sexta-feira, 30 de novembro de 2007

CARDEAL ODILO SCHERER CHEGA EM SÃO PAULO AO MEIO DIA DE HOJE

O novo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer desembarca hoje no aeroporto de Guarulhos em São Paulo. O Vôo previsto para as 8h:00 sofreu um atraso de quatro horas devido a uma escala em Paris seguida de manutenção da aeronave.
RecepçãoA Arquidiocese de São Paulo preparou uma recepção solene a Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, em dois momentos: hoje, sexta-feira e domingo, dia 02 de dezembro. O primeiro momento de acolhida seria no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 8h de hoje, mas devido ao atraso a recepção será às 12h:00.Já a recepção solene acontece na Catedral da Sé, domingo, quando cardeais, bispos, clero, autoridades e fiéis reúnem-se para celebrar a Eucaristia, às 15h.Dom Odilo Scherer recebeu o título cardinalício em cerimônia realizada esse sábado, no Vaticano. No domingo, o arcebispo de São Paulo foi presenteado por Bento XVI com o anel, símbolo da união dos cardeais com o Papa. O prelado, de 58 anos, natural de Cerro Lago (Rio Grande do Sul), é o sétimo arcebispo de São Paulo, sendo o quinto cardeal da mais populosa circunscrição eclesiástica brasileira, criada como diocese em 1745.Dom Odilo foi precedido pelos Cardeais Cláudio Hummes, Paulo Evaristo Arns, Agnelo Rossi e Carlos Carmelo de Vasconcelos da Motta.
Canção Nova Notícias

IRMÃ VERA LÚCIA ALTO É A NOVA COORDENADORA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA

Foi divulgado ontem o nome da nova coordenadora nacional da Pastoral da Criança, indicada pelo novo presidente do Conselho Geral, dom Aldo Pagotto. Irmã Vera Lúcia Alto assumirá o cargo até então ocupado pela Dra. Zilda Arns, que continuará fazendo parte da equipe. Como tesoureiro e secretária foram eleitos, respectivamente, Sílvio Sant’Ana e Ana Ruth Góes.Os nomes eleitos para o conselho diretor e a indicação da coordenadora nacional da Pastoral serão homologados durante a Reunião do Conselho Permanente da CNBB, que será realizada em fevereiro do próximo ano. A escolha aconteceu na 13ª Assembléia Geral da Pastoral da Criança, que acontece em Curitiba (PR), desde o dia 26 de novembro. A assembléia também comemora os 25 anos da instituição. “Sinto-me muito feliz e continuarei minha missão na Pastoral da Criança, junto com a nova equipe”, afirmou Zilda Arns, em entrevista à imprensa. Segundo ela, a Pastoral da Criança acompanha “mensalmente mais de 1,4 milhão de famílias e 2 milhões de crianças menores de seis anos e gestantes pobres, em mais de 43 mil comunidades de 4 mil municípios brasileiros”. A instituição conta ainda com o trabalho voluntário de 270 mil agentes, sendo que 92% destes são mulheres. Além do Brasil, 17 países da América Latina, África e Ásia adotam a metodologia da Pastoral. Dra. Zilda Arns informou ainda que a Pastoral acompanha 20% das crianças pobres brasileiras. “Precisamos avançar mais, devido aos benefícios que as ações básicas de saúde, nutrição, educação, fé e cidadania trazem às crianças e famílias acompanhadas”, disse. A mortalidade infantil, que no início da Pastoral era de 85 por mil nascidos vivos, atualmente é de 13 por mil entre as crianças acompanhadas pela Pastoral. A desnutrição caiu de 50% para 3,6% das crianças nas comunidades acompanhadas pela instituição. Para Zilda Arns “ é preciso reduzir mais a mortalidade infantil nos primeiros dias de vida e fortalecer a estrutura familiar, para diminuir a violência. Devemos investir na educação para uma alimentação saudável, que, entre muitos benefícios, ajuda a combater a anemia, que ainda atinge milhares de crianças e gestantes. A soma de esforços é imprescindível para avançarmos nas políticas públicas, especialmente no acesso a serviços públicos de saúde e educação de qualidade. Outro objetivo especial neste momento é vencer a burocracia, que ocupa cada vez mais o tempo que deveria ser direcionado às ações das organizações não-governamentais”. A Assembléia da Pastoral da Criança se encerra hoje, dia 30.
CNBB

A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ LINDALVA SERÁ DOMINGO EM SALVADOR

Teve sequência está manhã, a partir das 6h30min, com uma missa celebrada pelo padre Tabosa, que é também diretor do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza, na Igreja Matriz São Vicente de Paulo, o triduo de preparação à beatificação da Irmã Lindalva, domingo, dia 2 de dezembro, em Salvador.
À solenidade, que contará com a presença de sua mãe, dona Lúcia, com 84 anos, irmã Lindalva Justo de Oliveira será beatificada no próximo domingo, com a programação iniciando-se às 15 horas, com transmissão pela Rede Vida de Televisão.
SEU MARTÍRIO
No dia 9 de abril, uma sexta-feira Santa, ao retornar da Igreja Matriz, onde fora, com as irmãs de sua Comunidade, fazer a Via Sacra, Irmã Lindalva, como de costume, foi servir o café dos velhinhos e, foi com seu avental de Serva dos Pobres, que o Senhor a acolheu entre os eleitos. Augusto da Silva Peixoto que a assediava há alguns meses, cego de paixão, tirara-lhe a vida, com 44 profundas facadas. Logo após o crime, enquanto limpava a faca, aguardando a chegada da Polícia, dizia: “Nunca cedeu! Está aqui a sua recompensa.”
Sobre a presença de Augusto à solenidade, a família consultada achou por bem que o criminoso, que mora em Salvador, não se fizesse presente.

AS BODAS DE ESTANHO DA COMUNIDADE CATÓLICA HESED


Dom Manoel Pestana, bispo emérito de Anápolis, Goiás, desceu ontem no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, para presidir a celebração eucarística em ação de graças pelos 10 anos da Comunidade Católica Hesed, fundada pela madre Jane e Kelly Patrícia, uma das cantoras católicas que mais vende CD no País
A missa dos 10 anos da Comunidade Hesed é para ser presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, mas em face de sua viagem e a do bispo auxiliar, Dom José Luís Salles, veio Dom Manoel Pestana, de Anápolis, onde a Hesed tem uma casa. Além de Anápolis, a Hesed já chegou em Itajubá, Minas Gerais e Teresina, no vizinho Estado do Piauí.

CÁRITAS REGIONAL PROMOVE CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE AO POVO GAÚCHO

A Cáritas do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) lançou, no último dia 27, a Campanha de Solidariedade ao povo gaúcho, afetado por diversos temporais nos últimos dias.
O objetivo da campanha é arrecadar fundos para ajudar as vítimas, reconstruindo a vida de mil famílias no RS. Conforme a assessoria de comunicação da Cáritas do Sul 3, desde o dia 20 de outubro, “diversos municípios gaúchos foram atingidos por fortes tempestades, ocasionando sérios prejuízos e danos à população, sobretudo às comunidades periféricas, compostas por casas com estruturas mais frágeis e, por conseguinte, mais expostas às conseqüências das intempéries”.
As tempestades atingiram mais de cinqüenta municípios do Estado. As regiões que mais sofreram foram o norte e noroeste.
A campanha prosseguirá até o dia 31 de janeiro de 2008. As doações podem ser feitas pelo: BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA 1248-3 - CONTA CORRENTE 4741-4 em nome da Cáritas Brasileira - Regional RS.
Informações: (51) 32861787 e (51) 32232555.
CNBB

DIOCESE DE NAZARÉ INICIA FESTA DA PADROEIRA

Igreja, tua vida é missão. Este é o tema da Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese de Nazaré (PE).
O evento teve início ontem, 29, às 19h30, com o novenário e entrada solene da imagem da padroeira na Catedral.
Durante a semana, o novenário será celebrado por diversos bispos, entre eles: o bispo de Caruaru (PE), dom Bernardino Marchió; o bispo emérito de Nazaré, dom Jorge Tobias de Freitas e o bispo de Patos (PB), dom Manoel dos Reis de Farias.
No dia 8 de dezembro, constam na programação do que será o auge da festa, missa solene e procissão pelas ruas da cidade.

SANTO DO DIA - SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO E MÁRTIR

Foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

COMEÇA O TRIDUO DE PREPARAÇÃO Á BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ LINDALVA

Começou esta manhã, às 6h30min, na Paróquia São Vicente de Paulo, com uma missa celebrada pelo padre Pedro, o tríduo de preparação à beatificação da Irmã Lindalva Justo de Oliveira, que era para ter sido realizada no último dia 25, mas acontecerá no próximo domingo, em Salvador.
Irmã Lindalva nasceu no dia 20 de outubro de 1953, no Brasil, no vilarejo chamado “Açu”, no Estado do Rio Grande do Norte. Ela é a 6ª de uma família de 15 filhos. Seus pais muito católicos transmitiram-lhe fé simples e profunda.
Lindalva entrou na Companhia das Filhas da Caridade na Província de Recife, no dia 16 de julho de 1989. Em 1991, foi enviada em missão para o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, Estado da Bahia e ai foi encarregada da coordenação dos serviços no setor masculino, pessoas idosas e doentes.

VI MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO SERÁ EM PORTO ALEGRE EM 2009

A cidade de Porto Alegre vai sediar o VI Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, promovido pela CNBB através da Comissão Episcopal Pastoral para Educação, Cultura e Comunicação em parceria com outras organizações, será realizado de 19 a 24 de julho de 2009. A decisão foi tomada na reunião dos organismos regionais da CNBB, na manhã desta quarta-feira, 28. Participou da reunião a assessora do Setor de Comunicação da CNBB, Ir. Elide Fogolari.
O mutirão é um grande encontro de exposição e debate sobre os rumos e as perspectivas da comunicação na Igreja e na sociedade, com a participação de comunicadores de todo o país. Também integra o evento uma grande exposição de projetos eclesiais e comunitários na área da comunicação. Até o final do ano será constituída um grupo diretivo e uma secretaria executiva para coordenar o projeto. Neste período, também será definido o tema do evento.
CNBB

COORDENADORES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE AVALIAM CAMINHADA

Coordenadores da Pastoral da Sobriedade reúnem-se a partir de hoje, dia 29, em São Paulo, para elaborar a agenda de 2008; avaliar a caminhada e discutir sobre a publicação de material em comemoração aos 10 anos da Pastoral; a divulgação dos grupos de auto-ajuda na imprensa e a assembléia geral de 2008.
Além disso, também estão em pauta o programa para a formação e capacitação de novos agentes, a preparação e formação de equipes regionais de multiplicadores e captação de recursos.
A Pastoral da Sobriedade é um organismo vinculado a CNBB, que atua na prevenção e recuperação da dependência química. A instituição também tem como objetivos capacitar agentes que se identificam e desejam lutar pela a causa e implantar grupos de auto-ajuda nas paróquias e comunidades.
Atualmente, é presidida por dom Irineu Danelon, bispo de Lins (SP). O coordenador nacional é Luiz Antônio Bortolin. Sua sede está localizada em Curitiba, PR.
O Encontro dos Coordenadores da Pastoral da Sobriedade prosseguirá até amanhã, sexta-feira, dia 30.
CNBB

ARQUIDIOCESE DE CURITIBA CRIA PARÓQUIA PARA ATENDER PESSOAS COM DIFICIÊNCIA

A arquidiocese de Curitiba, PR, instala no próximo domingo, dia 2, a paróquia Pessoal Nossa Senhora da Ternura, que terá como objetivo atender as pessoas com deficiência. A paróquia terá como pároco o pe. Wilson Czaia, primeiro sacerdote surdo do Paraná. A inauguração acontece no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Segundo o assessor da Pastoral dos Surdos da arquidiocese, padre Ricardo Hoepers, "com esta experiência, a paróquia pessoal das pessoas com deficiência será um referencial e poderá prestar serviço de assessoria a todas as demais, colaborando para que tenham acessibilidade comunicacional com a inclusão de Libras e Braille e acessibilidade pastoral, abrindo as portas para que pessoas com deficiência possam participar efetivamente em suas comunidades, sem preconceito".
A paróquia fica no centro de Curitiba. A inauguração será às 10 horas.
CNBB

PÁROCO DO CARMO BATIZA 25 CRIANÇAS

O padre João Jorge, pároco de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Fortaleza, ministrará amanhã, às 8h30min, o sacramento do Batismo a 25 crianças da Pastoral da Criança.
Elas e suas famílias foram preparadas espiritualmente pelos líderes da pastoral social, que vem realizando um belíssimo trabalho na Paróquia.
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

