova Notícias, Atlanta/EUA

PAPA BENTO XVI RETORNA AO VATICANO

O Papa Bento XVI deixará, hoje à tarde, de helicóptero, a Residência Apostólica de Castelgandolfo, para regressar, definitivamente, ao Vaticano. O Papa havia deixado o Vaticano e se deslocado para a cidade, nas imediações de Roma, no dia 2 de julho, para passar todo o período de verão europeu. Depois de quase três meses de permanência em Castelgandolfo, hoje, às 17 horas locais, o Santo Padre retoma suas atividades normais no Vaticano.
Antes de deixar Castelgandolfo, o Santo Padre recebeu, em audiência, ontem de manhã, a comunidade civil, religiosa e militar da cidadezinha lacial, que prestou serviço à sua pessoa e aos seus colaboradores, como também aos peregrinos que participaram da oração do Ângelus aos domingos.
Ontem, na parte da tarde, o Pontífice quis se despedir também dos funcionários das Vilas Pontifícias de Castelgandolfo. Na sua breve saudação, o Papa renovou sua gratidão pelo trabalho e serviço diário que desenvolvem nas dependências pontifícias da cidadezinha, que compõem a Residência Apostólica, especialmente no período de verão:
"Expresso meu reconhecimento, em primeiro lugar, ao Diretor, Saverio Petrillo, pelas suas cordiais palavras e por ser interprete, como todos os anos, dos sentimentos de todos os funcionários. Passeando pelos jardins das Vilas Pontifícias pude apreciar a atenção e a dedicação que vocês dedicam ao seu trabalho."
A todos os que prestam serviço à Residência Pontifícia de Castelgandolfo, Bento XVI expressou, portanto, seus sinceros agradecimentos, mas também reconheceu que a sua presença em Castelgandolfo comporta muito sacrifício para os funcionários e suas respectivas famílias. A eles disse:

"Agradeço-lhes de coração pela generosidade e peço ao Senhor que os recompense por tudo. Que Ele os assista com a sua graça e os acompanhe com seu amor paterno, juntamente com seus familiares, aos quais envio minhas cordiais saudações."Por fim, o Santo Padre colocou todos os funcionários das Vilas Pontifícias de Castelgandolfo sob a proteção dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que a liturgia celebrou ontem, a fim de que possam desenvolver suas atividades com serenidade e proveito espiritual.
O Papa prometeu acompanhar a todos com suas orações. Esperando revê-los numa próxima oportunidade, despediu-se profundamente agradecido.

Rádio Vaticano

REFLEXÃO DO DIA

Lc 9, 51-56

A mentalidade dos homens é bem diferente da mentalidade de Deus e o Evangelho de hoje nos mostra muito bem essa verdade. Deus não abandona o homem ao poder do pecado e da morte, mas vem em seu socorro através do seu próprio Filho que, com sua morte, destrói o pecado e a morte, e conquista para todos nós a vida. Os apóstolos agem de maneira completamente diferente. Diante da resistência do povo da Samaria em receber Jesus, querem que caia fogo do céu e devore a todos. Os homens querem punição e morte, enquanto Deus quer misericórdia e vida.

IGREJA DE BAURU ELEGE NOVO ADMINISTRADOR DIOCESANO

Padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana é eleito novo administrador diocesano de Bauru (SP)
Ontem o colégio de consultores da diocese de Bauru (SP) se reuniu e elegeu padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana, como novo administrador diocesano. Até a nomeação do novo bispo padre Fontana exercerá a função. A partir de agora ele irá acumular as funções de pároco da Igreja Santa Catarina de Alexandria, de Arealva, e será vigário judicial da câmara eclesiástica diocesana.
Dom Antônio Guedes, que foi o quarto bispo de Bauru entre dezembro de 2001 e setembro de 2008, tomou posse da diocese de Campo Limpo (SP) no último dia 27. A nomeação do próximo bispo de Bauru será feita pelo papa Bento XVI, por meio da nunciatura apostólica. Ainda não há data definida.
Padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana, 50 anos, é natural da cidade de Matão (SP). Vindo da diocese de São Carlos, está em Bauru desde janeiro de 2000. Em dezembro deste ano completará 25 anos de sacerdócio. Foi escolhido administrador pelo colégio de Consultores do bispo, formado pelos padres Luís Antônio Carqueijo Sé, Luiz Antônio Lopes Ricci, Marcos Eduardo Pavan, Jesus Bringas Trueba, Rosinaldo Faria de Souza e pelo próprio padre Fontana. Para ser eleito, é preciso fazer parte desse colégio, ter no mínimo 35 anos e a maioria dos votos dados pelos demais sacerdotes por meio de voto secreto. O mesmo grupo de padres irá auxiliar na administração da diocese, no chamado governo colegiado. Durante o período de sé vacante as atividades, os trabalhos e o calendário da Igreja de Bauru seguem normalmente.
Padre Fontana terá as mesmas obrigações do bispo, mas com algumas restrições, entre elas, não poderá ordenar padres. Assim como o bispo, o administrador diocesano confere a unidade da Igreja Particular de Bauru, formada por 41 paróquias em 14 municípios.

CNBB

CONGRESSO DE PSICOLOGIA ACONTECE EM CURITIBA

“A ética na formação afetivo-sexual” é tema de congresso de psicologia em Curitiba
A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realiza entre os dias 16 e 19 de outubro seu IV Congresso de Psicologia, em Curitiba (PR). O tema abordado será “A ética na formação afetivo-sexual”, ministrado pelo escritor e doutor em teologia moral, padre Marciano Vidal Garcia, de Madri, Espanha.
O evento é direcionado para psicólogos, religiosos, leigos que trabalham com a vida religiosa, formadores, orientadores espirituais e outros profissionais das ciências humanas. Informações pelo telefone (61) 3226-5540 ou pelo e-mail publicacoes@crbnacional.org.br.

CNBB

CNBB LAMENTA MORTE DE DOM ANTÔNIO SARTO

Na manhã de hoje a CNBB divulgou nota sobre o falecimento de Dom Antônio Sarto.
A CNBB divulgou hoje uma nota lamentando o falecimento de dom Antônio Sarto, bispo emérito de Barra do Garças (MT), que ocorreu ontem, 29, em Campinas (SP) por volta das 11h. Seu corpo está sendo velado na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e às 13h haverá missa de exéquias seguida do sepultamento no cemitério Flamboynt, de Campinas.
“Lamentamos profundamente a morte deste servo do Senhor que, por dez anos, foi coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho (RO) e, por 20 anos, serviu à Igreja Particular de Barra do Garças com zelo de pastor e amor de pai”, afirma a nota da CNBB assinada pelo secretário-geral, dom Dimas Lara Barbosa.
Dom Antônio, 82, era natural de Lins (SP). Fez sua profissão religiosa em 1941 e foi ordenado padre em 1951, em Turim (Itália). Nomeado bispo coadjutor de Porto Velho (RO), em 1971, recebeu a ordenação episcopal em agosto do mesmo ano, em São Paulo. Adotou o lema “Escolhido dentre os homens, para os homens”.
Leia abaixo a integra da nota.
Nota de falecimento
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 3,7)
Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do bispo emérito de Barra do Garças, Dom Antônio Sarto, OSB, ocorrido hoje, em Campinas. Lamentamos profundamente a morte deste servo do Senhor que, por dez anos, foi coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho (RO) e, por 20 anos, serviu à Igreja Particular de Barra do Garças (MT) com zelo de pastor e amor de pai.
Emérito, Dom Antônio Sarto continuou servindo à Igreja e um de seus últimos trabalhos foi a revisão geral da tradução em português do “Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas”, do Pontifício Conselho para a Família, lançado no Brasil no ano passado.
A CNBB agradece a Deus a vida e o trabalho realizado por Dom Antônio ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 37 como bispo, convencida de que a ele se aplicam as palavras de Jesus Cristo: “Parabéns, servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).
Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de JaneiroSecretário Geral da CNBB

CNBB

PAGADORES DE PROMESSA DÃO PROVAS DE FÉ

A Romaria de São Francisco das Chagas encerra programação amanhã com público estimado em 400 milCanindé. Um mundo de fé. Assim, pode ser caracterizada a cidade de Canindé durante a Festa de São Francisco das Chagas, cujo último dia de programação ocorrerá amanhã. Em homens ou mulheres, crianças, adultos ou idosos, a devoção ao padroeiro pode ser sentida no fervor com que os fiéis impostam as mãos ao Santíssimo Sacramento. Ou percebida em vestes franciscanas ou adereços carregados pelos pagadores de promessa: católicos que alcançaram a graça pedida e, agora, voltam para agradecer.Amanhã, cerca de 400 mil pessoas devem participar da festa durante todo o dia, conforme o pároco frei João Hamilton dos Santos. A primeira missa do dia, às 4h, terá transmissão ao vivo pela TV Diário, em celebração presidida pelo frei Marconi Lins. Em seguida, haverá celebrações de hora em hora, na Basílica. Às 16h, a última missa antecederá procissão pelas ruas da cidade, com a imagem de São Francisco. Às 19h, 250 mil pessoas são esperadas na Praça dos Romeiros para encerrar os festejos. Primeiro, uma cerimônia religiosa. Depois, show com a cantora Fafá de Belém. A interpretação de “Ave Maria”, certamente, emocionará a todos.E, até amanhã, milhares de pagadores de promessa agradecerão no altar da Basílica de São Francisco, subirão de joelhos a escadaria da estátua do padroeiro, deixarão velas na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes ou cachos de cabelo na Casa dos Milagres.