"NÃO HÁ PAZ SEM DEUS"

A vereadora Fátima Leite está liderando uma campanha, que começou ontem e vai até amanhã, denominada de “Não há paz sem Deus”, com Missas e Adoração ao Santíssimo em várias paróquias de Fortaleza. O grande pedido desta corrente de oração, segundo a vereadora “é o fim de todas as formas de violência contra a vida, como as drogas, o aborto, o álcool, a violência no trânsito, doméstica e contra o meio ambiente, a exploração sexual da criança e do adolescente e a injustiça social.
Veja a relação de Igrejas onde está havendo Missa nessa intenção:

Paróquia da Paz – Aldeota
Igreja do Hospital Militar – Aldeota
Santa Edwirges – Avenida Leste Oeste
Comunidade Corpo Místico – João XXIII
Paróquia São Judas Tadeu – Luciano Cavalcante
Capela Perpetuo Socorro – Luciano Cavalcante
Capela Santa Luzia – Jardim das Oliveiras
Capela Menino Deus – Luciano Cavalcante
Paróquia Imaculada Conceição – João XXIII
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conjunto Ceará
Capela São Francisco – Conjunto Ceará
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fátima
Paróquia da Piedade – Joaquim Távora
Paróquia dos Remédios – Benfica
Capela São Judas Tadeu – Vila Pery
ADORAÇÃO AO SANTISSIMO
Comunidade Face de Cristo – das 7h30min às 9h30min (ontem e amanhã)
Paróquia São João Eudes – das 15 às 18 horas – até amanhã
Comunidade Shalom
Capela São Francisco (Conjunto Ceará) – das 15 às 16 horas, amanhã
Comunidade Corpo Místico – das 8 às 18 horas – hoje
TERÇOS
Dos Homens – às 18 horas, na Paróquia São João Eudes, amanhã
Da Misericórdia, às 15 horas, na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Parque Genibaú
Da Misericórdia, às 15 horas, na Rádio Dom Bosco.
Maiores Informações podem ser colhidas com a Kelly Garcia, assessora de imprensa da vereadora Fátima Leite – (085) 8726.1963/3444.83.70

SANTO DO DIA - SÃO SATURNINO, BISPO E MÁRTIR

Foi um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias, onde fundou a diocese de Toulouse. Segundo um relato do século V, incorreu na ira dos sacerdotes de Júpiter, porque sua simples presença tornava mudo o ídolo ao qual eles costumavam sacrificar um touro. Certo dia, os devotos de Júpiter prenderam São Saturnino e exigiram que fosse ele próprio sacrificar o touro. Diante da recusa do Santo, que ademais desafiou Júpiter a fulminá-lo com um raio se fosse capaz disso, os pagãos o condenaram a ser arrastado até à morte pelo mesmo touro. Por uma piedosa lembrança, os toureiros o têm, na Espanha, como seu protetor especial.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PAPA PEDE MAIS ESFORÇO PARA CONTER A DIFUSÃO DO VIRUS HIV

Hoje, após sua audiência semanal, Bento XVI recordou o próximo Dia Mundial contra a AIDS, que se celebra no dia primeiro de Dezembro. O Papa pediu maior empenho na luta contra esta doença, evitando discriminar os que foram atingidos pelo HIV.O Papa quis "exortar todas as pessoas de boa vontade a multiplicarem os seus esforços para travar a difusão do vírus do HIV" e a "combater o desprezo que muitas vezes atinge aqueles que estão afetados pela doença"."Estou espiritualmente próximo dos que sofrem desta terrível doença, bem como das suas famílias, em especial dos que perderam um cônjuge. A todos asseguro a minha oração", indicou.Na Intenção Geral do Papa para o mês de Dezembro, divulgada em todo o mundo, Bento XVI pede que a sociedade seja solícita em tratar os infectados pelo HIV e que a Igreja "lhes faça sentir o amor com que Deus os ama".Só em 2007, segundo números de Novembro passado, o vírus da AIDS levou à morte dois milhões de doentes, em todo o mundo, tendo infectado mais 2,5 milhões de pessoas.Em 2004, a Santa Sé apresentou a Fundação “O Bom Samaritano”, uma espécie de Fundo Global da Igreja Católica que tem como objetivo ajudar economicamente os doentes mais necessitados, de modo particular os contaminados pelo HIV.O esforço da Igreja Católica concentra-se na capacitação de profissionais da saúde, prevenção, cuidado, assistência e acompanhamento quer dos doentes quer dos seus familiares.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO REALIZARÁ ASSEMBLÉIA SÁBADO NO C.E.U.

Com a participação de mais de uma centena de membros das pastorais, movimentos, serviço e setores, a Paróquia de São Vicente de Paulo, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, realizará na próxima sexta-feira (30), a partir das 19 horas, e sábado (1º, durante todo o dia), no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU – a sua Assembléia Paroquial.
Nessa Assembléia, como informou esta manhã após a Missa das 6h30min, o padre Raimundo Neto, será feita uma avaliação do II Seminário e a I Caminhada da Família, bem como planejar a Paróquia para 2008.
Consta também da programação, uma palestra do padre Almir Magalhães sobre a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

COMEÇAM AMANHÃ OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA PRAÍNHA E NO CONJUNTO CEARÁ

Amanhã, dia 29, começa a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Capela do Seminário da Praínha, próximo a Avenida Monsenhor Tabosa, com novena a partir das 18 horas. O encerramento acontecerá no dia 8 de dezembro, com uma procissão. Posteriormente, missa solene e jantar de confraternização.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, programou o inicio de sua festa para amanhã, indo até o dia 8 de dezembro, tendo como tema “Com Nossa Senhora da Conceição queremos ser uma Igreja Discípula e Missionária do Ressuscitado”.
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

APÓS CONSISTÓRIO, IGREJA PASSA A TER 201 CARDEAIS

Com os novos cardeais oficializados por Bento XVI no consistório deste sábado, 24 de novembro, o Colégio cardinalício fica composto por 201 purpurados, dos quais 120 são eleitores (em um eventual conclave para a eleição de um Papa) e 81 não-eleitores (completaram 80 anos). Se as estatísticas forem analisadas geograficamente, mais da metade dos cardeais são europeus, no total 104. A América Latina conta com 34 cardeais, enquanto os originários da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) são 20.Do continente africano procedem 18 cardeais, da Ásia 21 e da Oceania 4. No Colégio Cardinalício estão representados 70 países, 52 dos quais têm cardeais eleitores. A Itália é historicamente o país com maior número de cardeais: neste momento tem 42, seguida dos Estados Unidos, que tem 17, Espanha com 10, França com 9, Brasil com 9.Na continuidade desta lista, a próxima é a Polônia, com 8 cardeais e a Alemanha com 7; depois vem o México com 6, a Índia com 6, a Argentina com 4.Os países que têm 3 cardeais são: Austrália, Filipinas, Irlanda, Suíça, Colômbia e Canadá.Os países que têm 2 cardeais são: Grã-Bretanha, Portugal, Hungria, Ucrânia, Áustria, República Checa, Eslováquia, Chile, Nigéria, Gana, Vietnã e Coréia. Agora há 39 cardeais religiosos: 10 são jesuítas, 8 da Ordem Franciscana dos Frades Menores, 6 da Sociedade Salesiana de São João Bosco, 2 da Congregação do Santíssimo Redentor, 2 da Ordem dos Frades Pregadores, 2 sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, 2 da Congregação da Missão – Lazaristas.As famílias religiosas que só têm um cardeal são a Ordem Franciscana dos Frades Menores Capuchinhos, a Companhia dos Sacerdotes de São Sulpício, Beneditinos confederados, Missionários Oblatos de Maria Imaculada, Missionários de Filhos do Coração Imaculado de Maria – Claretianos, Instituto dos Padres de Schoenstatt e Monges Estuditas.Dos atuais cardeais, 7 foram nomeados por Paulo VI, 156 por João Paulo II e 38 por Bento XVI.
Canção Nova Notícias

POPULAÇÃO DE SÃO PAULO SE PREPARA PARA RECEPCIONAR O CARDEAL ODILO SCHERER

Na próxima sexta-feira, dia 30, às 8 horas, o cardeal Odilo Scherer será recebido pela população da cidade de São Paulo, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, SP. Dom Odilo retorna ao Brasil, após ser elevado ao cardinalato em Roma, pelo papa Bento XVI, no consistório público, realizado no dia 24 de novembro.
Depois da recepção no aeroporto de Cumbica, o cardeal Scherer concederá entrevista coletiva, às 15 horas, na cúria metropolitana.
Já no domingo, dia 2, cardeais, bispos, clero, autoridades civis, representantes das paróquias, comunidades e das pastorais da arquidiocese participarão da recepção solene, com celebração eucarística, na Catedral da Sé, às 15 horas.
CNBB

COMISSÃO COMEÇA A DEBATER MISSÃO CONTINENTAL EM BOGOTÁ

Um grupo de 12 especialistas em missão estará reunido em Bogotá, hoje (28) e amanhã (29 de novembro), dando início à discussão sobre a realização de uma Missão Continental, conforme decisão da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho ocorrida no mês de maio, em Aparecida (SP).
O grupo, formado por bispos e pastoralistas, constitui uma Comissão Especial para tratar do assunto juntamente com representantes da Secretaria Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). A Comissão vai refletir e oferecer contribuições para iniciar o processo de animação continental da missão. A Conferência de Aparecida falou da necessidade de “colocar a Igreja em estado permanente de missão”. Disse ainda que a missão “será um novo Pentecostes” que ajudará a “ir em busca dos católicos afastados e dos que pouco ou nada conhecem Jesus Cristo”. Lembra, também, que a missão “deve chegar a todos, ser permanente e profunda”.
CNBB

DELEGAÇÃO VATICANA ACOMPANHA CONFERÊNCIA SOBRE ORIENTE MÉDIO

O Vaticano enviou uma delegação para participar da Conferência Internacional sobre o Oriente Médio, que acontece em Annapolis (Estados Unidos), desde ontem, 27.
A delegação é constituída pelos bispos dom Pietro Parolin, subsecretário para as Relações com os Estados e por dom Franco Coppola, conselheiro de nunciatura.
No último domingo, após a oração do Ângelus, Bento XVI pediu aos fiéis que se unam à jornada de oração convocada pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos, implorando pela paz na Terra Santa.
O papa lembrou ainda que em Annapolis, “israelitas e palestinos, com a ajuda da comunidade internacional, querem retomar o processo de negociação para obter uma solução justa e definitiva ao conflito, que há sessenta anos ensangüenta a Terra Santa e tem causado lágrimas e sofrimentos nos povos”.
CNBB

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PACATUBA

Começa hoje, a partir das 19 horas, o novenário em preparação aos festejos de Nossa da Conceição, na Paróquia de Pacatuba, que fica a 32 quilômetros de Fortaleza, com o tema “Maria, modelo da Igreja Missionária”.
Haverá noite de aprofundamento, a partir do Documento de Aparecida, sobre o modelo de Igreja que queremos ser.
Na parte religiosa, a partir das 19 horas, celebração eucarística e novena na Igreja Matriz. Em seguida, confraternização entre os paroquianos, com animação por parte dos movimentos e serviço da comunidade, com barracas de comidas típicas, apresentações e sorteios.

MONSENHOR FIRMA CONVÊNIO ENTRE O ITEP E A DIOCESE DE STUTTGART

Monsenhor Manfredo Ramos, diretor do ITEP, chegou de viagem da Europa trazendo a noticia de que será firmado convênio de cooperação entre o ITEP e a diocese de Stuttgart-Rottenburg para a implantação de Centros de Terapia e Apoio a Família - CETAF, a serem assistidos em nossa arquidiocese pelo ITEP com a colaboração dos párocos interessados. Além disso, funcionará o Curso de Especialização para a formação de agentes da Terapia Familiar.
Fonte: Programa Casa de Todos da Arquidiocese

RETIRO COM O PADRE AIRTON FREIRE NO MARINA

O padre Airton Freire, de Arcoverde, Pernambuco, desce em Fortaleza no dia 1º para,
no dia 2 de dezembro, pregar retiro no Salão Iracema, do Hotel Marina, na Avenida Leste Oeste, nas proximidades da Capela de Santa Edwiges.
Padre Airton Freire vai pregar no retiro sobre o Tempo do Advento, que começa no próximo domingo. Naquele dia, o sacerdote presidirá uma missa, que começará as 17 horas. Maiores informações pelos telefones (85)3268.3923 e (085) 3265.38.08.