Diário do Nordeste

DIVULGADO O TEMA DO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES 2009

Data será comemorada no dia 24 de maio do próximo ano, na festa da Ascensão de Jesus.
“Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. Este é o tema do 43o Dia Mundial das Comunicações escolhido pelo papa Bento XVI. O tema foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta segunda-feira, 29. O Dia Mundial das Comunicações foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1967, atendendo a uma proposta do Concílio Vaticano II. Na ocasião, o papa Paulo VI publicou uma mensagem com o tema Os meios de Comunicação Social.
O Dia Mundial das Comunicações, em 2009, será celebrado no domingo da Ascensão do Senhor, dia 24 de maio. Em janeiro, deverá ser publicada a mensagem do papa Bento XVI sobre o tema escolhido.

CNBB

EVANGELHO DO DIA

Lc 9,51-56

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA - SÃO JERÔNIMO

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras", São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340 d.C., e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, como ninguém nas Sagradas Escrituras o foi, por isso, "Cristo é o poder de Deus, a sabedoria de Deus. Quem ignorá-la [a sabedoria], portanto, ignora as escrituras e ignora a Cristo". Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do Papa Libério, o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade. Fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório da Sagrada Escritura. Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da Igreja, a Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma, e foi viver na Terra Santa, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro dos estudos bíblicos e fixou "o dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

INICIARAM-SE OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁSIO, NO CENTRO DE FORTALEZA

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro deu início esta manhã, os festejos em honra à sua padroeira. A festa de abertura aconteceu, às 7h20min da manhã, com missa e novena presidida pelo padre Luis Alberto; às 12 horas houve terço e novena. A igreja é aberta das 7 horas às 17 horas, com a exposição do Santíssimo Sacramento, ocorrenda das 8 às 16 horas. As confissões são realizadas das 8 às 10h. A Igreja do Rosário fica no centro de Fortaleza, na Praça dos Leões. Informações pelo telefone 3226 4327.

COMEÇOU O NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PAZ

A Paróquia Nossa Senhora da Paz promove, a partir de hoje indo até o dia 7 de outubro, mais uma festa dedicada a sua padroeira Nossa Senhora da Paz, com objetivos básicos de evangelização e confraternização entre os seus paroquianos com toda a comunidade cristã.
O tema será: Maria, acolhedora da vida e Senhora da Paz. Os sub-temas durante o período serão:
Hoje, 2ª feira: Maria, acolhedora e anunciadora do Filho de Deus
Amanhã, 30 - 3ª feira: Maria, sempre acolhendo a Palavra de deus através de seu Filho Jesus
1o. - 4ª feira: Maria, seguidora fiel do Senhor
2 - 5ª feira: Maria, exemplo de humildade
3 - 6ª feira: Maria, sempre atenta a escuta da Palavra
4 - sábado: Maria, a mãe que gerou o filho no ventre e no coração
5 - domingo: Maria, fiel cumpridora do plano de Deus
6 - 2ª feira: Maria, amor ao próximo na prática da caridade
7 - 3ª feira: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Lc 1,38b)
O novenário sempre acontece, durante a semana, às 18 horas e no final de semana, às 18 horas e 30 minutos. Em seguida, haverá a parte social, com comidas típicas e muita animação.
Participe!!! Informações pelo telefone 3224 2398.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

CORPO MILITAR DO VATICANO FARÁ PARTE DA INTERPOL

A Gendarmeria do Vaticano, corpo militar que realiza trabalhos de policiamento e de segurança neste Estado, fará parte da Interpol a partir de outubro."O protocolo de adesão será assinado em São Petersburgo, na Rússia", adiantou o comandante da Gendarmeria vaticana, Domenico Giani.Desta maneira, o corpo de Polícia do Vaticano poderá adquirir informação sobre fenômenos criminais e estar atualizada sobre procedimentos operativos para a atividade de luta contra o crime organizado e associações subversivas.O comandante do pequeno corpo militar, que reúne cerca de 150 agentes, fez o anúncio durante a celebração nos jardins da residência papal de Castelgandolfo da festa de São Miguel Arcanjo, patrono da Gendarmaria.As forças policiais deste pequeno Estado contam desde Junho com duas novas divisões anti-terroristas, destinadas a proteger o Papa e a Santa Sé. Trata-se de um Grupo de Intervenção Rápida e de uma Divisão Anti-Sabotagem, para enfrentar possíveis atividades terroristas.

Ecclesia

ANGOLA RECEBE MISSÃO INTERNACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA

Com o objetivo de combater os altos índices de mortalidade infantil em Angola, a Pastoral da Criança internacional visita o país africano entre os dias 1º e 9 de outubro, com a presença da fundadora e coordenadora internacional, Dra. Zilda Arns
Nos dias 1º a 9 de outubro, a Missão da Pastoral da Criança Internacional visitará a Pastoral da Criança de Angola, na África. A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral, Dra. Zilda Arns, participará do encontro que tem por objetivo somar esforços para a redução da desnutrição, da mortalidade infantil e da violência doméstica no país africano.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na pesquisa da situação mundial da infância em 2008, em Angola, foi constatado que a mortalidade infantil no país é de 154 por mil nascidos vivos. Para reverter esse quadro, as ações da Pastoral da Criança de Angola tiveram início em 1996. A princípio, a capacitação de 17 mulheres foi realizada por Dra Zilda, em Lobito, cidade portuária de onde saíram escravos para o Brasil.
Segundo a médica, as voluntárias angolanas são capacitadas com a mesma metodologia brasileira, baseada na multiplicação do conhecimento e da solidariedade, somadas às necessidades locais, como no caso de Angola, o combate à malária. “Há necessidade de intensificar, atualizar e consolidar a aplicação da metodologia em Angola, com o aperfeiçoamento e capacitação de mais voluntários e com a implantação do Sistema de Informação para melhor avaliar os resultados”, ressalta Dra Zilda.
A missão brasileira terá também encontros com representantes de organismos internacionais que atuam no país, como do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Programa Alimentar Mundial (PAM), entre outras.
Informações pelo telefone (41) 2105-0229 ou pelo e-mail aline@pastoraldacrianca.org.br

CNBB

MORRE O BISPO EMÉRITO DE BARRA DO GARÇA

Emérito desde 2001, dom Antônio Sarto era salesiano, tinha 82 anos e sofria de câncer
Faleceu, na manhã desta segunda-feira, 29, em Campinas (SP), o bispo emérito de Barra do Garça (MT), dom Antônio Sarto, OSB. Segundo o diretor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cruzeiro, em São Paulo, padre Marcos Sérgio da Silva, dom Antônio já lutava contra o câncer a algum tempo. “Nos últimos dias, dom Antônio teve uma recaída e perdeu peso. Na sexta-feira ele foi para a casa de seu sobrinho, que é médico em Campinas, e faleceu na manhã de hoje”, explica o diretor. Ainda não há informações sobre as cerimônias de exéquias.
Dom Antônio, 82, era natural de Lins (SP). Fez sua profissão religiosa em 1941 e foi ordenado padre em 1951, em Turim (Itália). Nomeado bispo coadjutor de Porto Velho (RO), em 1971, recebeu a ordenação episcopal em agosto do mesmo ano, em São Paulo. Adotou o lema “Escolhido dentre os homens, para os homens”.
Depois de onze anos como coadjutor de Porto Velho, foi nomeado bispo de Barra do Garça, em 1982. Tornou-se emérito em 2001. Um de seus últimos trabalhos foi a revisão geral da primeira edição brasileira do "Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões básicas", publicação do Pontifício Conselho para a Família, lançada no Brasil em 2007.

CNBB

"O CAMPO ARADO POR JARBAS" É O TÍTULO DE BIOGRAFIA DE DOM SILVÉRIO JARBAR ALBUQUERQUE, BISPO EMÉRITO DE FEIRA DE SANTANA

Bispo emérito de Feira de Santana (BA), dom Silvério Jarbas de Albuquerque ganha biografia com 218 páginas, escrita pelo médico psiquiatra, Carlos Alberto Kruschewsky
“O Campo Arado por Jarbas”. Com este título, o médico psiquiatra de Caldas do Cipó (BA) Carlos Alberto Kruschewsky, lançou um livro biográfico do bispo emérito de Feira de Santana (BA), dom Silvério Jarbas de Albuquerque.
A obra faz parte do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, de Feira de Santana, e narra a vida consagrada do bispo. O autor cita fatos sócio-políticos, como o nazismo, o intregalismo e o movimento militar de 1964. A infância de dom Silvério em Olinda, sua terra natal e o convite para ingressar no seminário até sua sagração episcopal, também são resgatados no livro.
Dividido em cinco partes e 29 capítulos o material reunido na obra é rico em passagens importantes da vida de dom Silvério, subsidiado por uma linguagem simples, envolvente e fluente, como cita o ex-procurador jurídico de Feira de Santana, na Apresentação, Antônio Cunha Santana. Já o prefácio é do arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian, que diz: “O fundamental é ler as páginas impecáveis desse livro. Participo, apenas, como outro qualquer que gostaria de homenagear dom Silvério”.
Ler “O Campo Arado por Jarbas” é caminhar ao lado de dom Silvério e observar seus passos mais importantes enquanto cidadão, seminarista, religioso franciscano, padre e bispo. Logo após as 218 páginas da obra o leitor se depara com um rico acervo de fotos intituladas “Fortuna Fotográfica”, com as principais imagens do bispo.

CNBB

ENCONTRO PREPARA IGREJA DE RONDÕNIA PARA O 12o. INTERECLESIAL DE CEBs

Encontro arquidiocesano de CEBs refletiu sobre aspectos positivos e negativos da região em preparação ao 12º Intereclesial
Entre os dias 26 e 28 aconteceu em Porto Velho (RO), o 1º Encontro Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) com o objetivo de aprofundar a preparação para o 12º Intereclesial, que acontecerá em 2009 na mesma cidade.
Cerca de 1300 pessoas integrantes de comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas, migrantes, povos indígenas e demais povos da floresta, assessores e convidados das dioceses de Lábrea (AM), Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Guajará-Mirim (RO) e Ji-Paraná (RO) refletiram durante os três dias de encontro o tema “A Caridade sustenta a comunidade” e o lema “A Palavra de Deus é viva e eficaz”.
O arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi, e o bispo diocesano de Cruzeiro do Sul, dom Mosé João pontelo, participaram do evento, que deu destaque às problemáticas e aspectos positivos da região. “Nosso olhar se dirigiu para nossa realidade, onde vemos crescer a fraternidade que gera vida, mas também de onde ecoam os gritos da Amazônia na agressão à natureza, poluição do solo e dos rios, violência urbana, e tantos outros”, disseram os participantes.
O encontro encerrou com a Romaria da Bíblia e celebração eucarística.

CNBB

EM CAMPINAS, JUBILEU DA JUVENTUDE ESCOLHE MÚSICA DO CENTENÁRIO DIOCESANO

O festival de música "Canções da Juventude", realizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Campinas escolhe a música do centenário diocesano
Para integrar o quadro de comemorações do centenário da diocese de Campinas (SP) cujo tema é “Cem anos em missão nesse chão”, o Setor Juventude arquidiocesano vai realizar no dia 19 de outubro o Jubileu da Juventude.
O arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini presidirá a missa de abertura, concelebrada por vigários forâneos e padres assessores dos movimentos, pastorais e organismos que trabalham com a evangelização da juventude.
A juventude vai realizar também o Festival de Música “Canções da Juventude”, no qual será escolhida a música do centenário. Durante o festival haverá, no mesmo local, a Feira dos Carismas, onde as pastorais, movimentos e organismos arquidiocesanos que trabalham com a juventude exporão suas identidades.
Informações pelo telefone (19) 3744-3000.

CNBB

PAPA AGRADECE PERÍODO DE VERÃO EM CASTELGANDOLFO

Papa agradece período de verão que passou em Castelgandolfo
Antes de se despedir da Residência Apostólica de Castelgandolfo, onde passou o período de verão, o Santo Padre o Papa Bento XVI, nesta segunda-feira, 29, iniciou sua série de audiências consecutivas recebendo alguns Bispos da Conferência Episcopal do Kazaquistão, que se encontram em Roma para a sua visita qüinqüenal “ad Limina apostolorum”.A seguir, na Sala dos Suíços, o Santo Padre se despediu das Comunidades civis e religiosas de Castel Gandolfo. Na parte da tarde, o Papa vai receber os Funcionários das Vilas Pontifícias de Castelgandolfo. Durante o período de verão europeu, os Papas costumam deixar o Vaticano para passar um tempo na Residência Apostólica de Castelgandolfo, que se encontra nas colinas circundantes da capital italiana, a cerca de 25 km. de Roma. Recordamos que o Papa se transferiu para Castel Gandolfo no dia 2 de julho, ausentando-se apenas para as suas férias em Bressanone, no nordeste da Itália, de 28 de julho a 11 de agosto, e por seus compromissos Apostólicos, entre os quais as Viagens Apostólicas à Austrália e à França.AgradecimentosNo discurso que pronunciou, esta manhã, à Comunidade civil e religiosa, Bento XVI renovou sua sincera gratidão pelo serviço prestado neste período de verão, tanto à sua pessoa quanto aos seus colaboradores: "Cumprimento e agradeço, em primeiro lugar, o Bispo de Albano Lacial, Dom Marcelo Semeraro, a cuja diocese pertence Castel Gandolfo, o pároco e a comunidade paroquial e religiosa local. A todos vocês repito: o Papa é grato pela sua ajuda material e espiritual".O Santo Padre dirigiu sua saudação também ao Prefeito e à Junta Municipal de Castel Gandolfo, e manifestou seu apreço pela hospitalidade e assistência, não apenas a si e aos seus hóspedes, mas os peregrinos e fiéis que, sobretudo aos domingos, participavam da oração do Ângelus.Bento XVI não deixou de agradecer a todos os responsáveis e funcionários da Residência Apostólica, que, com dedicação e competência, prestaram seu precioso serviço: "Da grande família que se forma em torno do Papa, em Castel Gandolfo, encontram-se também os funcionários e agentes da Ordem Pública, que agradeço pela dedicação demonstrada. Saúdo ainda os dirigentes e membros da Guarda Suíça Pontifícia e os Agentes da Gendarmaria Vaticana, fiéis custódios do Papa". Por fim, Bento XVI dirigiu seu pensamento agradecido à Aeronáutica Militar italiana, pelo serviço que prestam quando o Papa se desloca em helicóptero ou em avião para as suas viagens e visitas apostólicas. Enfim, o Pontífice recordou que, hoje, a Liturgia celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que desempenharam uma missão especial na história da salvação: " A invisível presença destes Espíritos bem-aventurados nos é de grande ajuda e conforto. Eles caminham ao nosso lado, nos protegem em todas as circunstâncias e nos defendem dos perigos: a eles podemos recorrer em qualquer momento"."Muitos Santos", continuou o Papa, "mantinham com os Anjos, uma relação de verdadeira amizade e numerosos são os episódios que testemunham a sua assistência em ocasiões particulares". E concluiu "os Anjos são enviados por Deus para servir aqueles que são os herdeiros da salvação. Portanto, eles são um válido auxílio na peregrinação terrena rumo à Pátria celeste".

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

REFLEXÃO DO DIA

FESTA DE SÃO MIGUEL, RAFAEL E GABRIEL, ARCANJOS

Jo 1, 47-51

Muitas vezes, nós nos sentimos espantados com o que conhecemos sobre o poder de Deus, mas devemos ter consciência de que de fato devemos nos maravilhar muito mais, uma vez que não conhecemos quase nada sobre este poder. Uma das grandes manifestações do poder de Deus, e que de fato nos faz fascina, é a existência dos anjos, essas criaturas maravilhosas que assistem diante de Deus e sempre estão presentes também nas nossas vidas, como o caso dos arcanjos que festejamos hoje e que têm a sua existência e a sua ação descritas nas Sagradas Escrituras.

IGREJA DE BAGÉ FAZ 34a. ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA CONQUISTA

A Igreja de Bagé realizou no domingo a 34ª Romaria de sua padroeira. Dioceses de Fronteiras do Uruguai participaram da caminhada
Ontem a diocese de Bagé (RS) realizou sua 34ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora. A atividade teve início em frente à catedral São Sebastião e seguiu até o santuário da Conquistadora.
No sábado, 27, a imagem de Nossa Senhora Conquistadora foi levada em procissão para a catedral. A romaria reuniu as dezesseis paróquias da diocese e comunidades cristãs uruguaias localizadas na faixa de fronteira, das dioceses de Melo e Tacuarembó.
Este ano, o bispo diocesano, dom Gílio Felício, convocou os fiéis a serem discípulos e missionários, em sintonia com a Igreja da América Latina, no Documento de Aparecida.