SANTO DO DIA - SÃO TIAGO DA MARCA, CONFESSOR

Franciscano, tinha vida austeríssima, fazendo continuamente jejuns e penitências. Pediu a Nossa Senhora de Loreto a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios, conseguindo conversões que pareciam de todo impossíveis. Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos e foi um dos artífices da gloriosa vitória de Belgrado, em 1456. Depois de ter feito maravilhas nas regiões da Alemanha, dispunha-se a ir pregar aos próprios turcos, na esperança de receber assim a palma do martírio, mas o Papa Calixto III o chamou a Roma, confiando-lhe o cargo de inquisidor-mor. Desempenhou com dedicação esse cargo e teve a alegria de conseguir converter grande número de hereges, mas, como não podia deixar de ser, atraiu sobre si ódios e perseguições. Morreu com 90 anos, em Nápoles.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

NOTA DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Ao tomar conhecimento, nesta terça-feira, 27 de novembro, da decisão de Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo da diocese de Barra (BA), de retomar o “jejum e a oração” por causa do projeto de transposição do Rio São Francisco, a Presidência da CNBB reafirma o que já teve ocasião de expressar.
Em relação à transposição, a CNBB considera que:
· o Estado tem a responsabilidade de garantir à população o acesso à água de boa qualidade, que é um direito humano e um bem público necessário aos seres humanos, aos animais e às plantas;
· é necessário dar continuidade a um amplo diálogo visando a soluções adequadas e considerando as alternativas apresentadas pelas forças sociais populares envolvidas no processo, para promover o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, a agricultura familiar e a convivência com o semi-árido;
· é preciso cuidar da revitalização do Rio São Francisco e do respeito ao direito à terra dos povos da região, particularmente indígenas, quilombolas, população ribeirinha.
Temos clareza que o tema da transposição do Rio São Francisco traz consigo muitas implicações, não havendo unanimidade nem mesmo na Igreja, o que julgamos perfeitamente compreensível.
Esperamos que o diálogo se estabeleça a fim de que a vida e a justiça prevaleçam sobre quaisquer outras razões.

Brasília, 27 de novembro de 2007
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

FIÉIS RECEBERÃO CARDEAL ODILO SCHERER EM SÃO PAULO

A Arquidiocese de São Paulo fará recepção solene a Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, em dois momentos: sexta-feira, dia 30 de novembro e domingo, dia 02 de dezembro. O primeiro momento de acolhida será no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na sexta-feira, dia 30, às 8h.Já a recepção solene acontece na Catedral da Sé, domingo, quando cardeais, bispos, clero, autoridades e fiéis reúnem-se para celebrar a Eucaristia, às 15h.Dom Odilo Scherer recebeu o título cardinalício em cerimônia realizada esse sábado, no Vaticano. No domingo, o arcebispo de São Paulo foi presenteado por Bento XVI com o anel, símbolo da união dos cardeais com o Papa. O prelado, de 58 anos, natural de Cerro Lago (Rio Grande do Sul), é o sétimo arcebispo de São Paulo, sendo o quinto cardeal da mais populosa circunscrição eclesiástica brasileira, criada como diocese em 1745.Dom Odilo foi precedido pelos Cardeais Cláudio Hummes, Paulo Evaristo Arns, Agnelo Rossi e Carlos Carmelo de Vasconcelos da Motta.
Canção Nova Notícias/ Arquidiocese de São Paulo

DIOCESE DE PETROPOLIS REALIZA ENCONTRO COM POLÍTICOS

A Pastoral de Católicos na Ação Política da diocese de Petrópolis, RJ, promoveu no último domingo, 25, um encontro com políticos.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas e foi assessorado pelo bispo diocesano, dom Filippo Santoro, à luz do Documento de Aparecida.
O objetivo foi atender a exigência de formar as pessoas que decidem entrar na política em vista do valor da pessoa e do bem comum.
Dom Filippo Santoro ressaltou os números 501 e 508 do Documento de Aparecida, que trata da presença de católicos na política.
Ao final do encontro, os participantes definiram três prioridades: promover encontros nos decanatos e municípios; constituir uma executiva diocesana da Pastoral com coordenadores dos decanatos e promover, em maio de 2008, um encontro diocesano sobre a questão.
A diocese de Petrópolis é constituída por seis municípios: São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Petrópolis, Areal, Guapimirim e Magé.
CNBB

ITES OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO EM JUVENTUDE E BÍBLIA

Juventude, Religião e Cidadania. Este é o tema do curso de pós-graduação Lato Sensu, promovido pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc), em parceria com a Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia de Belo Horizonte, com a coordenação de Pastoral do Regional Sul IV da CNBB (Santa Catarina) e a coordenação regional das Pastorais da Juventude.
O objetivo é capacitar pessoas para trabalhar com adolescentes e jovens, considerando-se os aspectos históricos e a diversidade cultural e religiosa da juventude.
O curso acontecerá em três etapas. A primeira será realizada de 19 de janeiro a 2 de fevereiro de 2008; a segunda; de 12 a 26 de julho de 2008 e a terceira, de 17 a 31 de janeiro de 2009.
Outro curso de pós-graduação oferecido pelo Itesc é o de Estudos Bíblicos, com a finalidade de capacitar agentes animadores de pastorais e de escolas de formação bíblica, com enfoque teológico-pastoral, de caráter ecumênico e ecológico.
Este curso se dará em quatro etapas. A primeira, de 21 de janeiro a 2 de fevereiro de 2008; a segunda, de 7 a 19 de julho de 2008; a terceira, de 26 de janeiro a 7 de fevereiro de 2009 e a quarta etapa, de 6 a 18 de julho de 2009.
As aulas acontecerão nas dependências do Itesc, em Florianópolis. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 18 de dezembro. Informações: (48) 3234-0400 ou pelo e-mail: secretaria@itesc.org.br
CNBB

PASTORAL DA CRIANÇA ELEGE COMO PRESIDENTE DOM ALDO PAGOTTO


Foi eleito ontem, 26, o novo presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba, que já foi bispo de Sobral, no Ceará.
Dom Aldo assumirá a presidência pelos próximos quatro anos. Até então, exercia a função o arcebispo de Botucatu, SP, dom Aloysio Leal Penna.
A eleição ocorreu durante a 13ª Assembléia Nacional da Pastoral da Criança, que acontece em Curitiba, PR, até sexta-feira, dia 30.
Entre as tarefas do novo presidente, a primeira será indicar o novo coordenador nacional, o que deve acontecer até amanhã, 28. A função atualmente é ocupada pela Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que continuará na equipe, atuando junto ao novo (a) coordenador(a).
Além disso, segundo o Estatuto da instituição, cabe ao presidente “representar a Pastoral da Criança perante as entidades de direito público e privado de qualquer natureza, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, podendo, nessas hipóteses, delegar poderes;
convocar e presidir as reuniões do Conselho Diretor e as Assembléias Gerais, nos termos deste Estatuto; convocar um suplente, começando pelo mais votado, quando for preciso para substituir algum dos membros do Conselho, com exceção do Diretor Pastoral”.
As eleições para os cargos de coordenação e presidência da instituição acontecem a cada quatro anos.
O nome do novo presidente deve ser homologado pela CNBB, o que ocorrerá durante a reunião do Conselho Permanente da Conferência, em fevereiro do próximo ano.
CNBB

NOITE DA MISERICORDIA NO CRISTO REI


O padre Eugênio, pároco do Cristo Rei, está convidando a todos os paroquianos e amigos do Cristo Rei, na Praça do Colégio Militar, em Fortaleza, para participarem hoje, a partir das 19 hkoras, da Noite da Misericórdia.

TERMINA HOJE A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NA PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

Com uma celebração eucarística, que será presidida pelo padre Raimundo Neto, termina hoje, às 17h30min, a festa de Nossa Senhora das Graças, na Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Dionisio Torres, em Fortaleza, que para a sua preparação teve um tríduo que começou no último sábado, dia 24 e terminou ontem, com missa, celebrada pelo padre Marcos, que hoje está mudando de idade.
Durante a missa, houve uma apresentação de dança das jovens Flávia e Jamille, da Comunidade Face de Cristo, que entraram na Igreja com um banner da Medalha Milagrosa e de Nossa Senhora das Graças. Por ocasião da dança, a comentarista ia relatando o verso e o reverso da Medalha Milagrosa.
No Oval, doze estrelas, significando que “Maria é Missionária do Pai, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários.
O M, encimado por uma Cruz, segundo a própria explicação de Nossa Senhora: O M significa Maria, nome sagrado de Nossa Senhora. Ainda – O M encimado por uma cruz, sustentado por um travessão, significa que Nossa Senhora é o pedestal do Calvário. Maria, por seu Sim na Anunciação, está intimamente ligada ao Mistério da Redenção.
OS DOIS CORAÇÕES – Ao lado do coração de Jesus, está o coração de sua Mãe, transpassado por uma espada. São Dois corações inseparáveis. Ao lado da Cruz, estava Nossa Senhora de pé, firme, unindo sua dor à de seu Filho, para redenção da humanidade – Ela é a Co-redentora do gênero humano.l Ela é, sobretudo, nossa Mãe, porque é Mãe de Jesus.
Nas três missas que serão celebradas por todo o dia de hoje – já foi celebrada uma às 6h30min, pelo padre Linhares – uma outra às 11h30min e às 17h30min – serão distribuídas medalhas.

SANTO DO DIA - SANTA CATARINA LABOURÉ, VIRGEM

Em 1830, Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa. Clique aqui e saiba como ganhar a sua Medalha Milagrosa. "Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança" - prometeu a Santíssima Virgem. A promessa efetivamente se cumpriu. Em março de 1832, quando iam ser confeccionadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingiu Paris. Mais de 18 mil pessoas morreram em poucas semanas. Num único dia, chegou a haver 861 mortes. No fim de junho, as primeiras medalhas ficaram prontas e começaram a ser distribuídas entre os flagelados. Na mesma hora refluiu a peste e tiveram início, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre. Em 1876, ano da morte de Santa Catarina Labouré, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Em 1894, a Santa Igreja instituiu a festa litúrgica de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a ser celebrada neste mesmo dia 27 de novembro. Hoje é o dia de Santa Catarina Labouré. Peça a Medalha Milagrosa em Sua homenagem. Clique aqui

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CONTINUA REPERCUTINDO A ENTREVISTA DA CRISTINA FRANÇA AO BLOG, NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cara Cristina França,

Sua luta junto ao Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Ceará e na Cáritas Arquidiocesana tem revelado seu modo de viver, com sabedoria e lucidez, servindo sem olhar a quem e sempre em busca de uma melhor qualidade de vida para todos.

Um abraço fraternal.

Stenio Teixeira

TRIDUO DE PREPARAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS TERMINA HOJE

Com uma celebração eucarística e novena, termina hoje, na Paróquia São Vicente de Paulo, em Fortaleza, o tríduo de preparação da festa de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, que acontecerá amanhã, as 17h30min, mas a programação marca missas também às 6h30min e às 11h30min.
Os organizadores dos festejos de Nossa Senhora das Graças informaram que durante as três missas celebradas durante o dia de amanhã, serão distribuídas medalhas da santa e os devotos (as) de Nossa Senhora podem fazer os seus pedidos de graças especiais e colocá-los no baú, que está aos pés da imagem.
APRESENTAÇÃO

O Ministério de Danças e Artes, composto por jovens da Comunidade Face de Cristo, elaborou uma apresentação para a missa e o tríduo de preparação para festa de amanhã, a partir das 17h30min de hoje.

A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PALHANO


De 29 de novembro a 8 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Palhano, a 151 quilometros de Fortaleza, realizará os festejos de sua padroeira, tendo como tema: “Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus, para que todos tenham vida”, dentro do que foi debatido e aprovado na V Conferência do Episcopado Latino-Americano, realizada em maio, em Aparecida, aberta que foi pelo papa Bento XVI informou o pároco William Sousa, que chegou ontem a Fortaleza.
Durante a preparação da programação vários grupos se comprometeram a preparar confraternizações, depois da missa e do novenário, que será todas as noites, a partir das 19 horas, exceto no dia da festa, que acontecerá, no dia 8, com uma celebração eucarística, às 9 horas e logo em seguida, um leilão.
A programação da festa, que leva muitas pessoas nascidas no município a Palhano nesse período, especialmente, no último dia, é a seguinte:

Dia 29 – O tema será tirado de Lucas 21,20-28 “Somos Discípulos e Missionários de Jesus que anunciam a sua libertação”: missa e novena, um momento de lazer entre os paroquianos.
Dia 30 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que ouvimos seu chamado para seguí-lo na vida e na evangelização”, tema tirado de Mateus 4,18-22: missa, novena e confraternização.
Dia 01/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que atentos e em oração cuidamos para não ficarmos insensíveis”: missa e novenário e lazer.
Dia 02/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que aguardamos a sua vinda no serviço às nossas comunidades”: missa, novena e lazer.
Dia 03/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que cremos que ele pode curar as nossas cegueiras para vermos a verdadeira luz”: missa, novena e confraternização dos paroquianos.
Dia 04/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que queremos ouvir e pôr em prática as suas palavras”: missa, novena e lazer.
Dia 05 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que dele aprendemos a ser solidários com os doentes, sofredores e famintos deste mundo”: missa, novena e lazer.
Dia 06/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que queremos ouvir e pôr em prática as suas palavras”: missa, novena e confraternização.
Dia 07/12 – “Somos discípulos e missionários de Jesus que cremos que ele pode curar as nossas cegueiras para vermos a verddeira luz”: missa, novenário e confraternização

REGIÃO EPISCOPAL METROPOLITANA I PROMOVE CURSO

A Coordenação da Região Episcopal Metropolitana 1 vendo as dificuldades financeiras que muitas Pastorais Sociais atravessam para realizar suas atividades, promoverá, nos dias 1 e 2 de dezembro, um Curso de Captação de Recursos: “Como Elaborar Projetos Sociais”, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, tendo como assessor Elísio Celestino. A formação é aberta a todas as Regiões Episcopais e não será cobrada taxa de participação, mas uma colaboração para as despesas com lanche e almoço. Maiores informações pelo telefone 3219 1070, na Secretaria da Região Episcopal Metropolitana 1.
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO NO CAMPO DO AMÉRICA

De 29 deste mes a 8 de dezembro, a festa da padroeeira da comunidade Imaculada Conceição de Maria, no bairro Campo do América, Paroquia da Paz, em Fortaleza. Dia 29 de novembro, às 19 horas, Missa de Abertura e de Envio. De 30 de novembro à 7 de dezembro, Encontros de Rua, às 19 horas. Dia 08 de dezembro, às 19h, Missa de encerramento

SANTO DO DIA - SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO, CONFESSOR

Nascido na Ligúria, ingressou na Ordem franciscana e foi pregador popular de grande sucesso, em várias regiões da Itália. Pregava sobre a Paixão de Nosso Senhor com um fervor tal que comovia todos os corações, por mais endurecidos que estivessem. Foi grande propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e incentivou a prática do exercício da Via Sacra. Profetizou, numa carta escrita pouco antes de morrer, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, da qual era defensor apaixonado e intransigente. Quando morreu, tal era a fama de sua virtude que o próprio Papa foi ajoelhar-se diante de seu corpo.

domingo, 25 de novembro de 2007

BISPOS DO REGIONAL NORTE 2 DA CNBB COBRAM PUNIÇÃO NO CASO DA ADOLESCENTE

Em nota divulgada na sexta-feira, 23, bispos e lideranças do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) cobraram das autoridades punição para os responsáveis pela prisão de uma adolescente de 15 anos numa cela com 20 homens na cadeia de Abaetetuba (PR). A adolescente ficou um mês encarcerada e, segundo seu testemunho, sofreu violência física e sexual.
A denúncia da prisão foi feita pelo Conselho Tutelar ao Ministério Público do estado e ao Juizado da Infância da Adolescênciano dia 14 de novembro. A adolescente foi libertada no dia 19.
“Que os responsáveis por tal violação cometida contra a adolescente L. não sejam somente afastados dos seus cargos, mas também punidos penalmente por violação dos direitos humanos”. Essa é uma das exigências da nota assinada pelo Regional da CNBB.
Leia, abaixo, a íntegra da nota.
Nota pública
Nós, bispos da Presidência da CNBB Norte 2 (Pará-Amapá), pastorais, organismos e movimentos, refletimos sobre a violação dos direitos humanos da adolescente L., encontrada encarcerada, no dia 14 de novembro, na mesma cela junto com vinte homens na delegacia do município de Abaetetuba (PA). Sentimos a necessidade de apresentar, para toda a sociedade, assim como para as autoridades e aos órgãos competentes, as informações verídicas acerca dos fatos ocorridos com a adolescente.
Afirmamos que L. é uma adolescente de 15 anos. Esta nossa posição é clara a partir da documentação original presente em nossas mãos, da proximidade com a família, do acompanhamento da Pastoral do Menor e, sobretudo, pela firmeza das afirmações da mesma adolescente.
Conhecemos o compromisso do Conselho Tutelar e apoiamos os encaminhamentos dados pelo mesmo por ocasião da descoberta da grave situação em que se encontrava a adolescente encarcerada.
Temos consciência da situação do sistema carcerário do nosso Estado do Pará que se encontra sucateado, tanto para o atendimento dos adultos quanto para os adolescentes em conflito com a lei. Destacamos que há uma forte precariedade na infra-estrutura física que provoca a violação dos direito humanos fundamentais tais como: acesso à higiene, alimentação, segurança e saúde, além da lentidão nos procedimentos dos processos da população carcerária.
O caso da menina L. trouxe a público a presença de outros casos de prisões de mulheres em cadeias e delegacias masculinas.
Informamos que a família da adolescente está passando por situações de constrangimento e pressão por parte da polícia e de outros “interessados” em querer abafar ou lucrar à custa do fato ocorrido.
Em vista de todas estas situações exigimos:
Que os responsáveis por tal violação cometida contra a adolescente L. não sejam somente afastados dos seus cargos, mas também punidos penalmente por violação dos direitos humanos.
Que sejam garantidos todos os direitos processuais para a adolescente e sua família, assim como a segurança e proteção das mesmas e dos Conselheiros Tutelares envolvidos.
Que haja por parte do governo do Estado maior responsabilidade na seleção dos profissionais da polícia em todos os níveis e cargos, garantindo assim uma atuação mais adequada e qualificada no desempenho das funções desses profissionais.
Que a Secretaria de Segurança do Estado do Pará possa fiscalizar com seriedade as delegacias e presídios existentes no Estado para averiguar situações irregulares.
Dom Jesus Maria Cizaure – Presidente da CNBB Regional Norte 02
Dom Flávio Giovenalle – Bispo da Diocese de Abaetetuba
Dom Orani João Tempesta
Dom Saulo Barros (Bispo da Igreja Anglicana)
Pastoral do Menor
Comissão Justiça e Paz
Pastoral da AIDS
Secretariado Regional Norte 2
Pastoral Social
COMIRE
Comissão Pastoral da Terra
Pastoral Carcerária
Cáritas Brasileira
Pastoral da Comunicação
Comunidades Eclesiais de Base
Conselho Indigenista Missionário
Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs
Pastoral da Criança
Pastoral Catequética
Pastoral da Juventude
CNBB

I ENCONTRO INTERNACIONAL DA PASTORAL DOS SEM-TETO DEVE REUNIR 28 PAÍSES EM ROMA

Em Cristo e com a Igreja a serviço dos sem-teto.Este é o tema do I Encontro Internacional da Pastoral dos Sem-teto que começa amanhã, em Roma, na sede do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. São esperadas cerca de 50 pessoas, representando 28 países dos quatro continentes.
O encontro tem como objetivo estudar a resposta que a Igreja tem dado às necessidades primárias das pessoas que não dispõem de moradia fixa e identificar novas estratégias para a promoção da dignidade e do valor das pessoas e de sua evangelização.
O presidente e o secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, respectivamente, cardeal Renato Raffaele Martino e dom Agostino Marchetto, deverão fazer uma conferência durante o encontro além do professor da Universidade Salesiana de Roma, Mario Pollo. O encontro termina na terça-feira, dia 27.
CNBB

PAPA BENTO XVII CELEBRA RITO DA IMPOSIÇÃO DO ANEL CARDINALÍCIO

Com transmissão ao vivo feita pela Rede de Televisão Canção Nova, que terminou às 8h30min, hora do Brasilia e às 12h30min, hora de Roma, o papa Bento XVI celebrou na basilica de São Pedro do Vaticano, o rito de imposição do anel cardinalício aos 23 cardeais nomeados no segundo consistório de seu Pontificado.
Entre os novos cardeais que receberam o anel está o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. A cerimônia contou com a presença de milhares de pessoas que lotaram o templo vaticano, assim como de delegações oficiais dos países de origem dos novos cardeais.
Na sua homília o papa Bento XVI enfatizou que os novos cardeais carregassem com ele a cruz de Cristo, o mesmo acontecendo com cada um de nós, que somos membros do Corpo de Cristo.
NOVA ENCICLICA
A notícia que nos chega de Roma é a de que o papa Bento XVI estará publicando na próxima sexta-feira a sua segunda enciclica, agora sobre a esperança, que será um grande alimento para a nossa fé. A primeira foi sobre o amor.

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO DE SÃO VICENTE DE PAULO SERÃO REINVESTIDOS NO DIA 22 DE DEZEMBRO


Durante todo o dia de ontem, no Dispensário dos Pobres, na Avenida da Universidade, em Fortaleza, mais de 50 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão fizeram retiro de preparação para a sua reinvestidura que, segundo informações do padre Raimundo Neto, pároco de São Vicente de Paulo, acontecerá no dia 22 de dezembro, juntamente os ministros das comunidades Face de Cristo, Novo Caminho, Canção Nova e Nova Evangelização, que tomaram parte do evento.
O retiro começou às 8 horas e terminou às 16h30min, com pregações do padre Raimundo Neto, que falou sobre a Bíblia, enfocando o Antigo Testamento e ensinou a todos como se ora com o método da Lectio Divina, com muitos dos participantes dando o seu testemunho, bem como de sua vida depois de uma hora da leitura orante, que muitos estavam fazendo aquela experiência pela primeira vez e se comprometeram a continuar.
Depois do retiro, o padre Neto e os participantes se deslocaram para a Igreja-Matriz da Paróquia de São Vicente de Paulo para participarem da missa, que começou às 17h30min e deu início ao tríduo de preparação para a festa de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, que terá continuidade hoje, no mesmo horário: 17h30min.

A 1a COMUNHÃO DE MAIS DE 50 CRIANÇAS NA FACE DE CRISTO


Com uma celebração eucarística presidida pelo padre Tabosa, que celebra às quartas-feiras, às 7 horas, na Capela Sagrada Família, mais de 50 crianças fizeram a sua 1ª Comunhão na Comunidade Face de Cristo, à rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza.
Foi uma festa bonita, que contou com a participação dos familiares das crianças, que se mostravam alegres em comungar pela primeira vez o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de quase um ano de preparação, a partir de um aprofundamento denominado de “Meu Dia com Jesus”.

TRIDUO ABRE FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E DA MEDALHA MILAGROSA


Com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Raimundo Neto, a Paróquia de São Vicente de Paulo deu inicio ontem, a partir das 17 h30min, o tríduo de preparação para a festa de Nossa Senhora das Graças, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 27, na Igreja Matriz.
Ontem, antes do ofertório, a Comunidade Novo Caminho apresentou uma dramatização com as jovens Luana, representando Catarina de Labore e Débora, Nossa Senhora, foi um quadro bonito, que mereceu aplausos dos fiéis, que compareceram à missa e ao tríduo.
Também, quando os fiéis entravam para participar da missa e do tríduo, recebiam um papel com uma frase “faça aqui o seu pedido com confiança”, para ser colocado num baú aos pés da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO



Solenidade de Cristo Rei

O evangelho de hoje é de Lucas ( 23, 35-43 ) próprio para a solenidade de Cristo, Rei do Universo. O trecho que lemos leva-nos ao calvário, para junto da cruz de Cristo, um rei crucificado entre dois bandidos. Estranhamos que o reinado de Cristo seja diferente dos do mundo. Ele triunfa no momento em que oferece a vida e morre. No momento em que tudo parece perdido, Jesus mostra-se portador da salvação. Ele anuncia a salvação durante a sua vida, e agora, na cruz, oferece-a aos criminosos. Este evangelho parece estranho à primeira vista e levanta uma pergunta inquietante. Que classe de soberania é a de Cristo, se é afirmada em situação tão humilhante para ele? Aparentemente toda a sua vida resulta num colossal fracasso: o patíbulo dos criminosos.
Três pontos importantes para compreender este evangelho:
1º) Zombaria – Jesus foi crucificado no meio dos sofrimentos físicos e morais. A zombaria era um escândalo que envergonha os que o tinham seguido. Quem gosta de seguir um fracassado? 2º) Um letreiro: sobre a cruz de Jesus havia um letreiro que explica em grego, latim e hebraico a causa da sentença condenatória: “Ele é o rei dos Judeus”. Neste letreiro, existia uma amarga ironia, e ao mesmo tempo, uma verdade esplêndida: Ele, é, de fato, Rei. 3º) O pedido do bom ladrão – chamado Dimas, segundo a tradição: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino! Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. O bom ladrão atinge o mistério profundo de Jesus. Ele foi o primeiro beneficiário da salvação trazida ao ser humano pela cruz de Cristo. É o primeiro herdeiro da bem-aventurança dos que sofrem e choram, pois, no último instante, soube roubar um lugar no Reino de Deus. Na cruz com o bom ladrão, Jesus mostra a misericórdia de Deus, cujos passos jamais se esgotam. Jesus implanta o reino do perdão e da gratidão. Quantos de nós hoje não gostariam de ouvir essa frase de Jesus. Jesus não fala ao bom ladrão em acertos de contas; só reconheceu a sinceridade de quem lhe fazia um pedido. Esta atitude de Jesus parece estranho para uma mentalidade contabilista, para nossa tendência a guardar ressentimentos e medir favores. Esta atitude de Jesus na cruz com o bom ladrão combina com toda a vida e pregação de Jesus.
Com esta festa, proclamamos Cristo, Rei e Senhor do Universo, que vence o anti-reino deste mundo, fazendo-se servo, entregando sua vida em defesa dos humildes e reconciliando a humanidade com Deus.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