CNBB

TERMINA ENCONTRO DE IGREJAS LUSÓFONAS EM MACAU, CHINA


No encerramento do VIII Encontro das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas, os doze bispos de nove países reunidos escreveram comunicado que ressaltou entre outros, a vontade de intensificar a vivência missionária no caminho do discipulado de Jesus
Terminou ontem, em Macau, China, o VIII Encontro das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas, que refletiu desde o dia 24, quarta-feira, o tema “As questões sociais à luz da globalização”. O encontro reuniu doze bispos de nove países. Dois deles são brasileiros: o vice-presidente da CNBB e arcebispo da Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e o responsável pela pastoral Afro-brasileira e bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos.
No final do encontro os bispos escreveram comunicado.
Clique aqui para ler a íntegra do comunicado.

CNBB

TERMINA ENCONTRO DE IGREJAS LUSÓFONAS EM MACAU, CHINA

No encerramento do VIII Encontro das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas, os doze bispos de nove países reunidos escreveram comunicado que ressaltou entre outros, a vontade de intensificar a vivência missionária no caminho do discipulado de Jesus
Terminou ontem, em Macau, China, o VIII Encontro das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas, que refletiu desde o dia 24, quarta-feira, o tema “As questões sociais à luz da globalização”. O encontro reuniu doze bispos de nove países. Dois deles são brasileiros: o vice-presidente da CNBB e arcebispo da Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e o responsável pela pastoral Afro-brasileira e bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos.
No final do encontro os bispos escreveram comunicado.
Clique aqui para ler a íntegra do comunicado.

CNBB

MAIS DE DOIS MIL FIÉIS NA II CAMINHADA DA FAMÍLIA







Mais de dois mil fiéis, segundo os cálculos dos organizadores, participaram ontem da II Caminhada da Família, promovida pela Paróquia de São Vicente de Paulo, da Praça da Coelce, na Avenida Barão de Studart, passando pela Avenida Antõnio Sales, até a Praça da Imprensa, onde foi concelebrada uma missa, presidida pelo padre Wilson Wilson Freitas César, vigário geral da Diocese de Itapipoca, e a presença dos padres Raimundo Neto, Marcos Studart, Luíz Gonzaga, Pedro Vicente e Antonio Simplicio e o diácono Joaquim (fotos de José Maria Melo).






Católicos se caracterizaram com personagens da Sagrada Família: São José, Santa Maria e o Menino JesusCerca de 2 mil católicos participaram, ontem, da 2ª Caminhada da Família com São Vicente e a Bíblia, encerrando os festejos da Paróquia de São Vicente de Paulo. Este ano, a comemoração religiosa teve como tema central “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”.Entoando o terço e seguindo o andor com a imagem do santo, os fiéis caminharam pelas avenidas da Aldeota, numa confraternização entre pessoas de diferentes faixas etárias.A concentração aconteceu na Praça da Coelce, na Avenida Barão de Studart. De lá, os devotos saíram em procissão com a imagem do santo e com pessoas caracterizadas com personagens da Sagrada Família: São José, Santa Maria e o Menino Jesus.Da Barão de Studart, seguiram pela Avenida Antônio Sales e formando, novamente, uma grande concentração na praça da Imprensa onde houve concelebração eucarística.Segundo o pároco da Igreja de São Vicente de Paulo, localizada na Avenida Desembargador Moreira, padre Raimundo Neto, a manifestação religiosa teve como principal objetivo “somar forças para construir uma sociedade baseada na igualdade, fraternidade e justiça, valorizando a família, célula-mãe da sociedade”.“São Vicente foi um santo que não ficou no passado. Ainda no presente é modelo que deve ser seguido, de preocupação e atenção com os pobres, não apenas no apoio espiritual, como também material”, afirmou o sacerdote.A concelebração eucarística contou com a participação de quatro padres. Além do padre Neto, foram celebrantes os párocos Antônio Simplício, Marcos Antônio, Luiz Gonzaga e, ainda, o vigário geral da Diocese de Itapipoca, padre José Wilson Freitas César, que presidiu o ato litúrgico.A exemplo do ano passado, quando a paróquia de São Vicente de Paulo passou a se organizar mais efetivamente para dar uma dimensão maior aos festejos, o encerramento teve a adesão de devotos de outros municípios, que vieram a Fortaleza em caravana.Este ano, celebrou-se o 348º ano de aniversário de morte de São Vicente de Paulo, celebrado, de fato, todos os 27 de setembro. Nascido em Pouy, no Sul da França, ele fundou várias congregações religiosas. Dentre essas, destacam-se as Filhas de Caridade e a Congregação da Missão, respectivamente, constituída por mulheres e homens.“Para nós, o mais importante é que São Vicente mantém uma atualidade na inserção daqueles que têm mais, materialmente, ajudando os que têm menos. Do mesmo modo, é exemplo de homem consagrado ao ofício da fé, que não se traduz apenas pelo o exercício da oração, mas pelo dia-a-dia da prática”, afirmou padre Neto.
Marcus PeixotoRepórter/Diário do Nordeste

EVANGELHO DO DIA

Jo 1,47-51

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50Jesus disse: "Tu crês porque te disse: "Eu te vi debaixo da figueira?" Coisas maiores que esta verás!" 51E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

PREGADOR DO PAPA: "NÃO BANALIZAR A TRAGÉDIA DA PROSTITUIÇÃO"

Comentário do Padre Raniero Cantalamessa, OFM Cap., pregador da Casa Pontifícia, sobre a Liturgia da Palavra deste domingo.XXVI Domingo do Tempo ComumEzequiel 18, 25-28; Filipenses 2, 1-11; Mateus 21, 28-32"As prostitutas vos precederão no Reino dos céus""Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha. Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe.".O filho da parábola que diz "sim" mas não faz representa aqueles que conheciam Deus e seguiam sua lei, mas depois, em sua atuação prática, quando se tratava de acolher Cristo, que era "o fim da lei", deram um passo atrás. O filho que diz "não" e faz representa aqueles que antes viviam fora da lei e da vontade de Deus, mas depois, com Jesus, se arrependeram e acolheram o Evangelho. Daqui a conclusão que Jesus põe diante "dos príncipes dos sacerdotes e dos anciãos do povo": "Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus".Nenhuma frase de Cristo foi mais manipulada que esta. Acabaram criando às vezes uma espécie de aura evangélica em torno da categoria das prostitutas, idealizando-as e opondo-as a todos os demais, indistintamente, escribas e fariseus hipócritas. A literatura está cheia de prostitutas "boas". Basta pensar na Traviata, de Verdi, ou na humilde Sonia de Crime e castigo, de Dostoiévski!Mas isso é um terrível mal-entendido. Jesus apresenta um caso limite, como se estivesse dizendo: "inclusive as prostitutas – e é muito dizer – vos precederão no Reino de Deus". A prostituição é vista com toda sua seriedade, e tomada como termo de comparação para estabelecer a gravidade do pecado de quem rejeita obstinadamente a verdade.É preciso perceber também que idealizando a categoria das prostitutas se costuma idealizar também a dos publicanos, que sempre a acompanha no Evangelho. Se Jesus aproxima estas duas categorias não é sem um motivo: ambos puseram o dinheiro acima de tudo na vida.Seria trágico se esta palavra do Evangelho fizesse que os cristãos perdessem o empenho por combater o fenômeno degradante da prostituição, que assumiu hoje proporções alarmantes em nossas cidades. Jesus sentia muito respeito pela mulher para não sofrer, ele em primeiro lugar, pelo que esta chega a ser quando se reduz a esta situação. É por isso que ele valoriza a prostituição não por sua forma de viver, mas por sua capacidade de mudar e de pôr ao serviço do bem sua própria capacidade de amar. Como Madalena que, após converter-se, seguiu Cristo até a cruz e se converteu na primeira testemunha da ressurreição (supondo que foi uma delas).O que Jesus queria dizer com essa palavra aparece claramente no final: os publicanos e as prostitutas se converteram com a pregação de João o Batista; os príncipes dos sacerdotes e dos anciãos não. O Evangelho não nos impulsiona portanto a promover campanhas moralizadoras contra as prostitutas, mas tampouco a não levar a sério este fenômeno, como se não tivesse importância.Hoje, por outro lado, a prostituição se apresenta sob uma forma nova, pois consegue produzir muito dinheiro sem nem sequer correr os tremendos riscos que sempre correram as pobres mulheres condenadas à rua. Esta forma consiste em vender o próprio corpo, ficando tranqüilamente na frente de uma máquina fotográfica ou uma câmera de vídeo, sob a luz dos refletores. O que a mulher faz quando se submete à pornografia e a certos excessos da publicidade é vender seu próprio corpo aos olhares. É prostituição pura e dura, e pior que a tradicional, porque se impõe publicamente e não respeita a liberdade nem os sentimentos das pessoas.Mas feita esta necessária denúncia, trairíamos o espírito do Evangelho se não destacássemos também a esperança que esta palavra de Cristo oferece às mulheres que, por diversas circunstâncias da vida (com freqüência por desespero), se encontram na rua, a maioria das vezes, vítimas de exploradores sem escrúpulos. O Evangelho é "evangelho", ou seja, boa notícia, notícia de resgate, de esperança, também para as prostitutas. E mais, antes de tudo para elas. Jesus quis que fosse assim.

Zenit

BENTO XVI LEMBRA JOÃO PAULO I, O CATEQUISTA INCOMPARÁVEL

No trigésimo aniversário da morte de João Paulo I, Bento XVI recordou neste domingo, 28, a figura deste Papa, destacando seu grande ensinamento de humildade."Foram suficientes 33 dias para que o Papa João Paulo I entrasse no coração da gente. Nos discursos usava exemplos tirados de fatos da vida concreta, das suas recordações de família e da sabedoria popular", recordou Bento XVI.Sua simplicidade era veículo de um ensinamento sólido e rico que, graças ao dom de uma memória excepcional e de uma vasta cultura, ele enriquecia com numerosas citações de escritores eclesiásticos e profanos. Foi assim um incomparável catequista, nas pegadas de São Pio X, seu conterrâneo e predecessor, primeiro na Cátedra de São Marcos (em Veneza) e depois na Cátedra de Pedro.De João Paulo I, Bento XVI citou algumas frases que testemunhavam a sua humildade: "devemos sentir-nos pequenos diante de Deus. Não me envergonho de sentir-me como uma criança diante da mãe: acredita-se na mãe, eu acredito no Senhor, naquele que Ele me revelou, disse Papa Luciani durante uma audiência geral"."Estas palavras mostram inteiramente a espessura da sua fé", comentou Bento XVI.Uma outra frase de Papa Luciani recordada pelo Santo Padre referia-se à humildade: "mesmo que tenhais feito grandes coisas, dizei: somos servos inúteis. Pelo contrário, a tendência em todos nós é colocar-se bem em vista". Ele escolheu como lema episcopal o mesmo de São Carlos Borromeu: Humilitas. Uma única palavra que sintetiza o essencial da vida cristã e indica a virtude indispensável de quem, na Igreja, é chamado ao serviço da autoridade."Enquanto agradecemos a Deus pelo fato de o ter dado à Igreja e ao mundo, façamos tesouro do seu exemplo, empenhando-nos a cultivar a sua mesma humildade que o tornou capaz de falar a todos, especialmente aos pequeninos e àqueles, considerados longe da Igreja".Depois da recitação do Angelus em Castelgandolfo, o Papa despediu-se dos habitantes desta pequena cidade do Lácio onde passou o seu período de repouso de verão. No próximo dia 30, terça-feira, Bento XVI regressará definitivamente ao Vaticano.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

SANTO DO DIA - SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do Céu vêm em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. São MiguelO nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus", segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também."Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu".São GabrielO nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus", mas é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.São RafaelUm dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit."Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). Este arcanjo de nome "Deus Curou", restituiu à vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!
#

domingo, 28 de setembro de 2008

ENCERRARAM-SE OS FESTEJOS EM HONRA A SÃO VICENTE











Ficaram encerrados ontem, dia 27, com uma concelebração presidida pelo padre João Jorge Correia Filho, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza, animada pelo Coral Cantate Domine, os festejos em honra a São Vicente de Paulo. A programação de ontem, começou com uma missa às 6h30min; em seguida outra, com a participação dos idosos. Houve, depois da celebração a distribuição de sopa e cestas básicas no Salão Paroquial, organizada por Viviane Miranda. Às 12 horas, mais uma celebração eucarística e das 14 às 16h30min, adoração ao Santíssimo.




A programação total ficará encerrada hoje, a partir das 17 horas deste domingo, com a II Caminhada da Família com São Vicente e a Bíblia, saindo da Praça da Coelce, na Avenida Barão de Studart e terminando na Praça da Imprensa, com uma missa. A animação será dos grupos de jovens de São Vicente e Lúmen, Pastoral Familiar, ECC e Conselho Pastoral, com o tema “Estarei lá – Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”.Ontem, houve ainda uma confraternização no Centro Comunitário da Paróquia, na Avenida Desembargador Moreira, nas proximidades da Igreja Matriz. O padre Raimundo Neto mostrava-se satisfeito com o sucesso da festa.

ESTÁ TERMINANDO, NO GINÁSIO MARISTA, O CONGRESSO DE CURA E LIBERTAÇÃO

O frei Elias Vella pregando esta manhã, no Congresso de Cura e Libertação, no Ginásio Marista, numa promoção da Comunidade Católica Canção Nova. Ela agradou aos participantes do evento, que está chegando ao seu final (fotos de José Maria Melo).


Está chegando ao seu final, o Congresso de Cura e Libertação, promovido pela Comunidade Católica Canção, no Ginásio Marista, no Centro de Fortaleza, tendo como pregador o frei Elias Vella - Exorcista da Ilha de Malta e Presidente da Comissão Arcebiscopal sobre Ocultismo e Satanismo,é Franciscano Conventual. Na sua entrevista, que nos foi concedida esta manhã, Frei Elias disse que para se combater o "inimigo", precisamos da Eucarística, da Palavra de Deus, oração e de Jesus Cristo.
Para a Mônica Mourão, consagrada da Comunidade Católica Face de Cristo, que participou do evento durante o dia de ontem, "ele é excelente".
Frei Elias Vella foi ordenado sacerdote em 1964, estudioso em Teologia e Catequese em Roma Pela Universidade Laterana, por seis anos foi Ministro Provincial dos Franciscanos Conventuais em Malta, por vinte quatro anos foi professor de Teologia Dogmática e Teologia Pastoral no Instituto Nacional Studiorum Ecclesiaticorum, Religiosorum Melietensium. Trata-se de um dos Maiores Lideres da Renovação Carismática em Malta. Frei Elias conduz Orações, Seminários, Retiros e Exercícios Espirituais em diversos Países, como Índia, Filipinas, Austrália, Oeste da África, Itália, Alemanha, Polônia, Inglaterra e Estados Unidos.No Brasil já publicou dez obras Literárias e se encontra em Fortaleza, terminando assim a sua programação no Brasil. Antes, eles esteve em São Paulo e Sergipe.
Durante o Congresso, que está terminando, ele lançou três novos livros com os seguintes temas:- Sob o Sopro do Divino Espírito,- Deus te quer por Inteiro- o caminho da cura Física, Psicológica e Espiritual,- A Força Que Vem do Céu - O Batismo no Espírito Santo.O Congresso de Cura e Libertação começou na última sexta-feira, tendo como tema: “A Cruz Sagrada seja a minha Luz.

AMANHÃ, À TARDE, NO GINÁSIO PAULO SARASATE, FESTA EM MEMÓRIA AOS ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO RAFAEL E SÃO GABRIEL

Amanhã, dia 29, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a grande festa em memória aos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Em unidade com a igreja, a Comunidade Católica Shalom essa festa no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 15 horas, com a oração do Terço da Misericórdia. Louvor, oração, pregação completam a programação do dia, que ficará as 19 horas com a Missa pelos Enfermos, celebrada pelo padre Antônio Furtado. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para a grande festa.
Este é o segundo ano consecutivo que a Comunidade Shalom realiza o evento em Fortaleza. No ano passado, 10 mil pessoas encheram o Ginásio, em uma grande demonstração de fé e devoção aos três arcanjos. Foi a devoção de padre Antônio Furtado ao Arcanjo São Miguel que o inspirou a realizar, na data destinada aos anjos, uma grande festa de louvor aos três protetores e anunciadores. Os santos anjos são servos e mensageiros de Deus, que Glorificam a Deus sem cessar e prestam serviços litúrgicos diante do seu trono. Eles também formam o exército do Senhor, executam a divina justiça e são os advogados e defensores de Deus. Como criaturas puramente espirituais, são dotadas de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Eles cercam a vida humana com sua proteção e intercessão.

São Miguel, que em hebraico quer dizer "Quem é como Deus?", é considerado o protetor da Igreja e o Guardião do Paraíso, apresentado por são João, no livro do Apocalipse, como aquele que vence Lúcifer no combate contra o mal.// As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, motivaram a Igreja, desde o princípio, a uma especial veneração por este arcanjo, considerado como guarda e protetor da família divina, guarda da Igreja e padroeiro dos agonizantes.// São Gabriel, que significa "A Força de Deus", é considerado o anjo da Anunciação, aquele que apareceu a Maria e anuncia a vinda do Messias.// È considerado também o Anjo da Encarnação, da Misericórdia e da Consolação. Ele representa o poder de Deus. A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gen 19, 1-29), bem como o ter marcado com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4). A tradição Cristã vê nele o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador, e a José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima. Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto.