SANTO DO DIA - SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, VIRGEM E MÁRTIR

É sem dúvida uma das santas mais populares da História da Igreja, universalmente venerada. De acordo com um relato muito antigo de sua vida, era uma jovem de grande beleza e tinha recebido de Deus o dom da sabedoria. Conduzida diante do imperador por ser cristã, censurou-o corajosamente por perseguir a Religião verdadeira, fez a apologia do Cristianismo e demonstrou a falsidade dos cultos idolátricos. Não conseguindo discutir com ela, o imperador convocou os cinqüenta filósofos mais cultos do Egito para que refutassem os argumentos da jovem, mas eles também não o conseguiram e, ao final do debate se declararam cristãos. O imperador, encolerizado, condenou à morte os cinqüenta sábios e sua mestra, a qual teve o corpo dilacerado por rodas com lâminas cortantes.

sábado, 24 de novembro de 2007

A MISSÃO DOS CARDEAIS É A DE SEREM SERVOS, DIZ O PAPA

Foto do Consistório Ordinário Público
Ecclesia
Marcos Jolbert /Roma
O Papa Bento XVI celebrou neste sábado, dia 24, às 10h - horário de Roma -, o segundo Consistório Ordinário Público de seu pontificado deixando aos 23 novos Cardeais, entre eles, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, uma forte mensagem contra o "arrivismo" ou o carreirismo dentro da Igreja, à qual se devem dedicar num "serviço de amor". Em sua homilia, o Papa lembrou que a missão dos cardeais é a de serem "servos", dedicando-se à Igreja até ao derramamento de sangue, como simboliza a púrpura do cardinalato. Na Basílica de São Pedro completamente lotada por 7 mil fiéis, que se somaram a 20 mil fiéis no exterior da igreja, que acompanharam a celebração através de quatro telões gigantes, Bento XVI quis acentuar que a vida dos cristãos não deve ser orientada por privilégios ou desejo de poder. "Todo o verdadeiro discípulo de Jesus pode aspirar apenas a uma coisa: partilhar a sua paixão, sem reivindicar qualquer recompensa", observou. Os cristãos são chamados a "assumir a sua condição de servo, seguindo os passos de Jesus, gastando a sua vida pelos outros de forma gratuita e desinteressada".
"O humilde dom de si mesmo pelo bem da Igreja deve caracterizar cada gesto e cada palavra nossa, não a busca do poder e do sucesso", prosseguiu o Papa. Para Bento XVI, "a verdadeira grandeza cristã não consiste em dominar, mas em servir" e é "o ideal que deve orientar" o serviço dos Cardeais. "Passando a fazer parte do colégio cardinalício, o Senhor pede-vos um serviço de amor: amor por Deus, pela sua Igreja, pelos irmãos, com uma dedicação máxima e incondicional, usque ad sanguinis effusionem (até ao derramamento de sangue), como reza a fórmula de imposição do barrete e como mostra a cor vermelha das vestes", destacou. Citando uma passagem do Evangelho, em que os discípulos discutiam qual deles seria o mais importante, o Papa referiu que "o arrivismo levou a melhor, por um momento, sobre o medo que os tinha assaltado, a ambição leva os filhos de Zebedeu (os Apóstolos João e Tiago) a reivindicar para si mesmos os melhores lugares no mundo messiânico dos fins dos tempos"."Na corrida aos privilégios, os dois sabem bem aquilo que querem, bem como os outros dez, apesar da sua virtuosa indignação. Na verdade, porém, eles não sabiam o que estavam a pedir", explicou. Bento XVI mostrou-se ainda consciente dos riscos que a nova missão implica para os Cardeais, pedindo "doçura e respeito" mesmo nas maiores dificuldades. "Sei bem, quanta fadiga e sacrifício comportam o cuidado das almas, mas conheço a generosidade que sustenta a vossa atividade apostólica quotidiana", constatou. "Nas circunstâncias que estamos a viver, me é grato confirmar o meu sincero apreço pelo serviço fielmente prestado por vós em tantos anos de trabalho nos vários âmbitos do ministério eclesial", declarou aos 23 Cardeais hoje criados, a quem pediu uma "estreitíssima comunhão com o Bispo de Roma".O Papa fez questão de sair da Basílica do Vaticano para ir cumprimentar os que se encontravam na Praça de São Pedro, enfrentando o frio e o vento, aos quais agradeceu "a vossa presença orante e a vossa participação neste momento tão importante".Numa breve intervenção, Bento XVI frisou que os novos Cardeais a universalidade da Igreja, que "abraça todos os povos, todas as culturas"."Bom Domingo, obrigado pela vossa presença", concluiu. Amanhã, Solenidade de Cristo Rei, os Cardeais celebram com Bento XVI na Basílica de São Pedro, onde terá lugar a entrega do anel cardinalício, antecedida pela fórmula "recebe o anel da mão de Pedro, sinal de dignidade, de solicitude pastoral e de mais sólida comunhão com a Sede de Pedro".

DOM ODILO É CARDEAL DA IGREJA

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, recebeu na manhã de hoje, no Vaticano, o barrete cardinalício que representa sua elevação à dignidade de cardeal. A celebração foi realizada no interior da Basílica de São Pedro e contou com a participação de mais de 60 mil fiéis. Em homilia, o papa Bento 16 ressaltou o ‘eloqüente sinal da unidade católica’, testemunhado pela realização do consistório. O pontífice ainda chamou a atenção para a necessidade da paz no Iraque, região do neo-cardeal Emmanuel Delly, que tem base em Bagdá e é líder dos católicos caldeus, maior grupo cristão do Iraque.
Dom Odilo retorna para o Brasil na próxima sexta-feira, dia 30, quando será acolhido no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos. No dia 2 de dezembro, às 15h, na Catedral Metropolitana, na Praça da Sé, será celebrada uma missa de ação graças pela a concessão do título de cardeal dado a dom Odilo.
*Fonte: Jornal O SÃO PAULO

SANTO DO DIA - SANTOS ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS, MÁRTIRES

De acordo com o Martirológio Romano-Monástico, eram cristãos convertidos no século XVI pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã, e foram martirizados, acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha. O Papa João Paulo II os canonizou em 1988.

DOM JOSÉ LUÍS ORDENARÁ QUATRO DIÁCONOS DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

Em solenidade que será presidida por Dom José Luís Salles, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, serão ordenados diáconos Carlos Augusto Ferreira de Sousa, Júlio Miguel da Silva, Mário Narde dos Santos Gomes e Roberto Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor (Vice-ProvÍncia de Fortaleza e Vice-Província de Recife).
A ordenação está programada para as 19 horas, do dia 14 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Bela Vista.

A DIREÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS CONVIDANDO EX-ALUNOS

A Direção do Instituto de Ciências Religiosas (ICRE), de Fortaleza, está enviando carta-convite a todos os ex-alunos e ex-alunas, convidando-os a participar do Dia do Ex-Aluno.
Eis na íntegra a carta-convite.
“Muita estrada foi percorrida ao longo da vida desde quando você saiu desta casa, terminando o seu currículo.
Não importa o tempo, muito mais importa o que significou para todos nós o que aprendemos e o que conseguimos realizar neste tempo.
Também não importa o tamanho das coisas que realizamos ou as aparências delas, o que vale de verdade é “o quanto”, de coração e de amor, nós colocamos nos nossos feitos e com quanta força e fé contribuímos para que isso fosse um tijolo vivo na construção de um mundo melhor.
Lembranças, alegrias, sofrimentos, rostos amigos e o crescimento da nossa consciência de cristãos que nos vê sempre comprometida(o)s no seguimento daquele que é a “razão de nossa vida”: Jesus de Nazaré.
Para celebrar tudo isto, e para não perder os contatos com a gente, estamos convidando-o a participar do dia da(o) ex-aluna(o).
Venha participar conosco e com todos os colegas de uma celebração que será realizada no próximo dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, aqui no ICRE, entrando pela rua Ten. Benévolo, 201.
Será também a celebração de conclusão do ano letivo e por isso poderemos unir várias coisas: encontro, reencontro, Santa Missa, um momento pré-natalino, uma pequena fala sobre a nova situação e as perspectivas do ICRE, e um “comes e bebes” que poderá ser recheado com a “contribuição comestível” daquilo que você queira trazer.
Não falte, a sua presença será muito importante, e, possivelmente, confirme a sua vinda para poder organizar uma acolhida melhor” (Pe. Pietro Luis Sartorel).
Programa Casa de Todos da Arquidiocese de Fortaleza

BÍBLIA SAGRADA É TRADUZIDA EM 2426 IDIOMAS

A Sociedade Bíblica da Itália revelou que os textos da Sagrada Escritura se encontram traduzidas em 2426 línguas, um pouco por todo o mundo. Nenhuma outra obra tem este impacto, assinalam os responsáveis por esta organização.Os dados agora apresentados mostram que a Bíblia tem traduções completas em 429 línguas; o Novo Testamento está traduzido em 1144 línguas e outros 853 idiomas têm versões para, pelo menos, um livro da Bíblia. As línguas européias representam, hoje em dia, apenas 10% destes números.Ao longo de 2006, as várias Sociedades Bíblicas de cada país difundiram 393 milhões de livros.
Ecclesia/Canção Nova Notícias

HOJE, NA FACE DE CRISTO, 1a COMUNHÃO DE MAIS DE 50 CRIANÇAS

Mais de cinqüenta crianças fazem hoje, a partir das 17h30min, a sua 1ª Comunhão na Capela Sagrada Família, da Comunidade Católica Face de Cristo. Essas crianças foram preparadas durante 10 meses, por catequistas da própria comunidade.
Elas começaram a ser preparadas para a 1ª Comunhão, com um aprofundamento denominado de “Meu Dia com Jesus” e na semana que passou todas se confessaram, a maioria delas com o padre Gabriel Mendonza, celebrante dos domingos na Face de Cristo.
Hoje, a celebração eucarística será presidida pelo padre Tabosa.

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO DE SÃO VICENTE DE PAULO FAZEM RETIRO

Começa às 8 horas, na Casa de Retiro do Dispensário dos Pobres, na Avenida da Universidade, em Fortaleza, o retiro dos 55 Ministros (as) Extraordinários (as) da Sagrada Comunhão, da Paróquia de São Vicente de Paulo, que ouvirão pregações do padre Raimundo Nonato de Oliveira Neto, o padre Neto, sobre o trabalho que eles prestam à Igreja de Fortaleza, especialmente, àquela Paróquia.
Os 55 ministros estarão se preparando espiritualmente para a reinvestidura por mais um ano, em solenidade que acontecerá no final do mês de dezembro.
Vale ressaltar que uma parte desses ministros serve em comunidades da Renovação Carismática Católica, como Face de Cristo, Canção Nova, Novo Caminho e Nova Evangelização, que tem suas sedes dentro do território da Paróquia.

CONSELHOS EPISCOPAIS SE REÚNEM HOJE EM LOCAIS DIFERENTES

O conselho da Região Episcopal Metropolitana 2 estará reunido hoje, no Centro de Pastoral Maria Mãe de Jesus, na Avenida Dom Manoel, 339, no Centro de Fortaleza, para planejar as ações para 2008.
Já o da Região Episcopal Metropolitana 2 se reunirá na Paróquia Jesus Maria e José, no bairro de Antonio Bezerra, em Fortaleza, para avaliar os trabalhos realizados durante o ano e para apontar três nomes para a escolha do novo vigário episcopal.
O Conselho da Região Episcopal Metropolitana 3 está com a sua reunião programada das 8h30min às 11h30min, no bairro de Messejana, no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider, para preparar a Assembléia Pastoral da Região, que será eletiva.
.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CARDEAL VAI DE BICICLETA PARA CONSISTÓRIO NO VATICANO

Um “clima cordial e verdadeiramente familiar” marcou o encontro do Papa com os Cardeais do mundo inteiro convocados á vigília do Consistório. Na reunião os purpurados foram chegando pouco a pouco: uns de Cadillac, vários de táxi, os franceses todos juntos em um microônibus, e por fim o primaz holandês Adrianus Johannea Simonis, com a idade de 76, chegou de bicicleta. O arcebispo emérito de Genova, Giovanni Canestri, foi acompanhado por uma freira com um Punto branco (modelo antigo) e o seu sucessor, Angelo Bagnasco, atual presidente da Conferência episcopal italiana, chegou em um carro blindado com uma escolta, porém deixou para fora do portão do Petriano os membros da Polícia de Estado que foram seus batedores.
Radio Vaticano/Canção Nova Notícias

PADRE ZANONI SERÁ ORDENADO BISPO AMANHÃ

O padre Geovane Saraiva, Pároco de Santo Afonso (jgreja Redonda, da Parquelândia), EM Fortaleza, viajou na manhã de ontem para marcar presença na solenidade de ordenação episcopal do padre Zanoni, que será presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana. A solenidade está programada para a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
O padre Zanoni Demettino foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo para a diocese de São Mateus, no dia 3 de outubro deste ano. Ele foi administrador da Arquidiocesde de Vitória da Conquista, de onde também é natural.
A solenidade de ordenação do padre Zanoni acontecerá no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, às 16 horas.

ELEITAS AS NOVAS DIRETORIAS DA UNDA E DA RCR

O Irmão Lauro Pazeto, 63, é o novo presidente da União de Radiodifusão Católica (Unda Brasil). A eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, no Centro Marista Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), durante a 11ª assembléia da entidade. Irmão Lauro é diretor adjunto do Grupo Lumen, uma organização que reúne três emissoras de Rádio e uma TV dos Irmãos Maristas, em Curitiba (PR).
O novo presidente, que já exerceu a mesma função em 1995, só foi eleito no segundo turno quando obteve 44 votos contra 34 do seu concorrente, Dogival Duarte, de Santa Cruz do Sul (RS). Será seu vice-presidente Euclides de Paula Filho, da Rádio Ipiranga de Palmeira (PR). Para secretário foi eleito Antônio Pinelli, até então presidente da Unda. Já Ademilson Nazário Mensor, da Rádio Club AM de Palmas (PR), assume a tesouraria. O mandato da nova diretoria é de três anos.
RCR
O Conselho Deliberativo da Rede Católica de Rádio (RCR) também elegeu sua nova diretoria. A Irmã Helena Corazza foi reconduzida ao cargo de presidente para mais um mandato de três anos à frente da entidade. Ela terá como primeiro vice-presidente, o diretor da TV Aparecida, padre César Moreira, e, como segundo vice, o diretor da Rádio Aparecida, padre Inácio Medeiros.
As eleições marcaram o final das assembléias da Unda Brasil e da Rede Católica de Rádios que reuniu cerca de 70 representantes das rádios católicas do Brasil. Por unanimidade foi aprovada nesta assembléia a fusão da Unda Brasil com a Organização Católica Internacional de Cinema (OCIC) em vistas à criação da Signis Brasil na próxima assembléia da Unda em 2010. A Signis reunirá todos os meios católicos: rádio, TVs, cinema, jornais, revistas, internet.
CNBB

PAPA FALA AOS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA GERAL DA FAO SOBRE O DIREITO À ALIMENTAÇÃO

“Todas as formas de discriminação, particularmente as que bloqueiam o desenvolvimento agrícola, devem ser repudiadas, pois são uma violação do direito fundamental de toda pessoa a ser ‘liberada da fome’”. Foi o que afirmou ontem, 22, o papa Bento XVI, aos participantes da XXXIV sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Bento XVI assinalou o paradoxo da incessante difusão da pobreza no mundo que também experimenta uma prosperidade inaudita, não somente na esfera econômica, mas também no âmbito do rápido desenvolvimento, da ciência e da tecnologia.
Segundo o papa, “obstáculos como os conflitos armados, enfermidades, condições atmosféricas e meios ambientes adversos e deslocamentos forçosos e massivos de pessoas, deveriam redobrar os esforços para proporcionar a cada pessoa seu pão cotidiano”.
Conforme Bento XVI, “a Igreja, por sua parte, está convencida de que a busca de soluções técnicas mais eficazes em um mundo em contínua evolução e expansão exige programas com visão de futuro que encarnem valores perenes enraizados na dignidade e direitos inalienáveis da pessoa humana”.
O Pontífice disse ainda que o esforço conjunto da comunidade internacional para eliminar a desnutrição e promover um desenvolvimento autêntico requer necessariamente a transparência das estruturas de administração e supervisão, e uma valorização real dos recursos necessários para enfrentar uma grande variedade de situações diferentes. “Isto exige a contribuição de todos os membros da sociedade - indivíduos, organizações de voluntariado, empresas e governos locais e nacionais - sempre com o devido respeito aos princípios éticos e morais que são patrimônio comum de todos os povos e o fundamento da vida social”, acrescentou.
Ao final do discurso, o papa recordou que “a destacada atividade da FAO em favor do desenvolvimento e da segurança alimentar aponta claramente a relação entre a difusão da pobreza e a negação dos direitos humanos fundamentais, começando pelo direito básico a uma nutrição adequada. Paz, prosperidade e respeito dos direitos humanos estão inseparavelmente unidos. Chegou a hora de garantir, em nome da paz, que nenhum homem, mulher ou criança volte a passar fome”, concluiu.
cnbb

PAPA PRESIDE AMANHÃ CONSISTÓRIO PARA CRIAÇÃO DE 23 CARDEAIS

O papa Bento XVI celebrará amanhã, 24, às 10h (horário de Roma), o Consistório Ordinário Público para a criação de 23 cardeais, entre eles, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.
Após a saudação litúrgica, o papa lerá a fórmula de criação e proclamará solenemente os nomes dos novos cardeais. O primeiro deles se dirigirá ao papa em nome de todos os demais. Em seguida, acontecerão a Liturgia da Palavra, a homilia do papa, a profissão de fé e o juramente por parte dos novos cardeais. Após o juramento, cada novo cardeal se aproximará e ajoelhará diante do papa para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um título ou diaconia.
O papa colocará o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e dirá: És vermelho como sinal da dignidade do ofício do cardeal e significa que estás preparado para atuar com fortaleza, a ponto de derramar teu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e extensão da Santa Igreja Católica Romana”.
O papa entregará a Bula de criação do cardeal, assinará o título ou diaconia de uma Igreja de Roma e abraçará os novos membros do Colégio Cardinalício.
O rito será encerrado com uma oração dos fiéis, a reza do Pai Nosso e a benção final.
No domingo, dia 25, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Bento XVI presidirá uma missa concelebrada pelos novos cardeais, durante a qual entreguará a cada um o anel cardinalício. A missa terá início às 10h30 (horário de Roma).
O Consistório e a missa para a entrega do anel cardinalício serão transmitidos ao vivo para o Brasil pelas tvs Canção Nova, TV Século XXI e Rede Vida, a partir das 7h30 (horário de Brasília).
Com a criação dos 23 cardeais, o Colégio Cardinalício passará a ter 201 membros, sendo que 120 eleitores. Dos 201, 104 são cardeais europeus; 20, da América Setentrional; 34, da América Latina; 18, da África; 21, da Ásia e 4, da Oceania.
Os cardeais atuam como conselheiros do papa, por meio dos Consistórios convocados pelo pontífice. Esses consistórios podem ser ordinários ou extraordinários. Nos ordinários, reúnem-se os cardeais presentes em Roma, bispos, sacerdotes e convidados especiais. Geralmente esses consistórios são convocados pelo papa para fazer alguma consulta sobre questões importantes ou para realizar alguma solenidade especial. Já para os consistórios extraordinários são convocados todos os cardeais. Neles são tratados assuntos que requerem necessidades especiais ou de maior gravidade.
Ainda no dia 25, durante a noite, dom Odilo Pedro Scherer será recebidpo pela Embaixada brasileira junto à Santa Sé. No dia 26, 11h (horário de Roma), o arcebispo de São Paulo participará de uma audiência com o papa e os demais cardeais com suas comitivas, na Sala Paulo VI.
No Brasil, a arquidiocese de São Paulo prepara uma recepção solene, que acontecerá no dia 30 de novembro, às 8h, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. No dia 2, às 15h, na Catedral da Sé, acontecerá uma celebração eucarística, da qual participarão cardeais, bispos, clero, autoridades civis, representantes das paróquias, comunidades e pastorais da arquidiocese.

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA LANÇA CADERNO SOBRE O MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética lançou o segundo Caderno da Coleção Cadernos à Luz do Diretório Nacional de Catequese, intitulado Catequese: Um Ministério Eclesial. O objetivo é ajudar a refletir o ministério do catequista, dado que milhares de catequistas no país dedicam-se a acompanhar adultos, jovens, adolescentes e crianças, no caminho da descoberta da mensagem de Cristo e no aprofundamento da fé.
Segundo o assessor da Comissão, padre Jânison Sá, o caderno pretende ainda “motivar a instituição do ministério do catequista e mostrar a importância desse ministério na comunidade eclesial”.
O subsídio, de 40 páginas, apresenta seis capítulos e uma proposta de rito litúrgico de instituição do ministério do catequista.
O Caderno pode ser encontrado nas Edições CNBB pelo e-mail: edicoesvendas@edicoescnbb.com.br ou pelo telefone: (61) 2103-8383.

POPULORUM PROGRESSIO É TEMA DE ENCONTROS, EM ROMA

Problemas e perspectivas do desenvolvimento humano hoje, 40 anos após a Encíclica Populorum progressio. Este foi o tema discutido na Plenária do Pontifício Conselho Justiça e Paz, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, e que também é debatido no II Congresso Mundial dos Organismos Eclesiais que trabalham com este setor, e que acontece em Roma, até amanhã.
No primeiro encontro, membros e consultores do Pontifício Conselho Justiça e Paz refletiram sobre a atualidade do histórico documento papal, com referência especial à dimensão moral do desenvolvimento, às novas pobrezas e à globalização, aos conflitos e ao desarmamento, à salvaguarda e promoção dos direitos humanos.
Já o II Congresso Mundial dos Organismo Eclesiais, que reúne mais de 300 delegados de 80 países, reflete sobre os 40 anos da Populorum progressio, sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento do homem. Os participantes aprofundam os novos cenários mundiais criados após o histórico documento e os desafios atuais do desenvolvimento à luz da doutrina social da Igreja, como a ecologia humana, o pluralismo e o diálogo inter-cultural e a nova forma de governo no âmbito da globalização. Além disso, dedicam atenção ao compromisso pastoral da Igreja no desenvolvimento integral e solidário no mundo.
CNBB

IRMÃ LINDALVA SERÁ BEATIFICADA NO DIA 2 DE DEZEMBRO, EM SALVADOR

O arcebispo de Salvador, cardeal Geraldo Majella Agnelo, anunciou durante entrevista coletiva, no último dia 20, que o primeiro milagre da Ir. Lindalva Justo de Oliveira, que será beatificada no dia 2 de dezembro, na capital baiana, poderá ter acontecido.
Dom Geraldo que viajou a Roma para participar do consistório de criação dos 23 cardeais, irá apresentar ao Vaticano um relatório sobre o possível milagre.
Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese de Salvador, o milagre aconteceu com uma jovem de 15 anos, com graves problemas de saúde, e que após ser desenganada pelos médicos, restabeleceu-se pela interseção da Ir. Lindalva. A Assessoria informa ainda que o processo no qual consta o milagre só poderá ser iniciado após a beatificação.
Dom Geraldo disse que logo após a beatificação será dado início ao processo canônico.
A celebração de beatificação será presidida pelo cardeal José Saraiva Martins, presidente do Pontifício Conselho para a Causa dos Santos.
Vida e martírio de Ir. Lindalva
Lindalva Justo de Oliveira nasceu em 20 de outubro de 1953, no pequeno povoado - Sítio Malhada da Areia, Município de Açu, Estado do Rio Grande do Norte. Após o falecimento do pai, em 1982, Lindalva quis concretizar o seu desejo de doar-se a Deus na vida Consagrada. Em 1987, no mesmo ano em que recebeu o sacramento da Crisma, pediu para ser admitida no Postulado, na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Seu pedido foi aceito no ano seguinte.
Após cumprir as etapas do postulado e do noviciado, em 26 de janeiro, Irmã Lindalva foi enviada em missão para o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, recebeu o ofício de coordenar uma enfermaria com 40 idosos e ficou responsável pela ala do pavilhão masculino. Ofício que desempenhou com muita dedicação.
Foi numa Sexta-feira Santa, 09 de abril de 1993, enquanto se preparava para servir o café da manhã, que Irmã Lindalva foi brutalmente assassinada por Augusto Peixoto, 46 anos, um dos internos do abrigo, por ela não ter correspondido ao amor que ele dizia sentir por ela. Sete de janeiro ficou definida como a data dedicada à religiosa.
Fonte: Assessoria de imprensa da arquidiocese de Salvador