São Rafael, que em hebraico tem o sentido de "Medicina de Deus", ou "Deus curou", é o anjo da cura. É considerado o protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Na Bíblia, ele é citado como o protetor da viagem de Tobias, o responsável por restituir a visão do pai dele e de ter livrado o jovem das investidas do demônio. Ele também quem apresenta as boas obras e orações do velho Tobias a Deus.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

COMEÇAM AMANHÃ OS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Comunidade Nossa Senhora do Rosário que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade realizará os festejos em honra a Nossa Senhora do Rosário de amanhã, 29, a 09 de outubro de 2008. Da programação constam todos todos os dias, Terço a partir das 18 horas, e Celebração Eucarística às 19 horas, e no dia 3 de outubro, participação e testemunho de Naldo José (ex- vocalista da ex-Banda Caviar Com Rapadura). Abertura amanhã, 29, segunda-feira, às 18h00, com o hasteamento da Bandeira e saraivada de fogos; Às 19 horas missa, presidida pelo padre Ruy. Encerramento, dia 9, quinta-feira, às 17 horas, procissão, às 18 horas; Terço, às 19 horas e Celebração Eucarística, com padre Ruy.

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA PROMOVE FESTA DE SUA PADROEIRA

A Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim das Oliveiras, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Glória, realizará de 3 a 12 de outubro, a festa da sua padroeira tendo como tema: “Mãe Aparecida Missionária que acolhe a vida”.
No dia 3, às 18h30min, haverá o hasteamento da bandeira, seguido de missa de abertura presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, com a participação de todas as comunidades.
No dia 4, 7, 9 e 11, às 5 horas da manhã, haverá caminhada terminando com café da manhã partilhado. Todas as noites, às 19 horas, será celebrada a missa e depois uma programação social com música, atrações culturais e artísticas.
No dia 12 de outubro, encerrando as Festa, às 9h30min, Celebração Eucarística com as crianças; às 10h30min, missa presidida por Dom José Luiz, Bispo Auxiliar; às 17h30min, procissão saindo do Vila Verde percorrendo as ruas do bairro até a Capela Nossa Senhora Aparecida. Informações na Capela pelo fone 3239 0711 ou com Valda pelo telefone 3247 6386.

CANÇÃO NOVA REALIZA CONGRESSO DE CURA E LIBERTAÇÃO, COM FREI ELIAS VELLA

A Comunidade Católica Canção está realizando, no Ginásio Marista, no Centro de Fortaleza, Congresso de Cura e Libertação, tendo como pregador o frei Elias Vella - Exorcista da Ilha de Malta e Presidente da Comissão Arcebiscopal sobre Ocultismo e Satanismo,é Franciscano Conventual. Ele foi Ordenado Padre em 1964, estudioso em Teologia e Catequese em Roma Pela Universidade Laterana, por seis anos foi Ministro Provincial dos Franciscanos Conventuais em Malta, por vinte quatro anos foi professor de Teologia Dogmática e Teologia Pastoral no Instituto Nacional Studiorum Ecclesiaticorum, Religiosorum Melietensium. Traa-se de um dos Maiores Lideres da Renovação Carismática em Malta.
Frei Elias conduz Orações, Seminários, Retiros e Exercícios Espirituais em diversos Países, como Índia, Filipinas, Austrália, Oeste da África, Itália, Alemanha, Polônia, Inglaterra e Estados Unidos.
No Brasil já publicou dez obras Literárias e se encontra em Fortaleza e durante todo o dia de hojem, no Congresso de Cura e Libertação, estará lançando três novos livros com os seguintes temas:

- Sob o Sopro do Divino Espírito,
- Deus te quer por Inteiro- o caminho da cura Física, Psicológica e Espiritual,
- A Força Que Vem do Céu - O Batismo no Espírito Santo.
O Congresso de Cura e Libertação começou na última sexta-feira e hoje no Ginásio do Antigo Colégio Marista agora Faculdade Cearense - Centro, tendo como tema: “A Cruz Sagrada seja a minha Luz.

PAPA RECEBE NOVO EMBAIXADOR DA REPÚBLICA TCHECA JUNTO À SANTA SÉ

O Santo Padre pronunciou, esta manhã, 27, em Castel Gandolfo, um discurso ao novo Embaixador da República Tcheca junto à Santa Sé, Pavel Vosalík, na apresentação de suas Cartas Crtedenciais.
O Pontífice recordou que, no próximo ano, a República Tcheca será Presidente de turno da União Européia, por seis meses. Por isso, aproveitou para colocar em evidência alguns dos muitos desafios que a Europa está enfrentando em nossos dias.
Entre tais desafios, o Papa frisa a aspiração das nações do continente de tentarem construir uma verdadeira comunidade internacional para as futuras gerações. Para que isso seja possível, disse, os líderes europeus são chamados a reconhecer que "a felicidade humana e o bem-estar não podem ser obtidos somente mediante estruturas ou nível de vida social ou político".
Neste sentido, o Pontífice explicou que "a realização de uma autêntica cultura, à altura da nobre vocação do homem, requer a harmoniosa cooperação das famílias, das comunidades eclesiais, escolas, do mundo do comércio, das organizações e instituições do governo".
Por este motivo, Bento XVI disse, com firmeza, que "todas as sociedades podem obter benefício quando for reconhecido o direito da Igreja de exercer o papel de administradora dos bens materiais e espirituais pertencentes ao seu ministério".
Por fim, ao novo diplomata da República Tcheca, o Santo Padre fez votos de que o governo possa resolver as questões relativas às propriedades da Igreja, com honestidade, justiça e consideração pela obra eclesial desenvolvida em prol da sua população.

Rádio Vaticano

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO

Vigésimo Sexto domingo do Tempo Comum

O Evangelho de hoje é constituído por uma parábola de Mateus (21, 28-32) e uma aplicação desta à atitude das autoridades judaicas diante do apelo à conversão feito por João Batista. Esta parábola dos "dois filhos" é parecida com a do Filho Pródigo. Só que, em Mateus, é o irmão mais novo que, no início, desobedece, mas, depois, se arrepende e faz a vontade do pai. O filho mais velho faz a vontade do Pai aparentemente. Ele é a figura dos chefes do povo judaico - seus sacerdotes e anciãos do povo, isto é, membros do sinédrio de Jerusalém e dos fariseus que dizem querer a vontade do Pai, mas não a fazem .
A parábola de hoje fala por si. Não é aquele que diz "Sim" a Deus, mas não o faz, mas aquele que cumpre a vontade do Pai, que faz parte do Reino de Deus. Jesus disse àqueles sacerdotes e anciãos que os publicanos e as prostitutas iriam precedidas no Reino de Deus.
Lição deste Evangelho: é inútil ter dito "Sim" a Deus no dia do Batismo, se, em seguida, durante a vida, não são renegadas as promessas feitas. Toda vida do ser humano deve ser um "Sim" permanente ao Senhor. Deus está sempre disposto a ajudar os que, renunciando ao mal praticado, querem refazer a própria vida. Cumprir a vontade de Deus é muito mais que questão de palavras, e manter aparência. A vontade de Deus é questão de conexão interior com o absoluto do amor, para significar mudança de vida. O seguimento de Jesus coloca em questão nossa prática, que decide nosso destino diante de Deus. Acomodam-se às formalidades, inclusive religiosas; rende dividendos. Segundo o pensamento dominante de nossa sociedade, evitamos problemas, nos poupamos e somos bem considerados! Mas, para fazer a vontade do Pai, Jesus nos ensina o caminho da humildade: reconhecer a verdade humana, na condição de pecadores redimidos em seu amor.
Cumprir a vontade do Pai é a meta de todos os seres humanos. Não importa que você seja católico, evangélico, muçulmano, judeu ou até sem religião. O importante é fazer a vontade do que se expressa no mandamento do amor ao próximo. O que Deus quer de nós é a nossa paz; e a nossa felicidade, então, consiste em fazer a vontade de Deus, sempre. Nunca encontraríamos a paz fora da vontade de Deus. Essa vontade é cheia de luz e amor. Nela encontraremos a luz, encontraremos o amor, encontraremos a paz e o perdão misericordioso de Deus.
Feliz domingo a todos!

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

EVANGELHO DO DIA

Mt 21,28-32

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e ­anciãos do povo: 28"Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: "Filho, vai trabalhar hoje na vinha!" 29O filho respondeu: "Não quero". Mas depois mudou de opinião e foi.30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: "Sim, senhor, eu vou". Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?"Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro".Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele".
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA - SÃO VENCESLAU

O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau, sua história se entrelaça com a vida e fé da família real.O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe tornou-se violento e ambicioso. Com a morte do pai, e pouca idade do Santo herdeiro, a mãe, má intencionada assumiu o governo, sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo, e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe Santo". Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava, e por ele era concretamente amado: Protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, e dos órfãos e viúvas, verdadeiro pai. Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo, a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual, mas infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela Mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do Santo-, concordou com a trama contra o filho.Quando nasceu o primogênito de Boleslau, são Venceslau foi convidado para um solene banquete, pensando na reconciliação da família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e capangas. Antes de cair morto, são Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito".
São Venceslau, rogai por nós!

sábado, 27 de setembro de 2008

FACE DE CRISTO REALIZA CERCO DE JERICÓ E SEMINARIO PARA CASAIS

A Comunidade Católica Face de Cristo realiza, desde a última segunda-feira, em sua sede à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no Cocó, em Fortaleza, mais um Cerco de Jericó, com os seus membros adorando o Santíssimo e pedindo pela Comunidade, seus fundadores, pelo Papa, por Dom José Antonio e pelo XX Congresso “Família Face de Cristo”, que acontecerá de 10 a 12 de outubro. O tema será “Vinde a mim os tristes, cansados...”, tendo como pregadores Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Shalom; padre Adilton Lopes, mestre em teologia do matrimônio e da família; Hamilton Apolinário, fundador da Comunidade Boa Nova; Emidio Teixeira, coordenador do projeto Bodas de Cana, da Face de Cristo e o fundador da comunidade, Aluízio Nóbrega. O Cerco termina amanhã, às 12 horas.
A Face de Cristo está promovendo desde a noite de ontem, mais um Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais, em Iparana, com a participação quase 30 casais.

RESULTADO DA ENQUETE

No mês de setembro, que está chegando ao seu final, realizamos uma enquete sobre o número de livros da Bíblia católica. Perguntamos “Quantos livros tem a Bíblia Católica? Sessenta e três por cento, escolheram a pergunta com 73 livros e 29% optaram pelos 72 livros.
A Bíblia tem realmente 73 livros, desmembrando Lamentações do livro de Jeremias.
Sem desmembrar a parte de “Lamentação de Jeremias”, a Bíblia fica com 72 livros.
Mas vamos fazer o seguinte: pegue o número 72 e leia do fim para o início. Veja, surge o número 27. Pegue o número 27 e subtraia de 72. O resultado é 45. Quarenta e cinco é o número de livros do Antigo Testamento, sem o desmembramento de Lamentações do livro de Jeremias, e o restante, 27, é o total de livros do Novo Testamento. Mas, anote, a Bíblia Católica tem 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

A PROGRAMAÇÃO DA VISITA DA IMAGEM DE SÃO PAULO ÀS PARÓQUIAS DA REGIÃO EPISCOPAL SERTÃO

De setembro à novembro a imagem ficará na Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé.
De dezembro à janeiro 2009 - Na Paróquia de Santo Antonio, em Caridade.
De fevereiro à março de 2009 - Na Paróquia de Santa’Ana, em Paramoti.
De abril até 15 de maio de 2009 - Na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Itapebuçu.
De 15 de maio à 28 de junho de 2009 - Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Tabatinga;
No Dia 28 de junho de 2009 - a imagem sairá em carreata de Tabatinga até Canindé onde celebraremos a festa do apóstolo Paulo.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

COORDENAÇÃO DA REGIÃO EPISCOPAL METROPOLITANA 3 ESTÁ REUNIDA

A Coordenação da Região Episcopal Metropolitana Três está reunida no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Messejana, em Fortaleza, com o objetivo de planejar e coordenar as atividades e ações pastorais na região. Maiores informações: (85) 3274.2588.

COMEÇA SEGUNDA-FEIRA OS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DA PAZ, EM FORTALEZA

A Paróquia Nossa Senhora da Paz , no bairro Aldeota, em Fortaleza, promoverá da próxima segunda-feira, dia 29, a 7 de outubro, mais uma festa em honra a sua padroeira Nossa Senhora da Paz, com objetivos básicos de evangelização e confraternização entre os seus paroquianos com toda a comunidade cristã.
O tema deste ano será: Maria, acolhedora da vida e Senhora da Paz, tendo como sub-temas:
29 - 2ª feira: Maria, acolhedora e anunciadora do Filho de Deus
30 - 3ª feira: Maria, sempre acolhendo a Palavra de deus através de seu Filho Jesus
1/10 - 4ª feira: Maria, seguidora fiel do Senhor
2/10 - 5ª feira: Maria, exemplo de humildade
3/10 - 6ª feira: Maria, sempre atenta a escuta da Palavra
4/10 - sábado: Maria, a mãe que gerou o filho no ventre e no coração
5/10 - domingo: Maria, fiel cumpridora do plano de Deus
6/10 - 2ª feira: Maria, amor ao próximo na prática da caridade
7/10 - 3ª feira: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Lc 1,38b)
O novenário sempre acontece, durante a semana, às 18 horas e no final de semana, às 18 horas e 30 minutos. Em seguida, haverá a parte social, com comidas típicas e muita animação.
Participe!!! Informações pelo telefone 3224 2398.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

HOJE, ENCERRAMENTO DA FESTA EM HONRA A SÃO VICENTE DE PAULO






















Fica encerrada hoje, às 17h30min, com uma concelebração que será presidida pelo padre João Jorge Correia Filho, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza, a festa em honra a São Vicente de Paulo. A programação de hoje, começou com uma missa às 6h30min. Neste momento está sendo realizada outra missa, com a participação dos idosos, em seguida haverá a distribuição de sopa e cestas básicas no Salão Paroquial, organizada por Viviane Miranda. Às 12 horas, mais uma celebração eucarística e das 14 às 16h30min, adoração ao Santíssimo.
De acordo com a programação distribuída pelo padre Raimundo Neto, acontecerá amanhã, domingo, dia 28, a partir das 17 horas, a II Caminhada da Família com São Vicente e a Bíblia, saindo da Praça da Coelce, na Avenida Barão de Studart e terminando na Praça da Imprensa, com uma missa. A animação será dos grupos de jovens de São Vicente e Lúmen, Pastoral Familiar, ECC e Conselho Pastoral, com o tema “Estarei lá – Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”.
Ontem, houve o encerramento do novenário, com a participação das pastorais da Catequese, Noivos e todos os ramos da Família Vicentina, setores com imagens e “banners” de seus padroeiros, movimentos, Escola Irmã Marsillac e devotos de São Vicente. O padre Raimundo Neto, tendo como auxiliar o padre Linhares, presidiu a celebração eucarística.

A PROGRAMAÇÃO DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM FORTALEZA


A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil está em Fortaleza, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Montese desde o dia 22 de setembro e visitará as seguintes Igrejas:

Segunda-feira, dia 29, às 19h30min, chega à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Piedade. Permanecendo ali até às 18 horas do dia 30, saindo em carreata para a Igreja do Sagrado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge.

Dia 01 de outubro durante todo o dia estará na Paróquia Sagrado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, onde às 12 horas acontecerá uma Celebração Especial presidida pelo padre Guedes.

Dia 2, a Imagem retorna à Paróquia Nossa Senhora Aparecida para a abertura da festa de 50º da Paróquia do Montese que se estenderá de 3 a 12 de outubro.

Dia 3, às 8 horas, saída da Igreja do Montese em carreata para o bairro Monte Castelo; às 9 horas, chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro Monte Castelo; às 10 horas, Missa na Paróquia Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo presidida por Dom Fernando Saburido, bispo de Sobral; às 12 horas, saída da Imagem para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, de onde será levada de volta ao Santuário Nacional pelo pdre Antonio e o casal Edson Braga e Luciene.


Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
LOC - A Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim das Oliveiras, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Glória, realizará de 3 a 12 de outubro, a festa da sua padroeira tendo como tema: “Mãe Aparecida Missionária que acolhe a vida”.
No dia 3, às 18h30min, haverá o hasteamento da bandeira, seguido de missa de abertura presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, com a participação de todas as comunidades.
No dia 4, 7, 9 e 11, às 5h da manhã, haverá caminhada terminando com café da manhã partilhado. Todas as noites, às 19h, será celebrada a missa e depois haverá uma programação social com música, atrações culturais e artísticas.
No dia 12 de outubro, encerrando as Festa, haverá, às 9h30min, Celebração Eucarística com as crianças; às 10h30min, missa presidida por Dom José Luiz, Bispo Auxiliar; às 17h30min, procissão saindo do Vila Verde percorrendo as ruas do bairro até a Capela Nossa Senhora Aparecida. Informações na Capela pelo fone 3239 0711 ou com Valda pelo telefone 3247 6386.