SZNTO DO DIA - SÃO CLEMENTE I, PAPA E MÁRTIR

Foi o terceiro sucessor de São Pedro. Escreveu uma famosa carta aos católicos de Corinto, restabelecendo com sua autoridade a paz ameaçada internamente naquela diocese. Trata-se de um documento de grande importância apologética, porque demonstra que, já naqueles tempos, se entendia que o Papa possuía uma verdadeira e efetiva autoridade sobre os demais bispos e as suas dioceses, e não apenas uma posição honorífica de precedência. Segundo a tradição, São Clemente sofreu o martírio na Criméia, para onde fora exilado e condenado a trabalhos forçados pelo imperador Domiciano.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

VATICANO VALORIZA DESCOBERTA DE CÉLULAS-TRONCO SEM USO DE EMBRIÃO

O presidente da Academia Pontifícia para a Vida (APV), Bispo Elio Sgreccia, manifestou a satisfação do Vaticano perante as novas descobertas acontecidas no campo da investigação com células estaminais. A criação destas células a partir da pele, por parte de cientistas japoneses e norte-americanos "parece não levantar problemas éticos", salientou Dom Sgreccia. O Vaticano opõe-se à pesquisa em embriões humanos e à chamada clonagem terapêutica.No método tradicional para obter células estaminais, os cientistas usam embriões que se desenvolveram durante cinco a seis dias, até serem uma minúscula bola com cerca de uma centena de células. Agora, duas equipes de cientistas descobriram uma maneira de transformar células da pele humana em células estaminais. O estudo da equipe americana, liderada por James Thompson (da Universidade de Wisconsin), foi publicado pela revista Science e o japonês (a equipe chefiada por Shinya Yamanaka, da Universidade de Quioto) foi anunciado, antes da sua publicação, na revista especializada Cell. Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente da APV classificou como "uma novidade histórica" as descobertas agora anunciadas: "Já não há necessidade de embriões nem da chamada clonagem terapêutica e fecha-se uma página de duras polêmicas e divergências ásperas". O sucesso científico, assinala, "permite afirmar que entre a ética e a verdadeira ciência há um parentesco". "A ética que respeita o homem também é útil para a investigação e confirma não ser verdade que a Igreja seja contrária à investigação: é apenas contrária à investigação que prejudica o ser humano, neste caso o embrião", aponta Dom Sgreccia. A Academia Pontifícia para a Vida foi instituída por João Paulo II em 11 de Fevereiro de 1994, com o Motu Proprio “Vitae Mysterium”. Tem como objetivo o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas de bioética e de direito, relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na relação direta que estes têm com a moral cristã e com as diretivas do magistério da Igreja Católica.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

ENCONTRO DE RÁDIOS CATÓLICAS RECEBE REPRESENTANTE DO VATICANO

Os 47 participantes com direito a voto na 11ª Assembléia da Unda Brasil, organização que reúne 198 rádios católicas, aprovaram por unanimidade, ontem, quarta-feira, 21, a filiação da Organização Católica Internacional de Cinema. Um dos destaques da Assembléia foi a presença do Pe. Bernardo Suate, Secretário Geral da SIGNIS do Vaticano. Durante o encontro ele abordou a importância da fusão da UNDA e da RCR com com a SIGNIS Internacional.
Canção Nova Notícias

CARDEAIS PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE DIÁLOGO ECUMÊNICO, NO VATICANO

Um encontro de oração e reflexão do colégio cardinalício antecederá o Consistório Ordinário Público para a criação de 23 cardeais. O evento acontecerá amanhã, 23 de novembro, na Sala Nova do Sínodo dos Bispos. Foi o que informou hoje, 22, o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Segundo o comunicado, após a reza da Hora Terça, às 9h30 (horário de Roma), o papa saudará os cardeais presentes. Em seguida, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, falará sobre as informações, reflexões e valores do momento atual do diálogo ecumênico. Às 12h30, terá início o momento de intervenções dos cardeais.
Às 17 horas, haverá a celebração das vésperas. Logo após, os cardeais poderão partilhar idéias sobre a vida da Igreja em geral. O encerramento do evento acontecerá com um discurso do papa, às 19 horas.
CNBB

PALAVRA DO PASTOR

EM CAMPANHA A EVANGELIZAÇÃO

evangelizar é a razão de ser, a missão constitutiva da própria Igreja, comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus Cristo. Jesus mesmo assim se definiu, como Aquele que veio ao mundo em missão, enviado pelo Pai, para reunir os filhos de Deus dispersos, com uma notícia boa e única: a vida de Deus, vida em abundância, feliz e eterna, libertação e redenção, comunhão em plenitude, é oferecida a todos. Para isto existe a comunidade dos discípulos missionários de Cristo, por ele atraídos e enviados. Esta comunidade unida é Igreja, isto é “con-vocada” – união dos chamados. Já no Concílio Vaticano II, assim a Igreja se viu: “Cristo é a luz dos povos. Por isso, este sagrado Concílio, congregado no Espírito Santo, deseja ardentemente que a luz de Cristo, refletida na face da Igreja ilumine todos os homens, anunciando o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15). E, porque a Igreja é em Cristo como que sacramento isto é, sinal e instrumento, da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano, retomando o ensino dos concílios anteriores, propõe-se explicar com maior clareza aos fiéis e ao mundo inteiro, a sua natureza e a missão universal. As presentes condições do mundo tornam ainda mais urgente este dever da Igreja, a fim de que todos os homens, hoje mais intimamente ligados por vínculos sociais, técnicos e culturais, alcancem também unidade total em Cristo”.(Lumen Gentium 1) E MAIS...www.paroquiasantoafonso.org.br

REUNIÃO DOS PADRES DA REGIÃO METROPOLITANA 3

A reunião dos padres da Região Episcopal Metropolitana 3 será realizada no dia 7 de dezembro, das 9 às 12 horas, por ocasião da Visita Pastoral Missionária na Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, nos Conjuntos Jereissati e Timbó, em Maracanaú. Estarão presentes o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e o bispo auxiliar, Dom José Luís Salles.

CURSO DE FORMAÇÃO LITÚRGICA PARA O NORTE E NORDESTE DO BRASIL

De 13 a 26 de janeiro, na Casa de Acolhimento, Encontros e Retiros Maria Auxílio dos Cristãos - Irmãs Josefinas, no Av. Frei Cirilo, 2915 - Cajazeiras, em Messejana, será realizado o Curso de Formação Litúrgica Para o Norte e Nordeste do Brasil, tendo como objetivo proporcionar aos agentes e equipes da pastoral litúrgica, um aprofundamento da liturgia, partindo da realidade litúrgica dos participantes, à luz da Tradição e da renovação litúrgica do Vaticano II e da América Latina, buscando uma liturgia mais inculturada no chão nordestino.
O curso é dirigido aos membros das Comissões Diocesanas e Regionais de liturgia, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, pessoas interessadas e comprometidas com a liturgia nos Regionais, nas Dioceses, nas Paróquias e nas comunidades. O curso será em duas etapas, sendo em dois janeiros consecultivos. As vagas são limitadas neste ano só irão acolher 50 participantes. Na coordenação do curso está Dom Fernando Panico – Bispo responsável pela Liturgia no Regional Nordeste 1, Pe. Gilson Soares, Irmã Ivani Brito e Irmã Silde Coldebella. Informações pelos telefones 3254 2003 / 9617 6052 com Irmã Ivani / CNBB Regional Nordeste 3252 4046.
Fonte: Programa Casa de Todos, da Arquidiocese de Fortaleza

ASSEMBLÉIAS DAS REGIÕES 1,2,3, PRAIA, SERTÃO E SERRA SERÃO REALIZADAS EM NOVEMBRO E DEZEMBRO

As Assembléias das regiões 1,2,3, Praia, Sertão e Serra serão realizadas este mês e em dezembro, começando com as regiões 2, 3 e praia, que estão programadas para o período de 23 a 25 deste mês, com as regiões 2 e 3, na Pousada Por do Sol, em Fortaleza, com os participantes devendo refletir sobrre a Parábola do Bom Pastor, encerrando com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Hélio.
A Assembléia da Região Praia acontecerá em Guanacês, na sede da Região e durante o evento será abordado o tema “Políticas Públicas e Controle Social”, tendo como assessora Inês Prata, Comunicadora da Pastoral da Criança.
A Região Serra programou a sua Assembléia para o dia 30, na Casa Kolping, em Fortaleza e as regiões 1 e Sertão realizarão a sua Assembléia na Casa das Irmãs Capuchinhas, em Fortaleza.
Fonte: Programa Casa de Todos, da Arquidiocese de Fortaleza

SANTO DO DIA - SANTA CECÍLIA, VIRGEM E MÁRTIR

Era nobre e cristã, e tinha feito voto de virgindade, quando seu pai a casou com Valeriano. De acordo com os costumes do tempo, não era necessário o consentimento da noiva para o casamento, e o pai de Cecília a casou sem tê-la antes consultado. Ela declarou ao marido sua condição de cristã e de virgem consagrada a Deus, e conseguiu convertê-lo, assim como ao cunhado, de nome Tibúrcio, sofrendo os três glorioso martírio por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo. Santa Cecília, cujo corpo foi reencontrado no século IX, é invocada como padroeira da música e do canto, porque de acordo com antiga tradição ela cantou, para Valeriano, a beleza da castidade, e o fez de modo tão eficaz que ele se determinou a respeitar na esposa o voto que ela fizera. Santa Cecília foi das santas mais veneradas desde tempos imemoriais, e teve seu nome incluído no Cânon da Missa. Ela tem a glória de se ter assemelhado a Maria Santíssima num ponto: ambas foram casadas e permaneceram virgens.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

OS FESTEJOS DE SANTA CECÍLIA NO BOM JARDIM

Até o dia 25 de novembro, a Paróquia de Santa Cecília, no bairro Bom Jardim, estará realizando os festejos de sua padroeira, tendo como tema central é: “A exemplo de Santa Cecília: Coragem! Vem ser Cristão”.
A programação da festa de hoje até o dia 25 é a seguinte:

- Hoje: às 6h, Alvorada na Igreja; às 19h30min, Celebração do Martírio de Santa Cecília, presidida por Pe. Watson.
- Dia 23: às 19h30min, missa presidida por Pe. Daniel Morais, Pároco da Paróquia de Messejana.
- Dia 24: às 19h30min, Missa presidida por Frei Ivan.
- Dia 25: às 6h, Alvorada na Igreja; às 8h, Missa presidida por Pe. Watson; às 17h30min, Procissão da Imagem pelas ruas do bairro; às 19h, Missa de Encerramento, presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Adair.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

DOM ODILO CHEGA A ROMA PARA RECEBER O TÍTULO DE CARDEAL

Dom Odilo Scherer chega a Roma para Consistório
Neste sábado, 24 de novembro, véspera da Solenidade de Cristo Rei, o Papa Bento XVI realizará o segundo Consistório de seu Pontificado, no qual será oficializada a nomeação de 23 novos Cardeais. Junto com os novos Cardeais, Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, irá receber o barrete e o anel cardinalício.Dom Odilo chegou ontem, 20, a Roma, por volta das 19h15 (horário local), no aeroporto Leonardo da Vinci, com alguns familiares. O novo cardeal foi recebido no local pelo Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, pela embaixadora junto a Santa Sé, Vera Machado, e por alguns padres brasileiros que residem na capital italiana.
Canção Nova Notícias

CRIAÇÃO DE SISTEMA COORDENADO FRENTE A DESASTRES NATURAIS

Rádio Vaticano
A tragédia de Bangladesh, devastado pelo ciclone Sidr, demonstra a necessidade de se criar um sistema "coordenado e eficaz" de resposta aos desastres naturais: foi o apelo dirigido à comunidade internacional pelo observador permanente da Santa Sé na ONU, Dom Celestino Migliore, num pronunciamento ontem, segunda-feira, na sede do organismo internacional, em Nova Iorque.Na abertura de seu discurso, o arcebispo Migliore expressou o pesar da Santa Sé pelas vítimas do ciclone Sidr, em Bangladesh. Em seguida, fazendo eco às palavras do Papa no Ângelus de domingo passado, fez votos de que a máquina da solidariedade multiplique seus esforços para socorrer todas as pessoas provadas pelo desastre natural.A devastação de Bangladesh, afirmou o prelado, coloca em primeiro plano os efeitos devastadores que a natureza pode provocar em todas as partes do mundo. É então necessário, advertiu, criar um "sistema de resposta aos desastres, eficaz e coordenado. Não somente desastres naturais já que muitas vezes é o homem com as guerras quem provoca devastações".Em tal contexto, Dom Migliore reiterou que as partes comprometidas em conflitos devem respeitar as leis internacionais em matéria humanitária.Em seguida, o observador vaticano fez votos de que as Nações Unidas reforcem seu papel de coordenação para afrontar os desastres. Para essa finalidade, ressaltou, a ONU deve contar com a plena colaboração dos Estados diretamente envolvidos."Por outro lado, prosseguiu, com o proliferar das agências humanitárias é importante que a ONU desenvolva a colaboração entre elas no respeito pelas próprias especificidades. Uma sinergia com as realidades locais e as autoridades que ajude as populações atingidas também na transição da fase de resposta à emergência à fase de reconstrução".Dom Migliore concluiu o seu discurso reiterando a importância de intervenções de longo alcance. "As imagens de desastres provocam uma intervenção imediata e uma corrida de solidariedade internacional. Todavia, quando a atenção da opinião pública se volta para outras prioridades, aquilo que era considerada uma emergência é rapidamente esquecido com grave dano para as populações". Daí, a exortação do representante vaticano a se manter os compromissos assumidos e, aliás, a se colocar em primeiro plano justamente aquelas situações de crises esquecidas.