PASTORAL DA AIDS REALIZA CAPACITAÇÃO COM AGENTES DE PASTORAL

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Fortaleza está realizando desde ontem e vai até amanhã, dia 28, na Casa Cordimaraiana de Encontros e Retiros, Rua Coronel Correia, n°. 2718, Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, um momento de capacitação com os agentes do Regional Nordeste I. O objetivo é trabalhar a conscientização junto às Dioceses para a importância da prevenção das DST e HIV/Aids, do combate ao preconceito que essas pessoas e seus familiares sofrem e oferecer suporte teórico para pessoas que desejam dar as mãos nesta luta. O evento conta com a presença de Irmã Nadalina Perondi, Coordenadora da Pastoral da Aids da Região Nordeste e da equipe de articulação Nacional; Irmã Deuza Coordenadora da Pastoral da Aids na Arquidiocese de Fortaleza; e Clara Maria Nantua Evangelista, Secretaria de Saúde do Estado. A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja que atua na acolhida, informação, prevenção e solidariedade na luta contra a Aids.

Fonte: Anote

EVANGELHO DO DIA

Lc 9,43b-45

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44"Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA - SÃO VICENTE DE PAULO

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39). Se não foi o lema, viveu como se fosse. São Vicente de Paulo, que nasceu na Aquitânia, em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras. Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos, sua liberdade.A partir desse embate com o real, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a congregação da missão (Lazarista) e unido a Santa Luisa Marilac, edificou as irmãs de caridade vicentinas. Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu aos 27 de setembro de 1660.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

RABINO COMENTA SOBRE REPRESENTAÇÃO JUDAICA NO SÍNODO DOS BISPOS

Pela primeira vez um Rabino fará um pronunciamento em um Sínodo de Bispos. O Papa Bento XVI convidou o Rabino Shear-Yashuv Cohen, membro da Comissão mista Israel-Vaticano, para fazer um pronunciamento durante os trabalhos Sinodais na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sob o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, que começa no próximo domingo, 5. O Rabino Cohen será o primeiro não-cristão a falar num sínodo de Bispos católicos. Em entrevista à Canção Nova, o Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, falou sobre esta representação judaica no Sínodo. Canção Nova: Qual a sua posição diante deste acontecimento?Rabino Michel: Eu fico extremamente feliz porque acho que qualquer iniciativa dessa, de aproximação, entre os líderes religiosos, de diferentes denominações, diferentes religiões, é extremamente positivo. Eu tive oportunidade de participar, duas semanas, na cidade do México, também de um encontro entre o Conselho Episcopal Latino-Americano e o Congresso Judaico Latino-Americano. Então estiveram diversos cardeais da América Latina, conversando com rabinos da América Latina, na cidade do México e, toda iniciativa nesse sentido é muito louvável.Canção Nova: Na sua opinião é possivel a coexistência pacífica e o diálogo entre cristianismo e judaísmo?Rabino Michel: Sem dúvida, eu acho que nós já vivemos uma época de diálogo, tirando pouquíssimas excessões. Hoje, no século XXI, a relação entre católicos e judeus é uma relação maravilhosa, uma relação de compreensão, de aproximação, de diálogo, então nós já vivemos esta realidade muito feliz.Canção Nova: Comente um pouco mais sobre o diálogo inter-religioso, principalmente entre as três grandes religiões: cristianismo, judaismo e islamismo Rabino Michel: Nós temos como seres humanos, como judeus, brasileiros, a obrigação de trabalhar para que esta aproximação entre as diferentes religiões seja cada vez mais efetiva. Nós temos, graças a Deus, aqui na cidade de São Paulo, um diálogo absolutamente aberto, com comunidade muçulmana e com a comunidade cristã, de uma maneira geral e, em especial, com a comunidade católica, e isso é um orgulho muito grande. Nós tivemos, para citar apenas um exemplo, a alegria de receber há um mês e meio, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, aqui na Congregação Israelita Paulista. Ele esteve presente para um serviço religioso e fez um pronunciamento sobre a aproximação de católicos e judeus. Entao, o que nós vivemos em São Paulo, em termos de diálogo inter-religioso é um orgulho e um exemplo para outras cidades do mundo. Os valores que nos aproximam são muito mais relevantes do que as eventuais diferenças teológicas que nos separam e nos temos que nos apoiar nestes valores comuns para que possamos arregaçar as mangas juntos porque existe muito trabalho a ser feito. Não vamos discutir coisas pequenas, vamos realizar obras grandes.

Canção Nova Notícias, de São Paulo

"PERDÃO NÃO É SINÔNIMO DE IMPUNIDADE", AFIRMA PRESIDENTE DA CNBB


“Hoje, 26, acontece a 11ª edição da Caravana da Anistia, na sede da CNBB, em Brasília, que julga 13 processos de requerimento de anistiandos, perseguidos politicamente durante o regime militar no Brasil.
“A esperança nos leva hoje a proclamar: tortura nunca mais! Repressão nunca mais! Nunca mais tenhamos que viver momentos tão indignos em nosso país. É o que esperamos”, exclamou dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, em seu discurso durante a abertura da 11ª edição da Caravana da Anistia, ocorrida hoje, 26, no auditório dom Helder Câmara, na sede da Conferência, em Brasília. A Caravana reuniu, além dos anistiandos e familiares e representantes de organismos que lutam pelos Direitos Humanos no Brasil, o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto; o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi; o chefe interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Pereira; o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão; o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Carlos Augusto Möuller; o secretário executivo do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Stanley Moraes; o representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura; a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional Brasília, irmã Teresinha Santin.
Em seu discurso, dom Geraldo lembrou as pessoas que, por causa do Evangelho, não aceitaram que o Brasil fosse invadido pela repressão. E disse rememorar “com constrangimento e com dor” os anos da ditadura militar.
Além de manifestar alegria com a realização da Caravana da Anistia na sede da CNBB, dom Geraldo expressou apoio ao trabalho da Comissão. “Expressamos nosso apoio e reconhecimento ao intenso trabalho da Comissão”, disse.
Já o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Carlos Moura, falou sobre a questão da cumplicidade entre as instituições e a sociedade, “para que jamais se repitam fatos como os que ocorreram no passado”. Moura disse ainda que “para quem sofreu os horrores da ditadura, também é comovente presenciar o esforço do Estado brasileiro de se redimir das iniqüidades cometidas”.
O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, considerou a 11ª Caravana um momento histórico, dado que “significa o reencontro daqueles que no passado foram determinantes para a reabertura política”. “As Igrejas sempre foram espaço de proteção dos injustiçados e perseguidos”, recordou
Reconciliação
Abrão afirmou ainda que a Comissão de Anistia tem objetivos comuns com as igrejas, como a paz, a reconciliação e o perdão.Segundo o ministro chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, esta reconciliação pode ser reconstruída. “Para um mundo de paz, é necessário passar por um processo de reconciliação”, afirmou o ministro lembrando as guerras que o mundo vive nos tempos atuais. “Com as caravanas, o Brasil encontrou o caminho para discutir e avançar no caminho da paz, o que não implica no esquecimento do que ocorreu”, disse, por sua vez, o ministro interino da Justiça, Luiz Teles Barreto.
Impunidade e abertura de arquivos
Em relação aos crimes de tortura, o presidente da CNBB distinguiu perdão de impunidade. “Perdão não é sinônimo de impunidade. Sem perdão não há reconciliação. Sem reconciliação não há paz.”, disse dom Geraldo. Em seguida, afirmou a necessidade de punir os culpados. “É preciso que os culpados sejam conhecidos e punidos. Nunca podemos acobertar os crimes em desrespeito aos direitos humanos”, acrescentou.
“Acho que a abertura dos arquivos pode ajudar a elucidar muitas questões e trazer à lume toda esta página dolorosa e triste da história do Brasil. Não construir história, escondendo fatos que fazem parte dessa história”, afirmou o presidente da CNBB ao ser questionado sobre a abertura dos arquivos da época do regime militar.
Caravana da Anistia
Criada em abril deste ano, a Caravana é uma iniciativa da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que já percorreu diversos espaços como a Associação Brasileira de Imprensa e algumas universidades. Segundo Abrão, “o objetivo da iniciativa é dar transparência aos trabalhos das caravanas, bem como trazer a púbico uma reflexão crítica para a sociedade a respeito do passado do nosso país”.
A 11ª edição da Caravana realizada na CNBB julga 13 processos de requerimento de anistiandos que, em razão de seus ideais ou de sua motivação religiosa, sofreram perseguição política durante o regime militar. São eles: Alípio de Freitas; Frederick Morris, Roberto Mendes, Helena Melo, Peter Carthy, Helder Bedendo, Elia Rola, Maria Emília Pacheco, Eliana Rolemberg, Nilmário Miranda, Alanir Cardoso, Marcelo Pinto Carvalehiera, Ruy e Felícia Soares.
CNBB