EX-ALUNOS SALESIANOS PARTICIPAM DE CONGRESSO LATINO-AMERICANO

Representantes salesianos de 15 federações nacionais participam, na Cidade da Guatemala, do XI Congresso Latino-americano dos ex-alunos de Dom Bosco, Congrelat.
O evento conta com a participação de 80 pessoas, entre elas, o padre Jurandyr Azevedo Araújo, assessor da Pastoral Afro-brasileira e representante no Conselho da Federação Brasileira dos Ex-alunos e alunas do Brasil.
Durante o evento, foram desenvolvidos temas como a escola para líderes, a gestão de projetos comuns com os salesianos e a organização dos ex-alunos, em âmbito local.
O congresso, que teve início no domingo, 18, encerra-se hoje, dia 21.

A PARÓQUIA DO CRISTO REI ESTÁ REALIZANDO A FESTA DO SEU PADROEIRO

A Paróquia de Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza, está realizando até o dia 25 de novembro a festa de seu padroeiro, Cristo Rei, tendo como tema : “Em Cristo, embora muitos formamos um só corpo”.
Durante o Novenário, a missa será celebrada às 19h, presidida por um padre ou bispo convidado, que pregará sobre o tema do dia. Após o ato litúrgico haverá um momento de convivência social e fraterna.
Ontem, dia 20, o pregador foi Dom José Luis, bispo auxiliar de Fortaleza, que abordou o tema “Unidos na partilha da palavra e do pão, formamos um só corpo”.
Hoje, ele volta a pregar com o tema “Em Cristo, unidos pelo espírito, formamos um só corpo”. Para hoje ainda, está programada a administração do sacramento da crisma aos jovens da paróquia.
Fonte: Programa Casa de Todos, da Arquidiocese de Fortaleza

SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA PASTORAL OPERÁRIA DO NORDESTE

A Pastoral Operária, diante da problemática do desemprego estrutural, vem desenvolvendo várias experiências no âmbito da Economia Solidária e com o objetivo de desenvolver uma maior articulação dessas experiências na região Nordeste e, ao mesmo tempo, estimular sua ação na formulação de políticas públicas realizará, nos dias 24 e 25 deste mês, o 1º Seminário de Economia Solidária da Pastoral Operária do Nordeste.//
O seminário acontecerá no IMPARH, na Avenida João Pessoa, em Fortaleza - CE, e abordará o tema: “Economia Solidária: Desafios e Limites na Sociedade Capitalista”. Sua realização faz parte de um amplo processo de debate nas diversas regiões do país, que será sistematizado no grande encontro nacional da Pastoral Operária que acontecerá em São Paulo, no próximo ano. Maiores informações pelo telefone 3238 1400.

NA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE SÃO VICENTE SERÃO APRESENTADOS OS NOVOS COORDENADORES E VICE-COORDENADORES DO CONSELHO

Na Assembléia Paroquial de São Vicente de Paulo, programada para os dias 31 de novembro e 1º de dezembro, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU , no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, será feita uma avaliação da Caminhada Pastoral da Paróquia e Planejamento pastoral para 2008. Afora isso, o padre Raimundo Neto informou que serão apresentados os novos coordenadores e vice-coordenadores do Conselho Pastoral e não novos presidente e vice-presidente do Conselho Pastoral, como saiu no Blog.

COMISSÃO REGIONAL DA PASTORAL DA TERRA REALIZARÁ ASSEMBLÉIA

A Comissão Regional da Pastoral da Terra programou a sua Assembléia anual para o período de 27 a 29, portanto, no ouro final de semana, na Praia da Tabuba, em Caucaia, na Casa de Formação da Comunidade Católica Shalom.
Nessa Assembléia, será feita uma avaliação da Comissão de Pastoral da Terra (CPT) e nos dias 28 e 29, avaliação e planejamento para o próximo ano, com assessoria do professor José Levi Sampaio, da Universidade Federal do Ceará (UFC) informou a coordenadora, da Comissão Regional, Senhorinha Soares. Nos dois últimos dias, os participantes discutirão ainda assuntos internos e será feita uma avaliação das atividades

SANTO DO DIA - SÃO GELÁSIO, PAPA E CONFESSOR

Segundo o testemunho de Dionísio, o Menor, reportado pelo Martirológio Romano-Monástico, "procurou mais servir do que exercer a sua autoridade, associou a castidade aos méritos da doutrina, e morreu pobre, após ter enriquecido os indigentes".

terça-feira, 20 de novembro de 2007

PRIMEIRA MULHER NEGRA NOS QUADROS DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

QUEM É CRISTINA FRANÇA ?

Trata-se de uma mulher negra maranhense, engajada nos movimentos comunitários sociais e pastorais sempre assumindo compromissos com os empobrecidos
Em 1975, veio para Fortaleza e foi acolhida por Dom Aloísio Lorscheider, na época Arcebispo de Fortaleza, para desenvolver ações nos quadros da Arquidiocese através da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e hoje é fortalezense, com o Titulo de Cidadã Fortalezense pelo reconhecimento dos trabalhos sociais realizados na periferia da cidade nas áreas de risco.
Foi integrante da Juventude Operária Católica – JOC. Nessa época uma das grandes lições que tirou da vida sofrida e corrida, foi a de que não se deve ter pressa. Pressa de ver o processo social concluído. Até porque é processo. Após o golpe militar de 64, passou a participar de ações com os jovens trabalhadores, formando consciências, auxiliando na organização para que, dentro de um processo, tivessem realmente condições de afastar da gente aquele fantasma, aquele espectro terrível da ditadura militar. E isso aconteceu, realmente, 19 anos depois.

CRISTINA FRANÇA HÁ RACISMO ?

Embora alguns amigos neguem, mais tive uma experiência terrível, muito acima dos pequenos fatos do dia a dia. Quando cheguei a Fortaleza fui morar no bairro do Carlito Pamplona. As minhas duas filhas Crisemíria e Jaciara – foram matriculadas numa escola maternal. Essas duas crianças foram segregadas na sala de aula. Colocadas em cadeiras e mesas isoladas das demais crianças Isto foi um baque muito grande que sofri. O mesmo aconteceu comigo quando fui apresentada a um grupo de mães gestantes na Comunidade do Padre Andrade, fui surpreendida com uma recepção de vaias, não querendo que eu permanecesse na sala e muito menos fazer a formação para a qual fui solicitada como Agente de Cáritas pela religiosa naquela época.Hoje nossa família venceu isso. Mais devo dizer que esta questão do RACISMO é um negócio sério e que está muito dentro de cada um, inclusive do próprio negro(a), para mim não existe raça superior, o que existe é o ser humano, é o homem que é inteligente e que é capaz de construir – cada vez mais – algo de novo e de bom para toda humanidade. É assim que penso e é assim que o vejo. Esta questão do RACISMO é efetivamente uma questão séria. E eu sei que não vai desaparecer tão de repente. Creio que vai perdurar ainda por muitos anos, pois se trata de uma questão de ordem cultural. Antes de ser uma questão política, questão social e que se revela na questão econômica – porque os negros(as) tem os piores empregos, moradias, falta de saúde ou quando tem o contrário ainda ficam no patamar inferior aos brancos no nosso país – BRASIL !. A mudança virá um dia dependendo de um especial trabalho partindo do(a) próprio(a) negro(a), ele(a) se inserindo na luta conjunta da classe trabalhadora e de toda a sociedade, finalmente. Sem nenhum racismo mais o que coloco é que somos capazes, somos inteligentes e somos bonitos(as), tanto quanto os outros seres humanos. É a busca desta igualdade que não existe ainda.Constante e incessante. Quando o (a) negro(a) ascende na escala social é tolerado (a) . Enquanto mais a gente se situa nas camadas sociais subalternas mais enraizada está a questão da discriminação racial.

Cristina França
Coordenadora da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

COMUNIDADE DA CAPELA, MÃE MEDIANEIRA, COMEMORA PADROEIRA

A comunidade da Capela Maria, Mãe Medianeira de Todas as Graças, Rua Assunção, esquina com a Rua Silva Jardim, está celebrando, até o dia 27 de novembro, a festa de sua padroeira.
A capela, fundada há 40 anos pela Ordem dos Frades Menores, pertence à Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Devido à sua localização está crescendo através das pastorais e movimentos, sobretudo pela implantação da Escola da Fé com a catequese de adultos (evangelização e formação).
A coordenação da Capela Mãe Medianeira está elaborando uma vasta programação. O encerramento da festa ocorrerá no dia 27 de novembro, data dedicada à Mãe Medianeira de Todas as Graças, e terá a participação das pastorais e movimentos.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

A REJEIÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE À LEGALIZAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL

RESUMO feito pelo dr. Cícero Harada e enviado ao Blog pelo bispo auxiliar de Fortaleza, Dom José Luís Salles
As notícias abaixo confirmam amplamente os últimos dados do IBOPE e do Data Folha que afirmam que a aprovação ao aborto decresce ano após ano no país, tendo alcançado seu menor nível de apenas 3% desde que se iniciaram as pesquisas de opinião pública em 1994 e continua a diminuir.

No ano de 2000 a legalização do aborto havia sido recomendada pela 11ª Conferência Nacional de Saúde no Brasil. O parágrafo 108 do "Relatório Final da Conferência Nacional de Saúde - O Brasil Falando como Quer Ser Tratado", publicado pelo Ministério da Saúde, afirmava:

"No contexto da compreensão de que a ilegalidade do aborto acarreta importantes agravos à saúde das mulheres e, entendendo ainda que a legislação restritiva à interrupção da gravidez necessita ser revista no sentido da realidade da população e da saúde das mulheres, os participantes da 11a Conferência Nacional de Saúde propõem descriminalizar o aborto".

BENTO XV I LAMENTA ACIDENTE EM MINA DA UCRÂNIA

Bento XVI enviou hoje suas condolências às famílias atingidas pelo desastre que aconteceu, neste domingo, na mina ucraniana de Zasyadko, provocando a morte de 77 mortos até o momento. Outras 23 pessoas continuam presas no interior da mina, uma das maiores e mais profundas da Ucrânia, porque um incêndio atrapalha os esforços de resgate.No momento da explosão, que ocorreu a mais de um quilômetro de profundidade, encontravam-se na mina 457 trabalhadores. As instalações das minas ucranianas remontam a meados do século XIX e, segundo os especialistas, por serem muito profundas aumenta o risco de explosões.A mensagem papal, endereçada ao presidente Victor Yushchenko, apresenta as "sentidas condolências" do Papa às famílias e ao governo do país, assegurando "fervorosas orações" pelos falecidos. Bento XVI invoca a "consolação divina" para os feridos e os que "choram a perda dramática dos seus entes queridos". A Igreja Católica na Ucrânia convida as paróquias a rezarem pelas vítimas e as suas famílias.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias